Como desbloquear RDP no Windows 7, 8 e 10 para múltiplas sessões

Todas as versões “não servidor” do Windows vem intencionalmente bloqueadas para que você possa ter apenas um usuário conectado de cada vez. Se você fizer uma conexão RDP (Terminal Services), o usuário corrente tem que “sair”. Desde o Windows XP existem programas que fazem patches em termsrv.dll para remover essa restrição, mas não sem seus problemas:

  • O Windows detecta que termsrv.dll não é mais original e tenta repor o correto. Você tem que tomar medidas contra isso;
  • A cada atualização do Windows uma nova versão de termsrv.dll pode ser instalada e seu programa favorito de patch pode não ter suporte para ela;
  • Como o código fonte não está disponível você fica desconfiado do que mais esse hack pode estar fazendo.

Os que eu conhecia eram o Concurrent RDP Patcher e o Universal Termsrv.dll Patch, porém seus autores não estavam conseguindo acompanhar as atualizações do Windows e nem sempre a coisa funcionava. O UTP tem maiores chances de funcionar poque seu autor descobriu um modo de localizar automaticamente o ponto para fazer o patch, mesmo numa versão de termsrv.dll mais recente que o programa. Daí o “Universal”.

Mas ontem eu encontrei um “desbloqueio” que usa uma abordagem diferente que na minha opinião torna todas as outras obsoletas. A RDP Wrapper Library não precisa fazer nenhum “patch” porque opera em outra camada “envolvendo” o serviço RDP do Windows, que até onde pude entender do funcionamento continua “acreditando” que apenas um usuário está conectado.

E mais: tem código fonte disponível em delphi e C++. Você não precisa ficar com um pé atrás. E vem com um programa de teste que permite checar o funcionamento na mesma máquina e um de configuração que entre outras coisas permite trocar a porta RDP.

Durante a instalação o programa se auto atualiza (ele diz que é apenas um novo INI que é baixado) e funcionou com uma instalação do Windows 7 SP2 (Windows 7 SP1 + Convenience rollup update) que estava resistindo ao método que eu usava.

 

1 comentário
  • Um exemplo de uso disso: Tenho um cliente onde os boletos são emitidos no computador do Faturamento usando o programa que o banco disponibiliza para isso, mas só o Depto Financeiro pode fazer o upload dos dados dos boletos para o banco porque para isso é necessário usar o internet banking e saber a senha da conta. Assim a diretora financeira tinha que se deslocar até o Faturamento periodicamente para fazer isso.

    Aplicando esse patch ela pode entrar na máquina do Faturamento via RDP e fazer o upload sem sair de sua mesa e sem atrapalhar a funcionária de lá.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

Siga as Regras de Participação, ou seu comentário será ignorado.

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »