#opinião
Olha… pode ser até um exemplo de "não vi e não gostei". Mas eu não consigo entender como eu poderia achar o Kinect, da Microsoft, melhor que ter um controle de verdade nas mãos.
http://en.wikipedia.org/wiki/Kinect
Um dos vídeos da MS mostra uma garota disputando uma corrida usando o Kinect. Dirige e passa marchas com as mãos soltas no ar… baaahhh. Eu prefiro um volante e câmbio com Force Feedback!!
Eu já testei ! Não é tão realista assim como parece. Os movimentos tem um certo "delay", e alguns não são reproduzidos.
Isso parece ter o mesmo público-alvo do Wii: "Videogame pra quem não gosta de videogame".
Como controle pode ser restrito, mas a tecnologia envolvida é interessante:
http://blog.vettalabs.com/2010/10/29/um-cientista-explica-o-microsoft-kinetic/
Acho que, no futuro, todas as televisões virão com um dispositivo parecido. Para mudar de canal, modificar o volume, pausar filmes, etc.
Carlos Campello, eu acho a idéia interessante.
Você poderia ter UMA "interface kinect". E esta precisaria ser configurada para todos os aparelhos "kinect aware" do rack. A coisa funcionaria mais ou menos como o HDMI CEC
http://en.wikipedia.org/wiki/HDMI#CEC
o que ví até agora sobre o kinect foi o que pessoal fez por fora.
quem achar interessante da uma olhada no youtube. tem muita coisa interessante lá!
Se você tiver um PC como media center, dá para usar partes das bibliotecas já feitas para o kinect que já estão em opensource e fazê-las simular os comandos. Só não sei até onde isto pode ser implementado sem o sobrinho cretino ficar se movendo no sofá para atrapalhar o filme (ou a final do campeonato pernambucano)…
"Só não sei até onde isto pode ser implementado sem o sobrinho cretino ficar se movendo no sofá para atrapalhar o filme (ou a final do campeonato pernambucano)…"
Pensei a mesma coisa, até porque tenho filhos pequenos e eles não teriam noção do que estariam fazendo com a televisão.
Num sistema controlado por voz podemos evitar isso fazendo com que o computador só reconheça comandos precedidos de uma palavra chave (além, claro, de poder ser travado para uma determinada voz). No Kinect existe um "gesto chave"?
Edit: Estou falando de Media Center. No Videogame tal coisa só atrapalharia então provavelmente não existe ainda. É preciso saber se o que é possível "ver" através do driver opensource permite a criação de um gesto chave.
Esperem pelo Windows 8 + Kinect… será o fim do mouse.
O "fim do mouse" vai custar US$149? Fico satisfeito com um Logitech ou Microsoft Basic de R$80.
Um kinect genérico deve surgir rapidinho e derrubar este preço. Não digo que será o fim do mouse, mas a microsoft poderia realmente investir nesta área, afinal, o discurso dela mudou 180° desde que começaram a usar o Kinect para qualquer coisa diferente de vídeo-game. Quem sabe não tenham notado o real potencial de integrá-lo ao windows (ou ao surface)?
Com certeza a Microsoft já está pensando nisso. O Windows 7 já tem uma nova experiência em usuabilidade com os monitores multitouch, com certeza o 8 virá com as funcionalidades do kinect integrado. Aliás, levando em consideração o que já foi feito (extensão para navegar no Chrome, desenhar em 3D com a própria mão, criar vídeos em 3D), e olha que foi lançado a pouco tempo, acredito que já deva sair ainda para o Windows 7 alguma coisa oficial da Microsoft.
Em relação ao preço, o valor de custo estimado do hardware é de U$56. Ainda deve baixar mais com o tempo.
e por que somente o fim do mouse? o teclado tambem pode acabar. nada que um teclado virtual não resolva! até mesmo uma projecção no ar ou visualizada na tela. alguem lembra do filme final fantasy???
Não rola. Essas coisas são legais nos filmes mas na prática são desconfortáveis. O touchpad parecia "o fim do mouse" quando a idéia surgiu mas, apesar de ter evoluído muito, ainda são poucas as pessoas que deixam de usar um mouse se puderem escolher.
Eu acredito que vai ser criado uma espécie de libras para o kinect e dispositivos correlatos. A lógica envolvendo o kinect é simples e, como Marcel Bueno pontuou, breve haverá vários dispositivos genéricos baseados no kinect.
Nunca acreditei muito neste negócio de "killer", seja mouse killer, iphone killer, ipad killer, e microsoft killer ;-).
Já tentaram reinventar o mouse várias vezes (como o Jefferson bem lembrou), seja com o touchpad, seja com o trackball (alguém ainda lembra disso), sejam os joysticks de notebooks, seja através de mouses 3d (http://tecnotrekos.blogtv.com.pt/2007/05/28/mouse-3d-mais-um-avanco-da-tecnologia – bela porcaria, diga-se de passagem) e curiosamente quem deu uma renovada nele foi justamente a microsoft com o mouse ótico.
Acho que o kinect pode pegar sim neste âmbito (controlar coisas, softwares, 3D), mas jamais substituir totalmente o mouse…
Claro que eu lembro do trackball. Sinto até falta! Taí um apontador estático que pode não ser melhor que o mouse mas certamente (na minha opinião) é melhor que o touchpad.
Não esqueça das vezes em que anunciaram o fim do HDD. E todas as vezes eu dou risada quando vejo seus supostos sucessores
Como substituto do controle remoto eu acho que a tecnologia do Kinect pode vingar porque:
1) O controle remoto tende a desaparecer. Com o Kinect o controle é você.
2) É um saco procurar o botão certo principalmente (mas não apenas) no escuro. Com o Kinect, uma conexão de rede entre os aparelhos e gestos universais para funções universais, o problema será apenas você lembrar dos gestos.
3) Você precisa do controle remoto poucas vezes por hora. A necessidade de fazer gestos não vai cansar seus braços.
4) Controles remotos não requerem precisão milimétrica.
Já no caso do mouse…
1) Se seu mouse costuma sumir, você tem um problema mais sério que o mouse
2) Nem dá para fazer uma comparação, pois o mouse não tem um número finito de funções.
3) Gesticular cansa. O que nos leva ao próximo problema:
4) Para o Kinect não nos cansar, ele precisaria ser capaz de perceber movimentos tão sutis da mão que um humano teria dificuldade para notar. Experimente mover o ponteiro do mouse entre uma letra e outra de um texto e perceba como o movimento da mão é discreto para fazer isso. E lembre-se de que o Kinect precisará filtrar movimentos involuntários de amplitude até maior.
Na minha opinião, o conceito por trás do Kinect poderá ser usado em certas funções de certas aplicações, podendo até se mostrar superior ao mouse nestas funções, mas jamais poderá substituir inteiramente o mouse.
Edit: Por exemplo, eu posso me imaginar usando o Kinect para "consumir" internet (penso logo no iPad e suas limitações). Mas não consigo me ver usando-o para "criar" internet.