Autor Tópico: CONVERTER .SRT PARA .IDX/.SUB: Uma outra ótima maneira de melhorar as legendas  (Lida 39260 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
CONVERTER .SRT PARA .IDX/.SUB (VOBSUB): Uma outra ótima maneira de melhorar a exibição de legendas nos DivX players de mesa

Introdução:

Como se sabe, a maioria dos DivX players de mesa costumam apresentar deficiências  no que se refere a exibição de legendas externas. Entre tais deficiências destaco:
Impossibilidade de escolha do tipo, do tamanho, da cor, do contorno, e do background da fonte da legenda.
Limite máximo de linhas de legendas suportadas (exemplo: 2 linhas).
Quebra de linha inexistente ou deficiente (não inteligente, não balanceada).
Posição e Tipo de Alinhamento das legendas inadequados.
Ausência de suporte a tags, como <i>, impossibilitando assim  a exibição de legendas em itálico por exemplo.

Muitos desses problemas podem ser resolvidos, e existem 3 maneiras principais para conseguir isso:

1- Caso  o firmware seja Mediatek, o mesmo poderá ser modificado de modo a resolver quase todos esses problemas . É claro que alguns firmwares alternativos apresentam praticamente todas as modificações possíveis até o momento (vide Firmware do rictad para o LG DV397H, que por enquanto é o único firmware de DVD/DivX player no mundo com implementação de suporte a <i> tags), enquanto que outros apresentam várias melhorias, mas não todas as possíveis.

2- Embutir legendas externas (.SRT) nos arquivos AVI:
Para isso são usados programas como AviSub, Sub2DivX ou AVIAddXSubs (sendo que este último é o que vem sendo atualizado com mais frequência, é o que dá menos problemas, e o que conta com mais opções como: suporte a mais de 2 linhas de legendas, quebra de linha inteligente, suporte a <i> tags, entre outras).
Esse método dura aproximadamente 2 a 5 minutos (para embutir legendas em um arquivo AVI de 700Mb por exemplo) e pode resolver praticamente todas os problemas relacionados a legendas listados acima (principalmente quando se usa o AVIAddXSubs).

3- Converter legendas .SRT para .IDX/SUB:
Ao se criar legendas .idx/.sub a partir de legendas .srt, é possível configurar praticamente todas as opções possíveis referentes as legendas, se resolvendo dessa forma todas as deficiências listadas na introdução.
Essa possibilidade já existe há alguns anos, porém parece meio “esquecida”.
Existem 2 programas que fazem o processo completo de conversão: Txt2Vobsub e Subtitle Creator. Infelizmente, os 2 programas apresentam algumas deficiências significativas na minha avaliação:
O Txt2VobSub suporta no máximo 2 linhas de legenda, não faz quebra de linha, e ignora os tags <i>, não exibindo as legendas em itálico. Além disso, as cores das fontes das legendas geradas ficam um pouco diferentes (piores, mais escuras) do que com os outros métodos. (testei com todas as configurações possíveis sem sucesso, e não entendi o motivo dessa diferença).
Já o Subtitle Creator apresenta grave problema de dessincronização quando o arquivo de vídeo é em NTSC. O desenvolvedor disse que espera resolver isso um dia. Além disso, as legendas geradas apresentam as cores em RGB, e para serem exibidas corretamente precisam ser convertidas para YUV, com programas como RGB2YUVPalette.

Com isso, resta a opção de usar 3 programas em sequência: Subtitle Workshop, MaestroSBT e Son2Vobsubmod. Com prática, tenho conseguido concluir o processo de conversão em menos de 5 minutos (tempo equivalente ao gasto pelos programas de embutir legendas).
Segue agora um mini-tutorial desse método:

EDITADO (28/04/2009): Recentemente, ganhamos uma nova opção para criação de .idx/.sub a partir de .srt: o AVIAddXSubs desde a versão 9.0 passou a oferecer essa funcionalidade, além de continuar embutindo legendas XSUB como sempre fez (ver mais informações 2 posts abaixo, neste mesmo tópico). Pelos testes que fiz até agora (com a versão 9.2), concluo que o AVIAddXSubs é a opção mais rápida (o processo costuma durar menos que 1 minuto), mais confiável, e com menos limitações e problemas, para a criação de arquivos .idx/.sub de ótima qualidade, a partir de .srt. Portanto, devo dizer que tudo o que escrevi abaixo neste post passa a ter um significado mais histórico do que prático (de qualquer modo, vale a pena ler a conclusão deste post). Só pra finalizar devo dizer que o método que descrevi abaixo apresenta algumas opções de configuração para a criação dos bitmaps não disponíveis no AVIAddXSubs, porém essas opções não fazem falta para a maioria dos usuários (ex: possibilidade de se determinar a largura e a posição vertical da janela das legendas, possibilidade de se determinar o espaçamento entre os caracteres, possibilidade de se definir a distância entre as linhas, possibiliade de corrgir a largura dos caracteres em itálico evitando que os mesmos fiquem "cortados" lateralmente, possibilidade de se escolher individualmente a posição de determinadas linhas e parágrafos da legenda - podendo colocá-los em cima da tela quando se desejar, por exemplo, etc.).
Continuando agora o texto original (tutorial):

1- Certifique-se que seu DivX player de mesa suporta legendas .idx/.sub, pois caso contrário nada disso terá utilidade para você.

2- Faça o download dos programas necessários. Veja abaixo os links para os sites oficiais dos desenvolvedores dos programas (todos são gratuitos):
Subtitle Workshop versão 2.51
MaestroSBT versão 2.6.0.0
Son2VobSubMod 1.0 mod 3
Estou enviando no final do post a versão mais recente deste programa: Son2VobSub 1.0 mod 4b
VobsubMuxer 1.4 (opcional)
Instale o Subtltle Workshop 2.51. Os outros programas não precisam ser instalados.
Para facilitar, crie uma pasta (chamada ConverterSRTparaVOBSUB, por exemplo) e deixe lá dentro:
a- Atalho para o Subtitle Workshop versão 2.51
b- Pasta com o MaestroSBT versão 2.6.0.0
c- Pasta com o Son2VobSub (1.0 mod 4b)
d- VobsubMuxer versão 1.4 (opcional, caso haja intenção de unir vários pares .idx/.sub, criando apenas um)
e- Pasta(s) temporária(s) (ex: TEMP1, TEMP2, ...) para colocar lá tudo o que vai sendo criado e convertido (desde o arquivo .srt, passando pelo .ssa criado pelo Subtitle Workshop, pelo arquivo .son e pelos bitmaps criados pelo MaestroSBT, até finalmente chegar aos desejados .idx/.sub)

3- Identifique se o arquivo de vídeo correspondente a legenda .srt a ser convertida é em NTSC ou PAL. Identifique o FPS (frame rate) do arquivo de vídeo. Veja aqui como identificar tudo isso.

4- Copie a legenda .srt a ser convertida, para uma pasta temporária (TEMP)

5- Execute o Subtitle Workshop.

a- Etapa Opcional :
Sugiro que seja cumprida essa etapa na primeira vez que se faça esse processo de conversão. Não é necessário modificar isso sempre: serve apenas para memorizar as configurações da fonte da legenda, exceto as cores; se você não escolher essas configurações aqui, terá que escolhê-las toda vez que for usar o MaestroSBT, que é o próximo passo na conversão, sendo que esse programa não memoriza as configurações usadas.
Vá em Settings > Output Settings > SubStation Alpha *.ssa >
> Selecione a aba Cosmetics > Set Font > Selecione o Tipo da Fonte, o Estilo, o Tamanho, e em Script deixe Ocidental > OK
> Ainda na aba Cosmetics, em Border Style selecione Outline + drop shadow
> Não é necessário modificar as cores aqui, pois as mesmas serão definitivamente selecionadas apenas na etapa final (com o Son2VobSubmod)
> Vá para aba Others> Em Left Margin sugiro 40 > Em Right Margin sugiro 40> Em Vertical Margin sugiro 45> Em Outline escolha a largura do contorno das fontes: 1, 2  ou 3 são os valores mais apreciados> Em Alignment selecione Center e Subtitle (você poderá até experimentar Toptitle para alinhamento Top, mas é um pouco mais complicado, sendo necessário modificar também Vertical Margin, etc) > Em Encoding selecione ANSI.

b- Etapa Obrigatória:
Vá para File> Open> Encontre e abra o arquivo .srt a ser convertido.
Vá para File> Save as> Selecione SubStation Alpha> Salvar
Com isso, rapidamente foi criado o arquivo .ssa na pasta TEMP, a partir do arquivo .srt.

6- Execute o MaestroSBT
Vá em File> Open> Encontre e abra o arquivo .ssa criado no item 5.
Vá em Rendering> Em File Formats selecione Script .son(DVD Maestro) e Bitmaps Windows BMP (qualquer opção funciona: 4 bits ou 8 bits, normal ou compressed, ou RGB, sendo que não notei diferença significativa entre essas opções).
Ainda em Rendering, em Text deixe as opções default, alterando apenas, caso deseje, a correção de acordo com a tela do TV que você pretende usar (4:3 correction se for TV 4:3, e 16:9 correction se for TV 16:9 widescreen; com isso se evita distorção das legendas). Eu prefiro deixar como No Correction, mas isso é um questão de preferência pessoal.
Ainda em Rendering, em Screen and Bitmap size, em Output Resolution selecione a resolução correta (item 3): se o arquivo de vídeo for PAL selecione 720x576 e se for NTSC selecione 720x480. Marque a opção Don´t clip bitmaps; com isso, se evita o ocasional surgimento de um artefato linear abaixo das legendas. Deixe o restante como está (default).
Ainda em Rendering, em Color Rendering, deixe tudo como está como está (default), e clique OK.
Vá em Timing> Em FPS in selecione o FPS correto (obtido no item 3)> Em FPS out selecione o mesmo valor> Não modifique mais nada> OK
Vá em Styles> Em Style precedence selecione default> Edit Style> Você irá reparar que todas as configurações das legendas selecionadas no Subtitle Workshop (Etapa Opcional) estarão aqui, na parte superior dessa janela, não sendo necessário modificar nada (já que tudo foi selecionado antes). É claro que, num momento ou outro, quando se desejar modificar alguma dessas configurações nessa etapa, isso poderá ser feito sem problemas. Por outro lado, na parte inferior dessa janela estão as Non-SSA Properties (que são configurações que poderão ser selecionadas agora, e que não podiam ser definidas antes). As opções default costumam trazer bons resultados. Eu gosto de modificar Italics Correction para 10% ou 20% quando uso fontes grandes (ex: Arial Narrow 26, 28, etc.). Com isso os caracteres em italico não ficam “cortados”. É possível também modificar o espaçamento entre os caracteres, a distancia entre as linhas de legendas, etc. É possível visualizar em tempo real o efeito de tais modificações em um box de demonstração que fica na parte de baixo da janela.
> Finalmente clique OK> e OK novamente
> Vá em Edit e Preview se quiser dar uma olhada no resultado final> Depois, Close
> Vá em Generate e em alguns segundos (ou poucos minutos) serão criados os Bitmaps e o arquivo .son, sendo que ambos irão para pasta temporária, onde estavam os outros arquivos.

7- Execute o Son2VobSub 1.0 Mod 4b
Em Input filename encontre e abra o arquivo .son criado pelo MaestroSBT.
A Resolução e o FPS são detectados automaticamente
Em lang ID coloque a sigla correspondente ao idioma da legenda (pt= português, en=inglês, etc; veja mais sobre language codes aqui).
Desmarque as opções Define own contrast e Define own color.
Marque a opção Define own palette. Cique em Color 1 e selecione a cor de preeenchimento da fonte da legenda (exemplo: branca, amarela, etc.). Clique em Color 2 e selecione a cor do contorno da fonte (normalmente preta). Deixe todas as outras cores (de 3 a 16) como 000000.
Marque Delete .son, .spf, and .bmp files after conversion. Assim, todos esses arquivos que não terão mais utilidade serão apagados após a conversão.
Não entendi muito bem a opção Center 1 line Subtitle, e deixo a mesma desmarcada.
Clique em Save para salvar essas configurações. Dessa maneira, elas ficarão memorizadas e não será necessário selecioná-las cada vez que for usar o programa.
Finalmente clique em Convert. Em alguns segundos serão criados os arquivos .idx e .sub.

8- Coloque os arquivos .idx e .sub na mesma pasta do arquivo .avi.
Atenção: todos esses arquivos devem ter exatamente o mesmo nome. Se no final existir language codes, ou qualquer outra coisa, não irá funcionar.
Ex:
Assim funciona:
nome.idx
nome.sub
nome.avi
Assim não funciona:
nome.pt.idx
nome.pt.sub
nome.avi
Então, é só gravar em disco ou pendrive e assistir no DivX player de mesa.

9- Opcional: Unir mais de um par .idx/.sub, criando apenas um, com várias legendas selecionáveis (por exemplo, com vários idiomas)
Fazer isso é fácil. Após ter criado os vários pares .idx/.sub ( itens 3 a 8 ), execute o programa VobsubMuxer. Carregue os arquivos .idx/.sub que se deseja unir, e então clique em Mux. Em alguns segundos será criado o novo par .idx/.sub na pasta onde se localiza o primeiro par de arquivos .idx/sub da lista (Vobsub #1) e com o mesmo nome deste par, porém seguido de "Muxed". É só copiar esse par .idx/.sub para a mesma pasta do arquivo .avi, deixar todos com o mesmo nome e gravá-los em disco ou pendrive.

Conclusão:

É necessário relembrar que para utilizar o método descrito aqui é necessário que o DivX player de mesa seja compatível com .idx/sub. Pelo que pesquisei, a maioria dos Mediatek é compatível, enquanto que a maioria dos Zoran e Sunplus, senão todos, não são compatíveis.
Gostaria de concluir listando perfis de usuários que penso que podem aprovar o uso desses programas para tal fim, e que podem ser recompensados com seus benefícios:
-Usuários que possuam DivX player de mesa, que não seja Mediatek (compatível com .idx/.sub, é sempre bom insistir), ou que seja Mediatek, mas sem Firmware Alternativo disponível.
-Usuários exigentes que possuam DivX player de mesa, que seja Mediatek, que possua Firmware Alternativo, que apresente algumas melhorias na exibição das legendas, porém não todas as melhorias possíveis. Nesse caso poderão, através do método descrito aqui, ter a disposição a quase totalidade de opções de configuração de legendas. Vale lembrar que todo o processo dura menos que 5 minutos (EDITADO (15/07/09): Usando o AVIAddXSubs  o processo dura menos de 1 minuto).
-Usuários que possuam Media Players de Vídeos de Alta Definição, que sejam compatíveis com .idx/.sub, e que desejem mais opções de configuração das legendas do que as disponíveis para as legendas .srt. Esse grupo de usuários pode ter grande benefício usando .idx/.sub, já que a maioria desses players não é compatível com legendas embutidas (XSUB) e além disso, essas legendas embutidas só servem para codecs XviD e DivX. Para outros vídeos como MKV/H.264, a única alternativa para melhorar as legendas seria o método descrito neste tutorial. Ver aqui a lista dos Media Players que suportam .idx/.sub: http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=688.msg9178288;topicseen#new

Em Breve:

Alguns problemas que encontrei, e como resolvê-los.

Histórico do que foi editado:
Pretendo aperfeiçoar e corrigir esse tutorial sempre que notar que isso seja necessário.
Assim, a medida em que modificar/editar o tutorial, deixarei tudo listado abaixo, com as datas correpondentes. Desta forma, quando alguém que já leu esse tutorial, estiver relendo-o, não ficará confuso com as modificações.

15/11/2008
Item 6 (MaestroSBT): em Rendering / Screen and Bitamap Resolution, acrescentei recomedação sobre a opção Don´t clip bitmaps.
Item 6 (MaestroSBT): em Rendering / Color Rendering, acresentei orientações sobre antialias.
Item 7 (Son2VobsubMod): acrescentei orientação sobre a necessidade de deifinição da Color 3 quando se usa o antialias.

23/11/2008
Item 5a (Subtitle Workshop): na Etapa Opcional, passo a recomendar Vertical Margin de 45, que é um valor mais seguro para evitar corte da legenda na parte inferior devido ao Overscan.
Item 6 (MaestroSBT): em Rendering / Color Rendering, retirei as recomendações sobre antialias, pois acabei notando que essa opção não trás nenhum benefício (pelo contrário).
Item 7 (Son2VobsubMod): consequentemente retirei orientação sobre a Color 3 (usada apenas quando se seleciona o antialias).
Na Conclusão: Acrescentei um grupo de usuários que pode ter grande benefício com o processo de conversão descrito neste tutorial: prorietários de Media Players de Vídeos de Alta Definição.

01/01/2009
Item 5b (Subtitle Workshop): Na etapa obrigatória, retirei orientações desnecessárias sobre FPS e outras (não é necessário mexer em nada disso neste ponto).
Estou enviando a última versão disponível do Son2VobSub, que é a 1.0 mod 4b (esta versão provavelmente gera melhores resultados).

15/07/2009
Coloquei o firmware do rictad para o LG DV397H como referência em termos de suporte a legendas externas (.srt) para DVD/DivX players Mediatek.
Adicionei WD TV e Xtreamer à lista dos Media Players de Vídeos de Alta Definição que suportam .idx/.sub.
« Última modificação: Novembro 16, 2010, 08:59:41 pm por zeurt »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: CONVERTER .SRT PARA .IDX/.SUB: Uma outra ótima maneira de melhorar as legendas
« Responder #1 Online: Fevereiro 01, 2009, 08:57:22 pm »
Problemas que encontrei... e como corrigí-los... ou pelo menos tentar...

1- As primeiras legendas de um arquivo não aparecem na tela e as subsequentes passam a aparecer fora de sincronia.
Descobri que isso ocorre quando o TEMPO de início da primeira legenda é 00:00:00. Basta mudar para 00:00:01 por exemplo, para resolver o problema. Vale a pena conferir isso no MaestroSBT (etapa 6 do Tutorial), logo antes de clicar em Generate: vá em Edit and Preview (verifique e corrija o tempo da primeira legenda caso necessário).

2- Legendas que param de ser exibidas sempre nos mesmos pontos; nesse caso há duas possibilidades: a-) as legendas desaparecem, ou b-) uma legenda fica  sendo exibida continuamente na tela (não desaparece) e as outras subsequentes não aparecem.
Se o player apresenta a função Resume-MPEG4, basta pressionar STOP e em seguida PLAY para as legendas voltarem a aparecer (na maioria das vezes).
Descobri que esse problema é causado por legendas sobrepostas na linha do tempo (Overlapping Subtitles). Sorte nossa que isso pode ser facilmente corrigido com o Subtitle Workshop (etapa 5 do Tutorial). Antes de salvar a legenda .ssa, vá em Tools> Information and Errors> Information and Errors e verifique se há alguma ocorrência de Overlapping Subtitle. Se houver, clique em Fix Errors para corrigir não apenas esse, como também outros tipos de erros. É possível corrigir os erros um a um, ou também mexer nas configurações do programa para que seja corrigido apenas o que interessar.

3- Legendas que param de ser exibidas em pontos variados (cada vez num ponto diferente); a interrupção é semelhante a descrita para o ítem 2.
Descobri que esse tipo de interrupção das legendas tem relação direta com o DVD player usado: por exemplo, fiz os testes em 3 players: LG DV256K, Proview DP-816, e Philips HTS-3011, todos Mediatek. Nesse quesito, o que se saiu melhor foi o Proview: praticamente não ocorreu esse tipo de interrupção nesse player. Em segundo lugar ficou o LG (com um número médio de interrupções, que acabam incomodando). Em último lugar ficou o Philips (com um número maior de interrupções que incomodam bastante). Fiz inúmeros testes, mexi nas mais variadas configurações para tentar entender ou resolver o problema nos players problemáticos mas ainda não consegui. Se descobrir algo novo, atualizarei este post.

4- Artefatos lineares abaixo das legendas: pode aparecer algo semelhante a um sublinhado abaixo da janela de exibição das legendas.
Isso também depende do player: aparece no Proview e no LG, e não aparece no Philips. Normalmente, com a posição vertical usual escolhida para as legendas, esse artefato fica escondido pelo Overscan da TV. Mesmo assim, para não ter dúvida é melhor evitar esse problema: no Maestro SBT, em Rendering não se esqueça de marcar a opção Don't Clip Bitmaps (o arquivo gerado ficará maior, mas o problema estará resolvido).

5- Quando se utiliza o Outline (de qualquer largura), dependendo da Fonte, do Tamanho, e da Posição das Legendas, e também dependendo do DVD-Player, pode existir um achatamento de alguns caracteres (na parte de cima, na parte de baixo, ou em ambas), em uma ou mais linhas de legenda (por exemplo: as vezes o achatamento ocorre apenas na parte de cima dos caracteres da segunda linha de legenda).
Esse achatamento é discreto e pode ser visto mais facilmente em caracteres arredondados como “o” ou “c”.
A única maneira que descobri para resolver isso foi: após ter escolhido a Fonte desejada (ex: Arial Narrow), fazer tentativas, modificando a posição e o tamanho, até obter o resultado ideal. Por exemplo: Arial Narrow com Bold, tam 28, com Bottom Margin 45, fica ótimo no LG DV256K e no Proview DP-816. Já no Philips HTS-3011, descobri que tinha que mudar o tamanho da fonte para 27 e também mudar a Bottom Margin. Portanto fazendo pequenas mudanças (para cima ou para baixo) desses 2 parametros (Tamanho da Fonte e Bottom Margin) acaba se chegando a um bom resultado. Daí é só manter sempre essas configurações.
Obs: Fiz todos os testes em TV CRT (não sei isso também ocorre em LCD/Plasma, já que me parece ser algo relacionado com a resolução da tela).

6- Colocar uma legenda .srt na mesma pasta de um par .idx/.sub pode confundir alguns DVD-players. Foi o que ocorreu com o Proview DVP-816, que muitas vezes não exibia a .idx/.sub nessa situação (apenas a .srt). Já com o LG e com o Philips isso não ocorreu.

7- Pode ocorrer um travamento (crash) do player sempre no mesmo ponto do filme quando se usa legendas .idx/.sub pelo processo descrito no tutorial.
Isso ocorreu em poucos filmes que testei, mas mesmo assim, considerei este problema como o mais grave e desagradável que detectei nesses testes. Quando ocorre o problema, o player trava sempre no mesmo ponto, e então é necessário desligá-lo da tomada e ligá-lo novamente para resolver. Quando se passa pelo ponto crítico com a legenda .idx/.sub desligada não ocorre nenhum problema. Não depende do player, pois ocorreu nos 3 aparelhos que testei.
Estou confiante que com a utilização do Son2Vobsub 1.0 Mod 4b isso deixe de acontecer (já atualizei o tutorial disponibilizando essa versão). Os testes iniciais que fiz foram com o Son2Vobsub 1.0 Mod3. Até agora, com a última versão do programa, o problema não se manifestou em nenhum teste... Qualquer novidade, eu atualizo este post.
Editado (13/04/2009): Infelizmente, após alguns testes, constatei que o uso do Son2VobSub 1.0 Mod 4 não resolve o problema do crash que ocorre em alguns arquivos.
« Última modificação: Abril 13, 2009, 08:49:28 pm por zeurt »

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: CONVERTER .SRT PARA .IDX/.SUB: Uma outra ótima maneira de melhorar as legendas
« Responder #1 Online: Fevereiro 01, 2009, 08:57:22 pm »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Ganhamos recentemente uma nova opção para criação de arquivos .idx/.sub, a partir de arquivos .srt:
A nova versão do AVIAddXSubs (9.0) possibilita, além da criação de arquivos .divx com legendas embutidas XSUB, a criação de arquivos .idx/.sub também!  :clapping:
Farei vários e exaustivos testes utilizando esse programa para criar legendas .idx/.sub.
Nessa versão 9.0 do AVIAddXSubs, ao se criar os arquivos .idx/.sub, automaticamente é criado também o arquivo .divx com as legendas embutidas XSUB.
Além disso, a palete de cores do arquivo .idx gerado é RGB. Como a maioria dos DVD/DivX palyers lida apenas com paletes YUV para .idx/.sub, é necessário editar o arquivo .idx manualmente, ou usar o programa RGB2YUVPalette para fazer a conversão.
Enviei uma mensagem para o desenvolvedor (o grego dhmk) agradecendo o seu trabalho, e fazendo 2 solicitações, as quais ele logo se prontificou a tentar implementar:
1- Possibilidade de criar apenas os arquivos .idx/.sub (e não .idx/.sub, e mais .divx ou .avi com legenda embutida como ocorre agora).
2- Possibilidade de selecionar o tipo de palete de cores para o arquivo .idx: RGB ou YUV.
Após fazer os testes, enviarei mais informações a respeito das configurações ideais, etc.
« Última modificação: Abril 16, 2009, 08:51:27 pm por zeurt »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Já foi lançada a versão 9.1 do AVIAddXSubs. Agora já é possível criar apenas os arquivos .idx/.sub (há opção para não criar o arquivo .divx no mesmo processo). Com isso o processo se tornou mais rápido ainda. Criar um par .idx/sub a partir de uma única legenda .srt as vezes dura menos que 1 minuto!
« Última modificação: Abril 16, 2009, 08:52:11 pm por zeurt »

Offline pedrosanto100

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 21
  • Aprovação: +1/-1
  • GRATIDÃO
    • Ver Perfil
zeurt,
não consegui fazer só a conversão idx/sub, sempre criou o arquivo divx.  :dashhead1:
tem algum parametro que preciso configurar?
grato
Podemos mudar o mundo, mas a mudança começa dentro de nós mesmos.

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
zeurt,
não consegui fazer só a conversão idx/sub, sempre criou o arquivo divx.  :dashhead1:
tem algum parametro que preciso configurar?
grato

Usando a versão 9.1, você deve marcar as seguintes opções:
"Do not copy avi when no XSUB", e
"Do not convert idx/sub to XSUB".

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Já foi lançada a versão 9.2 do AVIAddXSubs. Agora já existe a opção de criar legendas .idx/.sub com Palete de Cores YUV (usada pela maioria dos DVD/DivX players). Está funcionando perfeitamente!  :clapping:
« Última modificação: Abril 27, 2009, 12:00:09 am por zeurt »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Durante os meus testes com o AVIAddXSubs para criar .idx/.sub a partir de .srt, notei o seguinte problema: com os arquivos AVI PAL (25 fps), as legendas .idx/.sub ficam dessincronizadas (ocorre um "delay" que aumenta progressivamente com o passar do tempo de exibição). Essa falta de sincronia ocorre apenas nos players de mesa, e não no PC.
Após ter descoberto isso, entrei em contato com o desenvolvedor do programa (o grego dhmk), relatando o problema. Após investigação, ele detectou a causa e resolveu tudo. Ele disponibilizou a nova versão corrigida do programa, que entretanto continua com o mesmo número 9.2. (inclusive agora, quando o arquivo .srt estiver sozinho na pasta, sem o .avi correspondente, não será mais necessário informar o frame rate). Portanto, os interessados podem fazer o download do programa a partir de hoje, que já virá corrigido.
Para quem quiser saber mais detalhes, todos os relatos a respeito se encontram aqui: http://forum.doom9.org/showthread.php?p=1284285#post1284285

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Durante os meus testes com o AVIAddXSubs para criar .idx/.sub a partir de .srt, notei o seguinte problema: com os arquivos AVI PAL (25 fps), as legendas .idx/.sub ficam dessincronizadas (ocorre um "delay" que aumenta progressivamente com o passar do tempo de exibição). Essa falta de sincronia ocorre apenas nos players de mesa, e não no PC.

Esse problema, diga-se de passagem, não é/foi culpa do programa. Mesmo com legendas .idx/.sub ripadas diretamente do DVD ocorre esse problema.

A solução adotada pelo dhmk faz a legenda ficar sincronizada no player e no PC?
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
A solução adotada pelo dhmk faz a legenda ficar sincronizada no player e no PC?
Exato Ryan, agora a legenda .idx/.sub criada a partir de .srt (que esteja devidamente sincronizada com o AVI, é claro) funciona perfeitamente com AVIs de qualquer frame rate (mesmo 25 fps), sem problemas de sincronia, tanto no player de mesa como no PC (testei em 3 players diferentes).
Inclusive, esse problema não existia com os outros métodos para criar .idx/.sub a partir de .srt (como o que eu descrevi no primeiro post deste tópico, e também com os outros programas disponíveis para tal fim: Txt2VobSub e SubtitleCreator). O problema que eu descrevi foi realmente com o próprio AVIAddXSubs e pode ser entendido com mais detalhes no link que deixei no meu último post.

Mesmo com legendas .idx/.sub ripadas diretamente do DVD ocorre esse problema.
Esse problema das legendas .idx/.sub ripadas de DVDs PAL ficarem fora de sincronia, me parece ser específico do programa que ripa. Ele provavelmente deve cometer o mesmo erro  (ou algo parecido) que o AVIAddXSubs cometia: modificar as informações de tempo (que o dhmk chama de "ticks") do arquivo .sub de acordo com o frame rate do arquvo de vídeo. Na verdade, ele descobriu que esses "ticks" dos arquivos .sub não devem mudar de acordo com o frame rate (devem ser do mesmo padrão para todos o frame rates). Corrigindo isso, tudo se resolveu.
« Última modificação: Maio 15, 2009, 02:45:33 am por zeurt »

FORUM.RYAN.COM.BR