Texto publicado em 2006. Atualizado em 17/’03/2009.
Regras de criação do CD de upgrade |
- Tem que ser em um CD. Não pode ser com um DVD;
- Pode ser feito em um CD-RW;
- Pode ser um CD-RW multisessão e aberto. E o arquivo nem precisa estar na primeira sessão. Entretanto é recomendável que o CD-RW seja apagado antes;
- Pode ser gravado a 10X (embora seja mais seguro gravar a 4X);
- Não use gravação UDF (como a do Nero InCD), pois todos os aparelhos esperam ISO9660. Se quiser maximizar suas chances de sucesso use o Nero Express para gravar;
- O arquivo de firmware precisa ter um nome definido pelo fabricante (geralmente, MTK.BIN);
- Alguns aparelhos esperam que o CD tenha um label específico. Verifique as instruções específicas do aparelho;
- O arquivo de firmware precisa estar na raiz do CD;
- Podem haver outros arquivos na raiz;
- Neste ponto, isso deveria estar óbvio, mas considerando o número de pessoas que se enrola vou dar o aviso explícito: o firmware tem extensão .bin mas não é uma imagem de CD! Não é para usar a opção “gravar imagem” do programa de gravação! Grave como gravaria fotos e documentos!
ATENÇÃO: Se o procedimento de upgrade de qualquer dvd-player (isso vale em geral para qualquer tipo de aparelho) for interrompido, o aparelho ficará inutilizado. Um aparelho Mediatek MT13x9 pode ser ressuscitado com o cabo, mas se você não o tem, não se arrisque. Por isso não deixe o aparelho sozinho durante o breve intervalo de upgrade para que ninguém mexa nele e se a sua residência tem problemas com faltas de energia é aconselhável que você conecte o aparelho a um no-break durante o processo. Apague ou destrua o disco de upgrade após o processo para que nenhum desavisado o use.
Ao colocar o CD no loader, uma mensagem parecida com esta deverá aparecer na tela:
Você pode apertar EJECT para cancelar ou PLAY para iniciar o upgrade. A mensagem mudará ligeiramente:
E o disco será ejetado.
O processo a partir deste ponto leva entre 35 e 120 segundos (depende do tamanho do arquivo de upgade). Ao final, se tudo correr bem, o aparelho fará um auto RESET e estará pronto para funcionar. Em algumas circunstâncias, o aparelho pode travar logo após apagar a tela. Se isso acontecer, simplesmente desligue-o da tomada, aguarde alguns segundos e ligue-o novamente. Repita o procedimento de checagem da versão para confirmar o upgrade.
Não mexa no player enquanto a mensagem “atualizando” estiver aparecendo na tela!
Problemas com o arquivo de firmware A Mediatek possui um esquema de verificação de checksum que visa impedir você de instalar um arquivo de firmware que foi corrompido depois de sua criação. Isso inclui possíveis erros de leitura no CD usado para o upgrade.
Caso o arquivo de firmware esteja corrompido, aparecem as seguintes mensagens na tela, em seqüência:
SOMA VERIFICAÇÂO?!
(Ler isso é não é necessário. Você pode pular isto aqui)
Esta foi a forma capenga que a Philips encontrou para traduzir o termo “checksum”, que em literatura técnica nem costuma ser traduzido. Checksum é um método elementar de checagem de integridade de dados que consiste, na sua forma mais básica, em somar um a um o valor de todos os bytes do arquivo. Se você conhecer o checksum de um determinado arquivo é capaz de verificar, com razoável nível de precisão, se este arquivo está integro ou foi corrompido. Como o checksum é minúsculo (algo como o valor “327456”), no caso dos firmwares DVP5100 o mesmo é armazenado dentro do próprio arquivo, para que o upgrade não dependa de um outro arquivo que contém apenas o valor do checksum.
Nos PCs, o checksum está em desuso, sendo substituído pelo uso de “hashes”. Porém hashes são absurda e desnecessáriamente complicados para serem usados em sistemas como dvd players.
Esta página foi visualizada vezes desde desde 19/02/2009.
Leave a Reply