Vai para a Front Page do site

O perigo de divulgar informações pessoais

     

Eu tenho um amigo muito popular. Muita gente o conhece. Ele é vocalista em uma pequena banda, "bate skate", etc. Um dia ele estava fora e dois rapazes estiveram na casa dele, dizendo que ele havia pedido que eles pegassem seu rádio-gravador para levar até ele. Os dois sabiam o que dizer e como dizer, porque tapearam a mãe dele e levaram o gravador.

Esse meu amigo jamais descobriu quem foi.

Em outro episódio, na frente do escritório onde trabalhava, encontrei uma pasta cheia de currículos de profissionais de medicina. É uma leitura interessante. Os candidatos, desejando fornecer o máximo de informações aos seus possíveis empregadores, fazem um pequeno resumo de suas vidas.

Eu telefonei para uma daquelas pessoas cujos currículos estavam em minhas mãos e expliquei a situação. No dia seguinte, um representante de uma clínica que funcionava na mesma rua veio buscar os curriculos dizendo que eles tinham sido jogados no lixo "por acidente".

Eu nunca engoli a desculpa.

Algumas pessoas não imaginam o quão irresponsável é o ato de se jogar fora currículos, sem destruí-los antes. Não imaginam o que um escroque pode fazer sabendo CPF, identidade, Titulo de Eleitor, telefone, endereço, dados bancários, filiação, escolaridade e partes da vida de uma pessoa!

E muita gente não sabe o risco que corre ao ceder essas informações.

Se você tem uma página na WWW, por exemplo, ceda à tentação de detalhar sua vida. Seja atencioso com relação ao que você divulga e preste atenção ao que os seus filhos estão divulgando, se eles tiverem uma home page, ou nos canais de IRC.

Se você tiver que divulgar alguma coisa, pelo menos deixe o restante de sua família saber disso. Informe-os de que o fato de alguém saber coisas pessoais sobre você não significa que esse alguém o conheça.

 

(copyright 1999 - Jefferson Ryan)
Entre em contato comigo por e-mail