Video e Audio > Philips DVP5980

Como utilizar um HD externo com USB 2.0? Tem jeito?

(1/3) > >>

paulo.cajr:
Olá a todos do fórum.

Primeiramente gostaria de dizer que acompanho o fórum há algum tempo já... E inclusive me baseei nas análises do Jefferson para decidir qual DivX player comprar e optei pelo DVP5980 porque vi que vocês fazem esse trabalho incrível de aprimorar os aparelhos... Vocês são heróis galera!!! Deve ser muito complicado mexer com esses firmwares... Faço faculdade de computação e imagino como deve ser trabalhoso "escovar bits"...  :clapping:

Meu problema é a utilização de um HD externo com USB 2.0. Ele tem duas conexões USB (para computadores que só tem USB 1.1, por exemplo). E pelo que li, a entrada do DVP5980 é 1.1...  :( Já tentei de tudo pro aparelho ler o HD, mas não resolveu (formatar em diferentes formatos e com diferentes tamanho de cluster - até tentei aproveitar o que dizem no tópico sobre as travadas com a porta USB, mas de nada adiantou). Ele até acende seu LED e roda o disco, como se estivesse lendo, mas não carrega os dados.

Gostaria de saber se tem algum jeito de "burlar" esse problema: com algum "adaptador" para diminuir a velocidade da conexão talvez, alguma fonte de alimentação externa, etc.

Ou então só vou conseguir usar o HD com a conexão 2.0 do DVP5990 - que já estou vendo de comprar aqui (o DVP5980 fez tanto sucesso com meus pais que acabei perdendo meu aparelho pra eles...  ;D)?

Agradeço a atenção de todos.  :)

rafalibrenz:
Cara,

Eu não tenho certeza, mas acho que sei qual é o seu problema.

Primeira coisa: tem que ficar bem claro pra você que o seu HDD externo ter dois cabos USB nada (mas NADA) tem a ver com velocidade. Tem a ver com corrente elétrica. A maioria das portas USB são capazes de fornecer os 5 volts com apenas 500 mA, mas o seu HDD externo precisa do dobro disso pra funcionar. Pensando nisso, o fabricante colocou dois cabos: um deles faz a conexão USB 2.0, e o outro pega mais corrente, de outra porta USB.

Mas existem placas-mãe novas que estão trazendo portas USB mais potentes, capazes de fornecer em uma porta USB corrente elétrica suficiente para fazer o HDD funcionar com uma USB só. Por isso numa situação dessas bastaria você ligar o cabo de dados do seu HDD USB, e não precisaria usar o auxiliar. Isso acontece em desktops, notebooks e alguns DVD players.

[Isso tudo que eu estou dizendo é baseado em coisas que eu li. Eu nunca tive contato com esse tipo de aparelho (HDD externo USB), por isso podem haver informações equivocadas. Se alguém notar algo errado, por favor, corrija-me, eu vou gostar muito de aprender mais sobre isso.]

Outra coisa: Entre uma USB 1.1 e uma USB 2.0 a única coisa realmente significativa que muda é a velocidade. Até onde eu sei, a capacidade energética não muda de uma para outra. Essa coisa de que algumas portas USB são mais potentes é um plus, e suponho que não faça parte da especificação padrão.

Minha experiência com esse assunto é zero, meu conhecimento é todo teórico. E pelo que li apurei que:


* O DVP5980 tem uma porta capaz de fornecer 500 mA;

* 500 mA não são suficientes para fazer funcionar um HDD USB;
* Isso não tem nada a ver com a porta USB ser 1.1. Ela poderia ser lenta (1.1) e potente ao mesmo tempo.
* Os DVD player da Philips DVP5990 e DVP3254 têm, teoricamente, uma porta USB mais potente, capaz de fornecer 1000 mA (1 A);

* Isso seria, em teoria, suficiente para fazer um HDD USB funcionar, usando apenas um cabo (o de dados);
* Novamente frizando: A porta é mais potente, mas isso não tem a ver com ela ser mais rápida! Ela poderia ser 2.0 e fornecer só a metade da corrente que oferece; Esses aparelhos trazem um plus: além da porta mais rápida, ela também é mais potente, mas são coisas idependentes.
Quanto ao seu problema:

* Teoricamente você nunca vai conseguir fazer o seu HDD USB funcionar no seu DVP5980 sem energia auxiliar. As soluções mais plausíveis para o seu problema são:

* Troque de DVD player. Compre um com uma porta USB mais potente;
* Use energia auxiliar; Um simples carregador USB capaz de fornecer 500 mA ou mais (como esse) deve solucionar o seu problema. Bastaria ligar ali o cabo USB extra (só para energia).

* Faça um teste ligando esse cabo em uma porta USB de um notebook. Deveria funcionar.

paulo.cajr:
Grande Rafa!!! Apesar de eu estar p*** com eletricidade por causa de uma prova que acabei de fazer sobre isso, gostei da sua explicação!!! Mas enfim...

O que acontece acho que é isso mesmo: o HDD tem 2 cabos pra suprir a pouca corrente que uma porta USB "das antigas" fornece. No meu PC e no notebook funciona só com uma porta normalmente. Mas em computadores (bem) mais antigos precisaria usar os 2 cabos. Esse seria o caso do DVP5980 pelo que parece mesmo, pois ele até recebe energia (gira o disco, mas não é o suficiente pelo que parece).

Agora sobre a diferença "potência" x "velocidade" não sabia... Achava que eram a mesma coisa na prática (pra mim, uma porta 2.0 seria mais rápida E potente).

Vou fazer o que falou: ligar o segundo cabo no notebook e ver se roda (não consegui ver o carregador do link do Deal Extreme, não sei se foi só aqui o problema com o link...). Posto aqui depois o resultado.

Mas que o modelo novo da Philips já tá na lista de futuras compras, isso tá!!!

Se alguém ainda tiver informações mais precisas sobre todo esse assunto (apesar de o Rafa ter esmiuçado bem todo o problema), poste aí. Também vou gostar de saber mais sobre o assunto.

Até mais...

paulo.cajr:
Usando o notebook como "entrada de energia auxiliar" continuou da mesma forma (o HDD só gira e não é reconhecido pelo DVD player).

Após adquirir o DVP5990, liguei o HDD neste (usando só uma entrada USB) e vi que o HDD também não era reconhecido. Ou seja, a energia era suficiente, mas o meu problema é o formato NTFS do HDD.

Bom, depois de apanhar um pouco  :dashhead1: só me resta formatá-lo em FAT32 e vê-lo funcionar em ambos aparelhos  ;D

Desculpem pelo fato de já haver tópicos sobre problemas de leitura de HDs externos devido aos formatos NTFS e FAT32, mas é que eu achava que meu problema era a energia mesmo (em certa parte até era...).

Valeu Rafa!!! Abraço!!

rgponce:
Sei que a dúvida do amigo já foi respondida mas vou deixar algumas dicas aqui para uso de HD Externos, pois já passei por 2 e aprendi algumas coisas.

O HD sempre deve estar formatado em FAT32 para ser reconhecido
Já passei por vários programas diferentes tentando formatar grandes HDs em FAT32 de maneira satisfatória e o melhor dos que testei foi o "FAT 32 Formatter" que pode ser encontrado na página do desenvolvedor neste endereço:
http://www.ridgecrop.demon.co.uk/index.htm?guiformat.htm
O uso dele dele é bem simples e se trata de um executável que não precisa de instalação.

Os HDs geralmente precisam de algo em torno de 900 mA para funcionar
As cases de HDs 3.5 (HDs de desktops) já vem com alimentador de energia, então funcionarão sem problemas.
As cases de HDs 2.5 (HDs de notebooks) não vem com alimentador, mas geralmente possuem um cabo com 2 pontas para portas USB, use uma das pontas para conectar ao DVD e na outra coloque uma fonte com entrada USB que possa gerar uma corrente de 900 mA. A grande maioria das fontes de iPod tem essa característica.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Responder

Ir para versão completa