Autor Tópico: Digix 3000  (Lida 303257 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Marcos_Ce

  • Colaborador Técnico
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 146
  • Aprovação: +10/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #110 Online: Dezembro 28, 2006, 01:52:13 pm »
Oscarino,

Verifique, se puder, a bobina FB13 que fica ligada diretamente à saída verde do video componente do Digix. Desculpe o meu esqueminha, mas acho que dá pra entender:



Veja que existe um resistor de 100ohms ligado à terra que ajuda a proteger o chip LSI além de um transistor que não deu pra saber se é mesmo bipolar e se é NPN ou PNP. Na verdade parece ser um FET.

Meça a bobina e os componentes associados com o ohmímetro, comparando com os mesmos componentes das outras duas saídas. Como as três saídas usam os mesmos componentes, os valores medidos devem ser iguais. Sei que isso já é técnico demais e que o melhor seria trocar o gravador, mas fica a dica se você quiser tentar.

Qualquer coisa pode falar.

Boa sorte!

Offline rovoul

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 11
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #111 Online: Dezembro 28, 2006, 03:41:39 pm »
Citar
Rodrigo,

Minha opinião é: se você vai gravar sinal da TV aberta, não fique com o Digix de jeito nenhum. A sintonia dele é tão ruim que pra mim nem existe. Dê uma olhada no tópico do Venturer e veja se ele lhe agrada mesmo sem display, Divx, USB, firewire, saída Svideo e videocomponente(!). Como você quer gravar programas da TV e assistir DVD's, o Venturer é um ótima opção. Se você fizer os testes com o TV AOC diz pra gente em que resultou ok?

beleza, farei os testes na AOC.

o sintonizador dele nem me interessa muito, pois tenho TV a cabo ....

mas o que me preocupa é esta "sensibilidade" ...

ahh, e nao entnedi o que vc disse que o DVD sempre libera NTSC, independente de escolher no botao .....

FORUM.RYAN.COM.BR

Digix 3000
« Responder #111 Online: Dezembro 28, 2006, 03:41:39 pm »

Offline Marcos_Ce

  • Colaborador Técnico
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 146
  • Aprovação: +10/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #112 Online: Dezembro 28, 2006, 04:23:12 pm »
Rodrigo,

A saída de video do Digix é sempre NTSC, não importa a escolha do menu. Mesmo escolhendo PAL-M no menu de configuração, só sai NTSC.

Abraço e boa sorte!

Offline oscarino.junior

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 26
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #113 Online: Dezembro 28, 2006, 07:02:06 pm »
Citar
Oscarino,

Citar
Mas como você disse que o sinal mais baixo está na faixa ideal tenho de pensar em outra coisa.

Não é que o sinal mais baixo está na faixa ideal. O nível da tensão contínua é que deve ser teoricamente zero. Já tensão alternada, que é o caso do sinal de vídeo, deve ter amplitude de 1Vpp, que é padrão para equipamentos domésticos.

Você deu uma pista importante: a imagem rosada e distorcida. Isso evidencia que você está tendo sinal nos conectores vermelho e azul da saída videocomponente, mas a saída verde, que é a que leva o sinal base (luminância e sincronismo) está sem nada. Desculpe a pergunta, mas você já trocou os cabos? Se você usar a saída de video composto funciona tudo normal?

Rodrigo,

Minha opinião é: se você vai gravar sinal da TV aberta, não fique com o Digix de jeito nenhum. A sintonia dele é tão ruim que pra mim nem existe. Dê uma olhada no tópico do Venturer e veja se ele lhe agrada mesmo sem display, Divx, USB, firewire, saída Svideo e videocomponente(!).  Como você quer gravar programas da TV e assistir DVD's, o Venturer é um ótima opção. Se você fizer os testes com o TV AOC diz pra gente em que resultou ok?

Abraço!
Marcos,

Obrigado pela ajuda que está me dando.

Se não me engano, a imagem rosada e distorcida só acontece com o receptor conectado no gravador e usando a TV. O monitor LCD fica preto mesmo.

Se somente o gravador estiver conectado à TV a imagem fica legal!

Troquei os cabos de vídeo composto na entrada. Usei diferentes cabos para os testes.

Só o cabo video componente do monitor mantive o mesmo, pois o comprei há dois dias. Ele funciona normalmente se não conecto a SKY no gravador.

Vou testar a saida de video composto conforme sua sugestão, quem sabe funciona? Já seria uma pista adicional não é?

Quanto à gravação de TV Aberta, moro há 4 anos no mesmo bairro e desde o início a recepção de TV Aberta por antena interna e externa (a instalação do prédio é ruim) a gente não pega nada mesmo, só chuvisco. Investi então no receptor SKY e 2 antenas parabólicas. A Ku da SKY e uma Zirok banda C para canais abertos. Conecto tudo no receptor SKY com uma chave DSEQ.

Outro motivo é que uso conexão progressive scan na TV e no monitor e o Venturer só tem vídeo composto.

Assim o Digix é a melhor escolha que tenho no momento...

Comprei o DIGIX do meu irmão que quis comprar o Venturer por causa da TV Aberta.

Mas obrigado pela dica!

Então a falda do verde/sincronismo pode fazer com que a imagem não apareça no monitor? Se entendi direito... ele não tem como sincronizar o retraço das linhas?

Um abraço,
 

Offline oscarino.junior

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 26
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #114 Online: Dezembro 28, 2006, 07:11:13 pm »
Citar
Oscarino,

Verifique, se puder, a bobina FB13 que fica ligada diretamente à saída verde do video componente do Digix. Desculpe o meu esqueminha, mas acho que dá pra entender:



Veja que existe um resistor de 100ohms ligado à terra que ajuda a proteger o chip LSI além de um transistor que não deu pra saber se é mesmo bipolar e se é NPN ou PNP. Na verdade parece ser um FET.

Meça a bobina e os componentes associados com o ohmímetro, comparando com os mesmos componentes das outras duas saídas. Como as três saídas usam os mesmos componentes, os valores medidos devem ser iguais. Sei que isso já é técnico demais e que o melhor seria trocar o gravador, mas fica a dica se você quiser tentar.

Qualquer coisa pode falar.

Boa sorte!
O Esquema ficou ótimo.

Vou medir sim. Obrigado pela dica.

Se for possível diagnosticar que o problema é mesmo do gravador vou ver se consigo troca-lo no SAM's CLUB da minha cidade. Soldei o capacitor com bastante cuidado para que não apresente vestígios. Acho que ficou bom, conforme a imagem abaixo:



Se não trocarem terei de enviar para a assistência, e demorará mais.

Amanhã posto os valores que encontrei para vermos se há problema com o sinal do verde e sincronismo.

Muito obrigado,

Oscarino.

 

Offline mejnour

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 13
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #115 Online: Dezembro 28, 2006, 07:19:05 pm »
Boa tarde a todos,

Comprei meu Digix3000 por 198,00 no Hiper João Pessoa e devido ao Natal, só ontem, é que pude  fazer ums testes com ele. Pus um DVD com Divx para tocar e após uma hora de funcionamento normal ele perdeu as cores. Inversão de fase, verde no lugar de vermelho e cores piscando. Esta minha TVSony 34"  só tem o NTSC funcionando. Troquei de TV; e numa Sharp 29" ele apresentou cor normal em PAL-M. Desliguei, deixei esfriar e então ele voltou apresentou cores normais em NTSC e PAL-M na SHARP.
Conectei de volta na SONY e novamente as cores fora de fase. Corri na Loja e consegui troca-lo por outro. Até agora está funcionando OK. Estas foram as minha curtas e não muito felizes experiencias com DiGix3000  

Abraços,

Mejnour  :)  

Offline oscarino.junior

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 26
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #116 Online: Dezembro 29, 2006, 10:53:15 am »
Citar
Oscarino,

Verifique, se puder, a bobina FB13 que fica ligada diretamente à saída verde do video componente do Digix. Desculpe o meu esqueminha, mas acho que dá pra entender:



Veja que existe um resistor de 100ohms ligado à terra que ajuda a proteger o chip LSI além de um transistor que não deu pra saber se é mesmo bipolar e se é NPN ou PNP. Na verdade parece ser um FET.

Meça a bobina e os componentes associados com o ohmímetro, comparando com os mesmos componentes das outras duas saídas. Como as três saídas usam os mesmos componentes, os valores medidos devem ser iguais. Sei que isso já é técnico demais e que o melhor seria trocar o gravador, mas fica a dica se você quiser tentar.

Qualquer coisa pode falar.

Boa sorte!
Marcos,

Bom dia!

Ontem abri e medi os componentes do circuito que você me passou.

As medidas bateram com os componentes para todos os 3 conectores:

- Resistores: 100 e 150 ohms respectivamente
- Bobina: 7 ohms.

Ligado e mesmo sem ser uma medição correta, porque o sinal é alternado como você disse, usei a escala Vdc e achei os seguintes valores nos conectores com o aparelho ligado:

- Vermelho: 1,20 V
- Azul: 1,45 V
- Verde: 1,20 V

Ligando de novo no monitor agora ele perdeu o azul, só aparece verde e vermelho. Parece que piorou.

Acho que meu DIGIX está com falência múltipla de orgãos... Está chegando ao seu fim... he, he.

Queria saber qual é o chip LSI de que você falou (não estou conseguindo ler os nomes dos chips, acho que é a idade...)

Abaixo coloco as imagens do monitor e da TV para você ver:

Foto do Digix no monitor:


Close do monitor com a imagem verde e vermelha:


Na TV a imagem não aparece inicialmente, fica por quase um minuto apagada:


Depois de um tempo a imagem aparece sem cores, agora para completar, rola verticalmente:


Close da imagem da TV mais de perto:


Qual seria o seu diagnóstico?

Com o POST de nosso amigo Mejnour ontem à tarde, desconfio que meu caso seja o mesmo. Pois a saida de vídeo dele também deu problemas. :(

Vou gravar a retrospectiva da Globo hoje à noite (pelo menos as entradas funcionavam) e amanhã cedo vou ao Wall-Mart tentar a troca. Se não conseguir vou tentar a autorizada, se perder mesmo a garantia, levo para uma boa assistência.

AH, conectando o vídeo composto na TV aparece um sinal cheio de ruído, tal qual um canal de TV aberta mal sintonizado.

Muito obrigado por sua ajuda!

Oscarino.
« Última modificação: Dezembro 29, 2006, 05:17:16 pm por oscarino.junior »

Offline Marcos_Ce

  • Colaborador Técnico
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 146
  • Aprovação: +10/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #117 Online: Dezembro 29, 2006, 12:10:18 pm »
Olá Oscarino,

fico triste em saber que tem gente com problemas tão graves com o Digix porque eu gosto muito dele. E se aparecer aqui em Fortaleza por R$198 eu compro outro.

O chip LSI é o que está coberto por um dissipador preto. E como todo o processamento de video é feito por ele, inclusive a conversão digital-analógica, o seu realmente parece estar com defeito.

Como última tentativa, remova a bateria e deixe por meia hora sem ela. Só pra dar o bom RESET. Se ele não se aprumar, troca ele.

Espero que tudo se resolva.

Boa sorte!

Offline oscarino.junior

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 26
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #118 Online: Dezembro 29, 2006, 12:21:47 pm »
Citar
Olá Oscarino,

fico triste em saber que tem gente com problemas tão graves com o Digix porque eu gosto muito dele. E se aparecer aqui em Fortaleza por R$198 eu compro outro.

O chip LSI é o que está coberto por um dissipador preto. E como todo o processamento de video é feito por ele, inclusive a conversão digital-analógica, o seu realmente parece estar com defeito.

Como última tentativa, remova a bateria e deixe por meia hora sem ela. Só pra dar o bom RESET. Se ele não se aprumar, troca ele.

Espero que tudo se resolva.

Boa sorte!
Marcos,

Só mais uma coisa. Se eu perder a garantia, será que conseguem consertá-lo em uma boa assistência. Falo de peças disponíveis para troca. Este tipo de CHIP LSI por exemplo, é padrão e as assistências o conseguem?

Como você é técnico talvez possa me dar uma opinião!  :lol:

Obrigado,

Oscarino.

Offline Marcos_Ce

  • Colaborador Técnico
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 146
  • Aprovação: +10/-0
    • Ver Perfil
Digix 3000
« Responder #119 Online: Dezembro 29, 2006, 12:26:29 pm »
Oscarino,

nem pense em perder a garantia. Primeiro, segundo o Valter, a autorizada não conserta, troca por outro sem sequer abrir o seu. O chip LSI é praticamente insubstituível pela dificuldade de ressoldar manualmente um chip desses. Se fosse o caso de consertar o seu, seria trocanda a placa inteira. Mas não se preocupe, se a loja não trocar, a autorizada troca. Não esqueça do teste da bateria.

Boa sorte!
« Última modificação: Dezembro 30, 2006, 11:23:49 am por Marcos_Ce »

FORUM.RYAN.COM.BR

Digix 3000
« Responder #119 Online: Dezembro 29, 2006, 12:26:29 pm »