Exibir mensagens

Esta seção lhe permite ver todas as mensagens deste membro. Note que você só pode ver as mensagens das áreas às quais você tem acesso.


Mensagens - Jefferson

91
Se você usou uma conexão HDMI, precisa selecionar a respectiva entrada HDMI para ver a imagem da NET. O "Canal 3" só é válido se você conectar o LG à TV por cabo RF.

92
Desenvolvimento / Re: Irfake
« Online: Junho 04, 2011, 09:57:55 pm »
RobertoZoom,

Eu acredito que, usando o irfake, mudar o mapeamento dos botões do controle remoto seja algo trivial.

Porém é essencial que isso possa ser escolhido pelo usuário.

A propósito, é bom citar uma outra característica interessante do firmware Realtek: Embora mudar os menus que você vê pela TV não seja fácil, é possível instalar uma grande variedade de opções acessíveis pela interface web do aparelho. Isso já pode ser "testado" usando o firmware alternativo de Xanti. E uma das muitas opções que podemos instalar pode ser definir que mapeamento você deseja.

Em resumo: dificilmente nós vamos fazer um firmware com o mapeamento trocado, porque isso vai atrapalhar outros usuários. Porém é praticamente certo que coloquemos essa opção na interface web. 

93
OFF TOPIC / Re: O Jefferson tá legal?
« Online: Junho 03, 2011, 01:18:16 am »

94
Status do fórum / Re: Modificações no fórum
« Online: Maio 14, 2011, 05:12:58 pm »
Oi Ryan,

Não costumo "pedir" muitas coisas aqui no fórum, mas lá vai uma:
Eu estou sentindo falta daquela tela inicial que existia antes no fórum, em que era possível se verificar na extremidade direita da tela os tópicos em que existiam novos posts. Na verdade, esse era o primeiro lugar que eu olhava quando entrava no fórum. Acho que tinha espaço para uns 10 tópicos com novos posts, mais ou menos.


Zeurt,

Infelizmente, isso não é mais possível. Essa funcionalidade era dada pelo Tiny Portal, do qual eu queria me livrar há muito tempo.


Agora, o único jeito de ver o que tem de novo é ir lá embaixo, onde existe o tópico com o post mais recente de todos. Entrando na área de novos posts, eles aparecem, mas você tem que percorrer um a um (as vezes são posts longos), para poder se atualizar.

Existe uma outra, logo abaixo do seu nickname, no topo da página: "Show unread posts since last visit."

95
Cada firmware é distribuído como um único arquivo, geralmente denominado "install.img". Trata-se de um arquivo TAR que pode ser facilmente "unpacked" no Windows usando o Winrar. Basta acrescentar a extensão .rar e pedir para o Winrar descomprimir (o 7-zip também serve).

Você verá vários arquivos, mas os mais interessantes são os volumes squashfs ou yaffs dentro do diretório package2. Se o firrmware for baseado em squashfs, você verá um arquivo squashfs1.img. Se for baseado em yaffs, encontrará um ou mais arquivos de nome yaffs2_x.img ('x' pode ser 1, 2,...).

Para squashfs existem binários Windows disponíveis, em diversas versões, para descomprimir/comprimir esses arquivos. A maior preocupação sendo usar a versão correta, com as opções corretas, na hora de comprimir. Já no caso do yaffs a coisa se complica. O programa para descomprimir é fácil de achar, mas o para comprimir dizem que existe, mas parece enterro de anão :)

De qualquer forma, mesmo tendo binários Windows, o melhor mesmo parece ser ter uma máquina Linux (ou uma máquina virtual) pronta, só para fazer isso. Se alguém conhecer alguma máquina virtual pronta, já disponível para baixar na internet, que tenha suporte a squashfs/yaffs, por favor avise, porque eu estou enrolado aqui :)

Squashfs para Windows
versão 3.4 (provavelmente a primeira versão com suporte a LZMA)
http://download.nicksoft.info/linux/backuplivecd/squashfs-tools.zip

Também a versão 3.4, mas os arquivos são diferentes (provavelmente por ser compilado por uma pessoa diferente)
ftp://ftp.slax.org/useful-binaries/win32/squashfs-tools/

Versões 3.0, 3.1, 3.4 e 4.0
http://fragilematter.blogspot.com/2010/02/squashfs-tools-40-windows-binaries.html


 

96
Os firmwares Realtek podem usar dois sistemas de arquivos distintos (nunca ao mesmo tempo):

squashfs
http://en.wikipedia.org/wiki/SquashFS

yaffs
http://en.wikipedia.org/wiki/YAFFS

O que eles tem em comum é que o sistema de arquivos inteiro fica dentro de um arquivo. Com o driver adequado o sistema "monta" o arquivo como se fosse uma unidade (no Linux o termo não é bem esse), mais ou menos como usar o Daemon Tools para montar um ISO

Pelo que entendi, a principal diferença entre ambos é que no squashfs não é possível gravar. Então todos os arquivos que você vê ao entrar no MP via telnet que sejam contidos no volume squashfs são "somente leitura". Isso pode ser contornado com links simbólicos, mas gera um desperdício de espaço (ter duas cópias dos mesmos arquivos).

97
Desenvolvimento / Re: Simple RSS Jukebox
« Online: Maio 07, 2011, 12:06:56 am »
Eu esqueci de confirmar que o S9, com o Simple RSS Jukebox instalado, fica mesmo com essa aparência (entrando por IMS -> Jukebox):



A imagem abaixo, chamada de "moviesheet", precisa ser gerada antecipadamente. Cada pasta de filme deve ter a sua, prontinha. A jukebox limita-se a exibi-la. Numa TV de pelo menos 720p o resultado fica excelente. Numa TV comum há uma certa dificuldade para ler o texto.



Eu expliquei como criar moviesheets para o S9, usando o Thumbgen, há algum tempo no Buzz:

http://www.google.com/buzz/117578158927571476541/MvtnJ5PWdi7

98

Esse tipo de firmware híbrido, sistema + aplicações, parece ser excelente para modificações. A lógica deve ser deixar o sistema bootar pela flash e a aplicação (dvdplayer, por exemplo) rodar pelo HDD. E fazer como Shantic deve ter feito: o sistema na flash teria um script para montar o HDD e só depois chamar a aplicação. Muito prático para modificações futuras, inclusive.

Shantic manteve dvdplayer na flash. Mas sua idéia é boa. Se dvdplayer funcionar no HDD isso pode facilitar *muito* o trabalho de testar patches. Se o firmware puder ser programado para procurar dvdplayer no HDD e, caso não o encontre, rodar uma cópia na flash, torna-se possível até permitir ao usuário testar as modificações sem que ele corra os riscos existentes na atualização da flash.

Como o HDD pode demorar muito a ficar pronto o "timeout" para ir buscar na flash pode ser muito longo. Uma alternativa seria programar o firmware para ir procurar um arquivo de configuração na USB a cada boot. Encontrando esse arquivo, mudar sua configuração de boot a partir dele. Entre outras coisas esse arquivo poderia dizer onde o firmware deve procurar dvdplayer nos próximos boots.

Você acha que isso é possível?


99
Sob vários aspectos, aperfeiçoar um MP Realtek é muito mais "fácil" que um Divx Player MT13x9. Modificar o firmware não é tarefa apenas para quem compreende assembly: com um razoável conhecimento de Linux é possível fazer grandes transformações no aparelho, acrescentando e modificando funcionalidades.

A única parte que é território exclusivo de quem está disposto a encarar programação Assembly é modificar o comportamento de dvdplayer. Por exemplo, só em Assembly poderá ser viável:

  • Aproveitar dvdplayer de um aparelho muito diferente (como o da Xtreamer);
  • Mudar a fonte usada nas legendas;
  • Fazer com que a sinopse de um filme seja exibida apertando um botão do remoto quando estamos vendo sua pasta no browser;
  • Aumentar o número de caracteres do nomes exibidos no browser;
  • fazer com que o poster (folder.jpg, por exemplo) de cada pasta seja exibido automaticamente enquanto passeamos pelo browser.

Mas, como eu disse, saber Linux já basta para fazer muita coisa. Como o firmware tem suporte a links simbólicos e NTFS, você nem mesmo fica limitado ao tamanho da flash onboard. É perfeitamente possível (e já é feito em maior ou menor grau na maioria dos firmwares) transferir boa parte do código para o HDD interno. Isso precisa ser feito com algum cuidado, porque o HDD leva algum tempo para ser "montado" e por isso não dá para colocar no HDD código que precisa estar disponível imediatamente. E também é preciso evitar dar um "crash" no aparelho se o HDD interno for removido ou trocado.

Shantic, por exemplo, fez uma coisa interessante. Seu firmware Beta 3 é instalado em duas partes: uma para instalar no aparelho e outra para descompactar no HDD. E a parte no aparelho procura automaticamente pela presença da parte no HDD, evitando o crash.

100
Eu devo ter uns 10 cabos aqui que eu comprei para usar com aparelhos Mediatek e condenei. Quando eu achá-los vou testar no S9  ;D