O problema XY é um problema de comunicação com o qual todo mundo que trabalha com suporte vai inevitavelmente se deparar, se já não for uma ocorrência diária. Até mesmo pessoas muito inteligentes podem cair nessa armadilha e criar esse tipo de problema para outros resolverem, se não estiverem cientes do mecanismo.
Acontece assim: você precisa resolver um problema X e depois de pensar no assunto decide que Y é a solução. Mas não consegue fazer Y funcionar e quando decide pedir ajuda para alguém, pede para resolver Y, sem mencionar X. Muitas vezes a pessoa que vai ajudar estranha por que danado você quer resolver Y e pergunta, mas você por orgulho (acha que Y é a melhor solução e não quer que ninguém te diga o contrário), teimosia ou porque quer manter X em segredo, não explica.
Porém muitas e muitas vezes ocorre que Y não é a melhor solução para X ou pior ainda: não é solução para X de forma alguma. E quem tem mais experiência no assunto que você já sabe disso.
Então se você vai pedir ajuda para resolver um problema, sempre comece explicando qual foi o problema inicial “X”, se houver um, e qual a lógica que te levou a acreditar que “Y” era a solução. Isso sempre vai aumentar muito as chances de que o seu problema seja resolvido.
Reze pelo meu RS, meu amigo…
Esqueci que você era gaúcho.
Como você e sua família estão?
Minha cidade felizmente (apesar de ser na Grande Porto Alegre) está relativamente distante de qualquer rio importante. Na cidade só passa alguns riachos (aqui chamamos de “arroios”) que até transbordaram anos passado, mas depois de um serviço de limpeza, desobstrução e desassoreamento aguantaram, apesar de ter sido noites tensas para mim e minha esposa (moramos a duas quadras de um e ano passado chegou a entrar água aqui). Mas mais para o lado da capital e interior do estado os prejuízos são incalculáveis… na ordem de (creio) dezenas de bilhões de reais… tempos difíceis ainda estarão presentes por muito tempo, visto que não basta só reconstruir… aliás: não reconstruir da mesma maneira, mas repensar TUDO em termos de planejamento urbano, visto que esses fenômenos extremos devem ser ainda mais recorrentes… para quem não acreditava no aquecimento global eis as provas derradeiras…
Se fosse em outro lugar do país eu pensaria bem diferente, mas o RS (e SC) eu sempre vi como outro país, com um povo com outra mentalidade. Eu acredito que o estado vai sair disso melhor do que era antes. Pelo menos muito melhor do que praticamente qualquer outro estado de outras regiões do país. Outros cenários de tragédia mostraram o excesso de psicopatas que os eleitores de outras regiões do país colocaram no poder e sofrem por isso.
Não é igual mas guarda uma certa semelhança com o que eu digo aqui na oficina, sempre que você recebe um equipamento pra conserto que já passou na mão de outro técnico e não resolveu ou o próprio dono tentou o conserto, primeiro você acaba por ter que resolver/retirar os defeitos que foram colocados pra depois resolver o reclamado.
E quando o cliente ainda diz que “do nada” ficou assim? Sem querer confessar o quanto foi mexido? Dá uma raiva…