A patética busca de arquivos do Vista/Seven – 2a parte
Power users perderam o controle que tinham sobre os critérios de busca
(a não ser que você queira aprender a sintaxe do Windows Search, mas falarei disso em outro texto e não estou bem certo de que ajude).
Atenção: Por incrível que pareça, você tem menos controle no Seven que no Vista.
Quer procurar por um texto que você sabe de antemão que está em um arquivo .txt? No Windows XP você pode especificar isso diretamente. No Windows Seven essa busca é feita do seguinte jeito tortuoso:
1)Faça a busca pela palavra. O Seven vai procurar somente nos nomes de arquivos ( se a pasta não estiver indexada, pois se estiver procura pelo nome e pelo conteúdo, o que continua sendo imbecil). Quando ele terminar, vai dar a opção de procurar no conteúdo dos arquivos:
2)Clique na busca por conteúdo e tenha paciência, porque você não tem como dizer que só quer procurar nos arquivos TXT. Numa busca de teste que fiz o Windows retornou resultados HTML, MHT, XML, TXT, RDP e DOC. Você pode tentar filtrar isso usando um recurso do Explorer:
Basta clicar no dropdown à direita na coluna Type para abrir esse filtro.
Mas haja paciência, porque quando você faz isso o Explorer repete a busca com o seu filtro em vez de simplesmente (aham…) “filtrar” a busca já feita.
E olha que apesar dessa complicação toda arquivos .txt estão na lista de “buscáveis” do Windows. Se você quiser procurar texto em um arquivo .php ou .pas, vai ter que esperar alguém dizer como se faz isso, porque eu ainda não sei.
Eu tentei adicionar as extensões “não buscáveis” a essa lista:
Control Panel -> Indexing Options -> Advanced -> File Types
Mas não deu certo. Só funciona se o local for indexado.
Aqui pode caber um esclarecimento
Desde o Windows XP a Microsoft decidiu definir o que é “buscável” e o que não é. Por exemplo, se você quiser que o Windows busque dentro de arquivos .php é preciso registrar no Windows um “filtro” que saiba ler arquivos .php. Não importa para as mentes brilhantes na Microsoft que .php é um arquivo texto comum e nem importa que o comportamento produtivo seria usar um mecanismo genérico para qualquer tipo não registrado. No Windows XP isso é ainda mais imbecil do que no Vista/Seven porque no XP você pode especificar exatamente em que extensão quer procurar, mas a busca só “finge” que procura, não avisando você que o tipo não está registrado e está sendo ignorado. Porém no Windows XP esse bloqueio idiota pode ser desligado e usando o XP nós podemos esquecer da estupidez da equipe que idealizou isso. Como no Vista e no Seven o modo de desligar o filtro ainda é desconhecido, estes dois permanecem com o duvidoso troféu da busca mais imbecil.
Para esse tipo de busca eu uso o grep.
O ruim é que a instalação é meio manual, apesar de ter um instalador.
Baixei-o aqui: http://gnuwin32.sourceforge.net/packages/grep.htm
Mas, para usá-lo, depois de instalar tive que colocá-lo no path (já que ele é de linha de comando); sua pasta é C:Program FilesGnuWin32in
Eu ainda prefiro o Agent Ransack. Até mesmo porque ele também suporta Regular Expressions.
Muito bom ... gostei mesmo do post.
Alias falando na busca ... qual era o nome do suposto projeto microsoft que iria transformar a Busca e o Padrão NTFS em uma base SQL e aceitar querys mais complexas que as atuais ?
O Search Index ... poderia agregar alguns recursos do SharePoint da microsoft, se baseando em Tags também outras informações para localizar arquivos.
Uma pena que mecanismos de busca tipo o do Google não rodam em 64Bits 🙁
qual era o nome do suposto projeto microsoft que iria transformar a Busca e o Padrão NTFS em uma base SQL e aceitar querys mais complexas que as atuais ?
Storage+ ou WinFS. Desapareceu antes mesmo de eu me interessar por ele.
Para sanar essa limitação do Seven, experimentem o PowerGrep, eu uso e recomendo! Show de bola, fácil de usar e de instalar.
"Se você quiser procurar texto em um arquivo .php..." Me passou o seguinte pela cabeça... registrar os arquivos .php como do firefox não resolve pelo menos este impasse com este tipo especifico de arquivo?
É ridícula a pesquisa por conteúdo do 7. Tentei buscar (como fazia no XP) um texno dentro de uma pasta com arquivos .CFG (que são TEXTOS PUROS internamente) e ele não pesquisa internamente... Muito fraco!. Abraço.
usem o everything, excelente, hiper rapido,
só nao funciona se seu micro estiver em rede e vc não for o administrador, mas tirando isso, é o melhor que existe e ainda é de graça
Mais um que comenta sem sequer ter entendido (ou mesmo lido) o texto.
Desde quando o Everything faz busca baseada em conteúdo?
Jefferson era o WinFX.
a ídeia era que o Windows Vista tivesse uma partição NTFS modelo novo, com indexação muito mais coerente.
Rodando um SQL Server Express (para não ter custos).
Resultado, atrasou e lançaram o Windows Vista sem.
Disseram que sairia para o SP1... portanto saio o SP2 e nada.
O Windows 7 Chegou e eles desistiram.
O pior de tudo é que tive diversas explicações na própria Microsoft sobre o Treco.
A única coisa que acertaram em prever o futuro, foi nas Resoluções FullHd em computadores.
de resto, viajaram na maionesse.
Já para o Windows 8, estão novamente chutando um monte de coisas, por isso digo.
Compre sempre o Windows IMPAR, ao menos eles só evoluem o Par
abs
@Jefferson
Ótima dica quanto a Agent Rangsack. Possui versões 32 e 64 bits, fácil utilização, busca por conteúdo no arquivo e possui opções de buscas detalhadas para usuários avançados. Resolvido o problema de busca no win7. 🙂