Housekeeping > OFF TOPIC

Controle Remoto para Lâmpadas

(1/2) > >>

Kabbalista:
Bem, sei que não é muito legal começar em um fórum com uma pergunta, mas juro que minha estadia por aqui não se resumirá a isso.

Eu estava procurando pela internet por um esquema eficiente para ligar uma lâmpada usando controle remoto. Eu até achei, mas nenhum esquema bem explicado. Gostaria de saber dos senhores sábios em eletrônica como posso fazer para usar um controle remoto (qualquer um) para ligar uma lâmpada. Eu pensei em usar um fototransistor para receber o sinal e empurrar o relé que está conectado a um flip-flop para salvar o estado e evitar que a lâmapada deslique quando o fototransistor parar de receber o sinal. Mas e então. nem funcionou. Idéias?

Jefferson:
Isso é mais complicado do que parece. Para começar, foto-transistores tem um alcance muito baixo (centímetros) na região do infra-vermelho.

Depois, vem a complicação de impedir que qualquer botão de qualquer controle remoto usado no recinto acione a lâmpada.

Kabbalista:

--- Citação de: Jefferson em Dezembro 20, 2009, 08:03:16 pm ---Isso é mais complicado do que parece. Para começar, foto-transistores tem um alcance muito baixo (centímetros) na região do infra-vermelho.

Depois, vem a complicação de impedir que qualquer botão de qualquer controle remoto usado no recinto acione a lâmpada.


--- Fim de citação ---

Eu toh estou ligado nisso tudo. A questão é que no ambiente só será usado um único controle remoto. Assim, tanto faz qual botão apertar, o importante é que eles liguem a lâmpada. E quanto ao alcance, eu pensei em algo perto dos 3 metros ou até um pouco menos. O ambiente é pequeno, por isso pensei no fototrasistor. Mas se eles não são muito eficientes para isso, alguma idéia?

wzografos:
se vç você se interessar por comprar já pronto um soquete de lampada com o seu devido controle remoto acho que vç você encontra já pronto nos sites de vendas de quinquilharias chinesas, no site da DX tem alguns desses trecos, eu mesmo quase comprei um , o que eu estava p/ para comprar custava uns 15 obamas com o frete incluido, mas tem outros sites de quinquilharias e são semelhantes ao da DX , na DX TINHA ESTE ITEM QUE AGORA ESTA INDISPONIVEL (http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.2512), mas deve ter outros.agora eu não estou achando o item que eu estava querendo comprar e que custava 15 obamas (dolares).

Jefferson:

--- Citação de: Kabbalista em Dezembro 20, 2009, 10:02:49 pm ---O ambiente é pequeno, por isso pensei no fototrasistor. Mas se eles não são muito eficientes para isso, alguma idéia?

--- Fim de citação ---

Você pode tentar com um CI receptor infravermelho do mesmo tipo usado em DVD players. Como ele decodifica o sinal e o entrega na saída na forma de pulsos, você só deve precisar amplificar e filtrar para acionar um relê. Mas eu nunca experimentei.

Sua melhor opção, se você tiver um cartão de crédito internacional (edit: vi no tópico do Eaget que você deve ter), é isto aqui:
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.12902

Funciona muito bem. Eu tenho quatro na casa há meses.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Responder

Ir para versão completa