Estou gostando de Knights of Sidonia (2014)

No futuro de Knights of Sidonia antes da Terra se destruída por uma raça alienígena centenas de naves geracionais foram lançadas ao espaço para tentar salvar a raça humana. A série conta a estória dos sobreviventes em uma dessas naves, a Sidonia, cuja tripulação não faz idéia se as outras naves sobreviveram e acaba de reencontrar os alienígenas 100 anos depois da última batalha.

Apesar de ser mais uma estória de “Mecha“, os combates são apenas uma parte pequena da narrativa e o autor se esforça para que a ciência seja plausível. Tanto que algumas situações você não consegue entender até perceber que está muito habituado ao modelo “Star Trek” de absurdos. Existem poucas cenas de humor e estas são praticamente centradas no triângulo (quadrado? pentágono?) amoroso entre os personagens principais.

A estória de Sidonia e seus habitantes é interessante e é contada aos poucos. Você só consegue realmente entender o que se passa a partir do oitavo episódio. Eu tenho mais dificuldade porque:

  • Em japonês, sobrenomes vem antes do nome e eu tenho dificuldade para me adaptar a isso. Entre outros problemas eu deixo de perceber imediatamente que dois personagens são parentes;
  • Alguns personagens são chamados pelo nome e pelo sobrenome na mesma cena, por pessoas diferentes;
  • Eu tenho grande dificuldade para lembrar nomes japoneses;
  • Tenho dificuldade para lembrar de rostos em geral  e isso parece particularmente difícil para mim em anime. O fato de existirem 11 gêmeas e esse número só ser revelado no episódio 6 só me deixou mais confuso;

Então eu tenho que freqüentemente parar e assistir a cena ou cenas relacionadas de episódios passados de novo antes de prosseguir para não perder completamente o fio da meada.

A única coisa que eu realmente não gostei foram dos eventos do episódio 7. Para não dar spoiler, um dos pilotos trai a população da Terra colocando a culpa em outro, que não se defende apesar de saber perfeitamente quem fez e como. E a reação de parte da população é no mínimo de ingratidão.

A primeira temporada tem 12 episódios de 24 minutos. Tirando as introduções e créditos finais são quatro horas e acaba com muita coisa explicada mas ainda com diversos buracos. Vou assistir à segunda.

Eu só encontrei o trailer em japonês. Dá para ter uma idéia dos visuais.

3 comentários
  • Jefferson - 6.464 Comentários

    Esqueci de mencionar que as duas temporadas estão disponíveis dubladas e legendadas no catálogo brasileiro da Netflix.

  • Paulo - 11 Comentários

    Eu adorei o anime e fui ler o mangá para completar a história.

    O enredo é muito bom.

  • Jefferson - 6.464 Comentários

    Eu gostei da segunda temporada, mas não tanto quanto gostei da primeira. Nenhuma das dúvidas que eu tinha ao final da primeira foi esclarecida, novas dúvidas surgiram, e a série descambou para a fantasia. E falta pelo menos uma terceira temporada para terminar a estória.

    Vou ver se o manga responde minhas dúvidas

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »