O dia em que eu assinei a Netflix sem ter assinado

No ano passado eu recebi por email este aviso da Netflix confirmando os dados da assinatura que eu tinha feito:

O que me surpreendeu, porque eu não lembrava disso e não tinha interesse na Netflix. Eu gosto de dar presentes à mim mesmo mas “presente surpresa” é novidade. Vale salientar que eu não bebo então não sofro de casos freqüentes de amnésia como muitos bebuns. Depois de olhar e “reolhar” a mensagem, conferir que os dados de pagamento não tinham nenhuma relação com nada meu, analisar o cabeçalho confirmando que o email não era uma armadilha e muito coçar a cabeça cheguei à conclusão que a Netflix é mais uma empresa que tem o detestável hábito de não validar o endereço de email dos assinantes.

Como se tratava da “minha” conta. Solicitei mudança da senha e “tomei posse”. Não encontrei em lugar algum qualquer tipo de informação sobre o “infeliz” que a criou (nem nome, nem telefone) e tudo o que pude descobrir é que aparentemente ele tem filhos e só assiste a filmes dublados. Não encontrei opção alguma para cancelar a conta online e certamente não ia perder meu tempo ligando para o 0800 da Netflix (e nem gosto de telefone) para tentar provar que “eu não era eu” (é sério!) e cancelar a conta que eu não tinha informações para provar que não era minha.

Então eu aproveitei o recurso de dar nomes aos perfis para deixar um recado:

Eu não sei se o indivíduo chegou a ver minha mensagem. Não recebi nenhum email informando tentativa de recuperar senha (ele não conseguiria, claro) e não sei se os dispositivos já conectados desconectam se a senha mudar, mas três dias depois (talvez seja o tempo máximo que uma app Netflix leva entre logins) surtiu efeito:

O indivíduo tinha inserido dados falsos de cartão de crédito ou a primeira coisa que fez ao descobrir que “sua” conta havia sido “hackeada” foi mudar os dados de pagamento? Essa dúvida não me entreteve por muito tempo porque 1h14min depois eu recebi outra mensagem:

É possível que o atendente da Netflix tenha primeiro apagado a informação do cartão de crédito para depois cancelar a conta evitando assim que eu pudesse clicar em “Reiniciar Assinatura” e começar tudo de novo. É a melhor desculpa que consigo inventar para essa bagunça.

É um tanto surreal ficar recebendo mensagens de um serviço legítimo me chamando pelo nome e me informando sobre atos que eu fiz sem ter feito. Isso sem contar com os possíveis problemas que isso pode causar para as duas pessoas (cliente e não cliente) envolvidas. Essas empresas que não validam dados de contato deveriam ser punidas de alguma forma por isso.

VN:R_U [1.9.13_1145]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
Be Sociable, Share!
2 comentários
  • Walter - 129 Comentários

    Quando você altera a senha, todos os dispositivos conectados tem que fazer um novo login. O ladrão (eu chamaria assim) nem deve ter visto a sua mensagem. Ele também deve ter usado dados de um cartão de terceiros. O mais provável é que o dono do cartão também deve ter reclamado junto a operadora, e isso que gerou o cancelamento da Netflix.

    VA:R_U [1.9.13_1145]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    • Jefferson - 5.210 Comentários

      Tenho dúvidas quanto a isso. A Netflix dá um mês grátis e a mensagem de boas vindas faz referência a isso. Como o titular do cartão poderia ficar sabendo três dias depois de uma transação que ia ocorrer quase trinta dias no futuro?

      A não ser que a Netflix use o mesmo tipo de operação que as locadoras de veículos, que “reservam” a franquia do seguro no seu cartão de crédito. Mas até hoje eu só vi esse tipo de operação “pré-datada” no cartão de crédito nesse caso.

      Meu palpite é que o indivíduo perdeu acesso à conta e ao tentar recuperar desta vez usou seu endereço de email correto, que a Netflix reportou como inválido. Ele ligou para o 0800 e assim descobriu e corrigiu o erro.

      VN:R_U [1.9.13_1145]
      Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Deixe um comentário

Siga as Regras de Participação, ou seu comentário será ignorado.

Não faça comentários sem relação com os posts. Comente neste post para assuntos genéricos

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »