Video e Audio > Diversos

Upscale (ou upscaling) é um bom negócio?

(1/5) > >>

rafalibrenz:
Pesquisei um pouco sobre o assunto, mas infelizmente não consegui encontrar nada muito esclarecedor.

Até onde eu entendo, o upscale serve para deixar a imagem com "mais resolução" na saída de vído de um determinado aparelho. No meu caso, tenho um DVD player Philips DVP5980 que tem saída HDMI e faz upscale por ela. O vídeo que toco nele vai ter, geralmente, uma resolução como 640x480, e no máximo 720x576.

Vamos supor, hipoteticamente, que o DVP5980 não fizesse upscale pela HDMI. Eu ligaria ele na TV e a imagem sairia crua dele e iria pra TV.

Mas na verdade ele faz upscale. Então eu posso ligar ele na TV (Full HD) e setar o upscale em 1080p.

A imagem fica melhor?

Se o DVD não fizesse upscale, a TV faria?

Quando me perguntaram "Mas cara, de que adianta o teu DVD player ter saída HDMI se ele não roda vídeos de alta definição???" eu falei que realmente, ele não roda vídeos HD, mas a HDMI estava ali para fazer upscale. Aí eu me toquei que eu não sei direito o que é o tal do upscale, não soube explicar o que é, e muito menos argumentar a favor (ou contra, que fosse).

O que você faria diante da indagação anterior?

Jefferson:
O texto abaixo é de um post incompleto do meu blog:

Notas:

    * Neste texto, para evitar ambigüidades, eu vez de "TV" ou "monitor" vou usar "display". Quando eu falar em "TV" é TV mesmo.
    * Definição e qualidade são duas coisas distintas. Alta definição não implica em alta qualidade, nem baixa definição implica em baixa qualidade.


No caso dos LCDs, por exemplo, que tem resolução física inalterável, só existem três modos de exibir uma imagem de baixa definição (incluindo DVD) se o display for de alta definição:

   1. Upscaling/Upconverting;
   2. Colocar a imagem no centro da tela, com uma moldura preta ao redor;
   3. Intercalar linhas e colunas de imagem com linhas e colunas sem imagem;


Como as opções 2 e 3 são geralmente inaceitáveis, é necessário apelar para o upscaling/upconverting. De agora em diante vou falar apenas "upscaling", até mesmo porque por mais que tenha lido ainda não entendi qual a diferença (se é que existe uma).

A maioria das TVs de alta definição implementa algum tipo de upscaling próprio. Do contrário, quando você assistisse a qualquer coisa da TV aberta ou um DVD o aparelho apresentaria a imagem usando as opções 2 ou 3, que são evidentes mesmo a olho nu. O problema é que o upscaling feito pela própria TV não passa de interpolação. O mesmo tipo de trapaça usado no zoom digital de câmera digitais. A imagem preenche a tela, mas não convence. Em geral, fica pior do que assistir ao mesmo conteúdo com uma TV de baixa definição de boa qualidade.

Já quando o upscaling é feito na fonte (o DVD player) a coisa é um pouco diferente, segundo este artigo da en.Wikipedia:

    The DVD player has access to MPEG metadata for each frame of video (interlaced/progressive etc) which allow a better deinterlacer and chroma upsampler (these steps are part of the scaling process) than the TV which no longer receives this information.



Nota: "Metadados" (do inglês metadata) são "dados a respeito de dados". São informações incluídas junto aos dados para que eles possam ser melhor compreendidos. Um exemplo de metadados são as tags ID3 do formato MP3.

Editado 19/12/08: O artigo na wikipedia foi editado substancialmente e não faz mais nenhuma referência a metadados, mas agora afirma claramente que upscale não gera "alta definição":

However, remember under no circumstances will an upscaling/upconverting DVD player provide "high-definition content", since video information can only be retained or lost in each successive conversion step, but not created.

O aparelho de DVD tem acesso a mais informação, por isso o DVD player com upscaling costuma impressionar melhor um proprietário de display de alta resolução.

Em tese, continua sendo interpolação, embora baseada em mais informações. A imagem de um display de alta definição alimentado por um DVD player com upscaling não deveria ser superior à imagem de um display de definição normal alimentado pelo mesmo DVD player com o upscaling desligado, considerando que os dois displays tenham qualidade equivalente. Porém muitos proprietários da dupla display de alta definição e DVD com upscaling reportam uma qualidade de imagem superior. O que implica que o acesso que o aparelho de DVD tem aos metadados realmente proporciona um ganho na imagem.

Mas ainda assim, você está interpolando uma imagem de 480 linhas para 720 linhas ou 1080 linhas.

Mas o que acontece com as TVs que tem 768 linhas? A TV faz um segundo upscaling para preencher a tela? Certamente não é possível dizer ao DVD player, pelo menos não via YPbPr, qual é a resolução do display.



Como eu disse, está incompleto. Eu comecei a escrever em 12/2007 e parei por não encontrar todas as respostas de que precisava.

dcampos:
Somente complementando o que o Jefferson falou aí em cima, a qualidade desse upscale vai depender muito também do chipset que faz o desentrelaçamento (caraca, quase não saiu :-[).
Neste quesito, você verá alguns players no mercado que se destacam pela qualidade superior derivado desses chipsets mais avançados (como por exemplo o Faroudja). Os players considerados, por muitos, excelentes nessa matéria (e que alguns modelos também usam chipset Mediatek) são os conhecidos Oppos, da empresa norte-americana Oppo Digital.

[]'s
Daniel

rafalibrenz:
Jefferson,

Muito esclarecedor.

A enrolada que eu dei pra responder a pergunta foi algo bem próximo ao que você falou. Eu disse algo do tipo "mas se é pra fazer upscale da imagem, é melhor que o player faça, pois ele tem acesso à fonte da imagem (o arquivo mpeg)", que é algo até meio lógico na minha cabeça.

Que pena que o texto não foi publicado aquela época, Jefferson! Tá bem legal, e se tivesse sido publicado, muito mais pessoas saberiam do que se trata. Com certeza o mais esclarecedor que já encontrei.

Você lembra quais eram as respostas que você precisava e não encontrou?

Jefferson:

--- Citação de: rafalibrenz em Setembro 11, 2008, 06:16:59 am ---
Que pena que o texto não foi publicado aquela época, Jefferson! Tá bem legal, e se tivesse sido publicado, muito mais pessoas saberiam do que se trata. Com certeza o mais esclarecedor que já encontrei.

--- Fim de citação ---


Eu tenho dezenas de textos parados no rascunho pelo mesmo motivo. Não publico nada sem ter antes feito todas as checagens e testes.


--- Citação de: rafalibrenz em Setembro 11, 2008, 06:16:59 am ---Você lembra quais eram as respostas que você precisava e não encontrou?

--- Fim de citação ---

A única questão que me vem à mente é a do final do texto: DVD players com upscaling tem saída padronizada e lógica, mas a resolução dos displays é uma bagunça difícil de entender. Como é feita essa compatibilização? Se o sinal for 720p e o display tiver 768 linhas ele tenta fazer upscaling ou simplesmente coloca 24 linhas pretas acima e abaixo da imagem?, Se ele fizer o upscaling isso é realmente bom ou é só para satisfazer os tolos que exigem "tela cheia"?

Não sei.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Responder

Ir para versão completa