Autor Tópico: Customização de Firmware para LG 32LB9RTA / 32LB9RTB Time Machine 2 32"  (Lida 13475 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline doctorxyz

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 63
  • Aprovação: +4/-0
    • Ver Perfil
Boa tarde...

Ryan,

Como não há um item "Firmware Mediatek MT8105 - Desenvolvimento" tomei a liberdade de postar aqui ok.

Todos,

Possuo há algum tempo esta TV, que possui entrada USB e funcionalidade de reprodução de vídeos .AVI e respectivas legendas .SRT.

Só que a fonte original de exibição de legendas que veio era muito pequena e na cor branca. Como houve negligência da LG para resolver isso, e por um acaso do destino descobri que a TV usa (ao que tudo indica) um SoC Mediatek, modelo MT8105, decidi arregaçar as mangas e partir para eu mesmo resolver isso!

Apesar da estrutura do firmware (código-fonte e dados) serem um pouco diferentes dos SoC's MT13X9 de DVD Players Mediatek, após muita pesquisa e dedicação, consegui tornar as fontes maiores e deixar a cor de preenchimento (body) amarela.

Até agora não havia solicitado apoio aqui pois não tinha uma pergunta adequada ao altura do nível deste fórum. Tinha que caminhar um pouco com as minhas próprias pernas, aprender com meus erros e compartilhar os acertos com os demais.

Mas... Acho que chegou a hora. Gostaria de descobrir como alterar a cor de contorno (outline) das fontes para preto.

Saibam um pouco do que já tentei antes de pedir ajuda aqui...

Tentei achar um padrão parecido (no XVI32 usando Joker Char Hex) com a rotina Sub_Style em 8032 (semelhante à dos DVDs Philips ou da LG), mas nada encontrei. Fiz isso só de 'marrento', pois o mestre New Age disse que o firmware é 100% Full ARM Code.

Então talvez exista uma rotina análoga à Sub_Style, lá dentro, mas escrita em ARM (ARM nativo ou Thumb Mode). Ou uma estrutura de dados que controle isso, mas...

Como achar isso em 2M de firmware, quando não se sabe onde no firmware está o tal bloco ARM, se o mesmo está compactado ou não, em que formato (seria LZHUF? ou outra coisa?), e como descompactá-lo, fica difícil.

Até perguntei ao New Age no Hej456 Fórum, mas por algum motivo ele não respondeu (e nem sei se um dia responderá).

Posso dizer, entretanto, que comprovei empiricamente (i.e. n testes via tentativa e erro) que criar uma fonte com outline no MtkFontCreator, enxertar no firmware da TV e alterar todas as cores da palette para preto (exceto a responsável pela cor de preenchimento para amarelo) não basta. Porque o que for que determina a cor de preenchimento e de contorno (código-fonte, estrutura de dados, sei lá o que), apontam para a célula de cor, em ambas as situações (preenchimento e contorno)!

Quase nada sei sobre ARM e IDA Pro, mas me considero um cara esforçado.

Gostaria de uma pequena ajuda para dar sequencia no trabalho. Já que não estou mais conseguindo mais caminhar sozinho neste tema.

Então, a quem interessar possa:
- Meu humilde trabalho de pesquisa e desenvolvimento está no tópico 'Customização de Firmware para LG 32LB9RTA / 32LB9RTB Time Machine 2 32"' do  HT Forum (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=90932).
- Os primeiros (e singelos) resultados do trabalho foram lançados no tópico 'Firmware Doctorxyz v0.15 para TV LCD 32" LG Time Machine 2 32LB9RTA / 32LB9RTB' do HT Forum (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?p=1591797).

Sds,

Offline doctorxyz

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 63
  • Aprovação: +4/-0
    • Ver Perfil
Re: Customização de Firmware para LG 32LB9RTA / 32LB9RTB Time Machine 2 32"
« Responder #1 Online: Abril 28, 2009, 11:35:42 am »
Apenas para conhecimento: Infelizmente a continuidade deste trabalho está em risco. Até o momento, não houve resposta nem aqui nem no Hej456 (onde o NewAge frequenta). Confesso que cheguei no meu limite. Sem uma ajudinha, acabo ficando de mãos atadas. [ ]'s

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Customização de Firmware para LG 32LB9RTA / 32LB9RTB Time Machine 2 32"
« Responder #1 Online: Abril 28, 2009, 11:35:42 am »

Offline derwildemann

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Customização de Firmware para LG 32LB9RTA / 32LB9RTB Time Machine 2 32"
« Responder #2 Online: Junho 29, 2009, 04:30:09 pm »
Procurei para o firmware Doctorxyz v0.15 (inclusive o FW original caso dar problema) no site HTForum mas parece que não tem mais lá...

alguem pode me dizer onde posso obter?

Offline doctorxyz

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 63
  • Aprovação: +4/-0
    • Ver Perfil
Re: Customização de Firmware para LG 32LB9RTA / 32LB9RTB Time Machine 2 32"
« Responder #3 Online: Junho 30, 2009, 03:10:48 am »
@derwildemann,

Está no primeiro post daquele tópico do HT Forum, verifique, só um link está funcional, os do mandamais não pois são temporários, e - confesso - que não tenho saco e tempo para ficar reupando todo mês. Mas, graças a Deus existem pessoas como o cussuol (ele deixou gentilmente hospedar no servidor dele).
Se até este link sumiu, então me avise ok... Boa sorte!

@Aos demais colegas,

O trabalho de customização foi concluído há algum tempo, e com sucesso, está tudo lá no HT Forum, ok!

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Customização de Firmware para LG 32LB9RTA / 32LB9RTB Time Machine 2 32"
« Responder #3 Online: Junho 30, 2009, 03:10:48 am »