Autor Tópico: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB  (Lida 786955 vezes)

0 Membros e 9 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline ari

  • Colaboradores
  • Tagarela
  • *
  • Mensagens: 216
  • Aprovação: +9/-0
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #420 Online: Julho 02, 2007, 09:14:05 pm »
Eu não tenho uma camêra DV e infelzmente não posso comprar uma por enquanto, para testar, por isso tenho uma dúvida sobre como o RJTech e outros que tem entrada DV trabalham como esse tipo de porta, como funciona? O RJTech faz um "download" do vídeo ou funciona de maneira similar às entradas de vídeo?

Richard,

Funciona como uma captura de video pela entrada de video composto, e funciona muito bem, com a camera e o RJtech se comunicando entre sí.

Quanto ao que o outro colega, comentou, sinto discordar, pois tudo é produzido e editado em MPEG2, não se caracterizando a dupla necessidade de conversão.

Entretanto, posso estar errado em algo, não descarto a hipótese, mas creio que não.

Assim o RJ + computador + camera foi a melhor opção que já encontrei para videos quase profissionais em DVD. ( não dá para comparar com as novelas da globo, mas é utilizável para muitas tv´s.)

Anteriormente fazia tudo no computador, e assim demorava muito mais perdendo a agilidade necessária.

« Última modificação: Julho 03, 2007, 08:50:42 am por Jefferson »

Offline Detonador

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #421 Online: Julho 03, 2007, 02:30:45 am »
Ari, bom, não quero nem pretendo causar discussão, mas formato MPEG2 não é utilizado profissionalmente para edição, de forma alguma.

O formato utilizado em larga escala é o AVI DV, é um arquivo que a cada hora consome 12Gb, em resolução de 720x480 @ 29,97i ...

Então como você mesmo sabe, 2 horas de mpeg2 consomem apenas 4,7gb...ou seja, mais ou menos 2,35Gb por hora. Isso é aproximadamente 5 vezes menor que o DV, para a mesma quantidade de tempo e mesma resolução.

Vamos pensar logicamente. Você perde informação ao passar da sua câmera para o DVD (MPEG2, seja na melhor qualidade), desta forma , tem uma qualidade de DVD (Claro que o termo qualidade de DVD é relativo, pois o que vemos em DVD é feito com iluminação controlada, editado em computador, etc etc). No final das contas, você já perdeu qualidade, mas pouco, já que foi uma cópia direta do DV.

Porém, você utilizando a cópia em MPEG2 feita pelo DVD, qualidade mais baixa, para editar, você não perde qualidade na edição, perde na hora de renderizar. Um programa que não perde, mas a edição dele é linear e sem efeito de transição é o VirtualDub + TMPEG, porém é algo simples, que segundo os usuários do RJTECH, pode ser feito no próprio aparelho, o que é algo bem amador e caseiro, porém um recurso muito bom para o preço do mesmo.

Qualquer outro programa de edição de video, profissional, você irá reencodar o video, ou seja, haverá nova perda de qualidade. Mesmo que na mesma qualidade. Porém nestes programas, você tem uma infinidade de possibilidades para criar e fazer transições profissionais.

Sobre comparar com novela da globo, não tem como comparar, são câmeras em que somente as lentes podem chegar a custar 1 milhão de reais, então está bem longe da nossa realidade, até porque algumas são gravadas em película.

Para ter uma idéia do que estou falando, se você pegar um video .FLV (Flash Video - arquivo de video utilizado no youtube) e reencodar ele para MPEG2, ele não melhorará de qualidade, você terá um arquivo maior e o video continuará ruim.

Infelizmente eu ainda não possuo uma camera MiniDV, isso ainda é uma meta para mim, tenho apenas uma Hi8, que possui uma qualidade superior ao SVHS e fica abaixo do DV, mas enfim, ao capturar, sempre capturo utilizando minha placa de captura no formato DV NTSC 29,97i...para não haver perda de qualidade grande já na captura. Aí eu edito e se for de preciso, faço MPEG2 e queimo um DVD.

Mas isso que faço é caseiro, para mim, trabalhos de faculdade, no máximo. Profissionalmente, o correto a se fazer, é trabalhar com DV (por isso mesmo eu tenho 500gb em RAID0 para caber horas e horas de DV), pois depois de pronto, eu deleto o arquivo original DV ou se ele tiver sido filmado em miniDV, guardo a fita como Segurança, qualquer problema, só capturar de novo, mas economizo espaço no PC.

Bom, parar de falar né, só quero ajudar a melhorar ainda mais e fazer você deixar a qualidade final não em 1.000 como você disse, e sim 20.000...

Espero que entenda como uma troca de experiências e não aula, nem nada, acho que fórum serve para isso, que é aprender com outras pessoas.

Abraços...

Mário

PS: Sim, sou o mariohlp que foi banido, Sr. Moderador, estou aprendendo a me policiar sobre o que escrevo, se tiver algum erro de português, dá um desconto! :P (PS: tem como liberar meu login? este é de um amigo, preciso devolver para ele)
« Última modificação: Julho 03, 2007, 02:54:58 am por Detonador »

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #421 Online: Julho 03, 2007, 02:30:45 am »

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #422 Online: Julho 03, 2007, 08:19:51 am »
Detonador/Mário,

Eu acho que você está interpretando de forma um tanto exagerada o que os outros estão chamando de "edição".

Eliminar comerciais e selecionar capítulos ainda é "edição" e, até onde sei, não é preciso fazer recompressão alguma para cortar e colar streams MPEG2. Sem recompressão não há perda de qualidade e portanto não faz a menor diferença se essa "edição" é feita em DV ou MPEG2.

Aliás, faz. Como MPEG2 ocupa muito menos espaço isso facilita bastante.

Eu vou reativar sua conta anterior.




Editado: Parece que você sabe disso.

« Última modificação: Julho 03, 2007, 08:48:45 am por Jefferson »
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline Mariohlp

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 34
  • Aprovação: +1/-6
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #423 Online: Julho 03, 2007, 02:38:20 pm »
Detonador/Mário,

Eu acho que você está interpretando de forma um tanto exagerada o que os outros estão chamando de "edição".

Eliminar comerciais e selecionar capítulos ainda é "edição" e, até onde sei, não é preciso fazer recompressão alguma para cortar e colar streams MPEG2. Sem recompressão não há perda de qualidade e portanto não faz a menor diferença se essa "edição" é feita em DV ou MPEG2.

Aliás, faz. Como MPEG2 ocupa muito menos espaço isso facilita bastante.

Eu vou reativar sua conta anterior.




Editado: Parece que você sabe disso.



  Em termos, está certo, mas há recompressão se você jogar no computador...somente por isso disse que há perda de qualidade. Não tem como fazer edição não linear sem haver recompressão. Edição linear (tirar comercial ou colocar outro video na seqüência) pode ser feita sem recompressão, no DVD player (segundo vocês).

  Isso é algo caseiro, que não visa a qualidade total, e sim a facilidade de copiar de uma câmera e já gravar em um DVD. Eu havia comentado sobre perda de qualidade quando nosso colega disse que passa de DV para MPEG2 para facilitar o carregamento no PC e depois editar, ou seja, ele recomprime sim, se utilizar de edição não linear (colocar transições, GC's, efeitos, etc etc).

  Ah, muito obrigado por me liberar Jefferson. Esperoq eu a gente aprenda bastante por aqui. Inclusive, meu RJTECH foi comprado com o nosso amigo Edelbas, paguei e ele ficou de me enviar hoje, talvez amanhã ou quinta terei novidades, aí testo as formas de compressão dele e faço comparativos (entre PC e o DVD).

Abraços...

Mário

Offline Masimon

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 10
  • Aprovação: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #424 Online: Julho 03, 2007, 09:03:31 pm »
Pessoal,

Não quero jogar lenha na fogueira na questão da edição, mas o caso aqui é ajudar o pessoal a tirar proveito máximo do aparelho, então segue minha opinião baseado na minha experiência pessoal (comprei o gravador mais para fazer par com uma filmadora minidv panasonic gs 320):

1 - A cópia de uma minidv via firewire para o RJTECH fica muito boa;

2 - Para fazer uma edição "simples" (com direito a transições, mosaico, legendas, efeitos 2D e alguns 3d, mas nada padrão Tv Globo ou StudioDv) - sugiro utilizarem o Womble, antigamente conhecido por Cube. Uma busca rápida na internet já cai no site, não sei se pode postar o link aqui. Ele não recomprime o MPEG2, só vai renderizar a transições, muito mais rápido que outros programas mais elaborados, e tem a possibilidade de fazer cortes, emendas, acrescentar voz, músicas etc, nesse caso ele também converte o áudio;

3 - Para o usuário doméstico, o Womble é muito rápido e dá conta do recado, sem precisar de um micro muito potente. Leva uns 15 minutos para fazer um dvd, na média, às vezes um pouco mais. Tentei o Studio 9, 10, outros programas, são muito demorados e travam muito, eu tinha que fazer o mesmo trabalho várias vezes por falhas dos programas, mesmo com 1 GB de RAM e espaço de sobra em HD, num P4 3.2 HT. O Womble também é muito mais estável e dificilmente trava. 

4 - Se o Womble não servir para o seu propósito, tente outros softwares, mas se prepare para um bom tempo de renderização. Um dvd no meu micro demorava mais de 4 horas e foram muitas as vezes que o material final teve erro ou não correspondeu ao esperado, diminuindo muito a qualidade final ou com falhas em transições, contabilizando muitos reinícios do computador. Como eu disse, experiência pessoal.

Agora, uma dúvida: o processador utilizado pelo RJTECH é considerado bom para essa finalidade (transferência via firewire)? Como se compara com a concorrência - Panasonic, Sony, Philips?

Espero ter ajudado.

Masimon

Offline ari

  • Colaboradores
  • Tagarela
  • *
  • Mensagens: 216
  • Aprovação: +9/-0
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #425 Online: Julho 03, 2007, 09:16:58 pm »
Tomo a liberdade de deixar o datasheet do 8602, que supostamente é utilizado no RJtech. Eu acho que é o 8652, mas como um colega tirou o dissipador e encontrou o 8602, dou a mão a palmatória.

A lista de peças descreve o domino 8603.

Será que alguem com certeza sabe qual é o chip utilizado?


Offline ari

  • Colaboradores
  • Tagarela
  • *
  • Mensagens: 216
  • Aprovação: +9/-0
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #426 Online: Julho 03, 2007, 09:22:51 pm »
Ah ! Só um comentário a mais:

O Domino 8602  é um Dual Core RISC !

Offline Masimon

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 10
  • Aprovação: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #427 Online: Julho 04, 2007, 12:54:48 am »
Valeu, Ari!

Masimon

Offline Renato2007

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 30
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #428 Online: Julho 04, 2007, 12:12:56 pm »
Tomo a liberdade de deixar o datasheet do 8602, que supostamente é utilizado no RJtech. Eu acho que é o 8652, mas como um colega tirou o dissipador e encontrou o 8602, dou a mão a palmatória.

A lista de peças descreve o domino 8603.

Será que alguem com certeza sabe qual é o chip utilizado?


Com a mais absoluta serteza ele possui o 8652.pois tirei o decipador e pude comprovar e tenho tambem o dr 175 lg que possui o 8602.mas bem anteriormente ja havia postado ate com fotos sobre o chip do rjtech.

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #429 Online: Julho 04, 2007, 12:18:19 pm »
Se a memória não falha, Domino 8602 e 8603 não suportam HDD.
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #429 Online: Julho 04, 2007, 12:18:19 pm »