Sempre que eu quero de uma forma rápida e simples definir que uma máquina não tenha acesso à internet eu defino para ela um IP fixo mas não coloco o gateway. Uma gambiarra que sempre funcionou muito bem desde o XP, até que mordeu meu traseiro agora no servidor que estou testando com o Windows 7.
O problema é que para o Windows lembrar o tipo que você escolheu para uma determinada rede (se “corporativa”, “doméstica” ou “pública”) ele se baseia justamente no endereço MAC do gateway. Sem IP, sem MAC. E assim ele chama a rede de “Rede não identificada” e automaticamente a considera pública. Isso faz muito sentido, mas me criou um problema porque eu instalei um FTP server nesse servidor e o acesso a ele foi bloqueado pelo firewall, mesmo de dentro de minha própria rede. O Windows nem me perguntou se eu queria dar acesso. Simplesmente não funcionava.
Como eu continuo não querendo dar a essa máquina acesso à internet, defini como gateway o endereço IP de outro dispositivo da minha rede que fica permanentemente ligado: o NVR. Automaticamente o Windows me perguntou o tipo da rede e isso pareceu resolver o problema.
Ótima dica, Jefferson, também sofro com esse problema do Win7, não é legal deixar como rede pública. só uma dúvida: se eu trabalhar com ip fixo, posso colocar como gateway o ip de algum pc da rede?
Acredito que sim. Por default nenhuma instalação do Windows funciona como gateway.