Seaman,
Eu gosto muito do meu Digix. Sei que é algo muito específico, mas em algumas gravações que eu estou fazendo, ele se saiu melhor que os dois LG (DR7923B e DR-175) e o Venturer.
É o único divx player que me permite escolher a legenda independente do nome dela. Os outros players que tenho (LG DR7923B, LG DR175, Rjtech RJ600DVX, Bluesky DVD-44BL e Lennox DV406) são dependentes do nome da legenda. Eu tinha um método de gravar meus CD's de Divx em que eu gravava as legendas com os nomes: portugues.sub e english.sub. Gravei quase 100 Cd's usando essa forma e só posso ver tais cd's como estão no Digix.
Vamos aos novos testes:
Primeiro, voltei a abrir o Digix para dar uma nova olhada na fonte de alimentação.
Analisando as tensões com o osciloscópio, fica muito claro o Ripple nas tenções de 5V e -12V. Só que não é um ripple comum de fonte linear com transformador, com picos e vales, mas só tem vales, como se a tensão caisse várias vezes por segundo. Não tive tempo de medir a tensão de queda nem a frequência. Analisando esquemas de outras fontes similares, acrescentei componentes e modifiquei valores de resistores e capacitores pra tentar diminuir o Ripple. Os resultados não foram satisfatórios, embora tenha ajudado um pouco. A melhoria mais significativa foi quando acrescentei capacitores em paralelo com os diodos retificadores. O ruído do tuner diminuiu uns 15%. Deixei a fonte de lado e fui fazer testes com a instabilidade em PAL-M.
Primeiro, analisando o diagrama em blocos do chip LSI, pude ver que ele não traz internamente o conversor de video, que geralmente é o L2146, que o Philips 3355 usa. Esse conversor sempre usa um cristal de 14.31818Mhz que é 4x a frequência da portadora de cor NTSC de 3.579745Mhz. No caso do Digix, o conversor é um Chip LSI 59207A1. Não achei nada na internet sobre ele. Esse chip conversor é quem faz a conversão de sistemas de cor entregando video digital NTSC pro chip LSI. No Digix, eu tentei váias combinações de polarização dos pinos do conversor para tentar forçar ele a trabalhar em PAL-M, mas não consegui nada. Usei o Menu de configuração de um video para esse teste e a imagem fica rolando sem parar, mostrando claramente que o Digix estava "se ajustando" para algum sistema PAL de 50Hz, PAL-N, PAL-B ou algo assim. Uma função de ajuste manual no firmware resolveria isso.
Num teste bem bizarro, liguei um videocasste Betamax (sim, Betamax SL-30MD) no Digix, só pra ver o que acontecia e fiquei surpreso ao ver que ele ficou absolutamente estável com o sinal PAL-M do Betamax. Aproveitei para passar umas fitas que eu tinha aqui aguardando e o Digix não reclamou de nada. As fitas estavam amassadas e cheias de ruído, mas o Digix não se abalou. Incrível!
Outro teste: com um videocassete Sharp muito antigo modelo VC4590B. Totalmente sem cor, mas muito estável. Nessa época os VCR eram transcodificados (mesmo de fábrica) e utilizavam uma técnica chamada de "come linha", aproveitando uma característica das TV's PAL-M para obter cores. Talvez seja a razão da total falta de cor quando passa pelo Digix. Em tempo: cores normais no DR-7923B.
Videocassete Toshiba X60M( PAL-M nativo ). Cores instáveis e muito esmaecidas. Lixo!
Videocassete Sony EV-PR2 (video8 e video Hi8). Foi aqui que o Digix deu um banho nos outros gravadores. Além de uma notável estabilidade de croma e de captura, ele mostrou uma característica muito útil, a de pausar a gravação nos pontos sem gravação da fita e voltar a gravar quando a gravação volta. Explico: nas fitas de filmadora é comum termos trechos sem gravação que correspondem aos momentos em que a gente termina uma filmagem e desliga a filmadora. Ficam pequenos trechos de fita virgem. O digix entra em modo de pausa nesses trechos e volta a gravar assim que novas imagens voltam a aparecer.
Finalmente, coloquei um transcoder PAL-M->NTSC entre o videocassete VHS e o Digix. Quase perfeito. Cores estáveis mas com uma leve alteração de matiz, que acredito ser culpa do meu transcoder. A imagem da fita passou sem nenhum problema pelo Digix, mas o menu continuou rolando na tela.
Até!