Afinal, qual a vantagem dos “homegroups” (grupos domésticos)?
Esta é a pergunta que qualquer power user do XP se faz ao ter o primeiro contato com esse novo recurso do Seven. Qual é a diferença para o “compartilhamento de rede” ao qual todos estamos acostumados?
O blá-blá-blá no site da MS não faz absolutamente nada para esclarecer a diferença, mas ela existe e depois que eu explicar você vai finalmente entender a utilidade.
Muita gente que usa o Windows há muito tempo (eu me incluo) deve sentir saudade da simplicidade dos compatilhamentos do Windows 9X. Basta compartilhar uma pasta, definir a senha e dar a senha para as pessoas que forem ter acesso a ela. Desde o 2000 as coisas são muito mais complicadas, pois para compartilhar qualquer coisa com senha é preciso criar uma conta para o usuário na máquina host, com exatamente a mesma senha que o usuário usa na máquina cliente. No 9X se você quiser compartilhar algo com cinco usuários basta dar a senha para os cinco usuários. Desde o 2K você precisa criar contas para esses cinco usuários no host*. O que além de poluir a tela de logon ainda “convida” essas pessoas a usarem o seu PC (a não ser que você oculte as contas). Existem ainda outras complicações, mas fogem ao objetivo deste post.
* Você pode criar uma conta apenas, com o pequeno inconveniente de que quando o usuário for acessar o compartilhamento pela primeira vez será pedido nome de usuário e senha. E cada um desses usuários ainda poderá mexer no seu PC usando essa conta.
Os homegroups eliminam esse problema (e, que eu tenha notado, apenas esse) porque ao criar o homegroup você define uma senha que permite o acesso de outros usuários da rede aos seus recursos compartilhados sem a necessidade de que essas pesssoas tenham um conta no seu computador.
Problema: para poder desfrutar disso todas as máquinas envolvidas precisam rodar o Seven. Máquinas 2K, XP, Vista, etc, ainda podem acessar os recursos do homegroup, mas pelo método tradicional de criação de contas. Esse é o principal motivo para um power user do XP ficar perdido quando tem o primeiro contato com homegroups.
Nota 1: Por default o homegroup atribui a si mesmo uma senha “inlembrável”, do tipo que só os paranóicos usam, mas você pode depois configurá-la para algo mais “humano”.
Nota 2: Quem tiver a senha terá acesso a tudo o que estiver no homegroup. Não é possível dizer quem tem acesso a que, como se pode fazer no 9X, através de senhas diferentes.
Muito bom saber disso! Finalmente uma "evolução pra frente" no compartilhamento (embora não tão bom como era antes, conforme a nota 2). Obrigado por compartilhar isso conosco! 🙂
Ainda bem que pensaram em algo pra amenizar a chatisse que é o compartilhamento no Vista.
Eu esqueci de salientar que geralmente se opta (no 2K, XP, 2003 e Vista) pela criação de uma conta para cada usuário (cinco usuários = cinco contas no host) porque só assim é possível definir quem tem acesso a que arquivos. E ainda assim é indispensável que a máquina host use NTFS, pois as permissões são definidas no sistema de arquivos e não no compartilhamento, como ocorre no 9X.
Oi, Jefferson. Acompanho seu trabalho desde o começo da semana, quando caí no 'Geringonças e gambiarras' buscando o utilitário da HP para formatar FlashDisk com Boot. Muito intuitivo o nome do blog para este tipo de trabalho, rs.
Gostaria de lhe informar (se é que você já não sabe e não lembra) de dois recursos interessantes, principalmente no tocante ao compartilhamento de arquivos no sistema NTFS que existe desde o W2K.
Através do gerenciamento avançado de usuários, é possível adicionar senhas de acesso para o usuário atual:
Executar > "control userpasswords2" (sem aspas) > Avançado > Gerenciar senhas
Basta adicionar um usuário (que deve possuir uma senha) no formato "NOMEDOPCUSUARIO" e mandar salvar (Apenas versões HomePremium+ e WinXP Pro).
Por exemplo se a minha máquina se chama Evandro-PC e meu usuário se chama Evandro, na sua máquina Jeff-PC você vai adicionar o usuário "Evandro-PCEvandro" e a MINHA senha. Pronto, esta senha será uma alternativa para qualquer compartilhamento protegido(ou não) dentro da rede, sendo utilizada de forma transparente no WVista+
<q>Nota 2: Quem tiver a senha terá acesso a tudo o que estiver no homegroup. Não é possível dizer quem tem acesso a que, como se pode fazer no 9X, através de senhas diferentes.</q>
Basta, utilizando o compartilhamento avançado, na sessão de compartilhamento, clicar no botão "Permissões". A janela que se abre é idêntica à da guia Segurança e, como não poderia deixar de ser, sua função é a mesma, mas para acesso externo.