Sim eu sou um fã de Histórias em Quadrinhos. Começou quando criança e eu me amarrava nos personagens Disney. Depois as histórias foram perdendo o brilho e eu não sabia dizer se era porque os escritores da Disney estavam ficando sem temas para as histórias ou se eu estava “adulto” demais para lê-las.
No exército (saí como cabo), eu fui apresentado aos quadrinhos de Super-Heróis por colegas durante os intervalos do serviço no Corpo da Guarda. Fiquei especialmente surpreso com a qualidade da narrativa nas histórias do Demolidor e do Justiceiro, publicadas na Revista SuperAventuras Marvel. Comecei a procurar outras revistas e me enveredei pelas histórias do Super Homem, Novos Titãs, X-Men, entre outros. Foi na época da Crise nas Infinitas Terras, quando todo o Universo da DC Comics (o Universo imaginário onde vivem personagens como o Super-Homem, Batman, AquaMan, Mulher Maravilha, entre outros) foi remodelado e tudo começou do zero. Argumentistas fantásticos como John Byrne recontaram as histórias de personagens clássicos de uma forma quase irretocável.
Hoje, minha verba para quadrinhos acabou. Tenho uma boa coleção de revistas, e pretendo um dia completá-la. As últimas coisas que li foram as fantásticas histórias de John Constantine e sua batalha não muito heróica contra as forças das trevas.
Se você já deu uma olhada nas minhas sugestões de livros e filmes e acha que tem um gosto semelhante ao meu, eu gostaria de indicar para leitura:
- O Monstro do Pântano – Não se espante com o título brega. O Monstro do Pântano contém histórias de horror de alta qualidade;
- Sandman – Deixe que o Mestre dos Sonhos leve você por lugares inimagináveis. Horror e ocultismo;
- Vertigo – Procure pelas histórias de Jonh Constantine (HellBlazer). São as melhores publicadas em Vertigo. Mas você poderá encontrar outras histórias muito boas também. Horror, ocultismo;
- Batman – Ano 1 – Série de Frank Miller e David Mazzuccheli que conta o primeiro ano de existência do Batman. O início de sua relação com o Comissário Gordon, a decisão pelo disfarce de morcego, etc. Uma estória empolgante, digna do talento de Miller! Para saber mais sobre a estória siga o link.
- Demolidor : A queda de Murdock – Quer ver uma estória em que um herói leva a pior? Nessa série, editada em uma única edição com esse nome aqui no Brasil, Frank Miller conta como a identidade do Homem Sem Medo é descoberta pelo Rei do Crime, que decide não destruir o super herói, mas o homem por trás dele.
Nota [16/07/2003] – Após ter visto o filme “Demolidor – O Homem Sem Medo”, que é a primeiro longa metragem do personagem, percebi que provavelmente “A Queda De Murdock” será o enredo de Demolidor 2, já que Demolidor 1 termina com o Rei do Crime descobrindo que Matt Murdock é o mascarado. Porém vai ter que ser BEM adaptado, porque o público dos cinemas não tem a mesma disposição do público de quadrinhos para aceitar o mocinho levando a pior.
Os títulos acima são apenas alguns entre muitos que me interessam. Você talvez tenha percebido que os três primeiros são títulos de horror (a maior parte do tempo, pelo menos), mas o que poderia se esperar de um fã de Stephen King?
Mas fique ligado: O horror dessas estórias é um horror inteligente, escrito por pessoas cultas, que fazem você pensar.