Hardware e Software > Hardware em Geral

Celulares Mediatek

(1/26) > >>

Jefferson:
Neste tópico eu vou publicar o que eu for descobrindo sobre o meu celular Mediatek e sobre aparelhos com chipsets similares.

AVISO: Este fórum provavelmente é o mais severo que você já viu.  Leia (e respeite) as Regras da Casa ou será expulso.

Jefferson:
Este post é uma cópia do que foi publicado no blog, para facilitar as referências.

Isso me pegou completamente de surpresa. Como meu TREO650 anda cheio de frescuras e eu já tenho andado de qualquer forma com dois telefones porque tenho um número que todos os meus clientes conhecem e outro que uso para ligar, pedi a um amigo que trouxesse de SP um telefone que pegasse dois chips ao mesmo tempo.

Nota: O nome correto é "cartão SIM" ou simplesmente "SIM". Mas no Brasil acostumou-se a chamar isso de "chip". Eu não acho correto, mas acredite: fica esquisito no texto em português escrever "SIM" ou "cartão SIM", por isso vou escrever "chip" mesmo.

Meu amigo me trouxe dois aparelhos do modelo JC777S+. Como é comum nos produtos chineses, não há qualquer menção ao fabricante.








Quando eu estava testando o Bluetooth, achei estranho quando o aparelho foi reconhecido como "MTKBTDEVICE" (que me soou imediatamente como "Mediatek Bluetooth Device").




Um pouco depois eu reparei que o manual em PDF que meu amigo me forneceu referia-se a um aparelho chamado "MT6227", que claramente parece uma designação de chipsets da Mediatek, como o nosso já familiar MT1389 usado nos DivX players.

Fazendo uma rápida pesquisa no Google eu descobri que o MT6227 é mesmo um chipset Mediatek e uma infinidade de aparelhos celulares chineses o utiliza. Nesta página você vai encontrar uma lista impressionante de modelos, o driver necessário para que o telefone seja reconhecido no modo COM Port e o programa PC Sync Manager, que permite manipular a lista de contatos no PC, entre outras coisas.

E quando eu conectei o aparelho ao Windows no modo "COM Port" ele se apresentou como "MT6225", o que confirma que meu aparelho é Mediatek, embora com um chipset diferente.





Encontrei um ótimo artigo do Carlos Morimoto sobre esses aparelhos e o seu chipset Mediatek, que esclarece que as diferenças entre o MT6225 e o MT6227 não são muitas.

Já encontrei pelo menos uma boa dica de que na placa do celular existem os já conhecidos pontos TX e RX da Mediatek, para transferência do firmware.  Mas eu só vou ter certeza mesmo quando abrir um.

Jefferson:
Características de hardware

[*]Duas câmeras (uma na frente e outra atrás) - O fundo do aparelho sugere que sejam de 2MP, mas isso é mentira pois como veremos adiante o chipset usado só suporta resolução VGA;
[*]Dois slots para chips GSM;
[*]Dois slots para cartões MicroSD - Vem com um cartão de 256MB;
[*]Dois altofalantes embutidos (e o som é alto);
[*]Conexão USB padrão;
[*]Carrega pela porta USB, tanto plugado a um computador qualquer quanto usando o carregador fornecido;
[*]Vem com duas baterias;
[*]Bluetooth;
[*]Celular de dois chips simultâneos;
[*]Memória flash embutida de 700KB;
[/list]


Funções

[*]Câmera fotográfica com filmadora;
[*]Gravador de voz;
[*]Pendrive - Tanto para a memória interna quanto para os cartões microSD;
[*]TV analógica;
[*]Rádio FM;
[*]MP3 player;
[*]Agenda;
[*]Calculadora;
[*]Cronômetro;[/li]
[/list]

Jefferson:
Bluetooth

O aparelho disponibiliza vários perfis Bluetooth:




Perfil "Headset AG" (Audio Gateway) - é o que permite que outros aparelhos funcionem como alto-falante e microfone para o celular. É esse perfil que permite que você, por exemplo, use um autorádio com Bluetooth como "viva voz" para o celular. Esse meu amigo comprou também um GPS que implementa essa função e disse que usa com o JC777S+ dele sem problemas.

Perfil AV Source - eu suponho que se refira à capacidade de se conectar a um headset bluetooth estéreo;

Perfil OPP - é o que permite a troca de "objetos" com outros celulares, como contatos e cartões de visita;

Perfil FTP - permite que você acesse o sistema de arquivos do celular via FTP sem fio. No Vista isso faz o dispositivo aparecer em "Meus Locais Bluetooth":




Eu testei e funcionou, mas de forma muito incoveniente. Praticamente todo clique que você dá no computador requer uma confirmação de segurança no celular.


Eu senti falta do perfil de controle remoto que existe no Sony Ericsson Z530i.


As duas portas seriais aparecem assim:




Jefferson:
O comportamento das luzes do teclado

Isso é definido em:
4 Settings > 3 Phone Setup > 10 Backlight Setting > 2 Keypad Light Settings

Você pode programar para que o teclado pisque com um entre cinco padrões diferentes para cada um desses quatro "estados" do telefone:

Missed SMS
Missed Call
Fun
TV

Mas até agora só consegui fazer funcionar para TV. E desliguei em seguida porque enche o saco depois de poucos segundos. Eu realmente gostaria que o teclado ficasse piscando para os casos de "Missed SMS" e "Missed Call" , mas ainda não acertei como.

Eu também não entendi ainda para que serve "Stay Show" e "power On/Off" nesse menu.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Responder

Ir para versão completa