Autor Tópico: Media Player Eaget M880 ( 1080P, HD interno, Ethernet ) - Primeiras Impressões  (Lida 84927 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline ygor.almeida

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +1/-0
  • My Name is Neo
    • Ver Perfil
    • eXtremeMods
Re: Media Player Eaget M880 ( 1080P, HD interno, Ethernet ) - Primeiras Impressões
« Responder #40 Online: Novembro 09, 2009, 02:52:07 am »
A título de uma tentativa mesmo não tendo o player, me registrrei no forum do ACRyan e postei pedindo um help de como fazer funcionar o M880 com a firmware modificada dele. Talvez alguma caridosa alma apresente dicas de como portar a firmware mode para o seu brinquedinho Intruder.

 :angel: Agora é esperar
www.eXtremeMods.com.br
Hardware IT News & OverClock

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Media Player Eaget M880 ( 1080P, HD interno, Ethernet ) - Primeiras Impressões
« Responder #41 Online: Novembro 09, 2009, 03:17:28 am »
Eu não creio que o staff da AC Ryan vá gostar disso. >:D
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Media Player Eaget M880 ( 1080P, HD interno, Ethernet ) - Primeiras Impressões
« Responder #41 Online: Novembro 09, 2009, 03:17:28 am »

Offline ygor.almeida

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +1/-0
  • My Name is Neo
    • Ver Perfil
    • eXtremeMods
Re: Media Player Eaget M880 ( 1080P, HD interno, Ethernet ) - Primeiras Impressões
« Responder #42 Online: Novembro 09, 2009, 06:09:36 pm »
Eu não creio que o staff da AC Ryan vá gostar disso. >:D

 :-[ :-\ >:D Você tinha razão Ryan.

Olha o que recebi em relação minha pergunta.

Citar

It may look the same lol , but that will not mean the hardware in it is the same ;)
I don't think we can help you witht he firmware.
You must find it out yourself since this product is not from Ryan.

Locked since we do not support it.


www.eXtremeMods.com.br
Hardware IT News & OverClock

Offline Intruder_A6

  • Colaboradores
  • Tagarela
  • *
  • Mensagens: 188
  • Aprovação: +3/-0
    • Ver Perfil
Re: Media Player Eaget M880 ( 1080P, HD interno, Ethernet ) - Primeiras Impressões
« Responder #43 Online: Novembro 09, 2009, 11:41:49 pm »
Eu não creio que o staff da AC Ryan vá gostar disso. >:D

 :-[ :-\ >:D Você tinha razão Ryan.

Olha o que recebi em relação minha pergunta.

Citar

It may look the same lol , but that will not mean the hardware in it is the same ;)
I don't think we can help you witht he firmware.
You must find it out yourself since this product is not from Ryan.

Locked since we do not support it.




Talvez tenha mais futuro postar no suporte da Eaget, mas o e-mail que mandei para eles no dia 3/11 ( pedindo um firmware que funcione corretamente com a língua portuguesa ) continua sem resposta, o que é um péssimo sinal ( ainda bem que já resolvi sem a ajuda deles ).

É uma pena eu não ter coragem e nem conhecimento em C  ( o máximo que fiz no Linux foi compilar o kernel, o que é bastante fácil ) para meter as caras no fonte do firmware do M880, quem sabe alguém aqui no fórum possa ter, mas sem ter o aparelho a motivação vai ser menor. Se alguém resolver fazer isso posso usar o meu M880 como cobaia ( só espero não me arrepender ).
« Última modificação: Novembro 09, 2009, 11:46:06 pm por Intruder_A6 »

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Media Player Eaget M880 ( 1080P, HD interno, Ethernet ) - Primeiras Impressões
« Responder #44 Online: Novembro 11, 2009, 01:31:54 am »
Rictad está anos à minha frente nessa tarefa. Ele usa primariamente Linux e certamente deve programar em C.
Infelizmente não sou programador C. Tenho formação em estrutura de dados e algoritmos, o que me ajudou muito a modificar o firmware do DV397H. Mas certamente seria muito mais fácil modificar o código fonte C do que o Assembly.  ;)

Aliás, essa obrigatoriedade legal de disponibilizar o fonte é uma faca de dois gumes. Se eu não gosto da idéia de ver um FDP usar as modificações que ensinei a fazer no código MT13x9 sem ver meu nome nos créditos, imagine os "fabricantes" abrindo mão de uma vantagem competitiva assim. Esse já seria um bom motivo para o fabricante não disponibilizar o código para download: atrasar o máximo possível os copycats.
Mas essa foi a escolha que o fabricante fez. Ele tinha a outra opção, mas se optou por usar código aberto é porque valoriza mais o seu hardware, deixando que a própria comunidade melhore o software de seu equipamento. Se souber usar isso bem, pode ter lucros enormes. Lembrando que o investimento no software inicial foi pouco ou mesmo nulo, pois já há softwares abertos prontos, só esperando que sejam compilados para as mais diversas plataformas. Além disso, a licença GNU obriga a manter os créditos. Se eles fizeram alguma coisa (o que acho pouco provável, pois o software usado no AC Ryan parece ser o mesmo :laugh:), têm o direito de manter os créditos.

O que não pode acontecer é o que a Zinwell faz. Eu tenho um ZBT-620 que simplesmente possui um Linux inteiro dentro funcionando (esse STB é na verdade um pequeno PC, com sintonizador e placa de vídeo com saída digital). A Zinwell compacta o SO, criptografa e disponibiliza como "firmware" o arquivo. Isso é totalmente ilegal, pois é proibido pela licença GNU do kernel Linux. Se os fabricantes de STB estão "preocupados" em não permitir que se grave a programação digital, que usem um software proprietário (e gastem dinheiro com isso) em vez de usarem o trabalho alheio. Agora imagina como todos que contribuem com o Linux se sentem com isso. :)
« Última modificação: Novembro 11, 2009, 01:39:37 am por rictad »

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Media Player Eaget M880 ( 1080P, HD interno, Ethernet ) - Primeiras Impressões
« Responder #45 Online: Novembro 11, 2009, 01:50:27 am »
Agora imagina como todos que contribuem com o Linux se sentem com isso. :)

Eu sei que está completamente errado. Já li a licença GPL várias vezes e em vários pontos ela é bem obscura. Mas fica perfeitamente claro que não é possível distribuir um "linux" inteiro sem fornecer os fontes.

O que a Realtek fez se encaixa em um dos pontos que eu considero obscuros da GPL. O "segredo" deles está em binários baseados em código proprietário, que são "entregues" juntamente com código GPL em um mesmo "pacote". Dependendo de como eu leio a licença isso pode ou não ser permitido. Para começar, é um trabalho derivativo ou não? Que nome se dá a isso?. Eu imagino que seja permitido porque fiz uma busca no Google e não vi ninguém reclamando de violações da Realtek. Também imagino que se fosse ilegal não seria possível para a Mandriva "vender" uma distro com um DVD player de software incluído.
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline Intruder_A6

  • Colaboradores
  • Tagarela
  • *
  • Mensagens: 188
  • Aprovação: +3/-0
    • Ver Perfil
Re: Media Player Eaget M880 ( 1080P, HD interno, Ethernet ) - Primeiras Impressões
« Responder #46 Online: Novembro 11, 2009, 02:31:39 am »
O vendedor do eBay mandou uma cópia do firmware original do M880 ( é o mesmo que baixei do site da Eaget ), mas até agora nenhuma notícia do suporte da Eaget ( o vendedor parece ser bem mais sério que a Eaget ).

É uma pena ser totalmente nulo em C, pois se depender do fabricante estou ferrado ( eu quem mais comprou ou vá comprar o M880 ). Acho que o M880 tem muito potencial para fazer bem mais do que já faz, só precisa de um firmware melhor, mas para melhorar acho que só metendo as caras.

Pelo menos para ver filmes em FullHD e outras resoluções o M880 é muito competente, ele falha em outras coisas que deveriam funcionar bem ( controle de acesso com chave a senha por exemplo ), mas pelo que ele já faz já está valendo o dinheiro gasto.
« Última modificação: Novembro 11, 2009, 02:59:13 am por Intruder_A6 »

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Media Player Eaget M880 ( 1080P, HD interno, Ethernet ) - Primeiras Impressões
« Responder #47 Online: Novembro 11, 2009, 02:55:03 am »
Agora imagina como todos que contribuem com o Linux se sentem com isso. :)

Eu sei que está completamente errado. Já li a licença GPL várias vezes e em vários pontos ela é bem obscura. Mas fica perfeitamente claro que não é possível distribuir um "linux" inteiro sem fornecer os fontes.

O que a Realtek fez se encaixa em um dos pontos que eu considero obscuros da GPL. O "segredo" deles está em binários baseados em código proprietário, que são "entregues" juntamente com código GPL em um mesmo "pacote". Dependendo de como eu leio a licença isso pode ou não ser permitido. Para começar, é um trabalho derivativo ou não? Que nome se dá a isso?. Eu imagino que seja permitido porque fiz uma busca no Google e não vi ninguém reclamando de violações da Realtek. Também imagino que se fosse ilegal não seria possível para a Mandriva "vender" uma distro com um DVD player de software incluído.

Isso realmente não é ilegal. Só deixou de ser GPL no todo, mas não nas partes GPL. Não sei exatamente o nome disso, mas no meu Fedora 11, por exemplo, uso um driver proprietário (mas gratuito) da ATI disponível nos repositórios non-free do Fedora. Você pode misturar softwares GPL com softwares com outras licenças (até mesmo proprietária comercial, se esta permitir). Mas aí seu sistema, como um todo, deixa de ser GPL. Você não pode chamá-lo de GPL e nem cobrar os direitos de sua licença (GPL). Se alguém copiar seu sistema, você não poderá exigir que o outro lhe credite o trabalho. Mas você poderá licenciá-lo com outra licença (desde que as licenças de todos os softwares usados permitam) mais flexível que a GPL, comercial ou não (acho que a OSI é uma opção de software livre). E aí cobrar seus novos direitos. A única que coisa que você não poderá fazer é fechar o que você usa de GPL no seu sistema. Isso não. O Mandriva não é GPL, apesar de usar partes GPL, as quais eles não podem fechar (mas podem vender, pela licença GPL). Já o Debian é GPL e caso você instale algo não GPL nele, não poderá distribuí-lo com o nome Debian, mas poderá distribuí-lo com outro nome, como é o caso do Ubuntu, um derivado do Debian que usa software non-free (nos repositórios, não no CD de instalação) e, portanto, tem que ter outro tipo de licença que permite a distribuição gratuita, a modificação, entre outras coisas. Outra licença interessante é a o do Firefox, que é aberto, gratuito, mas não-livre. Você pode até modificá-lo, mas não pode distribuí-lo (a não ser que mude o nome, pois a Mozilla quer dar a garantia de que o software que leva sua marca tenha sido testado e passado por alguma qualificação).

A seguinte filosofia serve para todos os sistemas. Para cada distribuição Linux que você usar, deve ficar atento à sua licença como um todo e às licenças de cada software que instalar. A licença da distro não se sobrepõe à licença de cada software (o todo não pode se apropriar cegamente da parte), mas a licença de cada software pode afetar as liberdades da licença da distro (o todo não é obrigado a aceitar cegamente qualquer parte). 8)
« Última modificação: Novembro 11, 2009, 04:17:46 am por rictad »

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Media Player Eaget M880 ( 1080P, HD interno, Ethernet ) - Primeiras Impressões
« Responder #48 Online: Novembro 11, 2009, 03:03:20 am »
O vendedor do eBay mandou uma cópia do firmware original do M880 ( é o mesmo que baixei do site da Eaget ), mas até agora nenhuma notícia do suporte da Eaget ( o vendedor parece ser bem mais sério que a Eaget ).

É uma pena ser totalmente nulo em C, pois se depender do fabricante estou ferrado ( eu quem mais comprou ou vá comprar o M880 ). Acho que o M880 tem muito potencial para fazer bem mais do que já faz, só precisa de um firmware melhor, mas para melhorar acho que só metendo as caras.

Pelo menos para ver filmes em FullHD e outras resoluções o M880 é muito competente, ele falha em outras coisas que deveriam funcionar bem ( controle de acesso com chave a senha por exemplo ), mas pelo que ele já faz já está valendo o dinheiro gasto.

Eu fiquei bem atraído por esse player. Achei bem completo. Se sobrar uma grana...  :laugh:

Offline Intruder_A6

  • Colaboradores
  • Tagarela
  • *
  • Mensagens: 188
  • Aprovação: +3/-0
    • Ver Perfil
Re: Media Player Eaget M880 ( 1080P, HD interno, Ethernet ) - Primeiras Impressões
« Responder #49 Online: Novembro 11, 2009, 11:25:16 am »
O vendedor do eBay mandou uma cópia do firmware original do M880 ( é o mesmo que baixei do site da Eaget ), mas até agora nenhuma notícia do suporte da Eaget ( o vendedor parece ser bem mais sério que a Eaget ).

É uma pena ser totalmente nulo em C, pois se depender do fabricante estou ferrado ( eu quem mais comprou ou vá comprar o M880 ). Acho que o M880 tem muito potencial para fazer bem mais do que já faz, só precisa de um firmware melhor, mas para melhorar acho que só metendo as caras.

Pelo menos para ver filmes em FullHD e outras resoluções o M880 é muito competente, ele falha em outras coisas que deveriam funcionar bem ( controle de acesso com chave a senha por exemplo ), mas pelo que ele já faz já está valendo o dinheiro gasto.

Eu fiquei bem atraído por esse player. Achei bem completo. Se sobrar uma grana...  :laugh:

A último preço no eBay está US$179,00 , e quem quiser um é bom ter o firmware original para poder voltar em caso de problemas ( no momento o link do fabricante não está funcionando, mas tem o do vendedor => http://www.w2comp.com/docs/M880English.rar ).

Quanto mais gente tiver mais chance tem de conseguirmos um firmware decente.
« Última modificação: Novembro 11, 2009, 12:26:20 pm por Intruder_A6 »

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Media Player Eaget M880 ( 1080P, HD interno, Ethernet ) - Primeiras Impressões
« Responder #49 Online: Novembro 11, 2009, 11:25:16 am »