Video e Audio > AviSub e similares

CONVERTER .SRT PARA .IDX/.SUB: Uma outra ótima maneira de melhorar as legendas

<< < (4/4)

jairovital:
Grande Zeurt!

Nossa, cara, eu não pensei que teria uma resposta tão rápida. Obrigado pela atenção.

Veja bem, gostei muito da sugestão e eu mesmo até já me aventurei pelo IFOEdit outros tempos. A solução seria essa mesma, fazer as legendas sem se preocupar com paleta e ajustar as cores no final. Muito bem. Só que eu usei a dica do PDF que você indicou e cheguei aos seguintes resultados:

Usando as cores
0 - 00 80 80 -> 0 128 128
1 - 55 80 80 -> 85 128 128
2 - AA 80 80 -> 170 128 128
3 - FF 80 80 -> 255 128 128
Eu chego às cores da Fig 1

Copiando as cores do DVD original (2ª dica), eu chego às cores da Fig 2. A Fig 3 é do DVD original.

Ou seja, ainda não cheguei ao amarelo na cor principal e preto para contorno. Existe algum lugar com uma tabela de cores e códigos hexa? (para usar no IFOEdit)?

Jairo

P.S.: Eu estava terminando este post quando vi que você já postou de novo. O problema é que no SubtitleCreator você pode abrir a paleta do DVD original no caso de ter uma legenda em texto (SRT). No meu caso não dá, porque eu tenho que importar o idx gerado pelo Son2VobSubMod. Aí a paleta obrigatoriamente vai ser a do SUP. Eu tentei alterar as cores no menu da paleta, mas lá só tem as cores do SUP. Mesmo quando eu abro a paleta pelo Open IFO, as cores nunca correspondem ao que eu quero ou quando correspondem, depois que passa pelo Muxman, muda tudo. Foi nisso que fiquei quebrando a cabeça o dia todo e ainda não cheguei a uma solução.

zeurt:
É estranho... Já faz um tempo que eu fiz esses testes... Acho que estou me lembrando que fiz à partir de .srt e não de .idx/.sub. Deve ser por isso que deu certo por esses métodos...

De qualquer modo, já descobri outra solução. Depois da etapa final, siga este tutorial que ensina como mudar as cores das legendas do DVD com o excelente programa DVDSubEdit: http://download.videohelp.com/DVDSubEdit/Guides/ChangingColors/Guide.htm

jairovital:
Oi Zeurt

Cara, eu tentei de tudo, editei com IFOEdit e tudo o mais. Inclusive eu já conhecia o DVDSubEdit. Aquela página que você indicou faz parte até do Help dele e eu já tinha lido de cabo a rabo.

Nada.

Mas parece que eu descobri o mais sonso culpado do mundo. Sabe quem? Sabe quem, mesmo? O último elemento da fila, o Muxman. Pois é, meu amigo. Esse mesmo Muxman tem seu próprio jogo de paletas, em RGB e YUV (até com um controle de IRE (eu nem sabia desse IRE)) e não adianta o que a gente faça antes, ele vai respeitar a sua própria paleta. Fica na aba de próprio nome, "palettes". Editei lá e, voilá, vieram as cores que eu queria desde o começo. A combinação de cores que vinha do SubtitleCreator e Cia era solenemente ignorada/alterada por esse última paleta do Muxman, o sonso da história. :angel:

Mas, como diz as Organizações Tabajara, meus problemas não acabaram... Falta, agora como você mesmo diz, a última cereja do bolo. E olhe que essa é uma cereja muito da miúda: em algumas linhas de legenda aparece um pequeno traço abaixo das letras (Fig 4). Vi que você já abordou isso no seu tutorial e seria para se marcar a opção "Don't clip bitmaps" no painel "Render" do MaestroSBT. Fiz isso, mas aí o SubtitleCreator não reconhece mais a legenda gerada pelo Son2VobSubMod. Aparecem a numeração das legendas, mas ela mesma, não, conforme Fig 5.

Já que passamos pela prova das cores, talvez essa parte você conheça mais, o uso do MaestroSBT e o "artefato horizontal" que suja nossas legendas.

Jairo

zeurt:
Legal que você tenha conseguido resolver o problema das cores no próprio Muxman!  :) Para ser sincero, como não estou pesquisando esse assunto recentemente, confesso que não entendi exatamente porque os outros métodos não funcionaram. Teria que entender de maneira muito minuciosa os locais em que as informações das cores das legendas ficam, e o que cada programa envolvido no processo faz com elas. Eu sei que uma parte das informações das cores está nos VOBS e outra parte está no IFO (mas não cheguei a pesquisar isso mais a fundo).

Agora, pensei bastante e não consegui achar uma solução para a questão daqueles artefatos lineares abaixo das legendas. Quando você marca a opção "Don´t clip bitmaps" no MaestroSBT, ele cria bitmaps do tamanho da tela (ex:720x480), e daí não aparecem esses artefatos. Mas, se o Subtitle Creator não aceita .idx/.sub com esses bitmaps grandes, não sei o que mais pode ser tentado... Falando nisso, o AVIAddXSubs não atendeu a todas às suas necessidades "cosméticas" para criação de .idx/.sub à partir de .srt? Afinal, o processo com o AVIAddXSubs é bem mais rápido e prático, e provavelmente não fará surgir esses artefatos...

P.S.: Lembrei de outra possibilidade: você pode tentar criar a legenda .sup à partir da .idx/sub com o BDSup2Sub, ao invés do Subtitle Creator. É um ótimo progrma para conversão de vários formatos de legenda baseados em bitmaps (incluindo .idx/sub e .sup, é claro). Talvez ele aceite as .idx/.sub criadas com a opção "Don´t clip bitmaps". Link do BDSup2Sub: http://forum.doom9.org/showthread.php?t=145277

jairovital:
Grande Zeurt!

Cara, preciso pedir desculpas pela demora em retornar o post. Essa última semana quase não tive tempo nem pra respirar.

Mas a última dica que você passou sobre o BDSup2Sub foi mesmo muito boa. Como sempre, suas dicas são o ouro desse fórum.

Eu já conhecia por alto o BDSup2Sub, mas achava que ele servia mais para vídeos de Blue-ray e formato M2TS. Você lembrou muito bem: ele manipula IDX, SUP e bitmaps. Grande sacada. Acho que vai dar para continuar minha saga por esse mundo das legendas.

Obrigado de novo! :clapping:
Jairo

Navegação

[0] Índice de mensagens

[*] Página anterior

Responder

Ir para versão completa