Bota o filho em escola particular quem pode.
Eu acho um absurdo que a legislação brasileira impeça um dono de escola de expulsar um aluno que não paga mensalidade. Educação é responsabilidade e obrigação do Estado ou, no máximo, dos pais. E não da iniciativa privada. Se você bota o filho numa escola particular e não tem dinheiro para pagar ou este acaba, se vire. É um absurdo que essa conta seja paga pelos pais dos outros alunos, porque essa inadimplência (dizem que gira em torno de 30%) certamente entra no planejamento do custo das mensalidades.
O Procon nem mesmo permite que as escolas façam um cadastro de inadimplentes. Ou seja: o caloteiro deixa o o ano todo o seu filho na escola sem pagar e quando esta se recusa a renovar a matrícula no ano seguinte enquanto não receber o dinheiro ele simplesmente coloca o filho em outra escola particular, sabendo que não vai pagar. E todas as justificativas que eu vi até agora tentam jogar nas costas dos donos de escolas as responsabilidades do Estado.
É uma pouca vergonha.
Comentar este post:
há 2 anos atrás
Estudo em colégio particular e meus pais nunca atrasaram nenhuma mensalidade. Não vejo porque colocar a educação nas costas do ensino particular. Se não pagou, passa a régua. Se nessa país nos negam saúde, quem dirás educação
há 2 anos atrás
Ao anônimo destemperado (para não dizer mal educado) cujo comentário não publiquei:
Ensinar responsabilidade, então, só depois dos 18 anos?
Se vire! Peça empréstimo ou venda um bem para pagar a escola dos seus filhos! Afinal, se você se preocupa tanto com a "formaçao da psiquê" deles deveria fazer disso uma prioridade. O próximo passo segunido sua lógica querer que restaurantes dêem comida a seus filhos de graça também, ou que você ganhe permissão para morar de graça porque "não pode" pagar o aluguel e a mudança seria "prejudicial à psiquê" das crianças.
há 2 anos atrás
Destemperado sim. Mal educado talvez.
Sua lógica e mt simples porem nao percebe talvez nao por maldade ou talvez por indifenca que criancas nao tem como "aprender" a respeito de cheque especial ou sobre juros.
E cm disse antes, repito, tenho certeza q vc n tem um filho, p se achar tao certo e ser obtuso em relacao a um assunto q e bem mais complicado do q sua logica lhe permite.
E apesar de seu desdem quanto a formacao e amadurecimento psicologico de uma crianca, existem outros grupos e ideias q se preocupam e mt c isso.
E por fim, caso voce nao saiba, educacao nao e um servico mercantil, e sim social, por mais que isso nao lhe agrade.
Sou medico, e imagina a situacao.
Sua mae precisa de assistencia, e devido a condicao dela vc n confia em levar ela num hospital publico.E leva no hospital de emergencia q vc sempre levou.. E vc esta c seu plano em atraso..
Ao saber disso, eu como medico deveria parar a assistencia a sua mae pq vc esta inadiplente e chamar uma ambulancia pra leva la sei la onde?? ta grave?? vc pagou as mensalidades??
Olha nao concordo com caloteiros cronicos, porem tb n concordo com generalizacoes, a lei existe, e ha uma razao pra ela.
Sempre que for criticar algo, sempre se coloque no lugar de quem sofre a critica.
E ademais, voce acredita mesmo que uma mensalidade seria mais barata se houvesse menor inadiplencia??
Muito bonito esse lugar que voce vive, me diga onde fica que eu irei me mudar pra morar ai
Sem mais, e peco que a nao ser que venha com um argumento solido, que justifique fazer uma crianca passar por uma situacao vexatoria, nao e necessario qualquer tipo de replica.
há 2 anos atrás
Anônimo,
Eu insisto: "bota em escola particular quem pode".
O dia em que eu jogar minhas responsabilidades paternas nas costas de outras pessoas (ou do Estado) será o dia em que eu estarei pronto para abdicar de meu pátrio poder. Eu me sentiria o mais incompetente dos educadores se eu não fosse capaz de explicar aos meus filhos (se é que eu não os preparasse desde cedo para isso), que escola, moradia, etc, dependem da minha condição de pagar por elas. E que eles estão naquela escola e naquela casa graças ao meu esforço diário e não por causa de benesses do Estado.
Saida honrosa, tanto para os pais quanto para as crianças, é o que muita gente anda fazendo por aí: pagar a mensalidade dos filhos com serviços prestados à escola.
há 2 anos atrás
Olá Jefferson, apesar de parecer cruel sua maneira de se expressar sobre o assunto, você tem razão. Parece que o governo tenta transferi à sociedade responsabilidades que são razão da existência do mesmo. Um sistema de educação e saúde de excelente qualidade a todos é o mínimo diante dos impostos que pagamos. Ao invés disso o que vemos é a transferência desta responsabilidade para particulares. Parabéns.