Autor Tópico: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB  (Lida 791786 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline turco

  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 118
  • Aprovação: +4/-3
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #620 Online: Setembro 22, 2007, 06:33:11 pm »
Delio , de qual endereço da rjtech voce recebeu o reposta com o firmware?

grato

Offline MarceloCamargo

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 21
  • Aprovação: +4/-0
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #621 Online: Setembro 22, 2007, 09:27:14 pm »
Olá Pessoal,

       Venho acompanhando este forum à muitos meses, acabei caindo aqui ao fazer uma pesquisa na Internet sobre gravador de DVD com HD, acabei escolhendo este Rjtech. Eu sou de Uberaba MG e aqui não tem Sam's Club. Fiz a compra do equipamento ligando na loja em Goiânia e fazendo o pagamento via depósito bancário, só que a Sam's Club não despacha os pedidos para outras cidades, daí liguei para um amigo que mora lá e pedi para ele retirar e me enviar por Sedex. Já tem uns 5 meses que fiz a compra.

       Logo que recebi o equipamento eu já comecei a fazer algumas alterações no mesmo. Coloquei um cooler como a maioria fez, troquei o dissipador original do chipset LSI por um de melhor qualidade e coloquei pasta termica, instalei a bateria de backup do relógio logo que postaram o esquema, esses dias soldei na placa o conector IDE para testar o loader, fiz algumas medições na alimentação do loader (logo mais comento sobre isso), e passei essa noite fazendo alguns testes para implentar uma fonte auxiliar para alimentar o HD (também vou comentar sobre isso logo mais). Vou anexar algumas fotos que fiz das alterações e testes que andei fazendo.

       Quanto à medição da alimentação do loader, descobri que não segue o pdrão de um conector IDE, o conector IDE padrão tem (+12V / 0V / 0V / +5V), já no loader tem (+12V / 0V / +5V / +3,3V). Daí fiquei pensando no seguinte, se eu fizer um cabo divisor para ligar o conector do HD tanto no HD quanto em um DVDRW IDE de PC, será que corro o risco de sobrecarregar a fonte? Ainda não testei com um DVDRW IDE porque não tenho um aqui disponível para isso, pois tenho gravador de DVD só no notebook.

       Partindo da pergunta acima, pensei na possibilidade de acoplar uma fonte auxiliar para alimentar o HD e se necessário um outro loader no caso de der problema no original. Com essa solução posso utilizar qualquer marca de HD sem me preocupar com o consumo do mesmo. Fiz o seguinte, peguei uma fonte ATX e liguei no HD, e ao ligar o RJTech eu liguei ao mesmo tempo a fonte aterrando o fio PSON (fio verde), funcionou perfeitamente. Fui um pouco mais além, montei um conector para alimentar o loader à partir da fonte ATX, daí liguei tanto o HD e o loader ao mesmo tempo na fonte ATX, e para minha surpresa não funcionou, a fonte do RJTech até que ligou, mas o display não acendeu, acho que a fonte do RJTech deve ter algum sistema de proteção que detecta algo de errado por não haver consumo do HD ou do loader. Porém funciona normalmente, desde que o loader ou o HD fique ligado na fonte do RJTech.

      Tentei adaptar um TIP (tiristor) usando o +5V do TJTech para armar a fonte ATX ao mesmo tempo em que armar a fonte do RJTech, funcionou beleza, só que o TIP chegou a sair fumaça. Medi a corrente que vai do +5V do RJTech para o TIP e deu pouco mais de 5A, aí liguei tanto o loader quanto o HD na fonte ATX e liguei o RJTech, a fonte ATX armou junto com a fonte do RJTech e funcionou tudinho perfeitamente, só que o tiristor ficou saindo fumaça... hehehehe... Pensei em acoplar uma resitor para ver se diminuia um pouco a corrente, mas só consegui acertar usando um resistor de 15ohms, o tiristor não esquentou, porém o resistor quase pegou fogo (vou ver se consigo um de uns 10w ou mais pra testar). No final das contas eu fiz uma coisa que deu certo, tirei um relé de um estabilizador antigo e o coloquei para fazer o chaveamento da fonte ATX usando o +12V da fonte do RJtech, porém como o consumo de corrente do relé ficou em quase zero, o RJTech só funcionou quando ficou o loader ou o HD ligado na fonte do mesmo. Como eu não conheço quase nada de eletrônica fico meio que perdido para arrumar solução para isso, mas vou continuar tentando até conseguir fazer funcionar o HD e o loader ligado na fonte ATX ao mesmo tempo. Se alguém tiver alguma idéia e puder ajudar, ficarei muito agradecido.

       Agora outra coisa que estou tentando fazer é colocar a fonte auxiliar dentro do próprio RJTech, porém uma fonte ATX convencional não cabe dentro, à não ser que eu retire o HD de dentro e o aloje de fora. Outra opção que estou pensando é tentar com uma daquelas fontes ATX compactas ou até mesmo comprar duas fontes eletrônicas, sendo uma de 12V/+ou-6A e outra de 5V/+ou-10 para tentar acoplar dentro do RJTech e armá-las através de relé ou tiristor.

       Estou até pensando em comprar outro RJTech para o caso de pifar o meu com esses testes.


Abraço à todos,

Marcelo Camargo.
Marcelo Costa Camargo
Sistemas de Informação - Uniube

Uberaba - MG - Brasil
La S 19° 45' 11.3''
Lo W 47° 55' 31.6''

"INVESTIR EM CONHECIMENTO É O QUE
RENDE OS MELHORES JUROS."
(Benjamin Franklin)

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #621 Online: Setembro 22, 2007, 09:27:14 pm »

Offline danielqjf

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +0/-1
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #622 Online: Setembro 22, 2007, 10:54:21 pm »
Muito interessante isso que postou Marcelo.
Acho estranho que um aparelho de baixo custo tenha alguma proteção quanto a não haver consumo pelo loader ou HD. Até mesmo porque se você usar o HD, o loader vai ficar parado e o consumo vai ser praticamente zero.
Acho improvável mas, vai que tem algo ligado em série com o loader. Ao retirar o mesmo ficaria com o circuito aberto. O que poderia fazer é colocar um resistor no ludar do loader. Assim o circuito fecharia e/ou haveria um consumo como se fosse o mesmo.
Fiquei com uma dúvida nas suas fotos. Você colocou uma tomada IDE no seu aparelho? Como adaptou?

Sobre o firmware, alguém testou jogar do HD para a USB?

WJunior, o idéia do HD de notebook é legal. Mas será que o HD de notebook dá conta do recado? Afinal o outro é 7200RPM.

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #623 Online: Setembro 22, 2007, 11:16:59 pm »
Acho estranho que um aparelho de baixo custo tenha alguma proteção quanto a não haver consumo pelo loader ou HD. Até mesmo porque se você usar o HD, o loader vai ficar parado e o consumo vai ser praticamente zero.

Talvez eu tenha pulado no bonde andando e esteja entendendo isso fora do contexto, mas quando você grava qualquer coisa do HDD para o DVD a fonte precisa suportar o consumo de ambos.

E mesmo durante a reprodução vão haver situações onde ambos estão operando.


Editado: Sim, eu entendi fora do contexto. O problema não é suportar ambos ligados ao mesmo tempo, mas a necessidade de o loader estar conectado para que a fonte do RJTECh ligue.
« Última modificação: Setembro 23, 2007, 12:01:18 am por Jefferson »
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline MarceloCamargo

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 21
  • Aprovação: +4/-0
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #624 Online: Setembro 22, 2007, 11:40:47 pm »
Pessoal,

       Acabei de testar com um DVDRW IDE, e advinhem só... Funcionou perfeitamente... Pelo menos na reprodução tá funcionando, depois devo testar fazendo uma gravação e aí posto o resuldado aqui, mas acredito que deva funcionar sem problemas.

       O f**a é que tive que deixar o loader original ligado na fonte do RJTech, porém com o cabo de dados desconectado. Se eu não deixar nada ligado na fonte do RJTech o bicho não liga mesmo. O DVDRW IDE eu liguei na fonte ATX externa junto com o HD.

       Daniel, foi isso mesmo que fiz, eu tirei um conector IDE macho de uma placa mãe de computador danificada e soldei na placa mãe do RJTech, assim consegui ligar um DVDRW IDE. O conector em questão é o de cor azul que você pode ver nas fotos.

       Eu pensei mesmo em colocar um resistor numa das saídas da fonte do RJTech para ver se ele liga com todos os dispositivos na fonte ATX externa, porém eu não sei qual resistor usar. Acho que se eu gerar um consumo de pelo menos uns 2A no +5V é bem provável que o RJTech ligue. Nesse caso eu precisaria de um resistor de 2,5ohms e a potência dissipada no resitor ficaria próxima de 15w, o que é muita coisa. Vou dar uma estudada nisso.


Abraço à todos,
Marcelo Costa Camargo
Sistemas de Informação - Uniube

Uberaba - MG - Brasil
La S 19° 45' 11.3''
Lo W 47° 55' 31.6''

"INVESTIR EM CONHECIMENTO É O QUE
RENDE OS MELHORES JUROS."
(Benjamin Franklin)

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #625 Online: Setembro 23, 2007, 12:14:27 am »
Fui um pouco mais além, montei um conector para alimentar o loader à partir da fonte ATX, daí liguei tanto o HD e o loader ao mesmo tempo na fonte ATX, e para minha surpresa não funcionou, a fonte do RJTech até que ligou, mas o display não acendeu, acho que a fonte do RJTech deve ter algum sistema de proteção que detecta algo de errado por não haver consumo do HD ou do loader. Porém funciona normalmente, desde que o loader ou o HD fique ligado na fonte do RJTech.

Muitas fontes de PC tem o mesmo "problema". Se a carga for insuficiente, a fonte não liga ou não permanece ligada. Algumas fontes tem um resistor interno só para garantir essa carga mínima.

http://www.smpstech.com/mtblog/minimum_power_supply_load.html

Pendurar alguns ventiladores na fonte do RJTECH pode ser suficiente para mantê-la ligada, sem o desperdício de energia e a indesejável geração de calor proporcionada por um resistor.
« Última modificação: Setembro 23, 2007, 12:19:43 am por Jefferson »
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #626 Online: Setembro 23, 2007, 12:22:41 am »
Pessoal,

       Acabei de testar com um DVDRW IDE, e advinhem só... Funcionou perfeitamente... Pelo menos na reprodução tá funcionando, depois devo testar fazendo uma gravação e aí posto o resuldado aqui, mas acredito que deva funcionar sem problemas.

O teste é necessário. Existem casos de gravadores de DVD que ou não gravam ou não conseguem ler DVDs originais protegidos quando você usa um gravador IDE diferente do original.

Se seu teste for um sucesso, vou ter que arrumar um jeito de comprar um aparelho desses :)
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline psr530fan

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 91
  • Aprovação: +6/-0
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #627 Online: Setembro 23, 2007, 02:44:57 am »
      O f**a é que tive que deixar o loader original ligado na fonte do RJTech, porém com o cabo de dados desconectado. Se eu não deixar nada ligado na fonte do RJTech o bicho não liga mesmo. O DVDRW IDE eu liguei na fonte ATX externa junto com o HD.

Excelente trabalho Marcelo. Acho que todos os usuários do 2100DVRX estavam aguardando quem tivesse "bolas" para fazer o que você fez.

Tenho uma sugestão:
Já que todas as tensões necessárias estão presentes, que tal tentar alimentar o novo loader a partir do conector do original ? É só improvisar com um cabo de alimentação padrão com o lado femea dos conectores sem a capa plastica (mas isolados com certeza). A +3 V ficaria sem carga, só para experimentar. Acho totalmente descartavel a opção de alimentação externa.

Estou aguardando também pela resposta do firmware original (para poder ter a garantia de que poderemos restaura-lo), de forma a poder implementar nele cópia de conteúdo PARA a USB e arquivos outros PARA o HD interno. Daí certamente vou colocar um HD maior nele.

Para os curiosos e que tem condições de olhar o arquivo do firmware por dentro, no site da Wintal, tem um modelo com HD de 160 que está descontinuado mas disponibilizam o firmware dele e pelo manual, fica igual às fotos pós atualização do 2100DVRX.

Offline turco

  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 118
  • Aprovação: +4/-3
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #628 Online: Setembro 23, 2007, 03:16:30 am »
PSR530 essa sua dica do Wintal já havia visto e descartado pelo fato de que as conecçoes são diferentes pois o rjtech tem 1 entrada rf , 1 entrada video componente  1 super video e 2 video composto , enquanto o Wintal possui 1 entrada super video , 1 rf e 2 video composto com certeza dara conflito no firmware.

valeu gente :)

Offline MarceloCamargo

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 21
  • Aprovação: +4/-0
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #629 Online: Setembro 23, 2007, 05:07:40 am »

O teste é necessário. Existem casos de gravadores de DVD que ou não gravam ou não conseguem ler DVDs originais protegidos quando você usa um gravador IDE diferente do original.

Se seu teste for um sucesso, vou ter que arrumar um jeito de comprar um aparelho desses :)



Jefferson,

       Fiz um teste de gravação em DVD+R e funcionou perfeitamente com o DVDRW IDE, inclusive meu DVD Player portátil da Philips leu este DVD.

       Amanhã vou ver se consigo um DVD Original região 4 para fazer o teste.

       Esses gravadores de DVD IDE para computador tem um probleminha que é o seguinte, normalmente ele vem sem uma região definida, daí na primeira vez em que vai usar um Player de DVD o sistema pede para você definir a região que quer usar, ao definir essa região o sistema grava numa eprom do DVDRW, você pode alterar essa região depois, porém só possível definir a região 5 vezes, depois disso o DVDRW fica com a última região que foi definida gravada na sua eprom. É possível burlar isso de duas formas, a mais simples é usar um programa que fica residente no computador para tapear os Players de DVD, a outra forma é gravar no DVDRW um firmware rackeado com região "0" definida, nesse caso é preciso achar um firmware compatível com o modelo do DVDRW.

       Contudo, acredito que o RJTech ignore a informação de região gravada no DVDRW, reproduzindo a região que estiver definida no software do próprio RJTech, que no meu caso está definida para região "0" (reproduz todas as regiões).

Abraço,
Marcelo Costa Camargo
Sistemas de Informação - Uniube

Uberaba - MG - Brasil
La S 19° 45' 11.3''
Lo W 47° 55' 31.6''

"INVESTIR EM CONHECIMENTO É O QUE
RENDE OS MELHORES JUROS."
(Benjamin Franklin)

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #629 Online: Setembro 23, 2007, 05:07:40 am »