Autor Tópico: Dicas pra quem tem gravador de mesa.  (Lida 7456 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Marcos_Ce

  • Colaborador Técnico
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 146
  • Aprovação: +10/-0
    • Ver Perfil
Dicas pra quem tem gravador de mesa.
« Online: Fevereiro 03, 2007, 02:58:52 pm »
Amigos,

estou reunindo nesse tópico, algumas experiências, problemas e soluções no uso de gravadores de mesa. Podíamos reunir aqui nossas dicas e experiências.

Primeiro, não sei se isso acontece com todos os gravadores, mas nos que testei, percebi que eles gravam ligando e desligando o laser óptico, gerando "espaços" sem gravação no disco, que faz com que gravações anteriores apareçam de vez em quando na gravação nova, principalmente se a gravação anterior foi feita em um outro gravador, isso com DVD's regraváveis obviamente. Por exemplo: se eu colocar um disco previamente gravado no LG, depois apagar e gravar no Digix, a gravação fica quadriculando, engasgando e mostrando pedaços da gravação anterior feita no LG. Isso acontece até mesmo ao passar as gravações pro computador. Mesmo no mesmo aparelho o problema aparece. A solução é frequentemente apagar completamente o disco no computador, não vale o apagamento rápido. Infelizmente os gravadores só trazem apagamento rápido.

Outro problema sério acontece durante a gravação de VHS. Quando você está gravando de uma fita que não foi gravada no mesmo vídeo que está reproduzindo, existe uma grande possibilidade de o tracking automático não ter ajustado o melhor ponto para a gravação. O tracking automático só mede o nível do sinal de FM obtido das cabeças e ajusta para o nível mais alto. O problema é que muitas vezes o maior nível de sinal de FM não é garantia de melhores pulsos de sincronismo por causa das diferenças de alinhamento mecânico entre diversos VCR's. Muitas vezes a imagem fica limpa mas treme, fica instável até mesmo faz o gravador perder frames e travar(DR-175 e Venturer). Experimente ajustar manualmente o tracking, você pode ter uma sensível melhora na estabilidade, sem perder qualidade de imagem da fita. Pra quem conhece: ajustar os postes faz milagres com aquela fica que você precisa passar de qualquer jeito, mas já quase desistiu porque o gravador fica travando. Se você tiver um osciloscópio melhor ainda. Só não esqueça de marcar a posição do ajuste original.

Se você sabe que em algum ponto, existe um amassado na fita, pare a gravação antes do início desse ponto e continue depois do ponto para evitar severos problemas de sincronismo depois do defeito. Às vezes o gravador se perde e não consegue mais acompanhar, perdendo sincronismo entre som e imagem. Em alguns casos o gravador até trava (o DR-175 trava mesmo).

Outra dica é evitar usar todo o espaço do disco. Não considere as duas horas de gravação de um DVD. Pense em 100 minutos. Os DVD's arranham muito no final do disco. Gravar até encher o disco tem me dado problemas, não importa o gravador. Principalmente gravado do timer.

TV muito alta, caixas de graves (subwoofers) ou demais caixas de som próximas ao gravador (tocando), podem fazer o gravador vibrar, causando pequenas falhas na gravação. Durante a gravação, o menor desvio da unidade ópica podem arruinar o processo. Mantenha o volume baixo se a caixa fica próxima ao gravador.

Essa dica é pros dias quentes: dê um tempo pro seu gravador. Não grave vários discos em seqûencia. E se não puser evitar, coloque um ventilador perto dele pra aliviar um pouco. As unidades ópticas são muito sensíveis à exposição prolongada ao calor e você pode acabar diminuindo o tempo de vida útil do loader. Não coloque nenhum equipamento em baixo ou em cima do gravador, mesmo desligado. Ele sozinho já aquece o suficiente, não precisa de ajuda extra.

Se você tem um disco problemático, jogue fora. Não submeta o mecanismo óptico (bobinas de tracking e focus) do seu gravador a esforço tentando salvar aquele DVD de R$4,00. Não vale a pena. O mesmo vale para as marcas que não se dão bem com seu gravador. Evite. Se já comprou, use no computador.

Se você tem um leitor de DVD de mesa, pra que usar o gravador pra ver filmes?

Abraços!

Offline AlissonCG

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 44
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Dicas pra quem tem gravador de mesa.
« Responder #1 Online: Fevereiro 03, 2007, 04:40:03 pm »
Ótimo post, Marcos! Foi bom lembrar da questão do calor. Hoje vou instalar um dissipador no chip do meu Venturer.

[Off-Topic ON]

Falando em ajustes finos do videocassete, gostaria de saber se você ou algum dos prezados conhece algum texto que fale sobre o ajuste dos postes. Tenho um video Sharp HIFI que não consegue mais ler o sinal hifi porque eu inadvertidamente mexi nos postes e não marquei o ajuste inicial...  :dashhead1:

Um texto assim me ajudaria também a tentar alinhar melhor meus ADATs. Tenho o manual de serviço deles mas a seção de alinhamento não fala muito do ajuste dos postes (e nem deveria, já que um manual de serviço é feito para ser utilizado por técnicos experientes... rsrsrs ;D)

[Off-Topic OFF]

Abraços,
Alisson

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Dicas pra quem tem gravador de mesa.
« Responder #1 Online: Fevereiro 03, 2007, 04:40:03 pm »

Offline Marcos_Ce

  • Colaborador Técnico
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 146
  • Aprovação: +10/-0
    • Ver Perfil
Re: Dicas pra quem tem gravador de mesa.
« Responder #2 Online: Fevereiro 03, 2007, 05:04:05 pm »
Alisson,

O chip no Venturer é obrigatório. Nos dois.

Vou abrir um tópico sobre videocassete. Pode ser muito útil pra quem quer gravar de VHS pra DVD.


Um abraço!

P.S.: Sou autorizado Alesis e tenho bastante experiência com Adats. Não ajuste os postes deles de maneira alguma. Principalmente os XT, XT20 e LX20.

Offline crc2006

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 3
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dicas pra quem tem gravador de mesa.
« Responder #3 Online: Fevereiro 20, 2007, 02:44:42 pm »
Marcos, você tem alguma dica sobre boas marcas de mídias DVD RW para o lG dr175b?
grato

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Dicas pra quem tem gravador de mesa.
« Responder #3 Online: Fevereiro 20, 2007, 02:44:42 pm »