Author Topic: Firmware byRyan para DVP5980K/55  (Read 130129 times)

0 Members and 10 Guests are viewing this topic.

Offline fausso

• Novato
  • *
  • Aprovação: +0/-0
    • View Profile
Re: Firmware byRyan para DVP5980K/55
« Reply #90 on: May 22, 2008, 07:32:07 PM »
Jefferson permita-me colocar aqui um comentário que fiz no HTforum.
Amigos gostaria de dizer que este aparelho o DVP 5980k/78 por ser USB 1,  não quer dizer que provoca estas pequenas tranqueiras que alguns colegas nossos aqui do forum alegam que vêm em seus aparelhos, pode ser bugs ou outra coisa. Vejam comprei  o meu no submarino a cerca de 15 dias atrás apliquei de imediato o firmware do Jefferson Ryan versão 0.3b, que o deixou com: legendas selecionáveis tamanho, cor, Go-To e uma porrada de coisas apenas deixando de funcionar a função OSD da Tecla Subtitle/Osd, que  perdeu a função osd, porém o problema comprovadamente está no firmware original da Philips Versão 0.43, o qual serviu como base para o Ryan aplicar as (grandes) melhorias. Voltando a falar nas tranqueirinhas, ontem assistí a um filme novo que dava essas famosas e irritantes paradinhas, parecendo movimentos de webcam, como vi vários colegas atribuindo as mesmas a deficiência do aparelho por utilizar USB 1, tasquei o filme diretamente para uma mídia DVD até então virgem, e eis que o filme ficou da mesma maneira, ou seja o dito cujo, o filme, tem o defeito e não a velocidade da Usb é insuficiente o que provocaria isso. Então fiz outros testes com outros filmes e até o presente não sentí nemhuma deficiência nesse sentido. No futuro deverei comprar um hd externo se houvesse esse problema não faria sentido gastar este dinheiro. Façam mais testes.
Obrigado.
Abraços. :)

Offline Jefferson

• Zelador
  • Hero Member
    • View Profile
    • http://ryan.com.br
« Reply #91 on: May 23, 2008, 12:47:55 PM »
Bem meu caro Ryan, levei meu contrôle remoto para teste na casa de minha mãe em seu Dvd Philips 624, conclusão: A tecla liga/ desliga não funciona,

Isso eu já esperava.

a tecla Subtitle/ Osd funciona apenas  Subtitle, ou seja apenas liga/ Desliga a legenda, como  no DVP 5980K/78.

Então o controle remoto do /78 é diferente do remoto do /55. Agora a coisa começa a fazer sentido.

No meu controle a tecla display/subtitle funciona com display em outros aparelhos Philips.

Como alguns aqui devem saber, o meu aparelho veio com as etiquetas de identificação arrancadas, então vamos precisar de duas coisas:

1) Alguém que tenha um DVP5980K/55, por favor abra a tampa do compartimento de pilhas e diga que MODEL: está escrito lá.

2) Segundo um usuário que entrou em contato por e-mail, o controle do /78 é o RC YKF172-008. Vocês usuários do /78 confirmam isso (olhem a tampa das pilhas)?
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

FORUM.RYAN.COM.BR

« Reply #91 on: May 23, 2008, 12:47:55 PM »

Offline fausso

• Novato
  • *
    • View Profile
« Reply #92 on: May 23, 2008, 06:44:25 PM »
Olá Jefferson, eu confirmo no meu 5980k/78, o número que está na Tampimha é: RC YKF172-008.
Abraços. :)

Offline silvinho

• Novato
  • *
  • Aprovação: +1/-0
    • View Profile
« Reply #93 on: May 24, 2008, 12:06:29 AM »
Olá a todos.

Eu sou o "usuário que entrou em contato por e-mail" que o Ryan mencionou anteriormente.

Mandei um e-mail para ele implorando pedindo para que fosse inscrito nesse fórum.  ;D

Vou expor aqui rapidamente o que escrevi ao Ryan no e-mail (quem não tiver paciência para ler pode se sentir à vontade para pular):

Eu tinha a dois anos um Gradiente D-680 (era o famoso "toda tudo" que acabei de vender hoje), que foi adquirido justamente pela capacidade de tocar arquivos DivX, coisa ainda rara entre os player existentes no Brasil na época.  Seu chip Zoran me foi muito útil, mas ultimamente ele já recusava alguns arquivos DivX (ou XviD), principalmente se usado a versão 6 do codec, e não havia o que fazer, já que não é possível atualizar seu firmware.

Não tenho o que reclamar dele, afinal assisti muita série. Mas já estava cansando dessa história de ficar gravando DVDs (regraváveis) toda vez que queria ver um episódio ou um filme.

Foi quando decidi por um novo player que tocasse DivX pela USB. E vi esse DVP5980K no Submarino. Procurei na net e achei esse fórum. O que li aqui me encorajou a comprá-lo.

Dia 20/05 ele finalmente chegou (foi comprado em 15/05). Fiz logo de cara vários testes e constatei algumas coisas:

1 - Não possuía a tecla GoTo, que eu usava muitíssimo no D-680, porque podia parar em qualquer parte de um filme, desligar o player e depois voltar e escolher assistir daquele ponto.
2 - A legenda do DVP5980K era muito similar à do D-680, mas a desse último não ficava "vazada" no fundo cinza, mostrando as cores do filme no fundo (que é o que ocorre com o DVP5980K). No D-680, a faixa cinza ficava mesmo entre a legenda branca e o filme, o que permitia assistir perfeitamente, sem qualquer problema. No DVP5980K as legendas começam também num ponto um pouco mais alto que no D-680.
3 - Ele é extremamente lento para iniciar. Demora uma eternidade só para aparecer o nome "Philips" no visor. O D-680 é praticamente instantâneo.
4 - O controle da Philips (como já comentado aqui seu fórum) é realmente um retrocesso. Só funciona se direcionado exatamente para o player. O do D-680 funciona apontando-se para qualquer direção.
5 - Não puxa a legenda automaticamente.
6 - Somente 8 letras nos nomes na USB é de desanimar!

Já sabia que os itens 1, 2 e 5 seriam sanados com a atualização usando o firmware do Ryan (v0.3.b). E foi o que eu fiz. Duas horas após a chegada do aparelho eu já estava com o firmware instalado e funcionando nele.

E, novamente como discutido aqui no fórum, meu controle (código RC YKF172-008) também perdeu a função Display (OSD) da tecla conjugada "SUBTITLE/DISPLAY", após a atualização. Em compensação a função GoTo supriu completamente minha necessidade.

Mas a falta da função display me incomoda bastante, pois não há como ver quanto falta do filme, principalmente se não verifiquei no computador antes quanto tempo tinha de duração (o que nunca faço mesmo :( ).

Offline silvinho

• Novato
  • *
    • View Profile
« Reply #94 on: May 24, 2008, 12:34:27 AM »
Agora minha humilde contribuição  ;D :

Com o tempo de espera para a chegada do Player, li muita coisa aqui no fórum, inclusive como criar meu próprio Frankenstein.

Uma coisa que me decepcionou no DVP5980K foi o Papel de Parede pobre. Sem nada, nem ao menos a logo da Philips. Logo uma empresa que preza tanto pelo design. O meu antigo Gradiente D-680 tinha um papel de parede muito bonito e bem feito.

Resolvi então fazer o meu próprio. Criei o design no Corel Draw, exportei as imagens para bmp e usei o MpegTool, que tem um tutorial do Ryan aqui no fórum, para transformá-las em mpg.

Não usei o bkgComposer do Ryan, porque baixei o firmware original do site da Philips e verifiquei que nele os papeis de parede eram em 720x576. Tentei incluir nessa resolução no bkgComposer, mas na hora de salvar o mesmo os colocava em 720x480.

Como minha TV ainda é uma 29" Toshiba CRT (nem tela plana a coitadinha é  :( ), notei que essa resolução parece ficar melhor nela. Portanto desenvolvi meus papeis de parede em 720x576.

O Ryan me avisou que a última versão do bkgComposer aceita 720x576 e talvez essa que usei não seja a última lançada, ou ele tenha esquecido de disponibilizá-la. Mas testei o bkgComposer, e é realmente muito superior ao MpegTool.

Aqui como ficaram meus papéis de parede:

E aqui para quem quiser baixar e usar: http://www.silvinho.com.br/Firmware_Ryan_Silvinho_Wallpaper.rar

Em tempo: Fundos by www.stadia.gr e www.letsrider.com.

Offline rafalibrenz

• Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Aprovação: +28/-0
    • View Profile
    • Blog
« Reply #95 on: May 25, 2008, 02:46:37 AM »
O Rafa me pediu permissão para liberar uma versão do meu último firmware com essa funcionalidade, que ele vem usando porque não precisa de HDMI. Vai sair qualquer dia desses (não pressionem o Rafa).

Está publicado. Abri um tópico pra ele.

1) Alguém que tenha um DVP5980K/55, por favor abra a tampa do compartimento de pilhas e diga que MODEL: está escrito lá.

RC-2024

Foto:

(lembrando que o meu DVP5980 é o K/55)

Offline fausso

• Novato
  • *
    • View Profile
« Reply #96 on: May 25, 2008, 09:50:25 AM »
Olá pessoal, não sei se ajudará, estou utilizando o contrôle remoto do dvd 3040K/78, Zoran, e todas as funções estão funcionando, tendo apenas um pequeno bug, é que quando aciono a tecla display ele muda para a segunda legenda, caso o disco tenha, e no 2º toque é que aciona o Osd. A tecla Mute aciona o USB, o chato é que não tem a tecla Open/Close, tendo que usar a tecla Stop. O nº dele é: RC YFK172-001.
Abraços.

Offline silvinho

• Novato
  • *
    • View Profile
« Reply #97 on: May 25, 2008, 12:43:31 PM »
Pelo que pude notar a diferença está entre o controle fabricado no Brasil (o meu é, tem até o selinho da Zona Franca) e os fabricados na China (como o que o Rafa postou).

A saída poderia ser extrair um firmware original de um DVP5980K/78 e talvez o Ryan conseguisse ver qual a diferença entre eles.

Tentei procurar o tal cabo para para extração no ML, mas os vendedores que encontrei nem responderam minhas perguntas :( .   

Tenho uma amiga que comprou logo depois de mim e ele está original. Pensei em "trocar" o meu com o dela para poder extrair o firmware original. Afinal ela quer muito que eu atualize seu DVP5980K/78 também.

O selo atrás do meu player também indica que foi fabricado na Zona Franca. E como o firmware do site da Philips indica que é inglês (apesar de funcionar no nosso controle) acho que o desses aparelhos vendidos por aqui foram adaptados especialmente para eles.

Offline Jefferson

• Zelador
  • Hero Member
    • View Profile
« Reply #98 on: May 26, 2008, 07:16:45 PM »
Eu estive trabalhando no problema do remoto nas últimas 48H e posso adiantar algumas coisas.

Como eu imaginava, consertar a caca da Philips é mais complicado do que parece. Eu consegui descobrir onde é feita a inversão que faz o mesmo botão funcionar como display/subtitle e já sou capaz de travar o botão com apenas uma das funções. Mas não consegui localizar onde é definido o código que é capturado para o chaveamento, por isso não sei onde mudar para que o remoto do /78 funcione com era antes do upgrade. Os detalhes técnicos serão publicados no Log de Descobertas.

Com o conhecimento que tenho agora, só é possível "contornar" o problema da seguinte forma:

1) Fazer com que o botão Display/Subtitle funcione apenas como botão subtitle
2) Definir outro botão do remoto para ser o botão Display. Os candidatos óbvios são os botões ZOOM, Vocal e Karaoke.

O meu candidato óbvio, como todo mundo que me conhece deve saber, é o botão Zoom. Que para mim não serve para nada já que considero o Zoom digital uma heresia  ;)

Mas estou estudando um modo de permitir que o usuário decida que botão vai sacrificar, pelos menus.

Offline Jefferson

• Zelador
  • Hero Member
    • View Profile
« Reply #99 on: May 26, 2008, 07:33:41 PM »

A saída poderia ser extrair um firmware original de um DVP5980K/78 e talvez o Ryan conseguisse ver qual a diferença entre eles.

Uma das diferenças eu já sei mais ou menos onde procurar. Falta uma, que deve ser um mísero byte entre os 360000 do código. E a experiência com o Proview DVP-858 mostrou que basta a Philips fazer uma pequena modificaçãozinha a mais para dificultar enormemente a localização da "diferença certa". Analisar o firmware original do /78 pode acabar sendo perda de tempo.

acho que o desses aparelhos vendidos por aqui foram adaptados especialmente para eles.

Sim. Eu não creio que o problema esteja na versão V43 do firmware, porque eu dei uma olhada rápida na V35 e ela é igual onde deveria ser diferente. Eu acho que a engenharia da Philips no Brasil pisou na bola ao escolher um remoto exclusivo que só é suportado pelo firmware de fábrica.

Mas só dá para ter certeza se algum proprietário de /78 instalar as versões anteriores do firmware e testar o comportamento do botão.

FORUM.RYAN.COM.BR

« Reply #99 on: May 26, 2008, 07:33:41 PM »