Housekeeping > OFF TOPIC

Revivendo meu MSX!

(1/3) > >>

dcampos:
Pessoal,

Hoje, consegui realizar um antigo sonho, reviver o meu antigo HotBit MSX. (Para os que não viveram nos anos 80, sugiro ler este artigo antes)
Sempre tive vontade, na época (lá pelos idos de 1989), de colocar um Disk Drive no mesmo, mas naquele tempo um disk drive de 5 1/4 com interface era absurdamente caro para mim (ou melhor, para minha mãe) comprar. Ou seja, sempre fiquei com aquele desejo frustrado e carregando os jogos todos via fita cassete mesmo (putz...eram 5 minutos para carregar um jogo de 32kb e isso quando não dava erro em um dos blocos e tinha que recomeçar tudo outra vez!).
Neste último fim-de-semana consegui comprar, de um vendedor aqui perto de casa, um "pacotão" com um monitor monocromático 12" (fósforo verde!) da Gradiente, Datacorder (Leitor de cassete) também da gradiente, 2 Joysticks da Dynacom (padrão MSX) e o Disk Drive de 5 1/4 mais a interface de cartucho para conexão no MSX!  :yahoo!: Tudo isso por 60 pratas!  ;D

Mas como nem tudo são rosas, o drive veio com defeito.  :dashhead1: Isto não foi problema, pois descobri este magnífico site sobre MSX onde eles tem o esquema (além de muitas outras coisas) de como transformar um drive de 3 1/2 de PC para funcionar no MSX. Pronto, agora com o sonho realizado, estou curtindo demais este novo-velho brinquedo!  :laugh:

Vocês podem até se perguntar "putz...esse maluco não sabe que existem emuladores para PC que fazem tudo o que o melhor dos MSX (Turbo-R) faz?"
R.: Sim eu sei, mas sinceramente, não é a mesma coisa!  :clapping:

[]'s
Daniel

zeurt:
É verdade... Eu tinha um Expert (MSX da gradiente), e num certo momento o drive de 5 1/4 era um verdadeiro sonho de consumo! Uma grande revolução. Um passo adiante. Deixaríamos de ter que gravar e rodar tudo em fita cassete!
Ultimamente eu matei minha saudade usando os emuladores. Até ressucitei umas revistas sobre MSX (MSX micro) que tinha guardado. Às vezes dou uma olhada no Expert, que está lá na caixa, quebrado... O meu leitor de cassete era do HotBit (Sharp) e está lá guardado também. O monitor era a TV...

Jefferson:
Só para constar:

Nem pude sonhar com o drive. Na época, eu (minha família) não tinha dinheiro nem para comprar o MSX.

Eu consegui comprar apenas um TK90X, com o dinheiro da rescisão do meu primeiro emprego (fui estafeta-mirim dos 12 aos 14).

psr530fan:
Guardo muita tranqueira de computador com pena de jogar fora coisas que na época me custaram uma pequena fortuna. Nesta categoria, tenho 1 (talvez 2) Joysticks Gradiente e uma interface de disco Microsol (se bem me lembro, compativel com drive de 3 1/2 também) que posso doar. Quem quiser, se candidate e pague o frete.
Hoje quando quero matar as saudades do MSX rodo os programas via emulador BRmsx. Tenho uns jogos que são compilados e rodam direto numa janela DOS no PC. O resto do hardware eu vendí na febre do PC. Mas que era bom, era.
Abraços.

Jefferson:
Eu babava com o jogos do MSX. A capacidade de som e áudio era muito superior, com seus três processadores. O TK90X tinha jogos bons, como R-Type e Green Beret, mas os mesmíssimos jogos tinham condições de oferecer uma experiência muito melhor no MSX, porque o TK90X só conseguia sintetizar sons em onda quadrada e o sintetizador do MSX já era senoidal.

E um jogo feito para tirar todo o proveito do hardware do MSX então...



 

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Responder

Ir para versão completa