Ola, primeiro gostaria de agradecer pelos firmwares tanto do 5980 como do 5100, obrigado mesmo, mas em relação à tecla que vcs vocês querem sacrificar no controle do 5980/55, eu indico que voces sacrifiquem a tecla open/close, pois a tecla stop quando apertada por dois segundos ela tanto ejeta como fecha a gaveta do aparelho, isso tambem funcionava no 5100(ejetava a midia não a gaveta) lembram ? então na realidade não seria sacrificado tecla alguma.
Tambem percebi que todas funções do controle do 5100 funcionam perfeitamente no aparelho 5980/55, inclusive a tecla AB que acho que não tem no controle do 5980/55, pois tenho os dois aparelhos, talvez isso ajude em algo.
As diferenças que percebi foram que o controle do 5980 não liga/desliga o 5100, mas o controle do 5100 liga/desliga e faz tudo em ambos inclusive a ja mencionada tecla AB que uso de vez em quando, e tem tambem a tecla subtitle separada que ativa/desativa as legendas. Quem tiver os dois aparelhos pode perfeitamente usar o controle do 5100. Abraço a todos, e obrigado novamente ao Ryan e Rafa.