Autor Tópico: DivX player ou PC?  (Lida 27171 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
DivX player ou PC?
« Online: Janeiro 01, 2008, 08:20:29 pm »
Olá a todos. Faz algum tempo que venho acompanhando este fórum e o blog do Jefferson (excelentes, por sinal), e gostaria de compartilhar com vocês a minha experiência.

Alguns meses atrás comecei a pesquisar sobre players DivX, e acabei encontrando este fórum. Basicamente, fui movido pelo mesmo motivo que já foi postado em outro tópico aqui do fórum, salvar meu casamento (nas palavras de minha mulher, "precisamos salvar nosso relacionamento").  :blink:

O fato é que venho baixando muitos filmes e séries, e assistindo no PC do meu estúdio, montado na edícula da minha casa, aonde trabalho diariamente. Acabo passando muito tempo isolado, e é um tanto desconfortável para nós dois assistirmos juntos. Por isso, comecei a ir atrás de um DivX player.



Quanto mais eu lia sobre o assunto, mais eu ficava desapontado. São muitas as limitações e dificiências dos aparelhos, sem falar na vida útil dos mesmos, e na longevidade da tecnologia. Ou seja, pra quem não quer, e não pode no momento, investir muito, comprar um aparelho destes seria uma boa opção?

Depois de muito refletir, resolvi arriscar, e ligar meu pc diretamente na tv. Minha placa de vídeo tem saída S-VHS, e minha TV tem a entrada para o formato.

Ok, eu sei que isso não tem nada de mais, é muito fácil até. Mas no meu caso existem alguns agravantes, e é a partir daqui que talvez a minha experiência ajude alguém, já que não vi nenhum relato parecido em minhas buscas pela internet.

O primeiro problema é a distância entre o PC e a TV.

O segundo é que a 11 anos, por força da profissão, utilizo dois monitores ligados a meu PC. Recentemente a vida útil dos meus dois monitores CRT expiraram, o que me deixou sem dinheiro para investir em um player, pois usei minhas parcas reservas financeiras para comprar dois LCD's.



Antes que alguém me pergunte por quê comprei novamente dois monitores, ao invés de um LCD de grande formato, só pude comprar os dois em um intervalo de 6 meses, além de ter pago muito barato nos dois de 17'. E depois de 11 anos acostumado a utilizar todos os programas em duas telas, um único monitor, por maior que fosse, não proporciona a mesma praticidade. Passei seis meses com um único monitor, e sei a perda de produtividade que isso me proporcionou.

Na imagem abaixo da pra entender um pouco: o Photoshop aberto com todas as paletas abertas no segundo monitor, e ainda sobra espaço para outro aplicativo!



Meu PC está no estúdio, e minha TV na sala. Para efetuar a ligação com o mínimo de discrição, foi necessário montar dois cabos, um S-VHS e outro P2/RCA, de 16 metros cada.

A primeira dúvida era quanto à qualidade do sinal em um cabo S-VHS com este comprimento. Para piorar, o maldito aumento do preço do Cobre (a felicidade dos Chilenos) levou o preço de um cabo blindado para as alturas. Arrisquei mais ainda e comprei um cabo 0,14 de quatro vias, sem blindagem. Para o som, usei um cabo 0,10.

Tentei soldar o cabo diretamente a um conector macho S-VHS, mas a minha pouca experiência com solda me fez desistir. Acabei pegando dois cabos S-VHS que tinha sobrando aqui em casa, cortando as pontas e soldando ao cabo de 15m.

O cabo P2/RCA é muito mais fácil de montar, e não tive nenhuma dificuldade com ele.

Passar os cabos pela casa foi uma odisséia, mas isso não faz muita diferença aqui.

Não houve perda significativa de sinal de vídeo, mas em função da falta de blindagem, a tela da tv apresenta leves "ondas", que na verdade são imperceptíveis à distância usual para uma tv de 29'.

O áudio sofreu mais, mas ainda estou fazendo alguns teste para tentar compensar isso, depois coloco aqui minha experiência. Mas me parece que um cabo de 0,10 sofre muita interferência para esta distância.

Mas como utilizo dois monitores, a cada "sessão de cinema em família", preciso desligar o PC, e desconectar o plug de um dos monitores. Menos mal que o pulg S-VHS pode ficar permanentemente conectado sem afetar nada, a placa de vídeo detecta sempre os monitores primeiro.

[Editado: Não é necessário desligar o PC, leia o post mais abaixo sobre a utilização dos 2 monitores + TV via driver]

No meu caso, estou utilizando uma ATI Radeon 9700 Pro, o monitor primário está conectado com um cabo DVI-D e o secundário com conexão analógica (a placa não tem duas saídas digitais, uma pena, já que a diferença é absurda).

Ao desconectar o cabo do monitor secundário, basta ligar o PC com a TV ligada e automaticamente ela é detectada. Para quem não usa dois monitores, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a tela em branco, escolher propriedade e "propriedade de vídeo > configurações > estender a área de trabalho do Windows a este monitor".

[Editado: Não é necessário desligar o PC, leia o post mais abaixo sobre a utilização dos 2 monitores + TV via driver]

Abaixo, o conector da esquerda é o DVI (monitor primário), o do Centro é o S-Vhs (TV) e o da esquerda SVGA (monitor secundário).
Quando a TV está sendo usada, o plug azul tem que ser desconectado.



Liguei o cabo P2/RCA na saída frontal de áudio conforme abaixo:



A imagem ficou satisfatória, mas ainda vou tentar melhorar o áudio. Abaixo, alguns exemplos:





No meu caso, o maior inconveniente é ter que desligar um dos monitores sempre que vou ver algo na tv, e ainda perder minhas configurações de tela. Nada que vá me matar, mas é chato fazer isso toda hora. De toda forma, eu montei meu PC para ter tudo muito acessível. Mas tenho certeza que muita gente tem uma placa de vídeo com saída S-VHS e dual head, sem utilizar o pleno potêncial.

Outra coisa chata é não ter controle sobre a máquina da sala, mas como meu mouse é sem fio, vou ver se consigo resolver este problema. Sugestões são bem vindas.

O custo da brincadeira? R$ 45,00, mais o material que eu já tinha em casa e a minha pouco qualificada mão de obra.

O post ficou grande e tive algum problema com a publicação, Jefferson, se houver um tópico repetido, por favor apague.

Espero que este post possa ajudar alguém, e estou disponível para tirar quaisquer dúvidas.


« Última modificação: Fevereiro 12, 2008, 02:02:36 am por Jefferson »

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: DivX ou PC?
« Responder #1 Online: Janeiro 02, 2008, 04:32:40 am »
Quanto mais eu lia sobre o assunto, mais eu ficava desapontado. São muitas as limitações e dificiências dos aparelhos, sem falar na vida útil dos mesmos, e na longevidade da tecnologia. Ou seja, pra quem não quer, e não pode no momento, investir muito, comprar um aparelho destes seria uma boa opção?

Eu entendo sua frustração. Eu também acho a maioria dos aparelhos do mercado limitados demais e prefiro o PC pela sua flexibilidade, mas no quesito qualidade, a coisa complica.


Antes que alguém me pergunte por quê comprei novamente dois monitores, ao invés de um LCD de grande formato, só pude comprar os dois em um intervalo de 6 meses, além de ter pago muito barato nos dois de 17'. E depois de 11 anos acostumado a utilizar todos os programas em duas telas, um único monitor, por maior que fosse, não proporciona a mesma praticidade. Passei seis meses com um único monitor, e sei a perda de produtividade que isso me proporcionou.


Eu entendo por que você tomou essa decisão. Eu já cheguei a usar três monitores.




Hoje uso apenas dois, mas só porque eu uso dois computadores na mesa e não há espaço para mais monitores. Há alguns meses decidi trocar um dos monitores por algo melhor e fiquei surpreso ao ver todos os LCD de 17" tinham resolução de apenas 1280x1024, que é a resolução que eu já tenho nos CRT de 17". Eu não ia ganhar nada trocando um monitor CRT de 17" por um LCD de 17" a não ser no consumo de energia e no tamanho dos objetos na tela.

Decidi trocar por um CRT de 19", que me permite ir a até 1600x1440 sem prejuízo à leitura.

Tentei soldar o cabo diretamente a um conector macho S-VHS, mas a minha pouca experiência com solda me fez desistir. Acabei pegando dois cabos S-VHS que tinha sobrando aqui em casa, cortando as pontas e soldando ao cabo de 15m.

Realmente, é preciso ter experiência para soldar um conector mini-din. E olha que o S-VHS tem apenas quatro pinos. Eu precisava fazer cabos especializados (automação industrial) na fábrica com conectores mini-din de 8 pinos!

Não houve perda significativa de sinal de vídeo, mas em função da falta de blindagem, a tela da tv apresenta leves "ondas", que na verdade são imperceptíveis à distância usual para uma tv de 29'.

É interessante saber que não houve perdas perceptíveis a 16m de distância, mesmo sem blindagem. E já vi essas ondas aparecerem mesmo a 2 metros.

Ficam mais evidentes quando a tela está toda escura, não é?

O áudio sofreu mais, mas ainda estou fazendo alguns teste para tentar compensar isso, depois coloco aqui minha experiência. Mas me parece que um cabo de 0,10 sofre muita interferência para esta distância.

Que tipo de problema você tem? Zumbido? Ronco?

Outra coisa chata é não ter controle sobre a máquina da sala, mas como meu mouse é sem fio, vou ver se consigo resolver este problema. Sugestões são bem vindas.

Se seu mouse conseguir funcionar a essa distância, deve ser a melhor opção possível. Em segundo lugar eu tentaria um teclado sem fio por RF. Alguns tem um alcance limitadíssimo, mas outros já tem um alcance mais razoável. Só mesmo testando.

Se você tem mais tempo que dinheiro e uma porta serial livre no PC, pode tentar montar (ou comprar pronto) um receptor de infravermelho compatível com LIRC/WinLIRC e passar um cabo do seu PC para a sala. Com um receptor desses você pode usar um controle remoto comum para controlar seu PC, mas a configuração pode ser um saco.

Se por sorte você tiver o celular certo, pode usá-lo como controle remoto, desde que compre um receptor bluetooth genérico para o PC:

http://jefferson-ryan.blogspot.com/2007/06/controle-remoto-do-pc-com-sony-ericsson.html

O post ficou grande e tive algum problema com a publicação, Jefferson, se houver um tópico repetido, por favor apague.

De jeito nenhum. Obrigado por dividir sua experiência conosco.

Eu já pensei em conectar um PC à TV, mas esbarrei basicamente nos seguintes problemas:

  • Um PC com saída Video Componente sai caro. A maioria esmagadora das placas à venda no Brasil só tem no máximo S-Video;
  • Eu preciso que tenha saída digital de áudio. Isso já foi um grande problema, quando comecei a pesquisar o assunto. Na época quando você conseguia encontrar uma placa-mãe com áudio digital, corria o risco de que ela fosse só PCM. Hoje eu admito que esse é um problema bem menor. Tem muita placa-mãe barata que já vem com conector SPDIF e suportando áudio 5.1.
  • Consumo. Considerando que um DivX player consome em torno de 15W, colocar um PC que pode passar dos 100W para rodar filmes para a meninada o dia inteiro pode provocar uma surpresa ruim na conta de energia.

Claro que cada caso é um caso. Se você fica satisfeito com a imagem de uma conexão S-Video e com o áudio MP3 stereo, além de assistir filmes de vez em quando ou está usando o PC para outras coisas enquanto o pessoal assiste, nada disso que eu apontei é um problema para você.

PCs estão custando mais barato a cada dia. E a coisa mais vagabunda que você encontra no mercado já deve ser capaz de rodar DivX SD sem problemas. Eu estou há muito tempo precisando escrever um artigo sobre isso no meu blog, mas sempre aparecem outras coisas para fazer.
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: DivX ou PC?
« Responder #1 Online: Janeiro 02, 2008, 04:32:40 am »

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX ou PC?
« Responder #2 Online: Janeiro 02, 2008, 05:09:01 pm »
Eu entendo por que você tomou essa decisão. Eu já cheguei a usar três monitores.



Três monitores é um dos meus sonhos de consumo. Que placa ou placas você utiliza neste sistema? A tv e o monitor da direita na primeira foto estão com a imagem clonada ou é apenas a imagem de bakground?

Hoje uso apenas dois, mas só porque eu uso dois computadores na mesa e não há espaço para mais monitores. Há alguns meses decidi trocar um dos monitores por algo melhor e fiquei surpreso ao ver todos os LCD de 17" tinham resolução de apenas 1280x1024, que é a resolução que eu já tenho nos CRT de 17". Eu não ia ganhar nada trocando um monitor CRT de 17" por um LCD de 17" a não ser no consumo de energia e no tamanho dos objetos na tela.

Decidi trocar por um CRT de 19", que me permite ir a até 1600x1440 sem prejuízo à leitura.

No meu caso, eu trabalhava com dois CRT de 15", trocar para dois de 17" foi um grande ganho de área de trabalho. Mas concordo com você, até pela pequena diferença que existe hoje nos preços dos monitores, quem já tem um CRT de 17" deve migrar para um LCD de 19".

É interessante saber que não houve perdas perceptíveis a 16m de distância, mesmo sem blindagem. E já vi essas ondas aparecerem mesmo a 2 metros.

Ficam mais evidentes quando a tela está toda escura, não é?

Exato, as ondas são mais perceptíveis em cenas escuras, mas realmente não chega a incomodar.

Que tipo de problema você tem? Zumbido? Ronco?

Ambos, dependendo da qualidade da fonte de sinal, mas principalmente ronco. Mas o idiota aqui estava com o volume do som wave de saída muito baixo, foi só aumentar que melhorou bastante. Vou brincar um pouco com as configurações do equalizador da placa de som (onboard) para ver se melhora mais. Se tiver alguma sugestão, é bem vinda.


Se seu mouse conseguir funcionar a essa distância, deve ser a melhor opção possível.

O mouse não funciona desta distância, a minha idéia é tentar montar um segundo cabo usb com outro receptor, próximo da tv. O duro vai ser achar um receptor compatível, vou ter que pesquisar, não tenho muito conhecimento nesta área. Meu mouse é um Logitech. Outra possibilidade é uma extensão para o atual receptor, de forma que eu possa colocá-lo dentro da casa quando for assistir alguma coisa. Já fiz uns testes, e o alcance máximo do mouse é de 5 metros. Lembrando que neste caso a distância é linear, só usei 15 metros nos outros cabos para que eles não ficassem aparentes. Uma extensão usb de 5 metros deve resolver o problema.

De jeito nenhum. Obrigado por dividir sua experiência conosco.

Eu é que agradeço o espaço que você disponibiliza para nós.

Eu já pensei em conectar um PC à TV, mas esbarrei basicamente nos seguintes problemas:

    * Um PC com saída Video Componente sai caro. A maioria esmagadora das placas à venda no Brasil só tem no máximo S-Video;
    * Eu preciso que tenha saída digital de áudio. Isso já foi um grande problema, quando comecei a pesquisar o assunto. Na época quando você conseguia encontrar uma placa-mãe com áudio digital, corria o risco de que ela fosse só PCM. Hoje eu admito que esse é um problema bem menor. Tem muita placa-mãe barata que já vem com conector SPDIF e suportando áudio 5.1.
    * Consumo. Considerando que um DivX player consome em torno de 15W, colocar um PC que pode passar dos 100W para rodar filmes para a meninada o dia inteiro pode provocar uma surpresa ruim na conta de energia.


Claro que cada caso é um caso. Se você fica satisfeito com a imagem de uma conexão S-Video e com o áudio MP3 stereo, além de assistir filmes de vez em quando ou está usando o PC para outras coisas enquanto o pessoal assiste, nada disso que eu apontei é um problema para você.

PCs estão custando mais barato a cada dia. E a coisa mais vagabunda que você encontra no mercado já deve ser capaz de rodar DivX SD sem problemas. Eu estou há muito tempo precisando escrever um artigo sobre isso no meu blog, mas sempre aparecem outras coisas para fazer.

Realmente, placas com saída vídeo componente são raras e caras. Mesmo a placa que pretendo comprar no meu próximo upgrade, uma Radeon HD3850 (vai demorar...), dispõe apenas de S-VHS.

Quanto a saída de áudio digital, mesmo que sua placa mãe não tenha suporte, já existem também no mercado boas placas externas de áudio à um preço relativamente barato.

O consumo é algo que não me preocupa neste caso. Desde que nos mudamos para esta casa, à dois anos, venho implementando diversas medidas para reduzí-lo, e consegui uma diminuição de 50% no valor nominal da conta. Como trabalho em casa, sempre com no mínimo dois computadores ligados, sei quanto deve ser a média diária de consumo de energia (faço a medição diariamente - podem me chamar de sistemático demais ou paranóico, mas assim não tenho surpresas quando chega a conta). Até algum tempo atrás, estas duas máquinas ficavam ligadas 24h, pois eu sempre estou baixando alguma coisa via P2P, mas nos últimos meses tenho desligado as máquinas ao ir dormir.
Portanto, mesmo que eu esteja na sala vendo TV, o computador vai estar ligado.

Antes de perder uma das minhas fontes de renda fixa (o que deixou tudo muito apertado, mas dá para tocar), fiz um belo upgrade na minha máquina, preocupado principalmente com o consumo. Instalei uma fonte Zalman, um cooler para processador também da Zalman e o gabinete da foto, que me indica as temperaturas internas de diversos componentes da máquina, permitindo que se gerencie a velocidade - e conseguentemente o consumo de energia - das ventoinhas, além de habilitar o cool'n'quiet do processador. Pode parecer pouco, mas consegui uma redução de 30KW no consumo mensal só com isso. Ou seja, os equipamentos que a primeira vista podem parecer caros, se pagam facilmente na conta de luz.

Pra dizer a verdade, não estou satisfeito nem com a imagem nem com o som desse sistema. Mas além da atual falta de dinheiro, o que me motivou foi exatamente a volatilidade destas novas tecnologias. Considerei que é muito mais útil guardar o dinheiro de um DivX que vai durar pouco ou ficar rapidamente desatualizado para investir em mais upgrade para o meu PC. Outro fator, é que a minha tv também já está velha, tem mais de 11 anos, e sei que logo terei que trocá-la. Pelo próprio tempo de uso dela, o tubo já apresenta sinais de fadiga. Quando quero ver algo com mais qualidade, uso o meu também já velhinho DVD player, mas muito bom Toshiba SD-3109. Ou seja, se um filme realmente valer a pena, posso alugar o DVD original, ou baixar um full DVD rip. Ele não lê DivX, mas aceita DVD-R.

Mas concordo que para muita gente esta não seria uma solução adequada, principalmente se você tiver outras pessoas que precisem utilizar o sistema. Deixar algum desavisado mexer em seu PC, principalmente se é a sua ferramenta de trabalho, como é o meu caso, é extremamente temerário.

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: DivX ou PC?
« Responder #3 Online: Janeiro 02, 2008, 05:40:35 pm »
Três monitores é um dos meus sonhos de consumo. Que placa ou placas você utiliza neste sistema?

Eu não me lembro mais com exatidão, porque não uso mais essa configuração há pelo menos dois anos. Mas se não me engano, era uma Radeon VE AGP Dual Head e uma placa PCI baseada em chip ATI Rage Mobility. Era a única combinação compatível com três monitores de que me recordo.

Você pode ver mais sobre isso aqui:
http://jefferson-ryan.blogspot.com/2007/04/multi-monitores-e-o-problema-da-minha.html

A tv e o monitor da direita na primeira foto estão com a imagem clonada ou é apenas a imagem de bakground?

Não há TV nas fotos. Se está falando do monitor do meio, é um modelo industrial de 17". O da esquerda é um LCD touchscreen rotacionado 90 graus.
Eu não uso clonagem porque não tem utilidade para mim. É a mesma imagem de background, mas cada monitor exibe um pedaço do desktop.

Ambos, dependendo da qualidade da fonte de sinal, mas principalmente ronco. Mas o idiota aqui estava com o volume do som wave de saída muito baixo, foi só aumentar que melhorou bastante. Vou brincar um pouco com as configurações do equalizador da placa de som (onboard) para ver se melhora mais. Se tiver alguma sugestão, é bem vinda.

Se não me engano, o problema pode ser provocado porque você está interconectando dois aparelhos que estão alimentados por tomadas bem diferentes. Seu PC está ligado a um estabilizador ou no-break? Se estiver, experimente fazer um teste ligando o PC direto na tomada para ver se muda alguma coisa.

Portanto, mesmo que eu esteja na sala vendo TV, o computador vai estar ligado.

Então é candidato perfeito para HTPC :)

Outro fator, é que a minha tv também já está velha, tem mais de 11 anos, e sei que logo terei que trocá-la. Pelo próprio tempo de uso dela, o tubo já apresenta sinais de fadiga.

Com essa idade, consertar não vale mais a pena, por melhor que seja o aparelho.
A qualidade da imagem do CRT já deve estar bem deteriorada.

Mas concordo que para muita gente esta não seria uma solução adequada, principalmente se você tiver outras pessoas que precisem utilizar o sistema. Deixar algum desavisado mexer em seu PC, principalmente se é a sua ferramenta de trabalho, como é o meu caso, é extremamente temerário.

HAHAHAHA. Eu certamente não deixo ninguém mexer nos meus. :)
« Última modificação: Janeiro 02, 2008, 05:45:45 pm por Jefferson »
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX ou PC?
« Responder #4 Online: Janeiro 02, 2008, 10:56:43 pm »
Três monitores é um dos meus sonhos de consumo. Que placa ou placas você utiliza neste sistema?

Eu não me lembro mais com exatidão, porque não uso mais essa configuração há pelo menos dois anos. Mas se não me engano, era uma Radeon VE AGP Dual Head e uma placa PCI baseada em chip ATI Rage Mobility. Era a única combinação compatível com três monitores de que me recordo.

Você pode ver mais sobre isso aqui:
http://jefferson-ryan.blogspot.com/2007/04/multi-monitores-e-o-problema-da-minha.html

A Matrox oferece soluções para três ou mais monitores (você deve conhecer, quem teve uma Matrox não esquece nunca), mas são muito caras, voltadas para o mercado de edição, em sua maioria placas externas. Você pode por exemplo ter 5 monitores ligados a um notebook. Dei uma olhada no link que você indicou, impressionante como já utilizamos sistemas parecidos. A minha G400 atualmente serve comodamente e sub-utilizada à minha esposa. Me foi útil por muito tempo. Aliás, vendo o seu post, fiquei em dúvida, mas conferindo as notas fiscais dos meus monitores antigos, eu utilizo o sistem dual-head desde 98, ou seja antes do 98SE ser lançado.

Não há TV nas fotos. Se está falando do monitor do meio, é um modelo industrial de 17". O da esquerda é um LCD touchscreen rotacionado 90 graus.
Eu não uso clonagem porque não tem utilidade para mim. É a mesma imagem de background, mas cada monitor exibe um pedaço do desktop.

Desculpe, foi falta de atenção minha, bati o olho na moldura preta do monitor LCD e achei que era uma tv. Burrice pura.

Se não me engano, o problema pode ser provocado porque você está interconectando dois aparelhos que estão alimentados por tomadas bem diferentes. Seu PC está ligado a um estabilizador ou no-break? Se estiver, experimente fazer um teste ligando o PC direto na tomada para ver se muda alguma coisa.

Vou tentar sua sugestão, que realmente pode ser a causa de uma parte dos ruídos. Mas me diga uma coisa, as tomadas da sala e do meu estúdio são alimentadas por dois disjuntores diferentes, de toda forma o problema da fonte de energia não vai continuar? Outro ponto é que nenhum dos dois cômodos está aterrado (eu sei do risco que corro em relação ao meu PC, mas a casa é alugada, é complicado investir em um aterramento na casa dos outros - além do que, a fonte Zalman me provou recentemente que é extremamente robusta).

Fora isso, tem muita coisa pendurada na mesma tomada aqui no estúdio (eu sei, eu sei... :dashhead1:). Além do PC, os dois monitores, uma caixa de som amplificada e um luminária para o teclado estão ligados permanentemente. Ainda tenho pendurados na mesma linha, mas com utilização esporádica, a multifuncional, meu inseparável toca-discos e um pré-amplificador para jogar o áudio dele para o PC e, finalmente, meu carregador de celular.

Então é candidato perfeito para HTPC  :)

Pois é, essa é a idéia  8)

Com essa idade, consertar não vale mais a pena, por melhor que seja o aparelho.
A qualidade da imagem do CRT já deve estar bem deteriorada.

Exato. Pretendemos investir no futuro em uma  TV LCD. Mas aqui em casa tem que ser tudo com dinheiro na mão, eu e minha esposa temos ojeriza à prestações, então... vai demorar.......

Mas concordo que para muita gente esta não seria uma solução adequada, principalmente se você tiver outras pessoas que precisem utilizar o sistema. Deixar algum desavisado mexer em seu PC, principalmente se é a sua ferramenta de trabalho, como é o meu caso, é extremamente temerário.

HAHAHAHA. Eu certamente não deixo ninguém mexer nos meus.  :)

O pior é que as vezes deixo alguns amigos com bom nível de conhecimento usarem minha máquina, e sempre me arrependo  :-[ :-[

Ela é muito "a minha cara", só não é nariguda, graças a Deus  :P

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: DivX ou PC?
« Responder #5 Online: Janeiro 03, 2008, 03:58:22 am »
Vou tentar sua sugestão, que realmente pode ser a causa de uma parte dos ruídos. Mas me diga uma coisa, as tomadas da sala e do meu estúdio são alimentadas por dois disjuntores diferentes, de toda forma o problema da fonte de energia não vai continuar?

É mais complicado (ou mais simples, dependendo do ponto de vista) do que isso.

O problema é causado por haver uma diferença de potencial entre os aparelhos que você está ligando. No momento em que você conecta um ao outro pelo cabo de áudio começa a circular uma corrente indesejável do aparelho que está com um potencial mais elevado para o que tem o potencial menos elevado e essa movimentação é captada pelo circuito de áudio como o ruído característico da captação da freqëncia de 60Hz da rede. E se me recordo bem, a blindagem só piora isso, porque é justamente por ela que a corrente está circulando.

Se eles estivessem ligados a tomadas eletricamente equivalentes, não haveria diferença de potencial. Pode bastar um mísero volt de diferença entre os potenciais do fio neutro das duas tomadas para provocar o problema.

O fato das tomadas estarem ligadas em disjuntores diferentes é pista, mas não é prova.

Mais algumas coisas que você pode fazer para trazer uma luz sobre o problema:

  • Inverter a tomada da TV
  • Se o cabo de áudio é blindado (não ficou claro isso no seu texto), experimente soltar a blindagem em uma das extremidades;
  • Conectar a carcaça do PC à carcaça da TV por um fio grosso. Isso vai dar um caminho mais fácil para a corrente e equilibrar o potencial dos dois aparelhos.

Fora isso, tem muita coisa pendurada na mesma tomada aqui no estúdio (eu sei, eu sei... :dashhead1:). Além do PC, os dois monitores, uma caixa de som amplificada e um luminária para o teclado estão ligados permanentemente. Ainda tenho pendurados na mesma linha, mas com utilização esporádica, a multifuncional, meu inseparável toca-discos e um pré-amplificador para jogar o áudio dele para o PC e, finalmente, meu carregador de celular.

Isso só contribui para acentuar uma possível diferença de potencial entre tomadas. Não é um problema por si.

Você precisa ter em mente que uma tomada residencial projetada dentro da norma da ABNT pode suportar fornecer 2200W sem problemas. O número de aparelhos conectados à ela, apesar da lenda, é irrelevante.

http://jefferson-ryan.blogspot.com/2006/08/o-jornal-da-band-de-hoje-exibiu-uma.html

A "lenda" de que você não pode pendurar muitas coisas em uma tomada equivale a uma daquelas lendas educativas infantis que visa manter a criança na linha, sem explicar a ela o verdadeiro motivo. É mais fácil dizer à população para não pendurar várias coisas na mesma tomada do que ensinar que devem usar interconexões de boa qualidade, não podem exceder a capacidade máxima da tomada e como calcular isso.

Já viu uma daquelas extensões elétricas desenroláveis com um aviso de que você precisa desenrolar tudo para usar a extensão? o princípio é o mesmo. Isso não é explicado, mas você pode usar a extensão enrolada desde que esteja usando apenas uma fração da potência nominal máxima. Se for usar a capacidade máxima, tem que desenrolar tudo, porque o aquecimento no fio enrolado pode levar ao derretimento.

Mas aqui em casa tem que ser tudo com dinheiro na mão, eu e minha esposa temos ojeriza à prestações, então... vai demorar.......

Também não faço crediário. A única coisa que comprei a prestação foi o carro.

Ela é muito "a minha cara", só não é nariguda, graças a Deus  :P

Ahhhh... "OxySucker"...
 ;D
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX ou PC?
« Responder #6 Online: Janeiro 03, 2008, 06:00:21 pm »
  • Inverter a tomada da TV
  • Se o cabo de áudio é blindado (não ficou claro isso no seu texto), experimente soltar a blindagem em uma das extremidades;
  • Conectar a carcaça do PC à carcaça da TV por um fio grosso. Isso vai dar um caminho mais fácil para a corrente e equilibrar o potencial dos dois aparelhos.

Vou tentar estas sugestões, o áudio melhorou bastante depois que mexi na setagem do PC, mas ainda da para melhorar. O cabo de áudio não é blindado.

Você precisa ter em mente que uma tomada residencial projetada dentro da norma da ABNT pode suportar fornecer 2200W sem problemas. O número de aparelhos conectados à ela, apesar da lenda, é irrelevante.

http://jefferson-ryan.blogspot.com/2006/08/o-jornal-da-band-de-hoje-exibiu-uma.html

A "lenda" de que você não pode pendurar muitas coisas em uma tomada equivale a uma daquelas lendas educativas infantis que visa manter a criança na linha, sem explicar a ela o verdadeiro motivo. É mais fácil dizer à população para não pendurar várias coisas na mesma tomada do que ensinar que devem usar interconexões de boa qualidade, não podem exceder a capacidade máxima da tomada e como calcular isso.

Já havia lido antes o post do seu blog que você indicou. Quando eu disse "eu sei, eu sei..." estava me referindo exatamente aos problemas que isso pode acarretar no áudio. O meu problema é que não tenho como ligar exclusivamente o PC na tomada aqui, eu não teria, por exemplo, como ligar os monitores, nem ao menos um. Mas vou fazer um teste puxando uma extensão para os monitores de outro lugar, e ligando apenas o PC na tomada.

Essa lenda é boa para evitar que algum idiota ligue a geladeira, o microondas e a torneira elétrica na mesma tomada e use tudo ao mesmo tempo, ao menos.  :P

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: DivX ou PC?
« Responder #7 Online: Janeiro 27, 2008, 09:03:23 am »
E então? Houve algum progresso na redução de ruído? Minhas dicas serviram para alguma coisa ou só falei besteira? :P
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX ou PC?
« Responder #8 Online: Janeiro 28, 2008, 03:06:31 am »
E então? Houve algum progresso na redução de ruído? Minhas dicas serviram para alguma coisa ou só falei besteira? :P

Opa, desculpa ter abandonado o tópico! Na verdade eu melhorei bastante o som apenas mexendo nas configuração e equalização da placa de som do PC. Ainda não está cem por cento (nem nunca vai ficar, dadas as circunstâncias), mas não vou conseguir melhorar mais. Meu HT pifou há alguma tempo atrás, e estou usando um microsystem velho da minha mulher ligado no DVD-player. Como ele só tem uma entrada auxiliar, liguei o som do PC direto na TV, que já não tem muita qualidade. Como o sinal de áudio do PC está igual ao sinal que da tv a cabo, me conformei e deixei assim mesmo.

Inverter a fase da tomada não surtiu nenhum efeito audível. Não tentei ligar as duas carcaças, pelos motivos expostos acima, achei que seria bobagem gastar qualquer que fosse o valor pra comprar um cabo.

De toda forma, temos usado bastante o sistema improvisado aqui, alguns filmes que peguei com mais qualidade (como por exemplo "xx xxxxxxxxx xxx xxxxx") ficaram realmente excelentes.

Ainda não fiz um teste que me ocorreu recentemente, que é pegar um DVD original (acho que a cena inicial de Gladiador vai se prestar bem pra isso) e assistir primeiro a partir do meu DVD-player, e depois tocando do PC, para ver a diferença e tentar analisar melhor o que pode ser melhorado.

Em todo caso, o trabalho pra montar essa traquitana já rendeu bons frutos: minha esposa adorou a idéia, e agora é ela está convencida de que a gente deve montar um HTPC!  :yahoo!:

Abçs,
« Última modificação: Janeiro 29, 2008, 02:49:48 pm por Jefferson »

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX ou PC?
« Responder #9 Online: Fevereiro 04, 2008, 11:59:33 pm »
Depois eu posto algumas imagens aqui, mas descobri que através das configurações do drive Catalyst da minha placa de vídeo (ATI), eu posso manter os três monitores ligados e conectados ao mesmo tempo. Basicamente é possível clonar a imagem de um dos monitores na TV, mas a resolução fica limitada pela TV.

Essa descoberta abre algumas novas possibilidades, você não acha, Jefferson?

Abçs,
« Última modificação: Fevereiro 05, 2008, 09:21:41 pm por oxysucker »

Offline lobimi

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 3
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX ou PC?
« Responder #10 Online: Fevereiro 07, 2008, 05:04:10 pm »
Depois eu posto algumas imagens aqui, mas descobri que através das configurações do drive Catalyst da minha placa de vídeo (ATI), eu posso manter os três monitores ligados e conectados ao mesmo tempo. Basicamente é possível clonar a imagem de um dos monitores na TV, mas a resolução fica limitada pela TV.

Já que você está usando a TV para ver filmes, use o modo cinema do Catalyst para que a TV só mostre vídeos em tela cheia. Eu uso isso pra manter o programa de video minimizado, assim outra pessoa ainda pode usar o pc (como seu caso não é esse, esquece xD). Mas aqui como o pc é meio antigo (P4), não dá pra usar e passar vídeos ao mesmo tempo, porque o vídeo/audio fica dando travadinhas.

Aqui em casa eu estava pensando o mesmo que você, apesar de não usar dois monitores. Há uns 3 anos atrás, quando eu comprei minha humilde placa de vídeo com saída DVI, eu fui logo comprando um cabo extensão pra poder assistir os meus filmes divx na TV da sala. Eu nem pensei em comprar um DVD Divx porque meu pai já tinha comprado um HT sony completo com DVD.

Mas agora eu já penso diferente, comprar um DVD divx seria melhor pra mim, porque eu não sou o único que usa o pc (divido com meu irmão), e como eu baixo muitos filmes e séries (e não assisto quase nada, só gravo em DVD pra assistir depois), eu poderia assisti-las tranquilamente sem proibir o seu uso. E além do mais, eu já estou cansado de ter que ir no quarto, mandar reproduzir um vídeo e correr pra sala, e as vezes ter que voltar no quarto para pôr vídeos 4:3 em 16:9, devido ao overscan da TV. O principal problema usando um pc distante é a falta de um controle remoto mesmo.

A sala do meu apartamento está em reforma, mas mesmo assim vou deixar os cabos, agora passando pelo novo gesso do teto, que antes passava atras da cortina. E como meu pai vai comprar uma TV [full] HD, vou logo comprando um DVD player Divx com hdmi. Assim quando eu assistir um divx, além de ter um controle remoto na minha mão, poderei ter uma imagem melhor do que se fosse do pc.

Com relação ao HTPC, como eu não tenho grana pra montar um, eu fico feliz com um DVD-player de até 300 reais. Ainda assim continuarei reproduzindo alguns vídeos do pc que não são divx.

Eu acho que é isso, tá aí minha experiência xD

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 07, 2008, 05:17:39 pm por lobimi »

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX ou PC?
« Responder #11 Online: Fevereiro 08, 2008, 02:27:13 am »
Já que você está usando a TV para ver filmes, use o modo cinema do Catalyst para que a TV só mostre vídeos em tela cheia. Eu uso isso pra manter o programa de video minimizado, assim outra pessoa ainda pode usar o pc (como seu caso não é esse, esquece xD). Mas aqui como o pc é meio antigo (P4), não dá pra usar e passar vídeos ao mesmo tempo, porque o vídeo/audio fica dando travadinhas.

O modo cinema do Catalyst corta o filme. Mas como você disse, não é o meu caso. Estou usando 2 monitores + a tv. As vezes ponho um filme para minha esposa assistir e uso a máquina normalmente.

Aqui em casa eu estava pensando o mesmo que você, apesar de não usar dois monitores. Há uns 3 anos atrás, quando eu comprei minha humilde placa de vídeo com saída DVI, eu fui logo comprando um cabo extensão pra poder assistir os meus filmes divx na TV da sala. Eu nem pensei em comprar um DVD Divx porque meu pai já tinha comprado um HT sony completo com DVD.

Mas que cabo você está usando? SVHS também?

E além do mais, eu já estou cansado de ter que ir no quarto, mandar reproduzir um vídeo e correr pra sala, e as vezes ter que voltar no quarto para pôr vídeos 4:3 em 16:9, devido ao overscan da TV. O principal problema usando um pc distante é a falta de um controle remoto mesmo.

A falta do controle remoto realmente é o mais chato, mas estou estudando uma forma de resolver isso com o mouse. Como agora o filme também é reproduzido no segundo monitor, fica mais fácil configurar tudo primeiro, e depois ir para a sala.

A sala do meu apartamento está em reforma, mas mesmo assim vou deixar os cabos, agora passando pelo novo gesso do teto, que antes passava atras da cortina. E como meu pai vai comprar uma TV [full] HD, vou logo comprando um DVD player Divx com hdmi. Assim quando eu assistir um divx, além de ter um controle remoto na minha mão, poderei ter uma imagem melhor do que se fosse do pc.

A resolução do filme que você está reproduzindo é que vai determinar a qualidade, não o fato de estar usando o PC ou o DVD player.

Com relação ao HTPC, como eu não tenho grana pra montar um, eu fico feliz com um DVD-player de até 300 reais. Ainda assim continuarei reproduzindo alguns vídeos do pc que não são divx.

Meu PC é minha ferramenta de trabalho, portanto investir nele acaba sendo uma boa coisa, a pouca e porca economia que fiz vai ser revertida em um upgrade para ele. Minha esposa está querendo comprar um notebook para substituir o PC dela, então existe a possibilidade para mim de não me desfazer de alguma peças da minha atual máquina neste upgrade, juntar com outras da máquina da minha esposa e colocar diretamente na sala.

Mas concordo que essa não é uma solução adequada para muita gente. E com 300 reais, você compra um belo DVD player.  :)

Eu acho que é isso, tá aí minha experiência xD

Obrigado por compatilhá-la!

Abçs,


Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX ou PC?
« Responder #12 Online: Fevereiro 08, 2008, 02:45:32 am »
Seguem as telas para a configuração de 2 monitores + TV via driver da placa de vídeo.

No caso, estou usando a versão 2007.021.2146.36991 do ATI Catalyst e a placa de vídeo é uma Radeon 9700 Pro.

A TV está conectada na saída SVHS da placa e, mesmo desligada, aparece a mensagem em destaque no painel do driver:



Basta clicar no ícone da TV e arrastar sobre o ícone do Desktop 2. No menu que surge, a opção em destaque clona a imagem dos dois (monitor+tv):



Automaticamente, a resolução é alterada para a da TV (640x480). Infelizmente, a profundidade de cores também muda para 16bit, é necessário alterar manualmente para 32bit.



Após o uso, basta arrastar o ícone da TV para o box anterior e selecionar a opção "remove display" que surge no menu. As configurações do monitor devem ser alteradas na mão.



Abçs,


Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: DivX ou PC?
« Responder #13 Online: Fevereiro 10, 2008, 10:08:37 am »
oxysucker,

Gostei muito do seu tópico. Acho muito interessante essas discussões sobre "o que usar em tal circustância".

O grande problema teu é a falta do dinheiro para poder comprar uma solução mais indicada para as suas necessidades. Já usei PC para rodar filmes mais ou menos dessa maneira, mas não era tão longe, e eu achava TÃO chato ter que ir correndo para o computador para dar pause quando alguém batia na porta ou tocava o telefone... Putz!

Existe uma solução para o problema do controle remoto, que é a solução que eu encontrei para o meu. Comprei pelo mercado livre o dispositivo que o Ryan falou, que funciona através da porta serial. Paguei 40 reais, mas custa mais caro se você quiser com o fio mais comprido. Hoje tem pra vender no ML por menos de 25 reais. Mas eu acho que é praticamente impossível que você trabalhe normalmente no computador enquanto alguém assiste a um filme, pois esses dispositivos funcionam em conjunto com um software que interpreta os comandos do controle remoto (através de configuração prévia) de forma que emulam o mouse e o teclado, ou seja: quando alguém tentasse voltar o filme, era como se ficassem apertando uma tecla do teu teclado.

Mas pensando... Você já gastou 45 com os cabos, perdeu um bom tempo soldando, pegando ponta de outros cabos, se incomodou um pouco com o som, e agora ter que colocar mais uns... sei lá, 60 reais (teria os metros extras e o frete ainda) para no final das contas ter um sistema que atenda mais ou menos as suas necessidades... Sinceramente, não considero um bom negócio.

Já passa de R$ 100 + incômodos desnecessários.

Com uns R$ 200 a R$ 300 você compra um DivX player de mesa ultra-delicioso.

Mas você disse:

Quanto mais eu lia sobre o assunto, mais eu ficava desapontado. São muitas as limitações e dificiências dos aparelhos, sem falar na vida útil dos mesmos, e na longevidade da tecnologia. Ou seja, pra quem não quer, e não pode no momento, investir muito, comprar um aparelho destes seria uma boa opção?

Quais seriam as limitações/deficiências?

Consigo me lembrar dessas:
  • TODOS os aparelhos disponíveis não rodam vídeos HD (considero essa a maior limitação, mas ela ME atrapalha pouco);
  • Os aparelhos têm a tendência de não rodar formatos multimídia mais alternativos, como mp4, wmv, mkv e etc. (isso realmente não me incomoda);
  • Geralmente você fica preso a somente um tipo de fonte para legendas externas, e se você fizer uma má escolha na hora de comprar o aparelho, essa fonte poderá ser bem ruim de ler.

Vida útil... O que temos de frágil/estragável em um DivX player? No meu talvez a bandeja, que pode quebrar, e a unidade óptica, que é com certeza a parte mais frágil e com menor vida útil do aparelho. Mas, no meu caso (tenho um Philips DVP5980), isso praticamente não é problema. Só tenho aberto a bandeja ultimamente para fazer testes com firmware. Tenho rodado muitos filmes com ele, mas uso um pendrive conectado na USB. Não consigo imaginar a porta USB estragando porque assisti filmes demais através dela.

Sem falar que o leitor óptico está ali, quando eu precisar dele, pronto para rodar praticamente qualquer coisa de um CD ou DVD. Quanto a vida útil da unidade óptica, talvez o Jefferson possa nos falar com mais precisão, deve variar bastante, mas eu imagino que com uso moderado (algo como 4 filmes por semana) deva durar uns 2 ou 3 anos.

E sobre longevidade da tecnologia... Não sei se é bem isso que eu entendi que você quis dizer com esse termo, mas... Seria o problema de por exemplo, daqui a pouco tem Blu-Ray no mercado e ele não vai rodar, ou... Daqui a pouco filmes HD pela internet se tornarão comuns, facilmente acessíveis e preferidos pela maiora das pessoas, e o DVD player não vai rodar.

Ralmente, é um problema. Mas quanto ao novo formato de mídia óptica (HD-DVD, Blu-Ray), o computador vai continuar não lendo também (apesar de que sim, provavelmente o leitor para o PC será mais barato quando isso for popular). Quanto aos filmes HD, realmente, talvez o seu computador rode, e os aparelhos de DVD que você compra hoje NUNCA rodarão. Mas isso não tem lógica, pois passar conteúdo HD pelo cabo S-Video é um sacrilégio, deveria dar até multa. Hehehehe...

Mas é um pouco estranho você recusar toda a tecnologia que está dentro de um chip MT1389 (chip principal de alguns DivX players), e sob o argumento "longevidade da tecnologia" gastar cerca de 100 reais comprando 16 metros de cabos de áudio e vídeo e um dispositivo para controlar o computador pelo controle remoto, este que se conecta ao computador pela PORTA SERIAL. Não sei se você entende o que eu quero dizer... Não há muita lógica.

A não ser que você não vê problema em não ter controle remoto para dar pause, e está satisfeito com o atual funcionamento e qualidade de audio e video do sistema tendo gastado 45 reais. Se este for o caso, acho que então pode sim ser um bom negócio. Tudo depende do quanto o sistema atende o que você precisa e o quanto você está satisfeito com ele.

Essa é a minha opinião. Acho que valeria mais a pena colocar um montante a mais de dinheiro e comprar um aparelho dedicado para fazer só isso, com controle remoto e tudo. Sem falar que dependendo da sua escolha, poderia contar com os excelentes recursos da entrada USB e saída HDMI (já pensando na sua futura televisão LCD).

Essa análise que fiz foi uma análise fria e calculista, só para expor a minha opinião técnica sobre a sua situação. Mas na verdade, se eu fosse você, na sua situação, querendo ver filmes na tela da TV, dipondo de 45 reais e não dispondo de R$ 200 a R$ 300, eu faria exatamente o que você fez. Hehehehe.

Quanto ao seu cabo de áudio, posso tentar opinar. Pela minha pequena experiência (levemente absorvida do meu pai, que solda cabos de áudio há mais de 20 anos), eu acho que o seu problema está NO CABO. O meu pai usa um cabo blindado para levar o som do computador dele até o sistema de som que acompanha a televisão, e com certeza ele não usaria um cabo sem blindagem. E outra coisa: Soldar esses cabos às vezes não é uma tarefa nem um pouco simples. Depende do conector, do cabo, etc. Existem cabos blindados que são mais baratos, mas mesmo assim a diferença (entre o blindado barato e o não blindado) é bastante sentida no bolso quando é para comprar 16 metros. Cabos sem blindagem são usados para transportar o áudio depois que ele passou pelo amplificador de potência e está indo para as caixas de som. Quando é sinal de linha, cabo blindado sempre. Se for 16m então, nem se fala.

[...] meu pai vai comprar uma TV [full] HD, vou logo comprando um DVD player Divx com hdmi. Assim quando eu assistir um divx, além de ter um controle remoto na minha mão, poderei ter uma imagem melhor do que se fosse do pc.

A resolução do filme que você está reproduzindo é que vai determinar a qualidade, não o fato de estar usando o PC ou o DVD player.

Sim, é verdade. Mas eu vejo lógica no que ele disse. É mais fácil você obter uma boa imagem usando um DVD player ligado à TV full HD setado para 1080p na saída HDMI do que conectando o computador à televisão. Até existem meios, mas que é mais fácil com o DVD player, eu acho que é.

P.S.: Eu também tenho ojeriza à prestações!
« Última modificação: Fevereiro 10, 2008, 10:13:41 am por rafalibrenz »

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX ou PC?
« Responder #14 Online: Fevereiro 11, 2008, 10:21:02 pm »
oxysucker,

Gostei muito do seu tópico. Acho muito interessante essas discussões sobre "o que usar em tal circustância".

Obrigado, Rafa.

O grande problema teu é a falta do dinheiro para poder comprar uma solução mais indicada para as suas necessidades. Já usei PC para rodar filmes mais ou menos dessa maneira, mas não era tão longe, e eu achava TÃO chato ter que ir correndo para o computador para dar pause quando alguém batia na porta ou tocava o telefone... Putz!

Existe uma solução para o problema do controle remoto, que é a solução que eu encontrei para o meu. Comprei pelo mercado livre o dispositivo que o Ryan falou, que funciona através da porta serial. Paguei 40 reais, mas custa mais caro se você quiser com o fio mais comprido. Hoje tem pra vender no ML por menos de 25 reais. Mas eu acho que é praticamente impossível que você trabalhe normalmente no computador enquanto alguém assiste a um filme, pois esses dispositivos funcionam em conjunto com um software que interpreta os comandos do controle remoto (através de configuração prévia) de forma que emulam o mouse e o teclado, ou seja: quando alguém tentasse voltar o filme, era como se ficassem apertando uma tecla do teu teclado.

É verdade, qualquer coisa que se tenha que fazer com o filme dá um certo trabalho. Talvez seja a coisa mais chata deste sistema mesmo.

Eu citei que já coloquei filmes para minha esposa assistir enquanto eu trabalhava, mas isso foi uma excessão, não é a regra. Ao menos é possível, havendo um mínimo de bom senso por parte de quem vai usar o controle.

Mas pensando... Você já gastou 45 com os cabos, perdeu um bom tempo soldando, pegando ponta de outros cabos, se incomodou um pouco com o som, e agora ter que colocar mais uns... sei lá, 60 reais (teria os metros extras e o frete ainda) para no final das contas ter um sistema que atenda mais ou menos as suas necessidades... Sinceramente, não considero um bom negócio.

Concordo, e não pretendo no momento gastar mais nenhum centavo com esse sistema. Ele está me atendendo de forma satisfatória, e para o médio prazo, pretendemos trocar a tv por uma LCD, e aí vamos ver o que fazemos, mas um HTPC está no topo da minha lista.


Com uns R$ 200 a R$ 300 você compra um DivX player de mesa ultra-delicioso.

Bota ultra nisso, heheheh  :) :)

Mas você disse:

Quanto mais eu lia sobre o assunto, mais eu ficava desapontado. São muitas as limitações e dificiências dos aparelhos, sem falar na vida útil dos mesmos, e na longevidade da tecnologia. Ou seja, pra quem não quer, e não pode no momento, investir muito, comprar um aparelho destes seria uma boa opção?

Quais seriam as limitações/deficiências?

Consigo me lembrar dessas:
  • TODOS os aparelhos disponíveis não rodam vídeos HD (considero essa a maior limitação, mas ela ME atrapalha pouco);
  • Os aparelhos têm a tendência de não rodar formatos multimídia mais alternativos, como mp4, wmv, mkv e etc. (isso realmente não me incomoda);
  • Geralmente você fica preso a somente um tipo de fonte para legendas externas, e se você fizer uma má escolha na hora de comprar o aparelho, essa fonte poderá ser bem ruim de ler.

Vida útil... O que temos de frágil/estragável em um DivX player? No meu talvez a bandeja, que pode quebrar, e a unidade óptica, que é com certeza a parte mais frágil e com menor vida útil do aparelho. Mas, no meu caso (tenho um Philips DVP5980), isso praticamente não é problema. Só tenho aberto a bandeja ultimamente para fazer testes com firmware. Tenho rodado muitos filmes com ele, mas uso um pendrive conectado na USB. Não consigo imaginar a porta USB estragando porque assisti filmes demais através dela.

Sem falar que o leitor óptico está ali, quando eu precisar dele, pronto para rodar praticamente qualquer coisa de um CD ou DVD. Quanto a vida útil da unidade óptica, talvez o Jefferson possa nos falar com mais precisão, deve variar bastante, mas eu imagino que com uso moderado (algo como 4 filmes por semana) deva durar uns 2 ou 3 anos.

Isso, eu me referia à unidade óptica. Realmente não costuma passar de 2 ou 3 anos, o que eu acho pouco. 5 anos seria algo tolerável, mas 2 ou 3 é de doer. Você tem razão quanto ao uso via usb, mas seria mais um custo, e o objetivo aqui é economizar, não?

E sobre longevidade da tecnologia... Não sei se é bem isso que eu entendi que você quis dizer com esse termo, mas... Seria o problema de por exemplo, daqui a pouco tem Blu-Ray no mercado e ele não vai rodar, ou... Daqui a pouco filmes HD pela internet se tornarão comuns, facilmente acessíveis e preferidos pela maiora das pessoas, e o DVD player não vai rodar.

Ralmente, é um problema. Mas quanto ao novo formato de mídia óptica (HD-DVD, Blu-Ray), o computador vai continuar não lendo também (apesar de que sim, provavelmente o leitor para o PC será mais barato quando isso for popular). Quanto aos filmes HD, realmente, talvez o seu computador rode, e os aparelhos de DVD que você compra hoje NUNCA rodarão. Mas isso não tem lógica, pois passar conteúdo HD pelo cabo S-Video é um sacrilégio, deveria dar até multa. Hehehehe...

Basicamente é isso mesmo. Como eu disse essa experiência serviu para animar a minha esposa, então o HDPC pode se tornar um realidade aqui em casa. Após o investimento inicial, o custo para atualização de um HTPC passa a ser menor (como a troca por um leitor Blu-ray, por exemplo).

E se o HTPC se concretizar, é claro que vou usar a saída HDMI, hehehehe (não quero ser multado...  ::))

Mas é um pouco estranho você recusar toda a tecnologia que está dentro de um chip MT1389 (chip principal de alguns DivX players), e sob o argumento "longevidade da tecnologia" gastar cerca de 100 reais comprando 16 metros de cabos de áudio e vídeo e um dispositivo para controlar o computador pelo controle remoto, este que se conecta ao computador pela PORTA SERIAL. Não sei se você entende o que eu quero dizer... Não há muita lógica.

A não ser que você não vê problema em não ter controle remoto para dar pause, e está satisfeito com o atual funcionamento e qualidade de audio e video do sistema tendo gastado 45 reais. Se este for o caso, acho que então pode sim ser um bom negócio. Tudo depende do quanto o sistema atende o que você precisa e o quanto você está satisfeito com ele.

Não recuso a tecnologia, apenas acho que o dinheiro a mais pode ser aplicado em outra coisa. Estamos passando por diversas trocas de equipamentos aqui em casa (geladeira, fogão, computadores, tv), então não vi vantagem em gastar AGORA com um player. Isso pode mudar no futuro.

Não posso dizer que estou plenamente satisfeito, mas o sistema está atendendo as minhas necessidades imediatas, e é isso que importa.

Quanto ao seu cabo de áudio, posso tentar opinar. Pela minha pequena experiência (levemente absorvida do meu pai, que solda cabos de áudio há mais de 20 anos), eu acho que o seu problema está NO CABO. O meu pai usa um cabo blindado para levar o som do computador dele até o sistema de som que acompanha a televisão, e com certeza ele não usaria um cabo sem blindagem. E outra coisa: Soldar esses cabos às vezes não é uma tarefa nem um pouco simples. Depende do conector, do cabo, etc. Existem cabos blindados que são mais baratos, mas mesmo assim a diferença (entre o blindado barato e o não blindado) é bastante sentida no bolso quando é para comprar 16 metros. Cabos sem blindagem são usados para transportar o áudio depois que ele passou pelo amplificador de potência e está indo para as caixas de som. Quando é sinal de linha, cabo blindado sempre. Se for 16m então, nem se fala.

Você tem razão em todas as colocações, mas como eu disse antes, estou usando o áudio da TV, que já não tem qualidade. O som está com a mesma definição, nível de ruído e chiado que os apresentados quando assistimos uma transmissão via cabo. Mais uma vez, não é o ideal, mas está satisfatório.

É mais fácil você obter uma boa imagem usando um DVD player ligado à TV full HD setado para 1080p na saída HDMI do que conectando o computador à televisão. Até existem meios, mas que é mais fácil com o DVD player, eu acho que é.

Isso é algo que eu vou me preocupar quando comprar a minha TV full HD, hehehehe. E as placas de vídeo atuais tem saída HDMI.

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: DivX ou PC?
« Responder #15 Online: Fevereiro 12, 2008, 12:53:15 am »
Muito bem!

Isso é algo que eu vou me preocupar quando comprar a minha TV full HD, hehehehe. E as placas de vídeo atuais tem saída HDMI.

Ah é? Eu não sabia. É um ótimo recurso para quem está pensando em montar um HTPC usando uma televisão.

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: DivX ou PC?
« Responder #16 Online: Fevereiro 12, 2008, 01:54:16 am »
HDMI só importa se você estiver preocupado com compatibildade com HDCP. A Saída DVI já é diretamente compatível.

http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX player ou PC?
« Responder #17 Online: Fevereiro 13, 2008, 02:06:36 am »
É verdade. Existem até adaptadores DVI/HDMI disponíveis no mercado já. E eu me expressei mal. As novas placas não tem "saída" HDMI, mas sim um adaptador ou cabo para HDMI para ser usado através de uma das portas DVI. O que acontece é que algumas destas placas são full HDMI, com suporte até para o áudio.

Abçs,
« Última modificação: Fevereiro 13, 2008, 02:09:25 am por oxysucker »

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: DivX player ou PC?
« Responder #18 Online: Fevereiro 13, 2008, 10:04:47 am »
É verdade. Existem até adaptadores DVI/HDMI disponíveis no mercado já.

Isso eu já sabia. Logo que o padrão HDMI foi definido eu li sobre o assunto e gostei muito das decisões tomadas por quem elabora essas coisas (nem sei quem são), pois fazer um padrão de imagem digital eletronicamente NÃO compatível com o já existente seria muito triste, neste caso, onde os padrões têm muitas semelhanças.

As novas placas não tem "saída" HDMI, mas sim um adaptador ou cabo para HDMI para ser usado através de uma das portas DVI. O que acontece é que algumas destas placas são full HDMI, com suporte até para o áudio.

Abçs,

Pois é. Disso aí eu não sabia. Quando falei que é um ótimo recurso estava pensando justamente na conectividade (não precisar ficar pesquisando preços de adaptadores e correr o risco de comprar um não totalmente compatível) e no áudio.

Muito legal isso... Placa de vídeo full HDMI. Será que elas têm uma conexão digital interna com a placa de som? Só pode, né... Senão ela teria que ser placa de som também.

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX player ou PC?
« Responder #19 Online: Fevereiro 14, 2008, 03:23:35 am »
Será que elas têm uma conexão digital interna com a placa de som? Só pode, né... Senão ela teria que ser placa de som também.

Imagino que sim. Ainda não tive a paciência de baixar o manual de alguma placa e dar uma olhada. Mas ao menos pelo o que diz no site da ATI essa foi a impressão que fiquei também:

http://ati.amd.com/pt/products/radeonhd3800/specs.html

Não sou muito fã das placas Nvidia, são ótimas para gamers, mas preciso de placas boas em 2D, no que as ATI são melhores. As Matrox são imbatíveis em 2D, mas cada vez mais caras, então, pela relação custo X benefício, pesquiso mais sobre as ATI.

A série 3800 tem caído muito de preço, principalmente a 3850, que é atualmente o meu objeto de desejo. Tenho dois canais de "importabando" direto atualmente (três na verdade, se eu contar com o meu CUnhado), então com aquela grana economizada, no final do ano eu posso mandar vir uma dessas para meu HTPC, e outra para a minha máquina (contando que eu vou ter muuuuuuito trabalho e grana neste 2008 que se descortina). :yahoo!: :yahoo!:


Offline dcampos

  • Seeder
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Aprovação: +9/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX player ou PC?
« Responder #20 Online: Fevereiro 14, 2008, 11:06:39 pm »
A série 3800 tem caído muito de preço, principalmente a 3850, que é atualmente o meu objeto de desejo. Tenho dois canais de "importabando" direto atualmente (três na verdade, se eu contar com o meu CUnhado), então com aquela grana economizada, no final do ano eu posso mandar vir uma dessas para meu HTPC, e outra para a minha máquina (contando que eu vou ter muuuuuuito trabalho e grana neste 2008 que se descortina). :yahoo!: :yahoo!:

Para quem está pensando em montar um HTPC básico (sem gastar muito), eu sugiro a placa mãe Abit F-I90HD Fatal1ty. Já vem com saída HDMI On-board e saída ótica para audio 7.1. Até pouco tempo atrás, conseguia-se encontrá-la aqui no Rio, por volta de 300 reais.
Existe também esta Asus que já vem com o conector de saída para video componente.

Estava também pensando em montar um HTPC para rodar conteúdo HD, mas tendo em vista o custo total de um e levando em consideração a queda de preços de aparelhos como o Tvix (que já faz quase tudo o que um HTPC faz), decidi esperar mais um pouco e vou tentar, quando puder, partir direto para um media center.

[]'s
Daniel

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX player ou PC?
« Responder #21 Online: Março 01, 2008, 08:10:51 am »
Daniel e Rafa, me corrijam se eu estiver enganado, mas esta placa dual incorpora também uma saída HDMI?



É a futura placa topo de linha da NVidia, e não sei se outra placa dual já conta com uma saída extra, mas ao menos isso sinaliza uma tendência, o que acho muito bom.

O link de origem da foto é este aqui:

http://www.newticias.com/noticias-placas-graficas-mais-imagens-da-9800-gx2.php?a=0

P.s. Daniel, desculpe não ter comentado seu post, esta placa realmente é muito boa, mas acho o custo dela um pouco alto, talvez por causa da "grife".

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX player ou PC?
« Responder #22 Online: Março 01, 2008, 08:23:50 am »
Estava também pensando em montar um HTPC para rodar conteúdo HD, mas tendo em vista o custo total de um e levando em consideração a queda de preços de aparelhos como o Tvix (que já faz quase tudo o que um HTPC faz), decidi esperar mais um pouco e vou tentar, quando puder, partir direto para um media center.

Uma coisa que me preocupa muito hoje em dia é a evolução constante e acelerada das indústrias de hardware e de software. Não sei até que ponto é interessante investir qualquer que seja a quantia em um sistema "engessado" que pode perder a funcionalidade em parcos 5 anos. Um sistema com arquitetura aberta, mesmo que mais caro no investimento inicial, pode ser uma solução mais prática e menos frustrante à longo prazo.

Offline dcampos

  • Seeder
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Aprovação: +9/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX player ou PC?
« Responder #23 Online: Março 01, 2008, 12:00:31 pm »
Daniel e Rafa, me corrijam se eu estiver enganado, mas esta placa dual incorpora também uma saída HDMI?

É HDMI sim, isso é para os gamemaníacos já conseguirem jogar no PC usando as televisões modernas, bye bye monitor...
Mas acho que ela terá muito poder de fogo para ser usada exclusivamente para um HTPC, fora que os coolers que ela deve ter embutida ali dentro deve dar para se escutar pela casa toda..

P.s. Daniel, desculpe não ter comentado seu post, esta placa realmente é muito boa, mas acho o custo dela um pouco alto, talvez por causa da "grife".

Achei o custo da Abit bem razoável, levando em consideração que você não precisará comprar uma placa de video.
Em todas as projeções que eu fiz, levando em consideração montar um HTPC do zero, um HTPC montado com esta placa-mãe levou vantagem ($) em relação a outro montado com uma placa mãe qualquer e usando uma placa de video dedicada.

[]'s
Daniel


Offline dcampos

  • Seeder
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Aprovação: +9/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX player ou PC?
« Responder #24 Online: Março 01, 2008, 12:24:42 pm »
Uma coisa que me preocupa muito hoje em dia é a evolução constante e acelerada das indústrias de hardware e de software. Não sei até que ponto é interessante investir qualquer que seja a quantia em um sistema "engessado" que pode perder a funcionalidade em parcos 5 anos. Um sistema com arquitetura aberta, mesmo que mais caro no investimento inicial, pode ser uma solução mais prática e menos frustrante à longo prazo.

É, isso é uma desvantagem, mas se você for observar friamente, o que hoje em dia dura mais de 5 anos? Um computador que eu monte hoje, e que seja topo-de-linha, em 5 anos será um micro velho. Tenho um aqui que montei a 3 anos e já considero obsoleto, pelos padrões atuais.
O problema é que ainda pensamos em bens de consumo com um conceito de "bem durável" que não existe mais, tudo hoje em dia é "descartável" (feito para durar um certo tempo e depois jogar fora e comprar outro).

Agora, se formos entrar nos méritos de um HTPC vs. um Media Center, este papo será longo...
Inicialmente, o que vejo de pontos fortes em cada um:

HTPC:
 - Upgradabilidade (nossa ficou horrível :P, mas acho que me fiz entender  :laugh:)
 - Versatilidade (pode ser inteiramente um computador funcional e não só um Media center)
 - Necessário um maior conhecimento técnico para configuração e utilização (Eu tenho, mas há muita gente que não entende nada disso)

Media Center:
 - Portabilidade (muiiito menor que um HTPC)
 - Ruído mínimo (muiiito menos que o de um HTPC com todos os seus coolers para HD, processador e o diabo...)
 - Conhecimento técnico zero, é só plugar e usar. (vai estar tudo descrito no manual  ;D)

[]'s
Daniel

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX player ou PC?
« Responder #25 Online: Março 05, 2008, 12:25:31 am »
É HDMI sim, isso é para os gamemaníacos já conseguirem jogar no PC usando as televisões modernas, bye bye monitor...
Mas acho que ela terá muito poder de fogo para ser usada exclusivamente para um HTPC, fora que os coolers que ela deve ter embutida ali dentro deve dar para se escutar pela casa toda..

Sim, com certeza é muito caro pra isso, mas o que me chamou a atenção é que sinaliza um tendência. As placas de "entrada" logo devem vir com uma porta destas também. Quanto ao nível do ruído, as placas modernas estão bem mais silenciosas.

Abçs,

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX player ou PC?
« Responder #26 Online: Março 05, 2008, 12:59:09 am »
É, isso é uma desvantagem, mas se você for observar friamente, o que hoje em dia dura mais de 5 anos? Um computador que eu monte hoje, e que seja topo-de-linha, em 5 anos será um micro velho. Tenho um aqui que montei a 3 anos e já considero obsoleto, pelos padrões atuais.
O problema é que ainda pensamos em bens de consumo com um conceito de "bem durável" que não existe mais, tudo hoje em dia é "descartável" (feito para durar um certo tempo e depois jogar fora e comprar outro).

Essa questão da durabilidade é uma causa eterna de conflitos aqui em casa. Minha mulher simplesmente não consegue aceitar que as coisas hoje em dia são feitas para durar bem menos que antigamente. Mas é a lógica do mercado de consumo globalizado, não há o que se possa fazer quanto a isso.

No mais, venho montando meu atual PC nos últimos dois anos, usando a seguinte estratégia: comprar peças que me permitam o mínimo de gasto (ou investimento, já que é minha ferramenta de trabalho) nos futuros upgrades. Já sinto a máquina obsoleta, apesar de ter uma configuração razoável, mas já estou com um planejamento que acho satisfatório para o upgrade. Vai me sobrar muita peça pra montar um HTPC.

Adotando essa filosofia, a coisa passa a ser interessante. Por razões profissionais, eu preciso de uma máquina "parruda", se eu sempre for passando as minhas "sobras" para o HTPC, vou ter sempre uma máquina com duas ou três gerações de atraso para diversão, o que convenhamos é até que bem satisfatório.

Se eu adotar o princípio contábil de depreciação de passivo (e eu adoto), o HTPC saiu de graça.


Agora, se formos entrar nos méritos de um HTPC vs. um Media Center, este papo será longo...
Inicialmente, o que vejo de pontos fortes em cada um:

HTPC:
 - Upgradabilidade (nossa ficou horrível :P, mas acho que me fiz entender  :laugh:)
 - Versatilidade (pode ser inteiramente um computador funcional e não só um Media center)
 - Necessário um maior conhecimento técnico para configuração e utilização (Eu tenho, mas há muita gente que não entende nada disso)

Media Center:
 - Portabilidade (muiiito menor que um HTPC)
 - Ruído mínimo (muiiito menos que o de um HTPC com todos os seus coolers para HD, processador e o diabo...)
 - Conhecimento técnico zero, é só plugar e usar. (vai estar tudo descrito no manual  ;D)

Deu pra entender o Upgradabilidade sim.  :P

Quanto ao conhecimento técnico, concordo com você. Mas me sinto razoavelmente qualificado, e acho que o pessoal que participa desse fórum também o é (graças a paciência que o Jefferson tem em "limpar" a área).

No que diz respeito ao ruído, até concordo, mas se a pessoa realmente estiver a fim de investir, existem soluções com nível de ruído muito baixas.

Eu trabalho do lado de um computador - ou mais de dez, algumas vezes - a mais de quinze anos e o barulho sempre me incomodou (modéstia a parte, tenho um ouvido muito bom, não chega a ser absoluto, mas está quase lá). Não só por isso, mas também para preservar os componentes internos e aumentar a eficiência, acabei investindo um bom dinheiro em refrigeração no meu PC.

Meu PC tem 5 ventoinhas ball-bearing (diversas marcas, fui comprando ao longo do tempo) um cooler Zalman 9500 na CPU e uma fonte Zalman 460B (graças a Deus consegui comprar tudo antes de perder minha fonte de renda fixa). Hoje fez mais de 31 graus em São Paulo, meu estúdio tem problema de super aquecimento (pequena distância entre o forro e o telhado), e o processador não passou de 39 graus. Barulho? Você só ouve, e bem pouco, se chegar a 15cm da máquina.

Com certeza não estou defendendo que se gaste tanto em refrigeração de baixo ruído assim. Apenas é um exemplo de que isso pode ser contornado. E aí a relação custo X benefício vai pro saco...

Offline dcampos

  • Seeder
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Aprovação: +9/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX player ou PC?
« Responder #27 Online: Março 05, 2008, 01:48:21 am »
(...) As placas de "entrada" logo devem vir com uma porta destas também. (...)

Deus te ouça!  :laugh:

Offline dcampos

  • Seeder
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Aprovação: +9/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX player ou PC?
« Responder #28 Online: Março 05, 2008, 02:07:54 am »
Adotando essa filosofia, a coisa passa a ser interessante. Por razões profissionais, eu preciso de uma máquina "parruda", se eu sempre for passando as minhas "sobras" para o HTPC, vou ter sempre uma máquina com duas ou três gerações de atraso para diversão, o que convenhamos é até que bem satisfatório.

Se eu adotar o princípio contábil de depreciação de passivo (e eu adoto), o HTPC saiu de graça.

Então acho que sua idéia de montar um HTPC é somente para conteúdo SD e não HD certo? Pois com um hardware de 3 gerações atrás, você não conseguirá rodar nenhum conteúdo HD...

Meu PC tem 5 ventoinhas ball-bearing (diversas marcas, fui comprando ao longo do tempo) um cooler Zalman 9500 na CPU e uma fonte Zalman 460B (graças a Deus consegui comprar tudo antes de perder minha fonte de renda fixa). Hoje fez mais de 31 graus em São Paulo, meu estúdio tem problema de super aquecimento (pequena distância entre o forro e o telhado), e o processador não passou de 39 graus. Barulho? Você só ouve, e bem pouco, se chegar a 15cm da máquina.

Com certeza não estou defendendo que se gaste tanto em refrigeração de baixo ruído assim. Apenas é um exemplo de que isso pode ser contornado. E aí a relação custo X benefício vai pro saco...

Exatamente. Se formos gastar o que tem que ser gasto para ter o mínimo de ruído e uma boa eficiência de refrigeração, o custo total sobe que nem foguete.  :)
Se você acha que em São Paulo é quente, experimente passar o verão aqui no Rio (apesar deste verão estar sendo um pouco atípico). Na minha máquina aqui em casa tenho cooler até no HD, se não tiver ele "frita", como já aconteceu antes.  :(

[]'s
Daniel

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX player ou PC?
« Responder #29 Online: Março 05, 2008, 02:20:07 am »
Então acho que sua idéia de montar um HTPC é somente para conteúdo SD e não HD certo? Pois com um hardware de 3 gerações atrás, você não conseguirá rodar nenhum conteúdo HD...

Opa, desculpa, meu post não foi muito claro. Pretendo passar minha máquina atual para HTPC, que já roda HD. Mas quando eu fizer isso, ela vai, muito provavelmente, estar 3 gerações atrasada.

Exatamente. Se formos gastar o que tem que ser gasto para ter o mínimo de ruído e uma boa eficiência de refrigeração, o custo total sobe que nem foguete.  :)
Se você acha que em São Paulo é quente, experimente passar o verão aqui no Rio (apesar deste verão estar sendo um pouco atípico). Na minha máquina aqui em casa tenho cooler até no HD, se não tiver ele "frita", como já aconteceu antes.  :(

Rio 40 graus >:D

O Jefferson deve sofrer em Recife também.

abraços.

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX player ou PC?
« Responder #30 Online: Março 05, 2008, 12:33:58 pm »
Boas notícias para os entusiastas do HTPC, agora oficiais:

http://www.amd.com/us-en/1,,3715_15532,00.html?redir=Cart01

http://download.amd.com/Desktop%20Launches/chipset1.swf

Em um primeiro momento, esse chip deve integrar placas mais caras, mas como tudo na área, a tendência dos preços é de queda. Tudo o que se pode querer para um HTPC, eficiência, baixo consumo, pouco ruído, compatibilidade, "expansibilidade" e "upgradabilidade".

Abçs

Offline dcampos

  • Seeder
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Aprovação: +9/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX player ou PC?
« Responder #31 Online: Março 05, 2008, 12:40:50 pm »
Opa, desculpa, meu post não foi muito claro. Pretendo passar minha máquina atual para HTPC, que já roda HD. Mas quando eu fizer isso, ela vai, muito provavelmente, estar 3 gerações atrasada.

Ah tá...agora entendi.  ;D

Boas notícias para os entusiastas do HTPC, agora oficiais:

http://www.amd.com/us-en/1,,3715_15532,00.html?redir=Cart01

http://download.amd.com/Desktop%20Launches/chipset1.swf

Em um primeiro momento, esse chip deve integrar placas mais caras, mas como tudo na área, a tendência dos preços é de queda. Tudo o que se pode querer para um HTPC, eficiência, baixo consumo, pouco ruído, compatibilidade, "expansibilidade" e "upgradabilidade".

Abçs

Isso é bom, a prinicípio ele já deve ter suporte nativo a decodificação H264.

[]'s
Daniel

Offline guidoncio

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 4
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX player ou PC?
« Responder #32 Online: Março 18, 2008, 12:46:31 am »
Usando este case então fica show!!  :yahoo!:

http://www.directron.com/moncaso932p.html

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: DivX player ou PC?
« Responder #32 Online: Março 18, 2008, 12:46:31 am »