Vai para a Front Page do site

Para o índice do site

Gravação de CDs e DVDs

Simplificando o uso de CDs

Neste texto você vai aprender a:

  • Aproveitar aquele enorme espaço sobrando que muita gente tem no HD, para colocar muitos de seus CDs;
  • Por tabela, vai ver que é possível guardar no mínimo 6 CDs em um único DVD-R, como se você realmente estivesse com todos CDs.

Você tem que carregar vários CDs com você e gostaria de reduzir a quantidade? Substituir no mínimo seis CDs por um único DVD resolveria seu problema?

Você tem um HD de 40GB na sua máquina mas não está usando nem 10GB? Mas está sempre precisando rodar um programa que pede para colocar o CD dele?

Eu passo por isso porque tenho um notebook equipado com drive de DVD e 40GB de HD. Para mim, quanto menos CDs eu tiver que carregar melhor. E se eu puder deixar os originais em casa, melhor ainda, porque andando comigo os CDs estão sujeitos a todo tipo de abusos.

Você pode aproveitar o fato de que em um DVD-R cabem, na pior das hipóteses, seis CDs completos, cheios, de 700MB cada e ainda sobra um espacinho. Se seus CDs não estiverem lotados (e muitos CDs de programas comerciais não estão), você pode substituir ainda mais CDs por um DVD-R.

O procedimento, por alto, é o seguinte:

Crie uma imagem ISO de cada um de seus CDs. Você pode usar vários programas para fazer isso, mas eu prefiro o UltraISO. UltraISO é um programa comercial, mas você só precisa dele para criar as imagens. No dia-a-dia ele será dispensado.

Instale o seguinte programa na máquina onde você vai usar os CDs:

Daemon Tools 3.41 (freeware para uso não comercial) - Daemon Tools (DT) é um avançado (o melhor que conheço) simulador de CDs e DVDs. Ele é capaz de simular quase todos os esquemas de proteção contra cópia do mercado e você pode até usá-lo para simular CDs do Playstation One, a partir do ISO (para uso com o BLEEM e o VGS) entre outras coisas. Altamente recomendado!

Você vai usar o DT para montar os ISOs como se fossem CDs de verdade. DT te permite ter até quatro drives "virtuais" e inserir imagens ISO nesses drives como se estivesse inserindo CDs de verdade em um drive de verdade.

Coloque todos os ISOs que puder em um DVD-R. Você pode testar antes se o CD continua funcionando, antes de gravar o DVD-R, montando o ISO ainda no HD mesmo.

Use o DT para montar e desmontar ISOs à medida que forem necessários.

Problemas possíveis:

  • Alguns programas só funcionam se o CD estiver com a mesma letra de drive de onde foi instalado. Ou seja: talvez seja melhor instalar e usar um programa montando sempre o ISO na mesma unidade virtual do DT.
  • Alguns programas mais antigos, como o English Teacher, não funcionam corretamente se existir mais de um drive de CDROM na máquina. E usando esse truque com o DT você vai ter sempre no mínimo dois drives (um real e um virtual). Para esses programas, não tem jeito. Por sorte eles são raros.

Alguns programas que funcionam normalmente nesse esquema:

  • Show do Millhão 3 (1 CD. Seu ISO fica com míseros 37MB);
  • Show do Millhão 4 (1 CD. Seu ISO fica com míseros 33MB);
  • Super Interessante 2004 (8 CDs que cabem em um DVD-R e ainda sobra espaço para Show do Milhão 3 e 4);
  • English Plus (11 CDs - vão ser dois DVD-Rs, pois cabem "apenas" os nove primeiros ISOs em um DVD)

 

 

(copyright 1999 - Jefferson Ryan)
Como entrar em contato