Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Messages - jairovital

Pages: 1
1
Grande Zeurt!

Cara, preciso pedir desculpas pela demora em retornar o post. Essa última semana quase não tive tempo nem pra respirar.

Mas a última dica que você passou sobre o BDSup2Sub foi mesmo muito boa. Como sempre, suas dicas são o ouro desse fórum.

Eu já conhecia por alto o BDSup2Sub, mas achava que ele servia mais para vídeos de Blue-ray e formato M2TS. Você lembrou muito bem: ele manipula IDX, SUP e bitmaps. Grande sacada. Acho que vai dar para continuar minha saga por esse mundo das legendas.

Obrigado de novo! :clapping:
Jairo

2
Oi Zeurt

Cara, eu tentei de tudo, editei com IFOEdit e tudo o mais. Inclusive eu já conhecia o DVDSubEdit. Aquela página que você indicou faz parte até do Help dele e eu já tinha lido de cabo a rabo.

Nada.

Mas parece que eu descobri o mais sonso culpado do mundo. Sabe quem? Sabe quem, mesmo? O último elemento da fila, o Muxman. Pois é, meu amigo. Esse mesmo Muxman tem seu próprio jogo de paletas, em RGB e YUV (até com um controle de IRE (eu nem sabia desse IRE)) e não adianta o que a gente faça antes, ele vai respeitar a sua própria paleta. Fica na aba de próprio nome, "palettes". Editei lá e, voilá, vieram as cores que eu queria desde o começo. A combinação de cores que vinha do SubtitleCreator e Cia era solenemente ignorada/alterada por esse última paleta do Muxman, o sonso da história. :angel:

Mas, como diz as Organizações Tabajara, meus problemas não acabaram... Falta, agora como você mesmo diz, a última cereja do bolo. E olhe que essa é uma cereja muito da miúda: em algumas linhas de legenda aparece um pequeno traço abaixo das letras (Fig 4). Vi que você já abordou isso no seu tutorial e seria para se marcar a opção "Don't clip bitmaps" no painel "Render" do MaestroSBT. Fiz isso, mas aí o SubtitleCreator não reconhece mais a legenda gerada pelo Son2VobSubMod. Aparecem a numeração das legendas, mas ela mesma, não, conforme Fig 5.

Já que passamos pela prova das cores, talvez essa parte você conheça mais, o uso do MaestroSBT e o "artefato horizontal" que suja nossas legendas.

Jairo

3
Grande Zeurt!

Nossa, cara, eu não pensei que teria uma resposta tão rápida. Obrigado pela atenção.

Veja bem, gostei muito da sugestão e eu mesmo até já me aventurei pelo IFOEdit outros tempos. A solução seria essa mesma, fazer as legendas sem se preocupar com paleta e ajustar as cores no final. Muito bem. Só que eu usei a dica do PDF que você indicou e cheguei aos seguintes resultados:

Usando as cores
0 - 00 80 80 -> 0 128 128
1 - 55 80 80 -> 85 128 128
2 - AA 80 80 -> 170 128 128
3 - FF 80 80 -> 255 128 128
Eu chego às cores da Fig 1

Copiando as cores do DVD original (2ª dica), eu chego às cores da Fig 2. A Fig 3 é do DVD original.

Ou seja, ainda não cheguei ao amarelo na cor principal e preto para contorno. Existe algum lugar com uma tabela de cores e códigos hexa? (para usar no IFOEdit)?

Jairo

P.S.: Eu estava terminando este post quando vi que você já postou de novo. O problema é que no SubtitleCreator você pode abrir a paleta do DVD original no caso de ter uma legenda em texto (SRT). No meu caso não dá, porque eu tenho que importar o idx gerado pelo Son2VobSubMod. Aí a paleta obrigatoriamente vai ser a do SUP. Eu tentei alterar as cores no menu da paleta, mas lá só tem as cores do SUP. Mesmo quando eu abro a paleta pelo Open IFO, as cores nunca correspondem ao que eu quero ou quando correspondem, depois que passa pelo Muxman, muda tudo. Foi nisso que fiquei quebrando a cabeça o dia todo e ainda não cheguei a uma solução.


4
Olá Zeurt

Tenho passado muito tempo martelando em cima de um problema de legenda. Pesquisando nos fóruns, encontrei suas participações e fiz uso de algumas de suas dicas. Tenho observado que você parece ter experiência no uso de alguns programa de legenda. Porém tenho enfrentado muita dificuldade em fazer funcionar algo que passo a relatar abaixo:

A idéia é gerar um DVD aproveitando todos os menus e legendas de outro DVD já pronto, acrescentando apenas mais um stream de legenda. Já tenho todos os passos para isso. Primeiro eu uso o PCGDemux para extrair vídeo, áudio, subpics e cell times. Depois eu uso o SubtitleCreator para converter minha legenda nova (que irá entrar no novo DVD) de SRT para SUP. Feito isso, vou ao Muxman e junto tudo, o vídeo, o áudio, as subpics originais do DVD, a minha nova subpic (SUP) e os capítulos. Mas para aproveitar os menus, eu vou agora ao último passo, o VobBlanker, que junta tudo que que acabei de fazer aos menus do DVD original. Como o número de trilhas de legenda não é mais o mesmo que antes, preciso ainda do PGCEdit para acertar isso e fazer aparecer a nova legenda.

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas o SubtitleCreator não tem todos os recursos que eu sempre ponho nas legendas, como controle mais preciso do outline, alinhamento pela esquerda de todas as linhas com diálogos e outros "cosméticos". Para isso eu uso o MaestroSBT, que você abordou muito apropriadamente no tópico. O problema nasce justamente aqui. Para conseguir chegar em SUP, a entrada para o Muxman, eu tenho que ir das imagens BMPs do MaestroSBT até o SubtitleCreator que gera as SUPs. Pelo meio do caminho eu uso o tal Son2VobSubMod, também abordado por você no tópico já citado. O pesadelo são as paletas de cores. As cores que usamos em um programa não são as mesmas usadas por outro e alguém já disse nesses muitos fóruns por aí (http://www.trustfm.net/forum/viewtopic.php?f=6&t=1079&p=3957&hilit=son2vobsubmod#p3957) que uns usam o padrão RGB e outros, o padrão CRCBY. Não sei. O drama é que tenho martelado na base da tentativa e erro e não tenho chegado a um acordo em manter minha legenda em cor principal amarela e contorno preto, com fundo transparente. Nem precisava de antialias. Já tentei de tudo.

Já vi que você entende disso tudo e de mais um pouco. Gostaria, se possível, de uma dica, um esclarecimento ou uma opinião sobre o caso, pelo quê eu ficaria muito agradecido. :clapping:

É sempre bom ter mais alguém com quem trocar idéias sobre legendas.

Obrigado

Jairo

Pages: 1