Autor Tópico: Tela da TV: 16:9, dá pra ser 16:10?  (Lida 17432 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Tela da TV: 16:9, dá pra ser 16:10?
« Online: Dezembro 16, 2008, 05:04:46 am »
Tenho um Philips DVP5990 ligado a um monitor LCD que não é 4:3 e nem 16:9. A resolução dele é 1920x1200, ou seja, 16:10.

Claro, estou usando o DVD player em 16:9, pois é a opção que tenho mais próxima do 16:10 do monitor.

Essa diferença é relativamente pequena, mas é suficiente para que meu cérebro perceba que as pessoas estão um pouco esticadas, com o formato da cabeça meio 'Homer Simpson'.

O DVP5990 é um cara inteligente, ele foi projetado para sempre exibir os vídeos na proporção certa, preenchendo o restante da tela com tarjas pretas. Em algum lugar ele pega a largura e a altura do vídeo que vai rodar e calcula como deve mostrar, de acordo com o que eu falo pra ele de como é a proporção largura:altura do meu display.

Existe uma forma de (editando o firmware) informar para ele que o formato do meu display é 16:10 e não 16:9? (eu gostaria que ele exibisse o vídeo na proporção certa, deixando tarjas pretas em cima e embaixo da imagem)

Pelo que eu imagino aqui, existe uma alta probabilidade de que se eu soubesse qual é o byte, seria só trocá-lo de 09 para 0A. Será que seria só isso mesmo?

Alguém aqui já pensou sobre isso?

Offline dcampos

  • Seeder
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Aprovação: +9/-0
    • Ver Perfil
Re: Tela da TV: 16:9, dá pra ser 16:10?
« Responder #1 Online: Dezembro 16, 2008, 05:21:19 pm »
Fala Rafa,

O problema é que a grande maioria dos monitores LCD Wide disponíveis no mercado são 16:10 mesmo, o meu é nessa proporção também.
Lembro que ligando o Proview ao meu monitor, a imagem em Wide (16:9) ficava cortada (pouca coisa), mas eu ligava o mesmo via VGA.

Esse seu monitor já tem entrada HDMI, ou você está usando um adaptador/cabo HDMI>DVI ?

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Tela da TV: 16:9, dá pra ser 16:10?
« Responder #1 Online: Dezembro 16, 2008, 05:21:19 pm »

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: Tela da TV: 16:9, dá pra ser 16:10?
« Responder #2 Online: Dezembro 16, 2008, 06:12:13 pm »
Estou usando um adaptador. O monitor tem entrada DVI-D.

O intuito deste tópico é descobrir se existe um jeito de editar o firmware para informar ao aparelho que o meu display tem outra proporção.

Offline jmaraujo

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 409
  • Aprovação: +41/-0
  • Saudações desde Rivera, Uruguay!!! ;)
    • Ver Perfil
    • Fórum DVP5100K
Re: Tela da TV: 16:9, dá pra ser 16:10?
« Responder #3 Online: Dezembro 16, 2008, 08:02:22 pm »
Pelo que eu imagino aqui, existe uma alta probabilidade de que se eu soubesse qual é o byte, seria só trocá-lo de 09 para 0A. Será que seria só isso mesmo?
Tenho 99,99% de certeza de que deve ser bem mais difícil do que isso... :(

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: Tela da TV: 16:9, dá pra ser 16:10?
« Responder #4 Online: Dezembro 16, 2008, 08:07:51 pm »
Tenho 99,99% de certeza de que deve ser bem mais difícil do que isso... :(
Iiiihhh...
Hahahaha!
Então vou me obrigar meu cérebro a se acostumar com a cara esticada das pessoas... :P

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: Tela da TV: 16:9, dá pra ser 16:10?
« Responder #5 Online: Dezembro 21, 2008, 07:51:52 am »
Eu achei que o meu cérebro iria se acostumar com essa desproporcionalidade, mas tem cenas que eu percebo muito isso e está realmente me incomodando.

Adquirir outro display está totalmente fora de alcance financeiro, para contornar isso eu teria que dar um jeito via software.

Fiz algumas imagens explicativas para explicar o problema a vb6rocod, o cara que está fazendo grandes mudanças no firmware do DVP5990 (meu player). Vou postar as imagens aqui:





E aqui uma imagem da tela do setup que me obriga a ter um display 4:3 ou 16:9 se eu quiser ter imagens proporcionais com o DVP5990:



Antes de ligar o monitor, eu estava até com esperanças de que ele tivesse uma função 16:9, e que ele mesmo colocasse as tarjas pretas acima e abaixo da área útil. Mas é claro que ele não tem essa função. A televisão da minha namorada tem uma coisa parecida com isso, ela é widescreen e permite que a gente assista a videos 4:3 na proporção correta, colocando tarjas pretas nos dois lados da imagem.

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: Tela da TV: 16:9, dá pra ser 16:10?
« Responder #6 Online: Dezembro 21, 2008, 08:16:27 pm »
Encontrei uma solução provisória.

(ao que tudo indica, será tão próvisória quanto a CPMF, mas fazer o que...)

Jmaraujo me sugeriu usar o MPEG4 Modifier para ajustar o aspect ratio do arquivo, sem precisar recomprimí-lo. Confesso que eu não sabia que este programa mexia com o aspect ratio, por isso nem tinha me passado pela cabeça tentar alguma coisa com ele.

Fiz alguns testes e DEU CERTO! :yahoo!:

O problema estava sendo, até agora, entender quais custom aspect ratios eu teria que usar para cada arquivo de vídeo, levando em conta seu aspect ratio original.

Eu fiz alguns cálculos aqui que me deram um resultado aparentemente ótimo, não distorcido. Vou até explicar o que eu fiz.

Eu pensei: o que está acontecendo é que o monitor está distorcendo a imagem, então preciso mandar ela distorcida no sentido oposto para que quando ele distorça, deixe ela na proporção correta.

A primeira coisa que fiz foi encontrar esse fator de distorção. Meu monitor é 16:10 e está recebendo uma imagem 16:9. Isso acontece sempre, isso é fixo.

Então:

(16/9) / (16/10) = 10/9

10/9 (1,111111). Esse é o fator de distorção aqui no meu caso (uma distorção de 11,1%). É como se o meu monitor dividisse o aspect ratio correto por 10/9, o que ocasiona a imagem distorcida, deixando o aspect ratio menor (1,77778 [16:9] fica 1,6 [16:10]), mais próximo a um quadrado.

Então o que eu preciso fazer é multiplicar o aspect ratio original pelo fator de distorção (10/9) para que quando o monitor o divida pelo mesmo fator, a imagem fique proporcional.

Se eu tenho um video de 640x360 pixels (16:9), faço assim:

(640/360) x (10/9) = 160/81

Este valor (160/81) é o valor que eu devo colocar no MPEG4 Modifier. Vai ser sempre ele quando o video original for exatamente 16:9.

No caso de um video 640x480 (4:3):

(640/480) x (10/9) = 40/27

Este valor (40/27) é o valor que sempre vou usar para vídeos 4:3.

No caso de vídeos com proporções meio bizarras, é só substituir o valor dos pixels no cálculo. Por exemplo, um vídeo 640x272 (aspect ratio 40:17):

(640/272) x (10/9) = 400/153

Simples, né?

Eu estou fazendo esses cálculos com muita facilidade pois a calculadora que tenho (Casio fx-82TL) me dá o resultado já em frações e não em números com vírgula. Para quem não tem uma calculadora assim, eu não sei como fazer esse cálculo. O problema seria converter um número com vírgula em fração.

Depois de descobrir a nova proporção, é só colocar no MPEG4 Modifier, no Custom do Display AR, como na imagem:



Eu nunca faria isso se tivesse que recomprimir o vídeo, ou se simplesmente demorasse. O MPEG4 Modifier é muito rápido. Ele levou 30 segundos pra abrir e 95 segundos para salvar um vídeo de 700MB aqui pra mim.

Obrigado a Jmarajuro pela dica! :)

Offline jmaraujo

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 409
  • Aprovação: +41/-0
  • Saudações desde Rivera, Uruguay!!! ;)
    • Ver Perfil
    • Fórum DVP5100K
Re: Tela da TV: 16:9, dá pra ser 16:10?
« Responder #7 Online: Dezembro 21, 2008, 08:34:08 pm »
Que bom que tenha funcionado, Rafa! ;D

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Tela da TV: 16:9, dá pra ser 16:10?
« Responder #8 Online: Dezembro 22, 2008, 01:33:02 am »
Fiz alguns testes e DEU CERTO!

Hummmmm... Se é algo que pode ser resolvido por "DISPLAY AR" então também é algo que o aparelho poderia fazer "on the fly", assim como no caso do Packed Bitstream.

Tenham em mente que embora a maioria dos DivX players tenha suporte a Custom Display AR, isso não é obrigatório e alguns aparelhos simplesmente ignoram (e nesse caso essa dica não surtiria efeito algum) como é o caso do Philips DVP642.

Assim como podem ignorar, os aparelhos poderiam usar outro valor. O problema é que isso certamente é feito no código ARM, que pouquíssimas pessoas entendem e menos ainda dominam.

Eu estou fazendo esses cálculos com muita facilidade pois a calculadora que tenho (Casio fx-82TL) me dá o resultado já em frações e não em números com vírgula. Para quem não tem uma calculadora assim, eu não sei como fazer esse cálculo. O problema seria converter um número com vírgula em fração.

Experimentou colocar 1.48:1 no lugar de 40:27? Eu não testei, mas imagino que funcione.
« Última modificação: Dezembro 26, 2008, 11:19:11 pm por Jefferson »
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: Tela da TV: 16:9, dá pra ser 16:10?
« Responder #9 Online: Dezembro 26, 2008, 04:19:54 pm »
Experimentou colocar 1.48:1 no lugar de 40:27? Eu não testei, mas imagino que funcione.

Experimentei. E não funcionou. O filme era 608x320, e tentei colocar 2.11:1 no lugar de 19:9, e o resultado foi estranho: o filme ficou uma faixa comprida de poucos pixels de altura. Repeti o processo pra ter certeza que tinha digitado certo, que tinha usado o ponto e não a vírgula, e o resultado foi o mesmo erro. Repeti o processo usando 19:9 e deu certo. Achei esquisito, deveria funcionar.

Encontrei uma calculadora de frações em javascript que pode fazer esse cálculo.

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Tela da TV: 16:9, dá pra ser 16:10?
« Responder #9 Online: Dezembro 26, 2008, 04:19:54 pm »