Autor Tópico: Digix 3000  (Lida 301383 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline oscarino.junior

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 26
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #100 Online: Dezembro 27, 2006, 04:20:29 pm »
Citar
Sim,fui Eu mesmo que fiz a modificação(Sou Técnico em Eletrônica)e não tive nenhum problema pois suas fotos foram bem explicativas.Quanto ao ruido(ripple) que Você falou da Fonte Chaveada,Eu trabalho muito com fonte chaveadas e me pareceu normal,mas em Eletrônica,nem tudo tem uma explicação racional ,pois tai a prova,fiz a modificação que Você falou no forum e funcionou.Só para constar,na minha fonte o Ripple foi de + ou - 50 milivolts em 5volts o que para mim esta normal(pode ser um problema de harmonicas).Mas o que interesa é que este problema acabou.Agora temos que tentar resolver o problema da sintonia que esta fora de frequencia.Se alguem conseguir o esquema fica mais facil.Finalizando fiz umas medidas com frequencimetro ligado em uma TV que estava ligado o DVR-3000 e constatei que ela esta bem fora(3.575581Mhz quando era para ser 3.575611Mhz +uo- 10hz)É por ai o problema da sintonia,dai a confirmação no forum que dissem que variando a sintonia no modo manual sintoniza com cor.


No que puder ajudar,estamos aqui.


Um Abraço.

aruschel
Olá, meu nome é Oscarino.

Não conheço fontes chaveadas, e como você tem experiência, aquele componente da fonte do DIGIX de código CET6030L, você sabe se é um regulador como o LM7805?

Coloquei o multimetro e ele tem 12V no pino esquerdo, tem no centro o terra e sai 5V no pino da direita. Me pareceu um regulador também mas na internet só tem sites orientais falando dele.

Como o pessoal aqui colocou o LM7805 junto ao sintonizador para gerar uma nova tensão de 5V sem ruídos. Será que colocá-lo no lugar desse CET6030L não resolveria?

Desculpe a dedução mas é praticamente um chute!!!  :-D

Um abraço.

Offline Marcos_Ce

  • Colaborador Técnico
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 146
  • Aprovação: +10/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #101 Online: Dezembro 27, 2006, 05:47:24 pm »
Caros Rodrigo, Oscarino e demais,

vamos tentar analisar os problemas.

Rodrigo, com relação ao problema da cor, fiz uns testes aqui e o que acontece é que o Digix sempre tem a saída NTSC, não importa a configuração do menu. Usei uma TV Panasonic que uso na minha bancada e coloquei ela em PAL-M: nenhuma cor do Digix, nem setado para PAL nem para NTSC. Colocando a TV em NTSC: cor nos dois ajustes. Lembre que tem o botão P/N do controle remoto que faz a mudança PAL/NTSC. O amigo Aruschel comentou sobre um pequeno desvio de frequência da portadora de croma do Digix, que normalmente pode ser ignorada devido à capacidade do TV de variar levemente sua frequência de demodulação de croma de acordo com o sincronismo de cor do sinal (burst). Se seu TV CCE  tiver como setar o sistema de cor de forma manual, coloque NTSC. Verifique a tela de abertura do Digix que deve estar colorida. Coloque um DVD sabidamente NTSC e diga pra nós o resultado. Pode ser também que seu TV tenha baixa tolerância ao desvio da frequência de cor do Digix.

Oscarino, a primeira coisa que eu te pergunto é se o seu Digix está mantendo o relógio com a troca da bateria. Outra coisa é se você viu os pontinhos brancos na imagem antes de colocar o capacitor de 100nF. Com relação ao problema com a Sky, pergunto: seu decoder é aquele novo, cinza, que tem saída digital óptica? Se for, uma dica: use a saída S-Video dele no Digix, fica ótimo. Outra coisa, o decoder está ajustado para PAL-M ou NTSC? Se estiver em PAL, coloque NTSC e faça novos testes. Comigo o Digix acusou Macrovision no sinal SKY quando o decoder é setado em PAL-M. Isso pode estar bloqueando a saída componente.

Sobre o CET6030L, é sim um regulador de 5v, só que chaveado de alta eficiência e alta corrente. Colocando um 7805 no lugar dele não resolve pois além de ser um CI menos eficiente, tal tensão de 5V é somente a tensão que alimenta o loader e outros circuitos menores. A tensão principal de 5V é a tensão de referência da fonte do Digix (referência do controle PWM via opto-acoplador), então ela é retirada diretamente de um enrolamento do transformador através de um diodo retificador de alta velocidade. Foi mexendo nessa tensão que eu queimei a fonte do meu Digix. Portanto, cuidado com ela.

Às ordens!
 

FORUM.RYAN.COM.BR

Digix 3000
« Responder #101 Online: Dezembro 27, 2006, 05:47:24 pm »

Offline oscarino.junior

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 26
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #102 Online: Dezembro 27, 2006, 06:06:29 pm »
Citar
Caros Rodrigo, Oscarino e demais,

vamos tentar analisar os problemas.

Rodrigo, com relação ao problema da cor, fiz uns testes aqui e o que acontece é que o Digix sempre tem a saída NTSC, não importa a configuração do menu. Usei uma TV Panasonic que uso na minha bancada e coloquei ela em PAL-M: nenhuma cor do Digix, nem setado para PAL nem para NTSC. Colocando a TV em NTSC: cor nos dois ajustes. Lembre que tem o botão P/N do controle remoto que faz a mudança PAL/NTSC. O amigo Aruschel comentou sobre um pequeno desvio de frequência da portadora de croma do Digix, que normalmente pode ser ignorada devido à capacidade do TV de variar levemente sua frequência de demodulação de croma de acordo com o sincronismo de cor do sinal (burst). Se seu TV CCE  tiver como setar o sistema de cor de forma manual, coloque NTSC. Verifique a tela de abertura do Digix que deve estar colorida. Coloque um DVD sabidamente NTSC e diga pra nós o resultado. Pode ser também que seu TV tenha baixa tolerância ao desvio da frequência de cor do Digix.

Oscarino, a primeira coisa que eu te pergunto é se o seu Digix está mantendo o relógio com a troca da bateria. Outra coisa é se você viu os pontinhos brancos na imagem antes de colocar o capacitor de 100nF. Com relação ao problema com a Sky, pergunto: seu decoder é aquele novo, cinza, que tem saída digital óptica? Se for, uma dica: use a saída S-Video dele no Digix, fica ótimo. Outra coisa, o decoder está ajustado para PAL-M ou NTSC? Se estiver em PAL, coloque NTSC e faça novos testes. Comigo o Digix acusou Macrovision no sinal SKY quando o decoder é setado em PAL-M. Isso pode estar bloqueando a saída componente.

Sobre o CET6030L, é sim um regulador de 5v, só que chaveado de alta eficiência e alta corrente. Colocando um 7805 no lugar dele não resolve pois além de ser um CI menos eficiente, tal tensão de 5V é somente a tensão que alimenta o loader e outros circuitos menores. A tensão principal de 5V é a tensão de referência da fonte do Digix (referência do controle PWM via opto-acoplador), então ela é retirada diretamente de um enrolamento do transformador através de um diodo retificador de alta velocidade. Foi mexendo nessa tensão que eu queimei a fonte do meu Digix. Portanto, cuidado com ela.

Às ordens!
Marcos,

Obrigado pela resposta!

Após a troca da bateria o DIGIX está mantendo a hora sim.

Vi sim os pontos quando gravei imagens com muitos fundos escuros e transições de tela preta. Apareceram mais vermelhos do que brancos.

Meu decoder é um Philco com saída de audio ótica. Antes de abrir o gravador ele gravou bem da SKY.

Quando ao uso do S-Vídeo, passei a noite de ontem com 3 cabos S-Vídeo de diferentes qualidades, e apenas um teve uma imagem melhor mas com ondulações diagonais bem leves. Com os cabos inferiores essas ondulações pioraram muito a imagem (mesmo antes de abrir o aparelho).

Quando gravo usando a entrada de vídeo composto não aparece estas ondulações. Somente com S-Video.

O Decoder está em NTSC e já pude comutar para PAL/M no final de semana e o gravador ficou meio maluco, ora ficava uns 10 segundos colorido ora, uns 3 segundos preto-e-branco, sempre alternando. A partir daí só usei NTSC.

Com respeito ao computador estive em casa no horário do almoço e percebi que o cooler do processador estava deslocado e com isso a placa mãe deligava o micro para protegê-lo contra a queima. Após fixá-lo ficou tudo ok!

Quanto ao gravador, tem algum resistor, ou capacitor que trabalha junto aos conectores, que poderiam estar com problema? Acho curioso que outro aparelho funcionou conectado na entrada traseira (o PS2) e o decoder, que até ontem funcionava está agora inibindo a saída vídeo componente.

Testei no almoço e parece que frio o aparelho aceita o sinal de entrada da SKY de cara, mas depois de alguns minutos a tela ora apaga, ora acende, até parar por completo de aparecer a imagem.

Obs: Se aciono a gravação a partir do controle remoto o display do aparelho mostra o tempo de gravação mesmo com a tela apagada. Ao apertar stop ele finaliza a gravação. Testei o DVD em outro DVD player e a gravação da SKY estava OK.

É muito estranho! Você teria alguma idéia do que estaria acontecendo?

Um abraço,

Oscarino.

Offline rovoul

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 11
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #103 Online: Dezembro 28, 2006, 09:25:36 am »
Citar
Rodrigo, com relação ao problema da cor, fiz uns testes aqui e o que acontece é que o Digix sempre tem a saída NTSC, não importa a configuração do menu. Usei uma TV Panasonic que uso na minha bancada e coloquei ela em PAL-M: nenhuma cor do Digix, nem setado para PAL nem para NTSC. Colocando a TV em NTSC: cor nos dois ajustes. Lembre que tem o botão P/N do controle remoto que faz a mudança PAL/NTSC. O amigo Aruschel comentou sobre um pequeno desvio de frequência da portadora de croma do Digix, que normalmente pode ser ignorada devido à capacidade do TV de variar levemente sua frequência de demodulação de croma de acordo com o sincronismo de cor do sinal (burst). Se seu TV CCE tiver como setar o sistema de cor de forma manual, coloque NTSC. Verifique a tela de abertura do Digix que deve estar colorida. Coloque um DVD sabidamente NTSC e diga pra nós o resultado. Pode ser também que seu TV tenha baixa tolerância ao desvio da frequência de cor do Digix.

obrigado pela ajuda, Marcos. na TV CCE, mesmo colocando-a manualmente em NTSC, tudo continua PB (inlcusive menus e tela de abertura)!!!!.

Quero fazer uns novos testes com a AOC LCD....

se for esta "baixa tolerância", faço o que, escolho entre o DVD e a TV e jogo um dos dois pela janela?

Offline Marcos_Ce

  • Colaborador Técnico
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 146
  • Aprovação: +10/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #104 Online: Dezembro 28, 2006, 09:56:00 am »
Rodrigo,

se você vai usar o Digix pra gravar programas de TV, devolva ele. De qualquer forma, vamos aguardar seus testes com a TV AOC.

boa sorte!

Offline oscarino.junior

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 26
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #105 Online: Dezembro 28, 2006, 10:54:51 am »
Citar
Caros Rodrigo, Oscarino e demais,

vamos tentar analisar os problemas.

Rodrigo, com relação ao problema da cor, fiz uns testes aqui e o que acontece é que o Digix sempre tem a saída NTSC, não importa a configuração do menu. Usei uma TV Panasonic que uso na minha bancada e coloquei ela em PAL-M: nenhuma cor do Digix, nem setado para PAL nem para NTSC. Colocando a TV em NTSC: cor nos dois ajustes. Lembre que tem o botão P/N do controle remoto que faz a mudança PAL/NTSC. O amigo Aruschel comentou sobre um pequeno desvio de frequência da portadora de croma do Digix, que normalmente pode ser ignorada devido à capacidade do TV de variar levemente sua frequência de demodulação de croma de acordo com o sincronismo de cor do sinal (burst). Se seu TV CCE  tiver como setar o sistema de cor de forma manual, coloque NTSC. Verifique a tela de abertura do Digix que deve estar colorida. Coloque um DVD sabidamente NTSC e diga pra nós o resultado. Pode ser também que seu TV tenha baixa tolerância ao desvio da frequência de cor do Digix.

Oscarino, a primeira coisa que eu te pergunto é se o seu Digix está mantendo o relógio com a troca da bateria. Outra coisa é se você viu os pontinhos brancos na imagem antes de colocar o capacitor de 100nF. Com relação ao problema com a Sky, pergunto: seu decoder é aquele novo, cinza, que tem saída digital óptica? Se for, uma dica: use a saída S-Video dele no Digix, fica ótimo. Outra coisa, o decoder está ajustado para PAL-M ou NTSC? Se estiver em PAL, coloque NTSC e faça novos testes. Comigo o Digix acusou Macrovision no sinal SKY quando o decoder é setado em PAL-M. Isso pode estar bloqueando a saída componente.

Sobre o CET6030L, é sim um regulador de 5v, só que chaveado de alta eficiência e alta corrente. Colocando um 7805 no lugar dele não resolve pois além de ser um CI menos eficiente, tal tensão de 5V é somente a tensão que alimenta o loader e outros circuitos menores. A tensão principal de 5V é a tensão de referência da fonte do Digix (referência do controle PWM via opto-acoplador), então ela é retirada diretamente de um enrolamento do transformador através de um diodo retificador de alta velocidade. Foi mexendo nessa tensão que eu queimei a fonte do meu Digix. Portanto, cuidado com ela.

Às ordens!
Marcos,

Consegui gravar normalmente a partir de um vídeo cassete, então fiz umas medições das saídas dos aparelhos e encontrei o seguinte:

Saída de vídeo composto do Playstation 2: 1,65 V
Saída de vídeo composto do Vídeo-cassete: 2,0 V
Saída de vídeo composto do Receptor SKY: 0,05 V

Curioso que mesmo com um valor tão baixo a imagem da SKY é viva e nítida na TV.

Deve ser isso que está fazendo a saída de vídeo componente do DIGIX ser cortada não?

Será que o receptor SKY teve as suas saídas danificadas?

Um abraço,

Oscarino.


 

Offline Marcos_Ce

  • Colaborador Técnico
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 146
  • Aprovação: +10/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #106 Online: Dezembro 28, 2006, 11:09:08 am »
Oscarino,

como foi feita a medição? Com multímetro em escala DC? Se foi assim, o SKY é o mais correto de todos pois tem a menor fuga DC pois não deve existir tensão contínua nos terminais. A medição do sinal de vídeo deve ser feita usando um sinal padrão(barras) e um osciloscópio para medir a Vpp, que deve ter um valor próximo a 1Vpp (pico a pico).

Mesmo assim, você não deveria estar com os problemas que está tendo. A entrada Svideo do Digix é ótima. Se não for muito trabalhoso, desconecte tudo, deixando só o decoder Sky, a TV e o Digix. Não descarto a possibilidade de o seu Digix estar com defeito ou ser imcompatível com o decoder Sky. Sobre a possibilidade de um aparelho ter danificado o outro, acho altamente improvável, pois todos que funcionavam antes continuam funcionando sem alteração.

Vou fazer uns testes aqui com meu Digix, a Sky e a saída de videocomponente pra ver se acontece aqui.

 

Offline rovoul

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 11
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #107 Online: Dezembro 28, 2006, 12:02:38 pm »
Citar
Rodrigo,

se você vai usar o Digix pra gravar programas de TV, devolva ele. De qualquer forma, vamos aguardar seus testes com a TV AOC.

boa sorte!

Marcos, obrigado por toda a ajuda.

Minha idéia era usá-lo justamente no quarto para substituir meu player que já estava morrendo. e esta CCE fica no quarto.

Queria usá-lo para gravar programas de TV e para assitir DVD's (filmes)....

O duro é que perdi a nota. Darei um migué no Walmart dizendo que ganhei de Natal, vamos ver se cola

Só mais uma dúvida. Na troca, vc me recomenda trocar por outro igual ou por outro modelo?

Obrigado novamente!

Rodrigo

Offline oscarino.junior

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 26
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #108 Online: Dezembro 28, 2006, 12:22:37 pm »
Citar
Oscarino,

como foi feita a medição? Com multímetro em escala DC? Se foi assim, o SKY é o mais correto de todos pois tem a menor fuga DC pois não deve existir tensão contínua nos terminais. A medição do sinal de vídeo deve ser feita usando um sinal padrão(barras) e um osciloscópio para medir a Vpp, que deve ter um valor próximo a 1Vpp (pico a pico).

Mesmo assim, você não deveria estar com os problemas que está tendo. A entrada Svideo do Digix é ótima. Se não for muito trabalhoso, desconecte tudo, deixando só o decoder Sky, a TV e o Digix. Não descarto a possibilidade de o seu Digix estar com defeito ou ser imcompatível com o decoder Sky. Sobre a possibilidade de um aparelho ter danificado o outro, acho altamente improvável, pois todos que funcionavam antes continuam funcionando sem alteração.

Vou fazer uns testes aqui com meu Digix, a Sky e a saída de videocomponente pra ver se acontece aqui.
Marcos,

Obrigado pela resposta!

Usei multimetro digital em escala de 200 mV DC para medir a saída SKY e escala 2 V DC para medir o video cassete e o PS2.

Não tenho melhores recursos que esse! :-)

Eu gostaria de ver um esquema de circuito de saída video componente. Conhece algum disponível na Internet? Se tiver me passe o link.

Na minha baixíssima experiência em eletrônica de vídeo, fiquei achando inicialmente que estava tendo alguma forma de curto quando conecto o cabo de video composto da SKY. Mas como você disse que o sinal mais baixo está na faixa ideal tenho de pensar em outra coisa.

Somente conectei o decoder, o monitor e a SKY, o monitor fica apagado.

Ontem conectei a TV na saída do gravador com o receptor ligado e a imagem ficava distorcida e toda rosada. Parecendo que o sinal estava fraquíssimo. Vou testar novamente.

Quanto à compatibilidade achei estranho que gravei SKY várias vezes antes da alteração. Mas acredito que não é nada com a alteração, mas suspeito que no tempo que o receptor ficou ligado de madrugada, possa ter acontecido algum problema, no caso relativo a algum vício ou defeito iminente em alguns deles. No caso desconfio do receptor.

Mas não consigo entender como a TV funciona com o receptor ainda.
« Última modificação: Dezembro 28, 2006, 12:23:46 pm por oscarino.junior »

Offline Marcos_Ce

  • Colaborador Técnico
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 146
  • Aprovação: +10/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #109 Online: Dezembro 28, 2006, 01:20:38 pm »
Oscarino,

Citar
Mas como você disse que o sinal mais baixo está na faixa ideal tenho de pensar em outra coisa.

Não é que o sinal mais baixo está na faixa ideal. O nível da tensão contínua é que deve ser teoricamente zero. Já tensão alternada, que é o caso do sinal de vídeo, deve ter amplitude de 1Vpp, que é padrão para equipamentos domésticos.

Você deu uma pista importante: a imagem rosada e distorcida. Isso evidencia que você está tendo sinal nos conectores vermelho e azul da saída videocomponente, mas a saída verde, que é a que leva o sinal base (luminância e sincronismo) está sem nada. Desculpe a pergunta, mas você já trocou os cabos? Se você usar a saída de video composto funciona tudo normal?

Rodrigo,

Minha opinião é: se você vai gravar sinal da TV aberta, não fique com o Digix de jeito nenhum. A sintonia dele é tão ruim que pra mim nem existe. Dê uma olhada no tópico do Venturer e veja se ele lhe agrada mesmo sem display, Divx, USB, firewire, saída Svideo e videocomponente(!).  Como você quer gravar programas da TV e assistir DVD's, o Venturer é um ótima opção. Se você fizer os testes com o TV AOC diz pra gente em que resultou ok?

Abraço!

FORUM.RYAN.COM.BR

Digix 3000
« Responder #109 Online: Dezembro 28, 2006, 01:20:38 pm »