A Microsoft está facilitando o acesso a cópias originais do Windows 7.

Mas não se anime. Não funciona para quem tem o Windows OEM.

Esta semana mesmo eu comentei como era importante, ao receber um computador novo, formatar e instalar uma cópia limpa do Windows. Mas longos anos se passaram desde a última vez que vi um fabricante fornecer um disco original da mesma versão instalada do Windows junto com o produto. O máximo que eles fazem é proporcionar um processo de recuperação que reinstala o Windows do jeito que saiu da fábrica, com todas as porcarias “originais” que o fabricante decidiu que poderiam ser úteis (HAHAHA) para o comprador. A Dell até fornece o disco, mas a única vez que consegui isso foi quando o HDD do notebook Dell pifou em garantia e o suporte perguntou se eu queria um disco para poder fazer a reinstalação. O disco foi entregue pelo técnico que veio trocar o HDD.

Há muito tempo é possível baixar cópias originais do Windows no site da MS, mas são cópias supostamente destinadas apenas a assinantes Technet / MSDN. Não são destinadas ao público em geral e há uma certa dificuldade para acertar baixar a cópia certa, referente à licença que você tem.

Não sei se isso tem algo a ver com o escândalo Superfish , mas isso pode estar mudando para proprietários do Windows 7 original. Nesta página da MS você pode agora fornecer o serial do seu Windows 7 e baixar um ISO correspondente. Porém eu testei com o serial do meu notebook com Windows 7 Home Basic e a resposta da MS foi que eu procurasse o suporte do fabricante do computador.

É melhor do que nada, mas…

5 comentários
  • Artur - 1 Comentário

    Pois é, a imensa maioria das licenças são OEM e esse serviço não serve. Eu nunca comprei porque sempre veio instalado de fábrica nos computadores. Existe o mesmo serviço para Windows 8.1 e não é nem mesmo preciso entrar com um chave. Microsoft, thanks but no thanks.

  • Ligeirinho - 29 Comentários

    Ryan, na verdade já existe(ia) há um bom tempo um jeito de puxar as isos originais do Windows 7 por meio de “revendedores digitais” sem tanta complicação (na verdade, a única complicação era puxar a iso certa que queria puxar). Eles fornecem a iso, e depois é só comprar com eles o serial (caso precise) ou usar o seu próprio serial.
    Salvo engano, é a Digital River…. ops…

    enquanto digitava o comentário, vi uma coisa no How To Geek, que é justamente o link que você deixou.

    Com sua licença, deixo o link do How-To-Geek para complementar seu texto, já que o site estrangeiro também dá dicas para outros produtos MS. http://www.howtogeek.com/186775/how-to-download-windows-7-8-and-8.1-installation-media-legally/

    • Saulo Benigno - 279 Comentários

      Eu não consegui achar o link para download das ISO, todos estão “cortados”, não existem mais..

  • Ligeirinho - 29 Comentários

    Complemento ao comentário anterior: as isos da Digital River podiam ser usadas em OEM sem problemas. Usei uma delas para reinstalar meu notebook.

    Noto que as instalações do Windows 7 em si permite a instalação de qualquer serial com o mesmo DVD, inclusive alternando entre versões x64 e x86.

    Com este novo método da Microsoft (Que ainda não experimentei), imagino a seguinte situação: posso puxar uma iso com uma serial de sistema “retail”, mas tenho que registrar esta cópia (vou ser obrigado a passar dados). Na Digital River não tinha isso, e imagino que este seja o motivo de terem interrompido.

    Em compensação, imagino que diferente do Windows 8 (que dependendo da iso, pede um serial baseado no tipo de licença), posso puxar a iso com o serial “retail”, porém na hora de instalar, posso usar qualquer serial, OEM, volume ou box/retail.

    • Ligeirinho - 29 Comentários

      Foi cortado um tempo depois mesmo. Salvo engano, na mesma época que eu tinha feito o comentário. Sorte que puxei um.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »