O Mastodon me pareceu uma boa idéia, por alguns minutos

Você pode encarar o Mastodon como uma versão opensource, aperfeiçoada e federativa do Twitter que está se tornando popular. Eu não vou tentar explicar o que é e como funciona aqui. Apenas o motivo de eu não embarcar nesse bonde ainda.

O problema é que a tal “federação” ainda tem muitas pegadinhas.

A idéia de federação, onde vários servidores (“comunidades”) independentes de Mastodon formam uma rede global, requer um entendimento entre os administradores.  Se eu for cadastrado em meuservidor.com eu só vou ser ouvido no servidor outroservidor.com se este “aprovar” meuservidor.com e isso pode depender de coisas fora do meu controle. Outroservidor.com pode ter cortado relações com meuservidor.com porque alguém do lado de lá se ofendeu com algo dito por alguém do lado de cá, cujo admin entendeu que não foi nada de mais[1].

E temos o problema de como manter sua identidade Mastodon. Você tem hoje dois modos de usar o serviço: abrir uma conta em um dos muitos servidores existentes ou criar seu próprio servidor. É um problema parecido com o do email: você pode criar uma conta no seu provedor de internet, no gmail, outlook.com, hotmail, yahoo, etc. ou criar seu próprio domínio para administrar suas próprias contas de email. Quando você opta pela primeira opção você fica refém de quem oferece o serviço e pode ter que reconstruir toda a sua rede de contatos ao ser obrigado a mudar de servidor.

O mesmo problema ocorre com o Mastodon. Se o servidor onde eu me cadastrar “desaparecer” ou me banir por qualquer razão (lembram quando a Google me suspendeu alegando que eu “violava os padrões da comunidade”?) eu perco tudo o que construí e não me sinto confortável com a idéia.  O único jeito de você criar uma identidade que seja sua e somente sua e totalmente sob seu controle é ter seu próprio servidor Mastodon. O meu endereço no Mastodon seria então algo como “@me@ryan.com.br”.

Ter seu próprio servidor ainda minimiza (mas não resolve) o problema de confusão de identidade. Se eu crio uma conta @jeffersonryan@servidormastodon.com (esses endereços tendem a ficar grandes no Mastodon) e outra pessoa cria uma conta @jeffersonryan@outroservidormastodon.com fica muito fácil confundir as duas.

Infelizmente ter o seu próprio servidor Mastodon ainda não é tão simples quanto ter seu próprio servidor de email ou seu próprio blog. No dia que o Mastodon puder ser instalado como um pacote na maioria dos servidores de hospedagem como fazemos hoje com WordPress, a idéia vai realmente ganhar tração. Mas ainda depende de saber se manter um servidor por causa de uma única conta (ou um punhado delas) é viável.

 

[1] É preciso entender que os EUA estão passando por um período maluco onde você pode ser acusado, julgado e condenado nas redes sociais por “molestar” alguém mesmo sem conhecer esse alguém, só por ter dado uma opinião no seu perfil do Facebook ou  do Twitter. Às vezes os papéis de “agressor” e “vítima” são o inverso do que parece.

2 comentários
  • Jefferson - 6.465 Comentários

    Em outras palavras, “portabilidade” ainda é um conceito inexistente no Mastodon.

  • Jefferson - 6.465 Comentários

    Na minha opinião outra decisão ruim do desenvolvedor do Mastodon foi ter escolhido o mesmo nome que uma banda famosa nos EUA. Até ter escrito “Masthodon” ou algo assim poderia ter sido melhor para a sua identidade na rede.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »