Housekeeping > OFF TOPIC

Os fóruns brasileiros estão perdidos?!

(1/2) > >>

rafalibrenz:
Uma garota abriu um tópico sobre o access point WL-5460APv2 em um fórum brasileiro, acho que não convém dizer qual. Ela relatava algumas dificuldades de configuração com o rádio. Eu, proprietário de um rádio desses, me entendendo bem com o aparelho, e com o espírito de ajudar, respondi ao tópico falando algumas coisas. Acabei assinando o tópico pra receber novas mensagem por e-mail. Meses depois alguém responde ao tópico dizendo assim:


--- Citar ---"aigos tou com um grande problema tentei trocar o firmwere do meu ovislink wl-5460 eu e agora ñ consigo mais entrar nele ja tentei com o ip 192.168.100.252 q antes eu configurava com ele a verçao q tentei istalar é da wappro q disse q o ip ia ser 192.168.2.1 mais nada amigo tem como reverter a situaçao?"
--- Fim de citação ---

Eu fico p*** da cara com isso... Um cara precisa de ajuda com alguma coisa e não se esforça nem menos pra escrever decentemente ao tentar relatar o problema. Aí eu respondi assim:


--- Citar ---"Por acaso você já ouviu falar em vírgula?"
--- Fim de citação ---

Agora fui olhar o tópico e um moderador do fórum respondeu perguntando "O servidor DHCP do aparelho está funcionando?" (algo que especificamente nesta situação, por maior que fosse sua boa vontade, ajuda em nada, pois o aparelho vem com o servidor DHCP desligado e pelo jeito não tinha como acessar a configuração dele) e deletou, mas DELETOU a crítica que eu fiz ao cara.

Sinceramente, com essa postura de moderador, eu acho que a qualidade do fórum está fadada ao fracasso. Se eu, que poderia tentar ajudar o camarada que não escreve direito, não posso nem reclamar quando ele escreve um texto sem vírgulas (e eu tenho que ir lendo adivinhando onde as vírgulas estariam para decifrar a mensagem), é de dar dó. Assim não me dá vontade de ajudar a construir a qualidade daquele fórum.

É por essas (e outras) que eu gosto daqui.

oxysucker:
Por essa e por outras que cada vez menos participo de fóruns e afins. Recentemente critiquei em um fórum (aonde já fui moderador, inclusive) a postura das pessoas de falarem sem conhecimento de causa, emitir opiniões baseados em "achismos" e pré-conceitos, sem ao menos se inteirarem a respeito do tema, nem que seja de forma mínima, e levei esporro de um dos atuais moderadores, que por sinal falou uma bobagem de proporções homéricas (duas na verdade, uma ao se referir à um fato histórico e outra quando foi se justificar e me criticar).

Ou seja, além de termos que conviver com pessoas que não sabem usar a própria língua de forma coerente, ainda temos que lidar com pessoas que sabem lidar com a língua, mas não foram ensinadas a pensar e pesquisar.

A maioria das pessoas que participam deste fórum tem uma coisa em comum, gostam de aprender. Coisa rara hoje em dia, a grande maioria prefere a solução pronta. Espero que esse panorama não mude agora que o Jefferson abriu novamente as inscrições.

Jefferson:

--- Citação de: rafalibrenz em Setembro 07, 2008, 06:27:02 pm ---Eu fico p*** da cara com isso... Um cara precisa de ajuda com alguma coisa e não se esforça nem menos pra escrever decentemente ao tentar relatar o problema.


--- Fim de citação ---

Somos dois.


--- Citação de: rafalibrenz em Setembro 07, 2008, 06:27:02 pm ---Sinceramente, com essa postura de moderador, eu acho que a qualidade do fórum está fadada ao fracasso. Se eu, que poderia tentar ajudar o camarada que não escreve direito, não posso nem reclamar quando ele escreve um texto sem vírgulas (e eu tenho que ir lendo adivinhando onde as vírgulas estariam para decifrar a mensagem), é de dar dó. Assim não me dá vontade de ajudar a construir a qualidade daquele fórum.

--- Fim de citação ---

Quanto à moderação:

Eu já devo ter comentado aqui ou no blog que escolher moderadores é algo muito complicado. É preciso haver uma perfeita sintonia entre os objetivos do owner (o dono do fórum) e os moderadores, do contrário eles podem fazer coisas "inocentes" que deixariam o owner de cabelos em pé.

Para evitar que isso ocorra muitos engines de fórum possuem um "log de moderação" registrando todas as atividades relacionadas (apagar, editar, mover), mas ainda assim o owner precisa acompanhar tudo o que os moderadores dizem (isso não é logado), porque eles falam por ele.

Dito isso, por um lado o que um moderador (se há mais de um) faz nem sempre é política do fórum e pode ser mudado. Por outro lado, o owner é responsável pela atitude de seus moderadores e se deixa rolar, fica claro para mim que é política do fórum.

Seja lá qual for o caso, uma coisa é certa: procure outro fórum. Não adianta reclamar com o cara dentro da casa dele.

Quanto ao título do post: "Os fóruns brasileiros estão perdidos?!":

Complicado dizer. Hoje qualquer um pode ser owner de fórum, então eles se multiplicam como hamsters. Muita gente que abre um fórum tem o que chamo de "mentalidade de rede social" onde os tópicos do fórum são meramente um lugar para bate papo (Orkut) onde as pessoas discutem seus problemas instantâneos. O objetivo primário é "ser amigável, mesmo que seja inútil".

Um exemplo desse objetivo primário eu vi há um ano em um grande site de legendas. Se você criticasse uma legendagem por seus erros de português, má tradução ou seja lá o que fosse recebia críticas de outros usuários nos moldes de "fique grato por ter recebido de graça. Se não tem nada legal a dizer, cale a boca".

Parece óbvio até para adolescentes com alguma noção que esse comportamento leva a uma espiral de decadência que termina no cenário de "idiocracy". Pois se os "comentários" do trabalho só podem ter elogios, quem faz um trabalho realmente bom se sente insultado por estar no mesmo nível que o cara que faz uma legenda porca. E quem faz um trabalho realmente bom acaba pulando fora. Do ponto de vista de quem quer baixar as legendas esperando uma boa experiência, torna-se uma loteria.

Já a minha mentalidade, que é o que eu considero uma "mentalidade de fórum" (talvez por eu ser das antigas), é construir uma base de conhecimento. As pessoas ajudam-se umas às outras e o registro disso fica arquivado para ajudar silenciosamente outras pessoas no futuro. Para garantir a qualidade desse registro, o "ruído" precisa ser removido. Leechers são punidos. Seeders são (nem sempre imediatamente, admito) reconhecidos ou simplesmente deixados à vontade.


--- Citação de: rafalibrenz em Setembro 07, 2008, 06:27:02 pm ---É por essas (e outras) que eu gosto daqui.

--- Fim de citação ---
;D

Jefferson:

--- Citação de: oxysucker em Setembro 07, 2008, 10:22:25 pm --- Espero que esse panorama não mude agora que o Jefferson abriu novamente as inscrições.

--- Fim de citação ---

Nunca. Enquanto eu tiver o poder de editar, deletar e expulsar  ;D

O único problema com as inscrições reabertas é vocês poderem esbarrar nos absurdos antes que eu os detecte. Mas eu vou continuar com a faxina.

Jefferson:

--- Citação de: oxysucker em Setembro 07, 2008, 10:22:25 pm --- ...falarem sem conhecimento de causa, emitir opiniões baseados em "achismos" e pré-conceitos, sem ao menos se inteirarem a respeito do tema, nem que seja de forma mínima,

--- Fim de citação ---

A propósito, eu também não tolero isso. É permitido especular, desde que você deixe claro que está especulando. Ver gente inteligente especulando é, mesmo que nada se confirme, esclarecedor.

Mas "achismo" disfarçado de "fato" é inaceitável.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Responder

Ir para versão completa