Vai para a Front Page do site

Para o índice do site

Esclarecimentos

Foto, sem retoques ou arrumação prévia, de parte (você não viu nada!) da minha antiga estação de trabalho, em casa. O cara sentado sou eu :)

 

A ajuda que posso dar a você já está neste site, no meu blog e no meu fórum!

Por favor, note que este site é um trabalho voluntário, de utilidade pública e sem fins lucrativos, no ar há pelo menos oito anos. A propaganda que você vê agora em meu site (implantada em outubro de 2006) rende apenas o suficiente para pagar a hospedagem e meu acesso à Internet e só está lá porque no momento (desde julho de 2006) estou sem emprego fixo e não quero ser obrigado a fechar o site.

Sinto muito, mas tenho muito pouco tempo para responder e-mails. Se você realmente deseja entrar em contato, continue lendo e saberá como. Eu leio todas as mensagens que recebo (a não ser que eu confunda sua mensagem com um SPAM e isso só ocorre se você não souber escolher o "assunto" do e-mail), mas não dou absolutamente nenhuma garantia de que irei responder. Depois de ter ficado perdidamente apaixonado por uma mulher que não via diferença entre mim e um buraco na parede, decidi deixar de ser nerd (CDF) e que, quando não estou fazendo pesquisa para meu empregador, meus clientes, ou para satisfazer minha infinita curiosidade, sair com os amigos (de carne e osso) é muito mais importante do que ficar tentando resolver os problemas particulares de estranhos, que desaparecem imediatamente após terem suas dúvidas sanadas.

Se eu tivesse alguma inclinação para a política abriria os braços para você, "como o Cristo do cartão postal", oferecendo meu e-mail para que você perdesse seu tempo redigindo uma mensagem que eu sei que não terei tempo de responder. Isso é feito por muitas empresas e celebridades (eu diria que a maioria delas se vale desse expediente), mas não por mim. Não aceno para a multidão e nem dou beijo em criancinhas. O que você vê aqui é o que sou, sem fingimento.

Realmente lamento.

Porém... Se sua intenção é apontar um erro meu, ou acrescentar algo que pode ser útil, por favor faça isso. Você estará ajudando não apenas a mim, mas à coletividade, porque eu faço o que posso para tornar público o que eu sei.

Em algumas (raras) de minhas páginas eu aviso ao visitante que me pergunte ou que me peça certas coisas. Se você caiu aqui por isto, basta citar o texto em que lhe convidei a entrar em contato comigo, que se eu não confundir sua mensagem com um SPAM responderei.

Não sendo este o caso, considere como regra geral que sua mensagem será lida, mas não será respondida. Se o que você espera é transmitir sua mensagem, me escreva. Se você espera uma resposta, escreva para o CVV Samaritanos :)

Se você tem alguma pergunta a fazer sobre algo que eu publiquei em um fórum, faça a pergunta públicamente, no respectivo fórum. Mensagens privadas beneficiam apenas você e isso contraria o meu objetivo ao participar de fóruns.

Se sua questão é sobre DVD players, certifique-se de que leu com atenção meu FAQ. A maioria dos emails que recebo sobre o assunto não seria enviado se o remetente tivesse lido o FAQ!

Espero que você encontre a informação que está procurando.

Narcisista, eu? :)

Eu, minha irmã Jesi e Jane, na casa de Eve. Foto de 2003.

Se você acha um tanto presunçoso o fato de que meu nome aparece em destaque em quase todas as páginas e que a gota d-água foi ter registrado um site que também leva meu nome, saiba que eu quase concordo com você!

Hehehe... :)

Mas isso não é nada. No meu site pessoal tem muito mais fotos!

Ah... antes que eu esqueça: Eu sou hetero e gosto é de mulher!! :)

Aliás, não tenho nada contra quem não gosta. Sobra mais para mim e elas até acabam menos exigentes :D

Bom... recado dado. Voltando ao assunto:

O e-mail para contato (tenha em mente minhas restrições) é: tech@ junte.com ryan.com.br

Retire o " junte.com " antes do envio. O e-mail está escrito assim para enganar programas automáticos de coleta de e-mails na Internet. Não publique este e-mail em nenhum lugar da internet, incluindo listas de discussão, nem o passe para amigos. Se quer divulgar meu trabalho, divulgue o endereço de meu site (obrigado!) e nunca nenhum de meus e-mails. Todos devem obrigatoriamente ler esta página antes de entrar em contato!

Uma última coisa: Eu sou incentivador da "teoria da seleção natural" de Darwin, e faço um processo de seleção das pessoas que merecem atenção que se baseia no quanto elas demonstram ter dado atenção ao que eu escrevi (não, não apenas ao que está escrito nesta página). Isso é bem "natural", você não concorda? :)

Eu não espero que todo mundo entenda tudo o que eu escrevo, mas eu sempre espero que a pessoa dê claras demonstrações de que ao menos se esforçou.

Ahhh... Nas fotos, a bebida é sempre refrigerante ou suco! E os dedinhos são da minha irmã :)

Para o índice do site

 

 

A leitura obrigatória termina aqui. Você não precisa ler nada abaixo desta linha, mas para que você entenda de fato o que me leva a tomar certas atitudes, é preciso que você me conheça melhor. Infelizmente isso não é possível porque exigiria uma convivência diária, mas eu posso citar algumas coisas

----------------------------------------------------------------------

Meritocracia

Para mim tem mais valor o jovem solteiro que adormece na mesa com a cara em cima do livro, que o casado, pai de três, que usa isso como "escudo" para bancar o "coitado" e passa mais tempo jogando bola e tomando cerveja que estudando para melhorar sua condição.

 

Não sou Gerson, sou Jefferson!

A maior parte dos exemplos abaixo tem a ver com carros e trânsito, porque quando está "protegido" em um carro o indivíduo geralmente não consegue esconder seu egocentrismo.

  1. Eu prefiro deixar meu carro emporcalhado a jogar lixo pela janela;
  2. Eu não solto lixo na rua. Se a única lata de lixo estiver na outra calçada, eu atravesso a rua. Se não houver lata de lixo, eu espero encontrar uma. Se as chances de encontrar uma são pequenas, como após a entrada em um ônibus, coloco meu lixo em meus bolsos ou bolsa;
  3. Não fecho cruzamentos, a não ser por descuido. E me sinto mal quando isso ocorre;
  4. Não estaciono em fila dupla. Prefiro procurar outro lugar para estacionar;
  5. Não formo fila dupla para fazer conversão à esquerda. Se eu passar do ponto para pegar a fila, dou a volta no quarteirão ou pego a próxima entrada;
  6. Não ando devagar na faixa da esquerda, atrapalhando veículos mais velozes que eu;
  7. Não estaciono ocupando duas vagas;
  8. Não saio cortando pelo acostamento ou contra-mão os carros que já estão esperando há mais tempo que eu, a não ser que esteja em uma emergência qualificada (alguém pode morrer). Graças a Deus, só passei por esse tipo de situação uma vez;
  9. Jamais estacionei na frente de uma garagem e não ocupo a vaga de um estabelecimento comercial quando o estabelecimento para onde eu desejo ir é outro;
  10. Não pago propina a guarda de trânsito. Prefiro pagar a multa. Não é que eu tenha dinheiro sobrando para isso, mas não gosto de pensar que sou o responsável pela corrupção da polícia;
  11. Para mim, "público" não significa que eu também sou dono, mas que eu tenho um privilégio, compartilhado com os outros cidadãos, de usufruir daquele bem;
  12. Se esqueço de desligar a campainha de meu celular quando entro no cinema, fico envergonhado;
  13. Eu não testemunharia contra uma pessoa correta, mesmo um completo estranho, nem que fosse para ajudar a um amigo ou a alguém da minha família
  14. Eu tenho nojo de quem estaciona nas vagas preferenciais para deficientes, sem ser deficiente nem estar transportando um;
  15. Eu fico irritado com qualquer pessoa, seja estranho, da família ou amigo, que faz qualquer dessas coisas que considero reprováveis. E ainda mais irritado quando qualquer pessoa, seja da família ou amigo, me critica por me recusar a ser um "Gerson";

Não creio que eu vá consertar o mundo, mas tenho certeza de que sou um egocêntrico a menos;

 

A quem se destina o meu site

Eu escrevo para pessoas que gostam de resolver seus próprios problemas; para as pessoas que gostam de ler; para as pessoas que lendo um texto, ao se depararem com uma expressão que não entendem, buscam a resposta no Google ou no bom e velho dicionário. Meu site é destinado aos "bons entendedores", que só precisam ouvir um sussurro para pegar no ar a resposta que buscam.

A quem não se destina o meu site

O indivíduo que tem preguiça de ler; o indivíduo que recebe uma explicação e ao não conhecer um termo, prefere mandar um e-mail perguntando a consultar o Google; o indivíduo que em vez de consultar um nome na lista telefônica, liga para o serviço de lista da concessionária local. O indivíduo que prefere fazer uma pergunta a procurar a resposta sozinho em um texto. Eu considero uma imensa falta de respeito ao meu trabalho me perguntar algo que está escrito com todas as letras em meu site.

 

Não me importa se você é branco, negro ou amarelo; católico, evangélico, espírita, ateu ou muçulmano; homem, mulher ou travesti. O que me importa, e muito, é sua atitude. Não espere minha ajuda se agir como se seu tempo fosse mais importante que o meu. Para você pode ser, mas para mim definitivamente não é.

Você achou muito difícil o lance do "junte.com"? Não? Pois talvez você fique surpreso(a) ao saber que tem gente que tenta mandar e-mail para tech@junte.com ou para tech@"junte.com"ryan.com.br!

Eu acho honestamente que essas pessoas estão além da minha capacidade de ajudá-las, por isso costumo descartar os e-mails imediatamente, quando descubro para onde mandaram antes. Como eu posso ajudar alguém que se mostra incapaz de seguir instruções que a meu ver são absurdamente simples? Como poderei dar-lhes instruções aproveitáveis sobre qualquer outra coisa?

A propósito, eu poderia colocar o e-mail como uma imagem, como faço em outros pontos de meu site para outros endereços. Isso também funciona para proteger meu endereço. Mas decidi deixar desta forma mesmo, porque mostrou ser útil como um "filtro de inteligência" :)

Minha franqueza choca você? Por que então ainda está perdendo tempo comigo? A Internet tem milhões de outras páginas e a porta da rua é sempre serventia da casa :)

O mesmo ocorre com minha página pessoal. Eu deixo absolutamente claro que não devem usar o e-mail que está lá para fazer nenhuma pergunta técnica, mas mesmo assim eu recebo perguntas técnicas através do e-mail de lá. Vai tudo para minha pasta "não responder". Na prática, hoje, não faz nenhuma diferença, porque todas as minhas contas de e-mails estão sendo redirecionadas para uma só. Porém, as pessoas que não desejam realmente falar comigo e sim satisfazer um desejo pessoal precisam ler esta página antes (a maioria, desiste). Além disso, uma pessoa que não está disposta a satisfazer um pequeno pedido meu que se interpõe ao seu próprio desejo, francamente, não merece minha atenção.

Algumas pessoas me dizem que estão usando meu e-mail pessoal porque "não conseguiram encontrar" meu e-mail profissional. O que dizer disso? 90% das páginas de meu site tem um link para esta página, incluindo a página principal.

Indagadas a esse respeito, certas pessoas dizem que até clicaram nos links, mas como sempre caiam em uma página "com um cara sentado de costas" decidiram usar meu e-mail pessoal...

Mas... e daí? Todos os links dizem a mesma coisa: "como entrar em contato". Eles não dizem "eis aqui o meu e-mail". Se uma pessoa clica em um link chamado "como entrar em contato" e desiste porque abre uma página qualquer, sem se dar o trabalho de ler o que está escrito nela, está além da minha capacidade de ajudá-la, também.

Entenda: eu não estou afirmando que essas pessoas sejam necessáriamente "debilitadas". O que eu estou afirmando, sim, é que essas pessoas, no mínimo, não entendem minha língua. E se não entendem minha língua, não é uma perda de tempo responder seus e-mails?

Além disso, eu sou taxativo ao dizer que o meu e-mail pessoal não deve ser usado para outras finalidades. Ponto final. Papo encerrado. Eu acho que qualquer pessoa que não seja essencialmente egocêntrica pode concordar que quando você aborda um estranho na rua querendo algo, é esse estranho quem dita as regras de educação e não você. Desrespeitar meu pedido para não usar meu e-mail pessoal com outra finalidade é uma demonstração clara de egocentrismo, que eu não tolero.

Você pode até estar pensando agora: "HAHAHA! VOCÊ é o egocêntrico aqui! Não pára de falar de si mesmo o do que VOCÊ quer!"

Se você confunde a explicação de um processo de "seleção de amizades" com egocentrismo, não creio que tenhamos muito a dizer um para o outro. Além disso, no meu site, não vou perder meu tempo falando do que você quer.

Outras coisas que me incomodam:

  • Receber mensagens terminando com "aguardo resposta". Isso pode até ser modo de encerrar um e-mail que se manda para os empregados, mas não para um estranho que não lhe deve nada. e-mails presunçosos desse tipo (recebo muitos) são sumáriamente ignorados;
  • Gente que faz perguntas técnicas no meu Orkut (que propositalmente eu não divulgo);
  • Mensagens sem parágrafos - são difíceis de ler;
  • Receber mensagens com o assunto "Urgente!" - Se eu for dar importância às urgências de estranhos, que tempo sobrará para os meus amigos? Além disso, não gosto de gente ansiosa ;)
  • Mensagens telegráficas - Reserve a linguagem dos chats para os chats. Se eu tiver dificuldade para ler seu e-mail, vou passar para o próximo sem responder. Frases como "ae kra, blz?" são pavorosas e um péssimo jeito de convidar um estranho para um diálogo. Você me vê escrevendo assim no meu site? Não? Então não escreva assim nos seus e-mails para mim!
  • Mensagens pedindo o meu MSN ou meu telefone - É mole? Além de querer minha atenção, o indivíduo ainda quer que seja em "tempo real"?

(copyright 1999-2007 - Jefferson Ryan)