Autor Tópico: Os fóruns brasileiros estão perdidos?!  (Lida 8040 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Os fóruns brasileiros estão perdidos?!
« Online: Setembro 07, 2008, 06:27:02 pm »
Uma garota abriu um tópico sobre o access point WL-5460APv2 em um fórum brasileiro, acho que não convém dizer qual. Ela relatava algumas dificuldades de configuração com o rádio. Eu, proprietário de um rádio desses, me entendendo bem com o aparelho, e com o espírito de ajudar, respondi ao tópico falando algumas coisas. Acabei assinando o tópico pra receber novas mensagem por e-mail. Meses depois alguém responde ao tópico dizendo assim:

Citar
"aigos tou com um grande problema tentei trocar o firmwere do meu ovislink wl-5460 eu e agora ñ consigo mais entrar nele ja tentei com o ip 192.168.100.252 q antes eu configurava com ele a verçao q tentei istalar é da wappro q disse q o ip ia ser 192.168.2.1 mais nada amigo tem como reverter a situaçao?"

Eu fico p*** da cara com isso... Um cara precisa de ajuda com alguma coisa e não se esforça nem menos pra escrever decentemente ao tentar relatar o problema. Aí eu respondi assim:

Citar
"Por acaso você já ouviu falar em vírgula?"

Agora fui olhar o tópico e um moderador do fórum respondeu perguntando "O servidor DHCP do aparelho está funcionando?" (algo que especificamente nesta situação, por maior que fosse sua boa vontade, ajuda em nada, pois o aparelho vem com o servidor DHCP desligado e pelo jeito não tinha como acessar a configuração dele) e deletou, mas DELETOU a crítica que eu fiz ao cara.

Sinceramente, com essa postura de moderador, eu acho que a qualidade do fórum está fadada ao fracasso. Se eu, que poderia tentar ajudar o camarada que não escreve direito, não posso nem reclamar quando ele escreve um texto sem vírgulas (e eu tenho que ir lendo adivinhando onde as vírgulas estariam para decifrar a mensagem), é de dar dó. Assim não me dá vontade de ajudar a construir a qualidade daquele fórum.

É por essas (e outras) que eu gosto daqui.

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Os fóruns brasileiros estão perdidos?!
« Responder #1 Online: Setembro 07, 2008, 10:22:25 pm »
Por essa e por outras que cada vez menos participo de fóruns e afins. Recentemente critiquei em um fórum (aonde já fui moderador, inclusive) a postura das pessoas de falarem sem conhecimento de causa, emitir opiniões baseados em "achismos" e pré-conceitos, sem ao menos se inteirarem a respeito do tema, nem que seja de forma mínima, e levei esporro de um dos atuais moderadores, que por sinal falou uma bobagem de proporções homéricas (duas na verdade, uma ao se referir à um fato histórico e outra quando foi se justificar e me criticar).

Ou seja, além de termos que conviver com pessoas que não sabem usar a própria língua de forma coerente, ainda temos que lidar com pessoas que sabem lidar com a língua, mas não foram ensinadas a pensar e pesquisar.

A maioria das pessoas que participam deste fórum tem uma coisa em comum, gostam de aprender. Coisa rara hoje em dia, a grande maioria prefere a solução pronta. Espero que esse panorama não mude agora que o Jefferson abriu novamente as inscrições.

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Os fóruns brasileiros estão perdidos?!
« Responder #1 Online: Setembro 07, 2008, 10:22:25 pm »

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Os fóruns brasileiros estão perdidos?!
« Responder #2 Online: Setembro 08, 2008, 03:12:11 am »
Eu fico p*** da cara com isso... Um cara precisa de ajuda com alguma coisa e não se esforça nem menos pra escrever decentemente ao tentar relatar o problema.


Somos dois.

Sinceramente, com essa postura de moderador, eu acho que a qualidade do fórum está fadada ao fracasso. Se eu, que poderia tentar ajudar o camarada que não escreve direito, não posso nem reclamar quando ele escreve um texto sem vírgulas (e eu tenho que ir lendo adivinhando onde as vírgulas estariam para decifrar a mensagem), é de dar dó. Assim não me dá vontade de ajudar a construir a qualidade daquele fórum.

Quanto à moderação:

Eu já devo ter comentado aqui ou no blog que escolher moderadores é algo muito complicado. É preciso haver uma perfeita sintonia entre os objetivos do owner (o dono do fórum) e os moderadores, do contrário eles podem fazer coisas "inocentes" que deixariam o owner de cabelos em pé.

Para evitar que isso ocorra muitos engines de fórum possuem um "log de moderação" registrando todas as atividades relacionadas (apagar, editar, mover), mas ainda assim o owner precisa acompanhar tudo o que os moderadores dizem (isso não é logado), porque eles falam por ele.

Dito isso, por um lado o que um moderador (se há mais de um) faz nem sempre é política do fórum e pode ser mudado. Por outro lado, o owner é responsável pela atitude de seus moderadores e se deixa rolar, fica claro para mim que é política do fórum.

Seja lá qual for o caso, uma coisa é certa: procure outro fórum. Não adianta reclamar com o cara dentro da casa dele.

Quanto ao título do post: "Os fóruns brasileiros estão perdidos?!":

Complicado dizer. Hoje qualquer um pode ser owner de fórum, então eles se multiplicam como hamsters. Muita gente que abre um fórum tem o que chamo de "mentalidade de rede social" onde os tópicos do fórum são meramente um lugar para bate papo (Orkut) onde as pessoas discutem seus problemas instantâneos. O objetivo primário é "ser amigável, mesmo que seja inútil".

Um exemplo desse objetivo primário eu vi há um ano em um grande site de legendas. Se você criticasse uma legendagem por seus erros de português, má tradução ou seja lá o que fosse recebia críticas de outros usuários nos moldes de "fique grato por ter recebido de graça. Se não tem nada legal a dizer, cale a boca".

Parece óbvio até para adolescentes com alguma noção que esse comportamento leva a uma espiral de decadência que termina no cenário de "idiocracy". Pois se os "comentários" do trabalho só podem ter elogios, quem faz um trabalho realmente bom se sente insultado por estar no mesmo nível que o cara que faz uma legenda porca. E quem faz um trabalho realmente bom acaba pulando fora. Do ponto de vista de quem quer baixar as legendas esperando uma boa experiência, torna-se uma loteria.

Já a minha mentalidade, que é o que eu considero uma "mentalidade de fórum" (talvez por eu ser das antigas), é construir uma base de conhecimento. As pessoas ajudam-se umas às outras e o registro disso fica arquivado para ajudar silenciosamente outras pessoas no futuro. Para garantir a qualidade desse registro, o "ruído" precisa ser removido. Leechers são punidos. Seeders são (nem sempre imediatamente, admito) reconhecidos ou simplesmente deixados à vontade.

É por essas (e outras) que eu gosto daqui.
;D

« Última modificação: Setembro 08, 2008, 03:20:57 am por Jefferson »
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Os fóruns brasileiros estão perdidos?!
« Responder #3 Online: Setembro 08, 2008, 03:18:13 am »
Espero que esse panorama não mude agora que o Jefferson abriu novamente as inscrições.

Nunca. Enquanto eu tiver o poder de editar, deletar e expulsar  ;D

O único problema com as inscrições reabertas é vocês poderem esbarrar nos absurdos antes que eu os detecte. Mas eu vou continuar com a faxina.
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Os fóruns brasileiros estão perdidos?!
« Responder #4 Online: Setembro 08, 2008, 03:28:05 am »
...falarem sem conhecimento de causa, emitir opiniões baseados em "achismos" e pré-conceitos, sem ao menos se inteirarem a respeito do tema, nem que seja de forma mínima,

A propósito, eu também não tolero isso. É permitido especular, desde que você deixe claro que está especulando. Ver gente inteligente especulando é, mesmo que nada se confirme, esclarecedor.

Mas "achismo" disfarçado de "fato" é inaceitável.
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline VR5

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 56
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Os fóruns brasileiros estão perdidos?!
« Responder #5 Online: Setembro 08, 2008, 07:28:46 pm »
Recentemente critiquei em um fórum (aonde já fui moderador, inclusive) a postura das pessoas de falarem sem conhecimento de causa, emitir opiniões baseados em "achismos" e pré-conceitos, sem ao menos se inteirarem a respeito do tema, nem que seja de forma mínima, e levei esporro de um dos atuais moderadores, que por sinal falou uma bobagem de proporções homéricas (duas na verdade, uma ao se referir à um fato histórico e outra quando foi se justificar e me criticar).

eheheh... sei bem qual fórum é esse... pois eu já "tirei férias" dele (talvez permanentemente) por um membro de lá ter abertamente ma mandado "tomar no **" e nenhum, repito, nenhum administrador/moderador de lá ter feito uma punição para ele. O máximo que fizeram foi ter trancado o tópico...  :rtfm:

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: Os fóruns brasileiros estão perdidos?!
« Responder #6 Online: Setembro 11, 2008, 06:46:31 am »
Esse lugar (esse fórum) é legal pois posso reclamar desse tipo de coisa e tem gente que me entende e concorda comigo. Se eu mostrasse isso pra maioria das pessoas que convivo, elas me destruiriam dizendo que eu fui chato com o cara "só porque ele não usou vírgula". Hehehe.

Jefferson, eu já me peguei várias vezes filosofando a respeito dos legenders e sites de legendas. Existem campanhas para o pessoal comentar, e aí entra um grande problema: na prática é quase impossível que as pessoas assistam ao filme usando a legenda do site e depois voltem lá e lembrem exatamente qual é a legenda, só pra comentar e falar o que achou. Isso é tecnicamente dificultoso. Aí o que acontece é que o público acaba se mobilizando com essas campanhas e pedidos de comentários e acabam comentando assim que enxergam a legenda, antes mesmo de baixá-la (e usá-la), e muitas vezes acabam elogiando uma legenda que na verdade é ruim.

Eu costumava ficar quieto quando via erros em legendas. Baixava ela e logo abria no software Subtitle Workshop, um programinha bem legal pra mexer com legendas. Eu mandava ele fazer a verificação automática da legenda à procura de erros, e ele me dizia que havia encontrado 632 erros, incluindo muitas linhas de uns 88 caracteres e mais de 250 sobreposições (uma legenda está programada para entrar antes da anterior sair). Isso é um absurdo. São erros que o cara pode corrigir em uns 5 minutos com a ajuda deste software.

Nesses casos eu ficava quieto. Eu pensava "não vou destruir esse cara, afinal, ele fez a legenda, botou lá pra eu baixar de graça, tentou ajudar e tal...". Hoje eu não sou mais assim. Eu penso: "Se for pra fazer uma legenda, faz direito, ou pelo menos não faz uma coisa porca.". Se eu encontro erros grosseiros (como a frase "ela foi presa mais conseguiu fugir") eu páro o filme na hora, vou pra frente do computador, logo no site e destruo o cara que fez a legenda, dando ponto negativo e comentando que a legenda tem erros toscos de português. Isso quanto eu estou de bom humor. Quando estou de mau humor, começo a anotar todos os erros para o comentário ser totalmente destruidor. Pra quem é minimamente acostumado a ler coisas decentemente escritas, ler "ela foi presa mais conseguiu fugir" é como levar um soco no meio do cérebro. Agora, se a legenda é boa, obviamente que o comentário é super incentivador e recheado de elogios. Fazer legenda é algo que exige muito bom gosto, e eu admiro e reconheço isso.

O objetivo primário "ser amigável, mesmo que seja inútil" é realmente muito presente, principalmente na internet brasileira, e me incomoda.

A maioria das pessoas que participam deste fórum tem uma coisa em comum, gostam de aprender. Coisa rara hoje em dia, a grande maioria prefere a solução pronta.

Eu sinto a mesma coisa, Oxysucker!

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: Os fóruns brasileiros estão perdidos?!
« Responder #7 Online: Setembro 18, 2008, 05:31:00 pm »
Olha essa que recebi essa semana por e-mail:

Citar
Olá rafalibrenz,

Uma mensagem que você criou no seguinte tópico foi apagada:

-----
Título: Tenho problemas parecidos com um adaptador wireless USB Enco...
Tópico: AJUDA!!! Problemas com Wireless
Razão: abra um tópico pra você, esse tópico é de 5 meses atrás.
-----

Esta é uma mensagem automática, por favor, não responda.

Obs.: "abra um tópico pra você"

Eu nunca vou entender essa mentalidade. Se o tópico é antigo, não dá pra responder a uma dúvida que ficou eternamente no ar? Imagina só quantas pessoas acharam aquela página pelo Google e poderiam ter encontrado a solução, que talvez não tenha sido postada porque é proibido postar em tópicos antigos... isso não tem fundamento!
« Última modificação: Setembro 18, 2008, 05:36:35 pm por rafalibrenz »

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Os fóruns brasileiros estão perdidos?!
« Responder #8 Online: Setembro 18, 2008, 05:40:11 pm »
Pois é.

Várias vezes eu já fiz pesquisas no Google e os primeiros resultados eram de tópicos em fóruns que só tinham a mesma questão que eu estava fazendo, sem respostas.

Já é ruim uma página que não tem a solução alcançar um ranking elevado no Google. Imagine pensar que a solução não está lá porque o admin apagou!

« Última modificação: Setembro 18, 2008, 05:41:45 pm por Jefferson »
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Os fóruns brasileiros estão perdidos?!
« Responder #8 Online: Setembro 18, 2008, 05:40:11 pm »