Autor Tópico: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR  (Lida 118698 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline PedroAcerbi

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 4
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #120 Online: Abril 30, 2011, 11:09:12 pm »
Pessoal, boa noite!
Sou novo aqui no forum, e gostaria de pedir licença para relatar uma situação lamentável que ocorreu comigo.

Atualizei para a versão 1.14.4. Ate ai tudo bem. Depois atualizei novamente para a versao 1.14.4B que você lançou no fórum e o aparelho morreu.
O aparelho não desliga pelo controle nem pelo botão frontal. So desliga tirando a tomada.
Ligar ele liga. E antes de jogar o logo da Zinwell, ele corta o sinal do cabo HDMI.
Com cabo composto, fica parado no logo da Zinwell.

Será que há alguma esperança para o meu equipamento?
Ou devo tentar devolve-lo para a loja que me vendeu?

Obrigado.

Olá Pedro!

Seu aparelho é um ZBT-601, não é?

Pelo que você escreveu, aconteceu uma falha na atualização. Como o logo é exibido, então o zmw_base_zinwell está sendo carregado, o que indica que o CFE está gravado corretamente. Portanto, é possível recuperá-lo via cabo, com o método alternativo descrito pelo rafael_netto (pela linha de comando do busybox), mas com duas partições no pendrive: uma contendo um zmw_base_zinwell alternativo funcional para ser chamado pelo busybox para rodar a interface do STB e a outra contendo uma nova versão do firmware para ser gravada.

Certo, então nesse caso, como seria a ligação a se fazer com esse cabo?
Teria que abrir o aparelho e soldar o cabo ou tem algum encaixe na placa?

Ou bastaria um pendrive com duas partições e pronto?
Percebo que ao ligar o conversor com o pendrive nele, o pendrive é acionado.

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #121 Online: Abril 30, 2011, 11:53:12 pm »
Oi PedroAcerbi,

Não precisa soldar o cabo na placa. Existe um conector como o rictad explicou aqui: http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=692.msg9178357#msg9178357

Aqui tem as fotos do ZBT-601 feitas pelo rictad (explicando onde está o conector): http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=692.msg9178558#msg9178558

Se você precisar do Cabo Serial, esse aqui é uma boa opção: http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=424.msg9178370#msg9178370

Para recuperar o aparelho pelo método alternativo 2, pelo prompt do Busybox, ler à partir deste post do rafael_neto: http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=692.msg9178513#msg9178513

O método alternativo 1 de recuperação do firmware pelo CFE não pode ser usado no ZBT-601 pois ele não tem ethernet.
« Última modificação: Abril 30, 2011, 11:58:30 pm por zeurt »

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #121 Online: Abril 30, 2011, 11:53:12 pm »

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #122 Online: Maio 01, 2011, 12:37:52 am »
Confirmado! Não é viável atualizar o ZBT-601 para a versão Rictad 1.14.4b a partir das versão 1.14.1 ou 1.14.4 oficiais (e eu imagino que valha para todas as 1.14.X). O aparelho ficará inutilizável, recuperável somente via cabo. Mas isso é só para o ZBT-601.

Não sei o porquê, mas o firmware não apaga e não formata as informações de configuração da eeprom e da flash após a atualização. Parece considerar que está na mesma versão. No ZBT-633 isso não acontece. Por exemplo, se o aparelho estiver na versão 1.14.7, ele considera outra versão e reseta as informações. Apenas se estiver na versão 1.14.4 isso não acontece. Mas aí sim, trata-se da mesma versão, o que não dá problemas, pois o formato das informações é o mesmo.

A recuperação para esse caso chega a ser mais simples, mas ainda precisa do cabo e também do Putty configurado no PC. Usa apenas a parte inicial do método alternativo 2. Basta rodar o zmw_base_zinwell da versão 1.15.4 a partir do pendrive. Ele irá formatar a eeprom, zerando as informações e dará um boot. Aí, após o boot, o firmware do 1.14.4b também irá apagar a eeprom, pois a achará no formato da 1.15.4, e dará um novo boot. Depois desses 2 boots, o firmware estará funcional.

Se eu já tivesse lançado o mini modo de desenvolvimento, não precisaria do cabo. :(

Segue, em anexo, o zmw_base_zinwell da versão 1.15.4 do ZBT-601. Ele deve ser descompactado em um pendrive formatado em FAT32. Com o cabo feito, e o pendrive no STB, deve-se ligar o aparelho e esperar o mesmo bootar, travar e automaticamente entrar no prompt do Busybox. Após isso ocorrer, deve-se montar o pendrive digitando no Putty:

Código: [Selecionar]
mount /dev/sda1 /mnt/usb
Após isso, deve-se entrar no diretório /mnt/usb com o comando:

Código: [Selecionar]
cd /mnt/usb
Agora é possível listar o conteúdo do diretório com o comando

Código: [Selecionar]
ls -al
Como não foi carregado o módulo para exibir arquivos de nomes extensos, o arquivo será abreviado conforme as regras do FAT32. No meu caso, apareceu como zmw_ba~1.4. Após isso, é só chamar o binário da seguinte forma:

Código: [Selecionar]
./zmw_ba~1.4
Se não conseguir digitar o "~" no terminal do Putty, pode copiar e colar.

Para evitar esses problemas e semelhantes no futuro, irei procurar a rotina que faz a verificação da versão e tentarei alterá-la para sempre formatar as informações de configuração, mesmo que a versão seja considerada a mesma.

Offline PedroAcerbi

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 4
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #123 Online: Maio 01, 2011, 12:47:14 am »
Acreditem ou não... atualizei para a versão 1.14.4, por ter o mesmo número da versão beta do Rictad.
Achei que fosse a melhor versão para servir como base para a atualização para versão Rictad.

Uma daquelas infelizes coincidências da vida.

Offline PedroAcerbi

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 4
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #124 Online: Maio 01, 2011, 01:47:11 am »
Oi PedroAcerbi,

Não precisa soldar o cabo na placa. Existe um conector como o rictad explicou aqui: http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=692.msg9178357#msg9178357

Aqui tem as fotos do ZBT-601 feitas pelo rictad (explicando onde está o conector): http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=692.msg9178558#msg9178558

Se você precisar do Cabo Serial, esse aqui é uma boa opção: http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=424.msg9178370#msg9178370

Para recuperar o aparelho pelo método alternativo 2, pelo prompt do Busybox, ler à partir deste post do rafael_neto: http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=692.msg9178513#msg9178513

O método alternativo 1 de recuperação do firmware pelo CFE não pode ser usado no ZBT-601 pois ele não tem ethernet.

Muito obrigado Zeurt. Vou tentar fazer algo com essas informações que você passou.
Uma perguntinha de newbie: O que seria o "Busybox"?
« Última modificação: Maio 01, 2011, 01:59:33 am por PedroAcerbi »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #125 Online: Maio 01, 2011, 02:28:11 am »
De acordo com o slogan, "O Canivete Suiço dos Linux Embarcados", o Busybox é um conjunto de programas e ferramentas necessários para a execução de um sistema Linux. Como ele ocupa pouco espaço, ele se torna ideal para ser usado em Linux embarcado, como é o caso dos ZBT-601/633 e inúmeros outros aparelhos de vários gêneros.
De acordo com o rictad, se você conectar o cabo corretamente no aparelho, com o pendrive com as 2 partições inserido como explicado, e com o Putty devidamente configurado no PC, ao ligar o aparelho (e ele travar) o prompt do Busybox já irá aparecer no Putty, e daí é só digitar os camandos que ele recomendou acima...
« Última modificação: Maio 01, 2011, 02:30:04 am por zeurt »

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #126 Online: Maio 01, 2011, 02:46:51 am »
De acordo com o slogan, "O Canivete Suiço dos Linux Embarcados", o Busybox é um conjunto de programas e ferramentas necessários para a execução de um sistema Linux. Como ele ocupa pouco espaço, ele se torna ideal para ser usado em Linux embarcado, como é o caso dos ZBT-601/633 e inúmeros outros aparelhos de vários gêneros.
De acordo com o rictad, se você conectar o cabo corretamente no aparelho, com o pendrive com as 2 partições inserido como explicado, e com o Putty devidamente configurado no PC, ao ligar o aparelho (e ele travar) o prompt do Busybox já irá aparecer no Putty, e daí é só digitar os comandos que ele recomendou acima...

Certo! Mas basta uma única partição no pendrive, pois ele só vai rodar o zmw_base_zinwell de dentro dela. Não precisa de outra com a imagem de um firmware, pois não será necessário reatualizar.
« Última modificação: Maio 01, 2011, 02:03:08 pm por rictad »

Offline rafael_netto

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 19
  • Aprovação: +4/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #127 Online: Maio 06, 2011, 07:35:08 pm »
Rictad, Zeurt,

algum de vocês chegou a ver a parte de sintonia e medidores de sinal?
Eu gostaria de poder debugar os medidores de sinal no Semp, fazê-los funcionar como os dos Zinwell 1.7.2 e posteriores. Infelizmente não tenho a habilidade de vocês de fuçar o código...

Fazer o PVR funcionar no Semp, no meu caso, não é prioridade.

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #128 Online: Maio 06, 2011, 07:44:04 pm »
Rictad, Zeurt,

algum de vocês chegou a ver a parte de sintonia e medidores de sinal?
Eu gostaria de poder debugar os medidores de sinal no Semp, fazê-los funcionar como os dos Zinwell 1.7.2 e posteriores. Infelizmente não tenho a habilidade de vocês de fuçar o código...

Fazer o PVR funcionar no Semp, no meu caso, não é prioridade.

Eu ainda não olhei essa parte, rafael.
Mas ainda vou tentar fazer isso.  :)
« Última modificação: Maio 06, 2011, 07:45:58 pm por rictad »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #129 Online: Maio 07, 2011, 03:43:43 am »
Rafael,
Ultimamente eu tenho investigado apenas a parte de dados do firmware (.data no IDA), ou seja, a parte que interessa à você está na parte do código, e eu tenho estado longe dela...

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #129 Online: Maio 07, 2011, 03:43:43 am »