Autor Tópico: Alguém sabe como ativar ajustes de audio do Philips HTS6500/55?  (Lida 9148 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline THALES

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 4
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Alguém sabe como ativar ajustes de audio do Philips HTS6500/55?
« Online: Fevereiro 03, 2010, 12:11:07 pm »
Tenho um Philips HTS6500 ambissound e gostaria de ativar ajustes de audio.

Esse hometheater possui padrões de equalização pré-definidos (CONCERT, DRAMA, ACTION e SCI-FI). O que eu mais queria era ajustar a intensidade do subwoofer e dos canais surround, pois ambos são exagerados principalmente em dvds de shows. Em alguns DVDs o surround e o grave chega a ser mais intenso que a própria voz do cantor. Fica uma porcaria e aí o jeito é mudar de MULTICANAL para STEREO. Isso mesmo, você compra um hometheater para curtir em Dolby Digital, DTS e Dolby Pro Logic II e acaba tendo que usar o velho STEREO. Ah, e quando vc muda para STEREO o som fica super nítido mas o subwoofer fraquinho, kkkkk.

Na busca por informações cheguei a esse forum. Abri o HTS6500/55. Seu processador é o Mediatek MT1389FXE, mas não encontrei nenhum relato de edição do seu firmware.

Utilizando o IDA pra abrir o firmware que a PHILIPS disponibiliza em seu site, encontrei strings de ajustes de todos os canais de audio!
Como faço para habilitar essas funções? :dashhead1:
« Última modificação: Fevereiro 03, 2010, 12:15:48 pm por THALES »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Alguém sabe como ativar ajustes de audio do Philips HTS6500/55?
« Responder #1 Online: Fevereiro 04, 2010, 01:26:45 am »
Pode haver um menu oculto para Configuração dos Speakers (da mesma maneira que pode haver um menu oculto para selecionar a região do DVD por exemplo). O Ryan explicou no MT13x9 Log de Descobertas a estrutura e funcionamento dos Menus (incluindo o que descrevi acima).
Porém, penso que a possibilidade mais provável é que essas strings sejam apenas um "esqueleto morto", sem que existam as rotinas correspondentes que executem as funções. Isso acontece muitas vezes. Daí ficaria complicado...

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Alguém sabe como ativar ajustes de audio do Philips HTS6500/55?
« Responder #1 Online: Fevereiro 04, 2010, 01:26:45 am »

Offline THALES

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 4
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Alguém sabe como ativar ajustes de audio do Philips HTS6500/55?
« Responder #2 Online: Fevereiro 08, 2010, 05:43:54 pm »
Estou torcendo pela hipótese do menu oculto. Segue o link para o último firmware que a philips publicou para o HTS 6500. Vou tentar desvendar esse firmware, mas se alguém puder me dar umas dicas, fico grato.  :)

http://www.p4c.philips.com/cgi-bin/dcbint/cpindex.pl?scy=BR&slg=BRP&sct=HOME_THEATER_SU&cat=HOME_THEATRE_SYSTEMS_CA&session=20100208124034_200.194.231.126&grp=SOUND_AND_VISION_GR&ctn=HTS6500/55&mid=Link_Software&hlt=Link_Software

Offline THALES

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 4
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Alguém sabe como ativar ajustes de audio do Philips HTS6500/55?
« Responder #3 Online: Fevereiro 09, 2010, 07:50:09 pm »
Baixei o IDA e os scripts recomendados no forum, mas não aprendi a localizar os menus ativos. Aí como é que eu vou saber se o meu suporta mesmo essas funções que eu acho que foram ocultadas pela Philips?

Procurei então algum hometheater que utilizasse o mesmo MTK1389FXE. "In a box" não encontrei, mas DVD-players tem o Pioneer DV-600 e o Yamaha DVD-S559MK2. Consegui o firmware já modificado do Pioneer DV-600 que implementa ajustes de audio (Bass Boost, Super Bass e Treble Boost) e um equalizador além de outras melhorias e fiquei esperançoso em ter essas mesmas opções no meu HTS6500. :yahoo!:

Já que agora eu tenho acesso a dois firmwares do mesmo processador em mãos, como faço para localizar e implementar funções contidas no firmware do DV-600 no do HTS6500? A minha idéia inicial é enxertar o menu "Audio Settings" e torná-lo ativo.

Firmware Pioneer DV-600 - YGC8827A_V32_CP1252.zip
Firmware Philips HTS6500 - G63G6.zip
« Última modificação: Fevereiro 09, 2010, 08:55:58 pm por THALES »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Alguém sabe como ativar ajustes de audio do Philips HTS6500/55?
« Responder #4 Online: Fevereiro 09, 2010, 09:56:27 pm »
Existem 2 "tipos" de menus ocultos:
1- Não aparece determinado sub-menu em um menu; ou só aparece ao digitar uma senha (por exemplo: escolha da região do DVD).
2- Aparece determinado sub-menu, porém o mesmo não pode ser acessado (por exemplo, a opção fica cinza e não pode ser acessada), como ocorre nos LGs.
São situações semelhantes. Porém, mexer nisso é MUITO complicado. O rictad encontrou endereços de memória significativos (que guardam o número dos menus e sub-menus correntes, etc.) e rotinas que lidam com os menus no LG DV397H. Nessas rotinas, em determinados pontos, alguma opção do menu é "pulada". Tudo isso o rictad explicou aqui: http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=392.msg9176280#msg9176280
O problema é que não há uma "regra" ou "dica" para se encontrar esses endereços e rotinas que lidam com os menus. Pode-se começar tentando achar as rotinas do Menu de Região do DVD. A partir daí, identificar os endereços que guardam o número do menu corrente, e ir avançando assim...
Repito que deve-se ler também o que o Ryan explicou sobre Menus Mediatek na primeira página do MT13x9 Log de Descobertas.
Ler também o que o Ryan explicou sobre os Menus Ocultos: http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=179.msg9172145#msg9172145
« Última modificação: Fevereiro 09, 2010, 10:15:02 pm por zeurt »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Alguém sabe como ativar ajustes de audio do Philips HTS6500/55?
« Responder #5 Online: Fevereiro 09, 2010, 11:29:18 pm »
Tenho um Philips HTS6500 ambissound e gostaria de ativar ajustes de audio.

Esse hometheater possui padrões de equalização pré-definidos (CONCERT, DRAMA, ACTION e SCI-FI). O que eu mais queria era ajustar a intensidade do subwoofer e dos canais surround, pois ambos são exagerados principalmente em dvds de shows. Em alguns DVDs o surround e o grave chega a ser mais intenso que a própria voz do cantor. Fica uma porcaria e aí o jeito é mudar de MULTICANAL para STEREO. Isso mesmo, você compra um hometheater para curtir em Dolby Digital, DTS e Dolby Pro Logic II e acaba tendo que usar o velho STEREO. Ah, e quando vc muda para STEREO o som fica super nítido mas o subwoofer fraquinho, kkkkk.

Andei lendo o manual do HTS6500. Uma pergunta meio óbvia: mexer nas configurações das caixas ambisound (pressionando a tecla SOUND por alguns segundos) não melhora em nada os problemas que você descreveu? Você já tentou isso, não é?
« Última modificação: Fevereiro 09, 2010, 11:32:15 pm por zeurt »

Offline THALES

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 4
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Alguém sabe como ativar ajustes de audio do Philips HTS6500/55?
« Responder #6 Online: Fevereiro 10, 2010, 04:44:41 pm »
A pergunta é válida. Já mexi mas não adiantou.
Aquelas opções servem para ajustar o "palco sonoro" à posição do espectador com base na distância entre as caixas entre si e na distância entre as caixas e o ouvinte. Suponho altere o tempo de atraso entre os canais.

Cada caixa satélite (apenas duas) é composta por três alto-falates em ângulos divergentes entre si e com as duas juntas temos:
2 convergentes (canal central)
2 paralelos (canal direito e esquerdo)
2 divergentes (que em combinação com as reflexões do ambiente simulam o efeito surround).
A ilustração mostra +/- como funciona.

O problema (em parte solução) é que esse home theater força os canais surround, que fisicamente ficam à frente e distantes do ouvinte, para que se comportem como se estivessem próximos e atrás do ouvinte, com é convencional. Em filmes, os canais surround não trabalham de forma contínua e por isso não se percebe tanto o problema, mas em alguns shows se percebe o exagero, pois o surround encobre os demais canais. O som fica "abafado" e quanto mais você aumenta o volume pra escutar o cantor e a banda (geralmente canal central, direito e esquerdo), mais você ouve a platéia e/ou algum instrumento musical que fica enfatizado em relação aos demais.

Pra "simplificar" a vida do usuário, a PHILIPS criou apenas valores pré-definidos de equalização (CONCERT, DRAMA, ACTION e SCI-FI), que em nada interferem na intensidade dos canais. Solução para muitos casos: STEREO. Acho que a Pioneer percebeu esse problema e por isso diponibilizou a função Dialog (High,Medium,Low,Off), que determina a intensidade da informação principal em relação aos detalhes (surround). No firmware editado, inseriram até ajustes de treble e bass.
« Última modificação: Fevereiro 11, 2010, 12:01:45 am por THALES »

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Alguém sabe como ativar ajustes de audio do Philips HTS6500/55?
« Responder #6 Online: Fevereiro 10, 2010, 04:44:41 pm »