Housekeeping > OFF TOPIC

Redimensionando video - qual algorítmo usar?

(1/1)

pedrosanto100:
Olá!

Alguém saberia me dizer se existe alguma regra de qual método de redimensionamento devemos usar, para manter a qualidade do vídeo?

Normalmente tenho duas situações: 1- o vídeo é de largura maior que 720 e preciso diminuir para assistir no DVD player, ou
2- o vídeo é wide e quero inserir faixa preta na parte de baixo para inserir a legenda.

No aplicativo FFDShow encontrei essas "explicações":
Resize algorithms:
  Fast bilinear - fast with acceptable quality
  Bilinear - quality slighty better than previous, but a little bit slower
  Bicubic - high quality, slower
  Point - fastest, ugliest
  Area - area averaging scaling
  Bicublin - luminance bicubic, chroma bilinear

mas não fala se existe diferença para  aumentar ou diminuir o tamanho.

Em um outro tutorial de aplicativo achei:
•   Se for reduzir a resolução horizontal do destino, use o filtro Bilinear;
•   Se for aumentar a resolução horizontal do destino, use o filtro BicubicPrecise  ou Lanczos.

e no tutorial do VirtualdubMod o Jefferson diz:
Nota: a escolha do método de interpolação afeta diretamente a qualidade, o tempo de processamento e o tamanho final do arquivo. Bicubic e Lanczos são os melhores em qualidade, mas Bicubic cria arquivos um pouco menores (uns 10%) sem diferença apreciável na qualidade

OBS.: Eu faço questão de qualidade de imagem, porisso, sempre que possível eu baixo o video 720p para depois converter, mas não sei se estou fazendo a coisa certa.

Grato pela ajuda

Jefferson:

--- Citação de: pedrosanto100 em Novembro 27, 2009, 08:34:46 pm ---
OBS.: Eu faço questão de qualidade de imagem, porisso, sempre que possível eu baixo o video 720p para depois converter, mas não sei se estou fazendo a coisa certa.

--- Fim de citação ---

Sim. Quanto melhor é a fonte, melhor é o resultado da conversão, mantendo-se todo o resto igual.

Se você tiver a opção de usar o Lanczos, use-o. Se não tiver vá de bicubic mesmo.

Jefferson:
Melhor ainda: leia as intruções do programa específico que você está usando. Muitas vezes ele mesmo apontará qual o melhor algoritmo a usar se o objetivo é qualidade.

pedrosanto100:
Jefferson,
agradeço a dica.
Aliás, aproveito para agradecer por todas as ajudas através do seu fórum e blog.
O seu programa MPG4 CompatChecker resolveu definitivamente minha perda de mídias nas gravações de DivX.

Infelizmente, não posso ajudar no fórum pois não é minha área.    Sou um usuário curioso e porisso meu avatar é "gratidão".

Agradeço a todos os que disponibilizam seus conhecimentos!

Pedro

Navegação

[0] Índice de mensagens

Responder

Ir para versão completa