Autor Tópico: Digix 3000  (Lida 301451 vezes)

0 Membros e 6 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Digix 3000
« Responder #10 Online: Outubro 16, 2006, 11:55:23 pm »
Citar
Para colocar pimenta no tópico, vou questionar... Já que a interface do loader é IDE e o chipset/software parecido com o Philips 3355BK, seria possível adicionar como escravo (slave) um HD IDE e transformar ele numa espécie de DVDR3350H se colocado o firmware adequado ?


Colocar como escravo é arriscado, porque você pode eventualmente queimar a fonte do aparelho (depende do projeto). Se alguém for tentar isso eu recomendo fortemente que se comece testando com um HD de notebook moderno, porque tem um consumo que geralmente não passa de 2,5W.

Um HD "normal" moderno tem um consumo de 9W.

Já "substituir" o loader por um HD é menos perigoso, porque o consumo de um HD é geralmente bem menor que o de um gravador de DVDs.

Aliás, eu deveria ter lembrado disso quando sugeri que o Marcos_CE testasse com outros gravadores. Existe uma diferença grande de consumo entre gravadores diferentes e é prudente checar primeiro as especificações do loader original e conferir com a dos substitutos antes de fazer o teste.

Os meus LGs, por exemplo, consomem 31,5W. E meu Pioneer DVR-111D apenas 20W.


E se tiver que instalar o firmware de outro aparelho, vai complicar. Quem se arrisca a testar isso? Se funcionar só com o HD, sem mexer em mais nada, eu já vou madrugar na porta do Hiper  :D
« Última modificação: Outubro 16, 2006, 11:57:48 pm por Jefferson »
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline Valter Adriano

  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 116
  • Aprovação: +9/-1
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #11 Online: Outubro 17, 2006, 12:55:42 am »
Segue fotos internas do TRONICS!












FORUM.RYAN.COM.BR

Digix 3000
« Responder #11 Online: Outubro 17, 2006, 12:55:42 am »

Offline psr530fan

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 91
  • Aprovação: +6/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #12 Online: Outubro 17, 2006, 01:04:06 am »
Citar
Valter, o ruído do áudio eu comprovei com o videocassete. Bastou a tela azul do vídeo para ouvir claramente o humming. Vou tentar levantar os datasheets de alguns componentes na placa dele e tentar localizar com o osciloscópio, a partir de que ponto o ruído aparece. Agora que você indicou um site com as fotos do gravador Philips que tem um circuito semelhante, fica mais fácil localizar visualmente falhas no circuito do Digix. Até mesmo o layout da placa  pode provocar ruído. Talvez, uma malha de aterramento na carcaça do sintonizador possa resolver.

Falando tecnicamente, é assim:
como não existe ruído no áudio nas entradas de linha e o ruído é de 60Hz, com certeza é um ruído gerado na parte analógica entre o sintonizador e o chaveador de fontes( AV frontal, AV traseira e Tuner).Certamente o sintonizador dele, naquela caixinha metálica é uma unidade completa, com  front-end, etapas de FI e demoduladores de áudio e vídeo. Dele já saem sinais de vídeo e áudio (eu não sei se é estéreo, pois parece que ele não tem decodificador SAP). Os sinais desse sintonizador devem sair limpos, pois a fonte é chaveada e um provável ripple vindo da fonte, jamais causaria um ruído de 60Hz no áudio.


Valter, uma pergunta: você percebeu alguma instabilidade nas cores do sinal captado por ele?

Fiquei intrigado com a possibilidade de colocar um HD como secundário e mesmo no lugar do drive, ficando um PVR.

psr530fan, seu nick tem a ver com o teclado da Yamaha?

Um abraço!
Positivo. Usei um nick de outro forum ... Voltando ao assunto, estou realmente entusiasmado com o andamento deste tópico. Ainda não vou sair correndo para "recomprar" o DigiX 3000 porque investí em um player nacional e o danado veio com defeito. Tá na assistência técnica. Se não derem jeito até o próximo sábado, vou pedir ao Ryan para abrir um tópico específico para o modelo e conto toda a estória.

Abraços a todos.

Offline Valter Adriano

  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 116
  • Aprovação: +9/-1
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #13 Online: Outubro 17, 2006, 09:25:50 am »
Para verificar a versão do firmware do DIGIX:

Power + No Disc + 0009 + Select



(Build: 9105, Jan 22 2006, 15:39:53, Cware: 3514, VER 058R

Executando o mesmo procedimento no TRONICS, verificamos que o firmware é mais atualizado que o DIGIX

( Build: 9107 , Mar 17 2006 , 11:25:59 , Loader Ver: CA78 , MCU_FP Ver: f015 )

Offline Marcos_Ce

  • Colaborador Técnico
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 146
  • Aprovação: +10/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #14 Online: Outubro 17, 2006, 09:58:14 am »

Jefferson, a SKY não tem Macrovision, o Digix é que entende que tem quando a gente muda o decoder para PAL-M.

fiz o teste do HD. Primeiro usei um HD de fácil configuração de jumpers e baixa capacidade (Fujitsu de 8Gb). Colocando só o HD como master, o aparelho ficou piscando "Hello" no display indefinidamente. Colocando o loader original em slave, a mesma coisa, "Hello" piscando. Colocando o HD como slave e o loader como master, o aparelho funciona e ignora totalmente o HD. Portando, sem mudar firmware não tem como usar HD, pelo menos pelos meus testes.

Com relação ao sintonizador, eu descobri como ajudar a deixar o sistema de cor um pouco mais estável. Basta ir no menu de edição de canal (sintonia fina) e escolher o padrão de cores manualmente onde ele chama de audio mode.

Valter, voltando para ruído do áudio, descobri que o ruído é provocado pelo sinal de vídeo. Você percebe as variações do ruído acompanharem as variações da imagem. Os pulsos de sincronismo de vídeo, especificamente sincronismo vertical estão provocando o ruído.  

Offline Valter Adriano

  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 116
  • Aprovação: +9/-1
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #15 Online: Outubro 17, 2006, 10:26:40 am »
Certo, mas isso tem cura doutor?  qual o rémedio?

hehehhe

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Digix 3000
« Responder #16 Online: Outubro 17, 2006, 02:31:48 pm »
Citar
Segue o vídeo para ajudar no entendimento do meu post acima.

http://www.youtube.com/watch?v=8ShRNZpauJs
Valter,

O ajuste precisa ser feito sempre ou uma vez feito fica memorizado?
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline Valter Adriano

  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 116
  • Aprovação: +9/-1
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #17 Online: Outubro 17, 2006, 03:28:35 pm »
Fica memorizado. :-)  so perde a memorização se eu iniciar um novo scan automatico.  

Offline Marcos_Ce

  • Colaborador Técnico
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 146
  • Aprovação: +10/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #18 Online: Outubro 17, 2006, 03:44:38 pm »
Amigos e Valter,

Infelizmente não vejo solução para o problema de áudio.



Não sei se a foto vai ser mostrada aqui mas é o seguinte. Eu removi a solda do pino de saída de áudio do sintonizador e liguei esse pino diretamente em um amplificador de áudio usando um capacitor em série de 0,47uF. O mesmo ruído. Isso significa que o som já sai com o ruído no tuner. A partir desse ponto eu já não posso fazer nada, sinto muito. :(

Existe algo que pode ser feito para melhorar: trocar o capacitor original de saída de áudio do tuner por um valor menor, o que vai bloquear os graves, portanto vai diminuir o barulho. O valor original é 0,47uF. Coloquei um de 0,010uF (10nF) e o ruído praticamente desaparece, mas o som ficou sem graves, só agudos. Com um valor de 0,10uF (100nF), o som ficou ainda bom e o ruído ficou mais baixo.

Infelizmente, por enquanto é só o que tenho para contribuir.

Um abraço!
« Última modificação: Outubro 17, 2006, 03:53:33 pm por Marcos_Ce »

Offline Valter Adriano

  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 116
  • Aprovação: +9/-1
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #19 Online: Outubro 17, 2006, 06:36:16 pm »
Marcos existe alguma chance de um novo firmware inibir o ruído no áudio ou não o problema é 100% problema físico e só com a troca dos componentes??

FORUM.RYAN.COM.BR

Digix 3000
« Responder #19 Online: Outubro 17, 2006, 06:36:16 pm »