Hardware e Software > Software

Como achar janelas perdidas que abriram fora do monitor

(1/3) > >>

rafalibrenz:
Eu estava com esse problema e pensei em pedir ajuda aqui no fórum, mas antes pesquisei no Google acabei encontrando algumas dicas e desenvolvendo o meu próprio método, e agora vou contar aqui o que descobri.

O cenário é o seguinte: Alguns aqui devem usar mais de um monitor no computador, e talvez já tenha passado por esse tipo de problema. Quando você abre uma sub-janela dentro de outra janela e essa sub-janela não aparece na barra de tarefas, talvez ela pode abrir no monitor que está desligado. Por exemplo, você está com o Firefox aberto, clica em um link para fazer o download um arquivo, ele pergunta o que você quer fazer com o arquivo e você seleciona "Salvar" e dá ok. Aí abre essa sub-janela, perguntando onde você quer salvar o arquivo. Essa sub-janela que se abre é uma janela que te impede o acesso à janela principal do Firefox, e não aparece na barra de tarefas, pra sair dela, é só dar um Esc. Por motivos variados (troca de esquema de monitores, programa rodando no monitor não-usual, etc) essa janela pode aparecer fora da tela (mesmo com a configuração de monitores correta e todos ligados). E achá-la pode parecer impossível.

Eu tenho bastante esse problema pois o meu computador é um notebook, e eu tenho um monitor externo, que ligo aqui no notebook pela VGA e trabalho com área de trabalho extendida, aí quando o monitor externo está ligado é sempre mais gostoso trabalhar usando tudo nele, pois ele é bem maior, tem uma fidelidade maior às cores, etc. E quando estou usando, por exemplo, o CorelDraw, e abro a janela de edição de contorno, ela pode abrir (e abre) no monitor do notebook, aí eu acho que de alguma forma os softwares "salvam" a posição dessas sub-janelas, e quando estou usando o notebook em outra situação, sem o monitor externo, ao tentar acessar a janela de edição de contorno ela abre fora do meu monitor. Foi numa dessas que percebi que eu TINHA que dar um jeito de puxar essa janela pra tela.

O método que estou usando (e funcionou em todos os casos até agora) é uma combinação de teclas no teclado e movimento do mouse:

Alt + Espaço > M > seta "pra baixo" > Movimento do mouse

E é isso aí que tem me poupado de muito estresse.

Com o "Alt + Espaço > M" eu ativo o modo "mover" da janela, mas não adianta mover o mouse agora. No momento que eu pressiono a seta "pra baixo" do teclado eu começo a decidir a posição da janela com o teclado, mas como geralmente eu não tenho a MÍNIMA noção de onde a janela pode estar, uso o truque do mouse: no momento em que eu teclo a seta "pra baixo" o cursor do mouse gruda na barra de título da sub-janela perdida e a janela, por conseqüência, gruda no mouse. É só mover o mouse que a janela vai estar grudada nele, bastando dar um clique para soltá-la.

Espero que essa dica seja útil para alguém. Pra mim tem sido muito útil.

Pessoas que usam o recurso de multi-monitores há muito tempo, como o Jefferson, devem ter enfrentado esse problema em várias situações, e devem ter encontrado um jeito (talvez esse mesmo que eu uso) pra "enganar" o problema. Se alguém conhece outro método, diga aí, talvez exista algo mais simples e eu não conheça.

oxysucker:
Boa dica, Rafa. Só não ganhou um "bom" por que você usa o CorelDraw.  >:D

Jefferson:

--- Citação de: rafalibrenz em Fevereiro 04, 2009, 05:35:37 pm ---Pessoas que usam o recurso de multi-monitores há muito tempo, como o Jefferson, devem ter enfrentado esse problema em várias situações, e devem ter encontrado um jeito (talvez esse mesmo que eu uso) pra "enganar" o problema.

--- Fim de citação ---

Sim, desde que eu comecei a usar multi-monitores, por volta de 1999, que eu uso esse método.

Mas isso não é útil apenas para quem tem mais de um monitor. Às vezes acontece de por uma doideira do mouse uma janela ser arrastada para fora da àrea do desktop acidentalmente. Ou ainda quando você trabalhava numa resolução e por ter sido obrigado a trocar de monitor está trabalhando numa resolução menor.

rafalibrenz:

--- Citação de: oxysucker em Fevereiro 05, 2009, 09:12:06 pm ---Boa dica, Rafa. Só não ganhou um "bom" por que você usa o CorelDraw.  >:D

--- Fim de citação ---

Hahahaha! Acho que se fosse por isso, eu mereceria o "bom". O Corel foi só um exemplo. Eu tenho o Corel instalado porque ele é o "padrão", tem que ter pra mandar e receber coisas no formato dele, mas eu acho ele muito porco. Ainda uso o Corel, admito, foram anos aprendendo e tem vezes que se precisa de coisas com velocidade, ainda é uma interface que eu conheço melhor, mas estou com o Illustrator CS4 e com muita disposição para migrar totalmente pra ele. Não tenho dúvidas de que é bem melhor.


--- Citação de: Jefferson em Fevereiro 05, 2009, 09:28:22 pm ---Sim, desde que eu comecei a usar multi-monitores, por volta de 1999, que eu uso esse método.

Mas isso não é útil apenas para quem tem mais de um monitor. Às vezes acontece de por uma doideira do mouse uma janela ser arrastada para fora da àrea do desktop acidentalmente. Ou ainda quando você trabalhava numa resolução e por ter sido obrigado a trocar de monitor está trabalhando numa resolução menor.

--- Fim de citação ---

Exatamente. Já aconteceu pra mim de ter que desinstalar e instalar de novo um programa pra janela vir no lugar normal, pois eu não conhecia esse método. E era com um só monitor. Como foi parar fora do desktop, eu não sei.

Marcelon:
Cara, vc mandou muito bem! Obrigado pela dica!

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Responder

Ir para versão completa