Usando autenticação em duas etapas (2FA) no WordPress

Meu site não tem SSL e enquanto não resolvo isso minhas credenciais de acesso a meus blogs são transmitidas de uma forma que pode ser facilmente interceptada por alguém em posição de fazer um ataque “man in the middle” como o provedor de acesso. Para tornar isso um problema menor eu ativei autenticação em duas etapas em todos os blogs usando o plugin Google Authenticator.

Minha primeiríssima pergunta ao tentar decidir se isso era uma boa idéia foi: como eu desativo isso se algo der errado e eu não puder mais fazer login no blog? Mas é muito simples, bastando entrar no meu site via FTP (esse é outro problema de segurança a tratar em outro dia) e apagar o diretório correspondente ao plugin.

Como o próprio nome do plugin escancara, ele é compatível com a app Google Authenticator, que eu já uso para acessar minha conta Google. Ao ativar o plugin aparece uma nova seção na página “seu perfil” da administração do blog, onde você pode gerar o “Segredo” que você então insere na app.

wordpress_plugin_2fa_profile_ryan.com.br

É tão simples que eu já deveria estar usando há muito tempo. Uma informação a mais vai ser pedida a cada login:

wordpress_plugin_2fa_login_ryan.com.br

Isso não resolve o problema de interceptação completamente, porque você continua vulnerável a um “sequestro de sessão” (é, segurança de dados é coisa de doido) já que os cookies que evitam que você tenha que redigitar sua senha a todo momento continuam sendo transmitidos sem criptografia e podem ser interceptados. Você pode minimizar isso também ao não marcar “lembrar-me” na tela de login e sempre fazendo logout ao terminar. Assim os cookies terão uma validade mais curta.

4 comentários
  • Jefferson - 6.557 Comentários

    Esqueci de comentar que usar 2FA não impede a senha de ser interceptada. Tudo incluindo o Google Authenticator Code continua podendo ser lido. Mas só é possível fazer login com isso se o atacante estiver online no mesmo intervalo de validade do código. E evidentemente você precisa usar uma senha que não tenha valor em nenhum outro lugar.

  • Marcel - 68 Comentários

    Jefferson, por que você não parte para uma solução de HTTPS com o Let’s Encrypt?
    Na dreamhost (US$ 10,00 / mês) isto já é embutido (sem custo) na plataforma de administração, e funciona que é uma maravilha… E o navegador não reclama!

    • Jefferson - 6.557 Comentários

      Dois problemas:

      1)A hostgator cobra 10 dólares para instalar certificados de terceiros
      2)A cada 90 dias você tem que renovar o certificado LetsEncrypt

      Na Hostgator então o custo de um certificado gratuito fica em 40 dólares anuais. O mesmo do pago.

      Vou checar os planos da Dreamhost

      • Marcel - 68 Comentários

        >> 2)A cada 90 dias você tem que renovar o certificado LetsEncrypt

        No caso da Dreamhost, isso é feito automático por script. É tão transparente que você não fica nem sabendo…

        PS: Não sou vendedor da Dreamhost. Só tenho coisas hospedadas por lá. Se quiser testar, forneço-lhe acesso

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »