[Download do GSPOT v2.5b01] [Home Page do Autor] Texto publicado em 28/12/2004 Este texto é auxiliar do meu review do Philips DVP642K/78 Você já deve saber que as versões 2.5 beta do GSPOT são capazes de mostrar se um AVI foi codificado com QPEL ou GMC (tornando-o incompatível com o DVP642), mas se tentou usá-lo para verificar mais que um punhado de arquivos deve ter percebido que é muito tedioso verificar um por um, porque ainda faltam duas coisas no GSPOT:
Enquanto essas capacidades não são adicionadas, eu desenvolvi um método para que você possa verificar que AVIs, num HD inteiro, tem GMC ou QPEL, sem muita complicação e mais ou menos rápido :) O processo é bem simples. O passo-a-passo aqui faz com que pareça complexo, mas você verá que não é. Você precisa da versão 2.52 b01 do GSPOT. Versões diferentes podem não ter o que precisamos. Primeiro, habilite a exportação dos resultados do GSPOT para arquivo indo em OPTIONS-EXPORT (se você tiver uma tela diferente da seguinte, está com a versão errada do GSPOT):
O GSPOT está pronto. Deixe-o aberto e vá procurar os filmes. A dica é usar o comando Localizar (Pesquisar, no XP) do Windows para preparar uma lista de todos os seus AVIs. Abra o Localizar e peça para procurar por *.AVI no diretório ou HD onde estão os seus filmes: Agora que você tem uma lista de todos os filmes, selecione-os todos. Você pode fazer isso teclando CTRL+A ou clicando em Editar->Selecionar Todos. Com todos selecionados, clique e arraste para a janela do GSPOT
GSPOT mostrará que recebeu uma lista de X arquivos (no exemplo, 65): Inicie o processo. Você pode usar o menu ou teclar F5: O GSPOT irá processar todos os AVIs da lista e você poderá acompanhar o processo visualmente. Quando tiver terminado, abra o arquivo resultante (definido lá no início) no Notepad ou no Wordpad. Para cada filme, deverá haver uma seção assim: FILE_NAME Muse - Apocalypse please live.avi FILE_NAME_WITH_PATH E:\Filmes\Muse - Apocalypse please live.avi FILE_SIZE 43,571,200 CONT_BASETYPE AVI(.AVI) CONT_SUBTYPE OpenDML (AVI v2.0), CONT_INTERLEAVE_TIME 40 CONT_INTERLEAVE_PRELOAD 470 CONT_INTERLEAVE_ALIGN Split CONT_TOTAL_BITRATE 0 CONT_BYTES_MISSING 0 CONT_AUDIO_STREAM_COUNT 1 VIDEO_CODEC_TYPE DX50/divx VIDEO_CODEC_NAME DivX 5.0 VIDEO_CODEC_STATUS Codec(s) are Installed VIDEO_DURATION 00:04:41 VIDEO_FRAME_COUNT 7037 VIDEO_QF 0.176 VIDEO_SIZE_X 560 VIDEO_SIZE_Y 448 VIDEO_DISPLAY_SIZE_X VIDEO_DISPLAY_SIZE_Y VIDEO_ASPECT_DECIMAL VIDEO_ASPECT_FRAC VIDEO_PICS_PER_SEC 25.000 VIDEO_FRAMES_PER_SEC 25.000 VIDEO_FIELDS_PER_SEC VIDEO_BITRATE 1105 VIDEO_MPEG4 MPEG-4 VIDEO_MPEG4_BVOP VIDEO_MPEG4_NVOP VIDEO_MPEG4_QPEL VIDEO_MPEG4_GMC VIDEO_H264 VIDEO_SAR VIDEO_DAR 1.250 VIDEO_MPEG2 VIDEO_MPEG2_I_L VIDEO_MPEG2_PROG VIDEO_MPEG2_TFF VIDEO_MPEG2_BFF O fime do exemplo acima não tem QPEL nem GMC. Você pode dar uma olhada no arquivo procurando pelo que quiser, mas para ir direto ao ponto, use o comando Localizar do Notepad ou Wordpad. Por exemplo, para encontrar um filme com QPEL, procure por " qpel" Sim, tem que colocar um espaço no início para você não ter que parar em toda a ocorrência do termo "VIDEO_MPEG4_QPEL" (uma para cada filme). Colocando o espaço, voce só vai achar os filmes que realmente tem QPEL. No exemplo abaixo, encontrei de cara um filme com QPEL e GMC: Se você aumentar o tamanho da janela do Wordpad/Notepad poderá visualizar facilmente também o nome e caminho do filme sem ter que rolar para trás. É só tomar notar ou copiar/colar e prosseguir clicando em Localizar Próxima. Repita o processo para GMC.
Nota: Ainda falta identificar em batch os filmes que tem o problema "square pixels" e outros pequenos problemas. Em breve falarei sobre isso.
|
||||
(copyright 2004 - Jefferson Ryan)
Como entrar em contato |
![]() |