Author Topic: DVD-RW prejudica a unidade óptica?  (Read 7940 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline thw_hook

• Novato
  • *
  • Aprovação: +0/-0
    • View Profile
DVD-RW prejudica a unidade óptica?
« on: June 26, 2007, 01:33:08 AM »
Tenho um Philips 5100 faz quase 1 ano. Desde que se tornou viável baixar filmes na internet (há cerca de 5 meses, quando instalei ADSL) todos os filmes que baixo em divx gravo/assisto primeiro em um DVD-RW para somente depois queimar definitivamente em um DVD-R. Levantei a questão que da título a este tópico pelo seguinte motivo:

Tenho um PlaySatation 2 (slim), quando se destrava um PS2, é possível ativar a leitura de mídia DVD-RW soldando um ponto extra na placa controladora, mas existe uma recomendação da MATRIX INFINITY (fabricante de ModChips para PS2) de que deve-se EVITR o uso de DVD-RW no videogame, limitando-o para tarefas como atualização do firmware, etc.

A teoria é que as mídias RW (seja DVD ou CD) tem uma reflexibilidade menor do que as mídias R. Por causa disso, o canhão (unidade óptica) tem maior dificuldade em ler a informação, o que causa o retry (tentativa de ler novamente uma informação). Isso faz com que o canhão seja usado muito mais do que o normal, o que acaba diminuindo a vida útil do conjunto ótico.

Não entendo muito bem dessa parte técnica, mas creio que a unidade óptica de um PS2 seja de certa forma semelhante a de um DVD Player, então se isso for verdade, estaria eu "estragando" meu DVD Player ao rodar tanto mídia DVD-RW?

EDIT: A unidade óptica do PS2 Slim é PVR-802W
« Last Edit: June 26, 2007, 01:52:32 AM by thw_hook »

Offline Marcos_Ce

• Colaborador Técnico
  • Tagarela
  • Aprovação: +10/-0
    • View Profile
Re: DVD-RW prejudica a unidade óptica?
« Reply #1 on: June 26, 2007, 05:42:34 PM »
THW,

realmente o DVD regravável reflete menos luz que os outros. Dessa forma, o leitor aumenta o nível de potência do laser para trabalhar com essa mídia. Eu tenho um gravador de CD de mesa Pioneer que veio com o manual de serviço. Nesse gravador, existem ajustes internos separados para CD, CD-R e CD-RW. Cada um desses ajustes controla a potência do laser para cada tipo de disco. Acredito que nos outros equipamentos também exista esse ajuste, embora automático. Voltando ao assunto, como o DVD regravável é o que exige maior potência do laser, ele deve causar o maior desgaste.

Abraço!

FORUM.RYAN.COM.BR

« Reply #1 on: June 26, 2007, 05:42:34 PM »

Offline Jefferson

• Zelador
  • Hero Member
    • View Profile
    • http://ryan.com.br
« Reply #2 on: June 27, 2007, 03:24:59 AM »
Mas se isso vai reduzir a vida útil de forma significativa, é outra estória.

Em um vídeo-game caríssimo eu posso ficar até receoso, mas em um DivX player de menos de R$200, na minha opinião ficar com receio de usar DVD-RW é bobagem.
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline thw_hook

• Novato
  • *
    • View Profile
« Reply #3 on: June 28, 2007, 12:06:37 AM »
Obrigado pela resposta Marcos_Ce.

Mas se isso vai reduzir a vida útil de forma significativa, é outra estória.

Em um vídeo-game caríssimo eu posso ficar até receoso, mas em um DivX player de menos de R$200, na minha opinião ficar com receio de usar DVD-RW é bobagem.

Jefferson, essa é a grande questão, será que reduz signitivamente a ponto de não valer a pena utilizar mídias RW?

No PS2 raramente utilizo mídias RW, apenas para atualizar o firmware e testar alguns jogos online, já no DVD Player uso DVD-RW direto. Gosto de assistir o filme antes, para conferir se aquela legenda/release realmente está boa, e só depois queima-lo em um DVD-R para e coloca-lo na "coleção".

Offline Marcos_Ce

• Colaborador Técnico
  • Tagarela
  • Aprovação: +10/-0
    • View Profile
« Reply #4 on: June 28, 2007, 09:57:48 AM »
Eu ia dizer isso na mensagem anterior e acabei esquecendo: não acho que o aumento do desgaste seja significativo. Eu praticamente só uso DVD+RW nos gravadores de mesa. O que deve ser evitado para aumentar a vida útil de uma unidade óptica é o calor. O excesso de calor além de fazer diminuir a emissão de laser ainda causa desalinhamento dos elementos ópticos da unidade.

FORUM.RYAN.COM.BR

« Reply #4 on: June 28, 2007, 09:57:48 AM »