Autor Tópico: Firmware do LG DV397H  (Lida 300612 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #300 Online: Maio 03, 2009, 04:45:39 am »
Pessoal, obrigado pela força!  ;D

Bom, já resolvi quase todos os problemas, falta apenas 1 que é quando só a última linha da legenda está em itálico (as outras ficam também).

rictad,

Tentei todas as opções de configuração do MTKFontCreator e realmente não consegui eliminar o problema dos caracteres cortados. Pensei em algo que pode ajudar: editar as fontes TrueType ou OpenType do seu PC (que você quer usar no DV397H) com um editor de fontes, de modo a criar uma fonte idêntica, porém em itálico. Teria que brincar um pouco com o um editor de fontes como o FontCreator que é gratuito por 30 dias. Apenas usar uma fonte em itálico não dá certo (baixei um fonte da internet em itálico e continuou cortada). Acho que teria que criar uma nova fonte, com os caracteres em italico, porém como se fosse uma fonte não itálica (um tipo de hack assim), e então abrir com o MTKFontCreator. E se desse certo, por fim era só fazer uma fusão da fonte normal com a itálica (pelo que entendi você deixou os caracteres normais e itálicos na mesma fonte). Que confusão...  :-[

Essa sua ideia era a que eu estava tentando fazer, porque o MTKFontCreator sempre corta partes dos caracteres à direita quando faz a transformação para itálico, independente da largura, espaçamento etc, como você falou. Mas como queria testar logo o itálico, saí mexendo nele mesmo. Eu criei a fonte primeiramente editando o ini do MTKFontCreator e adicionando um novo cp com 512 códigos, em que de 0x100 a 0x1FF repetem-se os códigos Unicodes linkados aos códigos de 0x0 a 0xFF. Olhando o INI, dá para entender essas tabelas. Usei o Calc (semelhante ao Excel) para fazer isso rapidamente. Depois, com meu novo CP1252 dobrado, criei duas fontes: 1 toda normal e outra toda itálica. Exportei ambas para modo texto no MTKFontCreator (isso é fantástico) e editei os arquivos manualmente, copiando os últimos 256 caracteres do arquivo texto da fonte itálica por cima dos da fonte normal, criando uma fonte híbrida. Aí salvei a fonte no formato MTK.

O modo texto é fantástico porque você pode editar os caracteres manualmente. Por exemplo, eu consegui arrumar o caracter "U" da fonte Impact para ele não ficar cortado. O problema desse método é que ele vai levar tempo para arrumar todos os caracteres e também que cada caracter vai ter, em média, 5 pontos a mais de largura. Veja:

Caracter 85: "U" Impact com largura 16 criado pelo MTKFontCreator:

Código: [Selecionar]
#G 85
#W 16
#l ................
#l ................
#l ................
#l ................
#l ................
#l ................
#l ................
#l ----------------
#l ----------------
#l --*****--*****--
#l --*****--*****--
#l --*****--*****--
#l --*****--*****--
#l --*****--*****--
#l --*****--*****--
#l --*****--*****--
#l --*****--*****--
#l --*****--*****--
#l --*****--*****--
#l --*****--*****--
#l --*****--*****--
#l --*****--*****--
#l --*****--*****--
#l --*****--*****--
#l --*****--*****--
#l --*****--*****--
#l --*****--*****--
#l --************--
#l ---**********---
#l ----********----
#l .----******----.
#l ..------------..
#l ...----------...
#l ................
#l ................
#l ................
#l ................
#l ................
#A

Caracter 341: "U" Impact Itálico criado pelo MTKFontCreator (a largura aumentou para 17, mas não é suficiente):

Código: [Selecionar]
#G 341
#W 17
#l .................
#l .................
#l .................
#l .................
#l .................
#l .................
#l .................
#l ....-------------
#l ....-------------
#l ....--*****--**--
#l ....--*****--**--
#l ...---*****--**--
#l ...---*****--**--
#l ...--*****--***--
#l ...--*****--***--
#l ..---*****--***--
#l ..---*****--***--
#l ..--*****--****--
#l ..--*****--****--
#l .---*****--****--
#l .---*****--****--
#l .--*****--*****--
#l .--*****--*****--
#l ---*****--*****--
#l ---*****--*****--
#l --*****--*****---
#l --*****--*****---
#l --************--.
#l --***********---.
#l ---*********----.
#l -----*****-----..
#l .-------------...
#l ...---------.....
#l .................
#l .................
#l .................
#l .................
#l .................
#A

Caracter 85: "U" Impact Itálico modificado por mim, com largura 21 (como aumenta-se 1 ponto a cada 4 linhas, teremos sempre um aumento de 5 pontos em relação à largura original, desde que a altura seja a mesma, claro):

Código: [Selecionar]
#G 85
#W 21
#l .....................
#l .....................
#l .....................
#l .....................
#l .....................
#l .....................
#l .....................
#l ......---------------
#l .....----------------
#l .....--*****--*****--
#l .....--*****--*****--
#l .....--*****--*****--
#l ....--*****--*****--.
#l ....--*****--*****--.
#l ....--*****--*****--.
#l ....--*****--*****--.
#l ...--*****--*****--..
#l ...--*****--*****--..
#l ...--*****--*****--..
#l ...--*****--*****--..
#l ...--*****--*****--..
#l ..--*****--*****--...
#l ..--*****--*****--...
#l ..--*****--*****--...
#l ..--*****--*****--...
#l .--*****--*****--....
#l .--*****--*****--....
#l .--************--....
#l .---**********---....
#l ----********----.....
#l .----******----......
#l ..------------.......
#l ...----------........
#l .....................
#l .....................
#l .....................
#l .....................
#l .....................
#A

Esse último ficou certinho, mas é um trabalho chato fazer isso na mão. Mas acho que pode ser automatizado.
Tirando isso, o itálico fica perfeito. Não há nenhum problema de serrilhamento. A fonte Arial Narrow Bold foi a que apresentou o menor corte e só em alguns caracteres.

Há, esqueci de dizer. No linux, eu tenho os arquivos das fontes Arial instalados separadamente, um para normal, outro para itálico e outro para negrito. Quando retiro todos, menos o itálico, o MTKFontCreator já carrega em itálico mesmo, como você imaginou. Mas, infelizmente, fica cortado também, do mesmo jeito. :-[ Mas talvez porque está sinalizada como itálico no arquivo. Porém, a caixa de itálico não fica selecionada. :-[

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #301 Online: Maio 03, 2009, 06:18:01 pm »
O modo texto é fantástico porque você pode editar os caracteres manualmente. Por exemplo, eu consegui arrumar o caracter "U" da fonte Impact para ele não ficar cortado. O problema desse método é que ele vai levar tempo para arrumar todos os caracteres e também que cada caracter vai ter, em média, 5 pontos a mais de largura.
Eu sabia que seria possível corrigir os caracteres pelo modo texto. Só não comentei sobre essa possibilidade pois me pareceu que seria realmente MUITO trabalhoso corrigir os caracteres um a um. Fiquei com pena de você.  :laugh:

Há, esqueci de dizer. No linux, eu tenho os arquivos das fontes Arial instalados separadamente, um para normal, outro para itálico e outro para negrito. Quando retiro todos, menos o itálico, o MTKFontCreator já carrega em itálico mesmo, como você imaginou. Mas, infelizmente, fica cortado também, do mesmo jeito. :-[ Mas talvez porque está sinalizada como itálico no arquivo. Porém, a caixa de itálico não fica selecionada. :-[
Provavelmente, como você pensou, ficou cortada pois o arquivo deve estar sinalizado como itálico mesmo (a caixa de itálico não fica selecionada, mas se você clicar em "A=Font Dialog..." verá que em Estilo de Fonte apenas estará disponível Itálico).
Portanto, acho que vale a pena tentar o hack que eu sugeri: criar uma fonte só com ITÁLICO porém sinalizada como NORMAL. O programa que indiquei é muito legal: FontCreator. É para Windows mas provavelmente você poderá usar com o Wine, não é? (não entendo muito bem disso).

P.S.: Lembrei de outro Editor de Fontes, gratuito, que parece ser muito bom, e funciona com Linux: FontForge
« Última modificação: Maio 03, 2009, 06:25:26 pm por zeurt »

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #301 Online: Maio 03, 2009, 06:18:01 pm »

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #302 Online: Maio 03, 2009, 07:51:59 pm »
É, eu não vou fazer na mão não. ;D

Eu tenho o fontforge aqui. Só não aprendi a mexer com ele ainda. Tem muitas opções.
Mas a saída vai ser isso mesmo. Criar um fonte itálica sinalizada como normal.

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #303 Online: Maio 03, 2009, 08:42:48 pm »
Bom, já resolvi quase todos os problemas, falta apenas 1 que é quando só a última linha da legenda está em itálico (as outras ficam também).
Como fica quando existe apenas uma palavra (ou poucas palavras) em itálico em determinado parágrafo (às vezes isso ocorre): está funcionando?

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #304 Online: Maio 03, 2009, 10:01:02 pm »
Sim, já estava funcionando ;).

E já tudo resolvido, só estou tentando agora acertar o alinhamento horizontal centralizado da primeira linha quando há linhas em itálico embaixo. O alinhamento das demais está funcionando perfeitamente. Uma linha com itálicos fica maior, então o alinhamento tem que se ajustar. E isso está acontecendo!  ;D. Porém, o da primeira linha ainda está um pouco desajustado devido ao problema anterior. Se tiver linhas em itálico embaixo, a linha de cima é alinhada como se ela toda estivesse em itálico.

E quando o itálico começa em um quadro e não é fechado, ele é cancelado no quadro posterior. Esse é um comportamento meio padrão, a princípio. Veja que a maioria das legendas que têm quadros seguidos em itálico, abrem e fecham o itálico em cada quadro.

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #305 Online: Maio 07, 2009, 03:31:25 am »
Firmware Rictad Versão 3.1 para DV397H com chip MT1389S

ATENÇÃO, usuários do modelo DV397H com chip MT1389M não devem atualizar com essa versão!

Corrigidos os erros apontandos anteriormente referentes às legendas em itálico (desalinhamento, permanência do itálico, etc).
Modificada a fonte Arial Narrow Bold para retirar os poucos cortes que ainda haviam no itálico.
Adicionado o suporte a itálico em mais três fontes: Impact, Helvetica e Verdana, totalizando 4 fontes.
Retirada a fonte Comic Sans, para gerar espaço para as demais fontes, que tiveram o número de caracteres aumentado.


Bom, agora vou poder postar como foi implementado o itálico e também vou disponibizar as novas fontes sem cortes, feitas no FontForge. Aguardem um pouco.

Zeurt, não adiantou criar a fonte itálica como comum. Ao olhar os caracteres no FontForge, percebe-se que eles atravessam uma marcação de barras verticais. É justamente essa parte que era cortada no MTKFontCreator. Eu tive que editar as fontes para aumentar essa "largura" invisível. Mas não foi muito fácil e só funcionou corretamente ao gerar fontes OpenType. Por isso vou disponibilizar as fontes.

EDIT: Esta versão possuía um bug que impedia exibição dos acentos no filebrowser. A versão 3.1a, apresentada num post mais abaixo, corrige esse bug. Baixem a 3.1a, pois vou excluir o arquivo daqui para evitar downloads desnecessários.
« Última modificação: Março 23, 2011, 04:58:43 pm por rictad »

Offline leonardofrazao

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 6
  • Aprovação: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #306 Online: Maio 07, 2009, 11:09:09 am »
Rictad, com esta versão, no lugar dos caracteres acentuados do Filebrowser aparecem uns símbolos estranhos. Acho que ocorreu um problema com esta fonte.

Offline BAROQUE

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 9
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #307 Online: Maio 07, 2009, 11:57:29 am »
O meu player com itálico nas "SRT's? :clapping: :yahoo!: :clapping:

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #308 Online: Maio 07, 2009, 01:24:15 pm »
Rictad, com esta versão, no lugar dos caracteres acentuados do Filebrowser aparecem uns símbolos estranhos. Acho que ocorreu um problema com esta fonte.

Bem observado. Isso deve ser um sintoma de ter adicionado o itálico a uma quarta fonte. Ficou sem "espaço". Vou verificar, mas acho que terei que deixar o itálico em apenas 3 fontes.
« Última modificação: Maio 08, 2009, 04:00:12 pm por rictad »

Offline leonardofrazao

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 6
  • Aprovação: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #309 Online: Maio 07, 2009, 01:36:07 pm »
Rictad, com esta versão, no lugar dos caracteres acentuados do Filebrowser aparecem uns símbolos estranhos. Acho que ocorreu um problema com esta fonte.

Bem obsvervado. Isso deve ser um sintoma de ter adicionado o itálico a uma quarta fonte. Ficou sem "espaço". Vou verificar, mas acho que terei que deixar o itálico em apenas 3 fontes.

Se ajudar, a minha preferência pessoal das fontes do firmware é (nessa ordem): Verdana, Arial Narrow Bold, Arial Narrow (que foi retirada), Helvetica e Impact.

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #309 Online: Maio 07, 2009, 01:36:07 pm »