Autor Tópico: DivX player ou PC?  (Lida 27455 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
DivX player ou PC?
« Online: Janeiro 01, 2008, 08:20:29 pm »
Olá a todos. Faz algum tempo que venho acompanhando este fórum e o blog do Jefferson (excelentes, por sinal), e gostaria de compartilhar com vocês a minha experiência.

Alguns meses atrás comecei a pesquisar sobre players DivX, e acabei encontrando este fórum. Basicamente, fui movido pelo mesmo motivo que já foi postado em outro tópico aqui do fórum, salvar meu casamento (nas palavras de minha mulher, "precisamos salvar nosso relacionamento").  :blink:

O fato é que venho baixando muitos filmes e séries, e assistindo no PC do meu estúdio, montado na edícula da minha casa, aonde trabalho diariamente. Acabo passando muito tempo isolado, e é um tanto desconfortável para nós dois assistirmos juntos. Por isso, comecei a ir atrás de um DivX player.



Quanto mais eu lia sobre o assunto, mais eu ficava desapontado. São muitas as limitações e dificiências dos aparelhos, sem falar na vida útil dos mesmos, e na longevidade da tecnologia. Ou seja, pra quem não quer, e não pode no momento, investir muito, comprar um aparelho destes seria uma boa opção?

Depois de muito refletir, resolvi arriscar, e ligar meu pc diretamente na tv. Minha placa de vídeo tem saída S-VHS, e minha TV tem a entrada para o formato.

Ok, eu sei que isso não tem nada de mais, é muito fácil até. Mas no meu caso existem alguns agravantes, e é a partir daqui que talvez a minha experiência ajude alguém, já que não vi nenhum relato parecido em minhas buscas pela internet.

O primeiro problema é a distância entre o PC e a TV.

O segundo é que a 11 anos, por força da profissão, utilizo dois monitores ligados a meu PC. Recentemente a vida útil dos meus dois monitores CRT expiraram, o que me deixou sem dinheiro para investir em um player, pois usei minhas parcas reservas financeiras para comprar dois LCD's.



Antes que alguém me pergunte por quê comprei novamente dois monitores, ao invés de um LCD de grande formato, só pude comprar os dois em um intervalo de 6 meses, além de ter pago muito barato nos dois de 17'. E depois de 11 anos acostumado a utilizar todos os programas em duas telas, um único monitor, por maior que fosse, não proporciona a mesma praticidade. Passei seis meses com um único monitor, e sei a perda de produtividade que isso me proporcionou.

Na imagem abaixo da pra entender um pouco: o Photoshop aberto com todas as paletas abertas no segundo monitor, e ainda sobra espaço para outro aplicativo!



Meu PC está no estúdio, e minha TV na sala. Para efetuar a ligação com o mínimo de discrição, foi necessário montar dois cabos, um S-VHS e outro P2/RCA, de 16 metros cada.

A primeira dúvida era quanto à qualidade do sinal em um cabo S-VHS com este comprimento. Para piorar, o maldito aumento do preço do Cobre (a felicidade dos Chilenos) levou o preço de um cabo blindado para as alturas. Arrisquei mais ainda e comprei um cabo 0,14 de quatro vias, sem blindagem. Para o som, usei um cabo 0,10.

Tentei soldar o cabo diretamente a um conector macho S-VHS, mas a minha pouca experiência com solda me fez desistir. Acabei pegando dois cabos S-VHS que tinha sobrando aqui em casa, cortando as pontas e soldando ao cabo de 15m.

O cabo P2/RCA é muito mais fácil de montar, e não tive nenhuma dificuldade com ele.

Passar os cabos pela casa foi uma odisséia, mas isso não faz muita diferença aqui.

Não houve perda significativa de sinal de vídeo, mas em função da falta de blindagem, a tela da tv apresenta leves "ondas", que na verdade são imperceptíveis à distância usual para uma tv de 29'.

O áudio sofreu mais, mas ainda estou fazendo alguns teste para tentar compensar isso, depois coloco aqui minha experiência. Mas me parece que um cabo de 0,10 sofre muita interferência para esta distância.

Mas como utilizo dois monitores, a cada "sessão de cinema em família", preciso desligar o PC, e desconectar o plug de um dos monitores. Menos mal que o pulg S-VHS pode ficar permanentemente conectado sem afetar nada, a placa de vídeo detecta sempre os monitores primeiro.

[Editado: Não é necessário desligar o PC, leia o post mais abaixo sobre a utilização dos 2 monitores + TV via driver]

No meu caso, estou utilizando uma ATI Radeon 9700 Pro, o monitor primário está conectado com um cabo DVI-D e o secundário com conexão analógica (a placa não tem duas saídas digitais, uma pena, já que a diferença é absurda).

Ao desconectar o cabo do monitor secundário, basta ligar o PC com a TV ligada e automaticamente ela é detectada. Para quem não usa dois monitores, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a tela em branco, escolher propriedade e "propriedade de vídeo > configurações > estender a área de trabalho do Windows a este monitor".

[Editado: Não é necessário desligar o PC, leia o post mais abaixo sobre a utilização dos 2 monitores + TV via driver]

Abaixo, o conector da esquerda é o DVI (monitor primário), o do Centro é o S-Vhs (TV) e o da esquerda SVGA (monitor secundário).
Quando a TV está sendo usada, o plug azul tem que ser desconectado.



Liguei o cabo P2/RCA na saída frontal de áudio conforme abaixo:



A imagem ficou satisfatória, mas ainda vou tentar melhorar o áudio. Abaixo, alguns exemplos:





No meu caso, o maior inconveniente é ter que desligar um dos monitores sempre que vou ver algo na tv, e ainda perder minhas configurações de tela. Nada que vá me matar, mas é chato fazer isso toda hora. De toda forma, eu montei meu PC para ter tudo muito acessível. Mas tenho certeza que muita gente tem uma placa de vídeo com saída S-VHS e dual head, sem utilizar o pleno potêncial.

Outra coisa chata é não ter controle sobre a máquina da sala, mas como meu mouse é sem fio, vou ver se consigo resolver este problema. Sugestões são bem vindas.

O custo da brincadeira? R$ 45,00, mais o material que eu já tinha em casa e a minha pouco qualificada mão de obra.

O post ficou grande e tive algum problema com a publicação, Jefferson, se houver um tópico repetido, por favor apague.

Espero que este post possa ajudar alguém, e estou disponível para tirar quaisquer dúvidas.


« Última modificação: Fevereiro 12, 2008, 02:02:36 am por Jefferson »

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: DivX ou PC?
« Responder #1 Online: Janeiro 02, 2008, 04:32:40 am »
Quanto mais eu lia sobre o assunto, mais eu ficava desapontado. São muitas as limitações e dificiências dos aparelhos, sem falar na vida útil dos mesmos, e na longevidade da tecnologia. Ou seja, pra quem não quer, e não pode no momento, investir muito, comprar um aparelho destes seria uma boa opção?

Eu entendo sua frustração. Eu também acho a maioria dos aparelhos do mercado limitados demais e prefiro o PC pela sua flexibilidade, mas no quesito qualidade, a coisa complica.


Antes que alguém me pergunte por quê comprei novamente dois monitores, ao invés de um LCD de grande formato, só pude comprar os dois em um intervalo de 6 meses, além de ter pago muito barato nos dois de 17'. E depois de 11 anos acostumado a utilizar todos os programas em duas telas, um único monitor, por maior que fosse, não proporciona a mesma praticidade. Passei seis meses com um único monitor, e sei a perda de produtividade que isso me proporcionou.


Eu entendo por que você tomou essa decisão. Eu já cheguei a usar três monitores.




Hoje uso apenas dois, mas só porque eu uso dois computadores na mesa e não há espaço para mais monitores. Há alguns meses decidi trocar um dos monitores por algo melhor e fiquei surpreso ao ver todos os LCD de 17" tinham resolução de apenas 1280x1024, que é a resolução que eu já tenho nos CRT de 17". Eu não ia ganhar nada trocando um monitor CRT de 17" por um LCD de 17" a não ser no consumo de energia e no tamanho dos objetos na tela.

Decidi trocar por um CRT de 19", que me permite ir a até 1600x1440 sem prejuízo à leitura.

Tentei soldar o cabo diretamente a um conector macho S-VHS, mas a minha pouca experiência com solda me fez desistir. Acabei pegando dois cabos S-VHS que tinha sobrando aqui em casa, cortando as pontas e soldando ao cabo de 15m.

Realmente, é preciso ter experiência para soldar um conector mini-din. E olha que o S-VHS tem apenas quatro pinos. Eu precisava fazer cabos especializados (automação industrial) na fábrica com conectores mini-din de 8 pinos!

Não houve perda significativa de sinal de vídeo, mas em função da falta de blindagem, a tela da tv apresenta leves "ondas", que na verdade são imperceptíveis à distância usual para uma tv de 29'.

É interessante saber que não houve perdas perceptíveis a 16m de distância, mesmo sem blindagem. E já vi essas ondas aparecerem mesmo a 2 metros.

Ficam mais evidentes quando a tela está toda escura, não é?

O áudio sofreu mais, mas ainda estou fazendo alguns teste para tentar compensar isso, depois coloco aqui minha experiência. Mas me parece que um cabo de 0,10 sofre muita interferência para esta distância.

Que tipo de problema você tem? Zumbido? Ronco?

Outra coisa chata é não ter controle sobre a máquina da sala, mas como meu mouse é sem fio, vou ver se consigo resolver este problema. Sugestões são bem vindas.

Se seu mouse conseguir funcionar a essa distância, deve ser a melhor opção possível. Em segundo lugar eu tentaria um teclado sem fio por RF. Alguns tem um alcance limitadíssimo, mas outros já tem um alcance mais razoável. Só mesmo testando.

Se você tem mais tempo que dinheiro e uma porta serial livre no PC, pode tentar montar (ou comprar pronto) um receptor de infravermelho compatível com LIRC/WinLIRC e passar um cabo do seu PC para a sala. Com um receptor desses você pode usar um controle remoto comum para controlar seu PC, mas a configuração pode ser um saco.

Se por sorte você tiver o celular certo, pode usá-lo como controle remoto, desde que compre um receptor bluetooth genérico para o PC:

http://jefferson-ryan.blogspot.com/2007/06/controle-remoto-do-pc-com-sony-ericsson.html

O post ficou grande e tive algum problema com a publicação, Jefferson, se houver um tópico repetido, por favor apague.

De jeito nenhum. Obrigado por dividir sua experiência conosco.

Eu já pensei em conectar um PC à TV, mas esbarrei basicamente nos seguintes problemas:

  • Um PC com saída Video Componente sai caro. A maioria esmagadora das placas à venda no Brasil só tem no máximo S-Video;
  • Eu preciso que tenha saída digital de áudio. Isso já foi um grande problema, quando comecei a pesquisar o assunto. Na época quando você conseguia encontrar uma placa-mãe com áudio digital, corria o risco de que ela fosse só PCM. Hoje eu admito que esse é um problema bem menor. Tem muita placa-mãe barata que já vem com conector SPDIF e suportando áudio 5.1.
  • Consumo. Considerando que um DivX player consome em torno de 15W, colocar um PC que pode passar dos 100W para rodar filmes para a meninada o dia inteiro pode provocar uma surpresa ruim na conta de energia.

Claro que cada caso é um caso. Se você fica satisfeito com a imagem de uma conexão S-Video e com o áudio MP3 stereo, além de assistir filmes de vez em quando ou está usando o PC para outras coisas enquanto o pessoal assiste, nada disso que eu apontei é um problema para você.

PCs estão custando mais barato a cada dia. E a coisa mais vagabunda que você encontra no mercado já deve ser capaz de rodar DivX SD sem problemas. Eu estou há muito tempo precisando escrever um artigo sobre isso no meu blog, mas sempre aparecem outras coisas para fazer.
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: DivX ou PC?
« Responder #1 Online: Janeiro 02, 2008, 04:32:40 am »

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX ou PC?
« Responder #2 Online: Janeiro 02, 2008, 05:09:01 pm »
Eu entendo por que você tomou essa decisão. Eu já cheguei a usar três monitores.



Três monitores é um dos meus sonhos de consumo. Que placa ou placas você utiliza neste sistema? A tv e o monitor da direita na primeira foto estão com a imagem clonada ou é apenas a imagem de bakground?

Hoje uso apenas dois, mas só porque eu uso dois computadores na mesa e não há espaço para mais monitores. Há alguns meses decidi trocar um dos monitores por algo melhor e fiquei surpreso ao ver todos os LCD de 17" tinham resolução de apenas 1280x1024, que é a resolução que eu já tenho nos CRT de 17". Eu não ia ganhar nada trocando um monitor CRT de 17" por um LCD de 17" a não ser no consumo de energia e no tamanho dos objetos na tela.

Decidi trocar por um CRT de 19", que me permite ir a até 1600x1440 sem prejuízo à leitura.

No meu caso, eu trabalhava com dois CRT de 15", trocar para dois de 17" foi um grande ganho de área de trabalho. Mas concordo com você, até pela pequena diferença que existe hoje nos preços dos monitores, quem já tem um CRT de 17" deve migrar para um LCD de 19".

É interessante saber que não houve perdas perceptíveis a 16m de distância, mesmo sem blindagem. E já vi essas ondas aparecerem mesmo a 2 metros.

Ficam mais evidentes quando a tela está toda escura, não é?

Exato, as ondas são mais perceptíveis em cenas escuras, mas realmente não chega a incomodar.

Que tipo de problema você tem? Zumbido? Ronco?

Ambos, dependendo da qualidade da fonte de sinal, mas principalmente ronco. Mas o idiota aqui estava com o volume do som wave de saída muito baixo, foi só aumentar que melhorou bastante. Vou brincar um pouco com as configurações do equalizador da placa de som (onboard) para ver se melhora mais. Se tiver alguma sugestão, é bem vinda.


Se seu mouse conseguir funcionar a essa distância, deve ser a melhor opção possível.

O mouse não funciona desta distância, a minha idéia é tentar montar um segundo cabo usb com outro receptor, próximo da tv. O duro vai ser achar um receptor compatível, vou ter que pesquisar, não tenho muito conhecimento nesta área. Meu mouse é um Logitech. Outra possibilidade é uma extensão para o atual receptor, de forma que eu possa colocá-lo dentro da casa quando for assistir alguma coisa. Já fiz uns testes, e o alcance máximo do mouse é de 5 metros. Lembrando que neste caso a distância é linear, só usei 15 metros nos outros cabos para que eles não ficassem aparentes. Uma extensão usb de 5 metros deve resolver o problema.

De jeito nenhum. Obrigado por dividir sua experiência conosco.

Eu é que agradeço o espaço que você disponibiliza para nós.

Eu já pensei em conectar um PC à TV, mas esbarrei basicamente nos seguintes problemas:

    * Um PC com saída Video Componente sai caro. A maioria esmagadora das placas à venda no Brasil só tem no máximo S-Video;
    * Eu preciso que tenha saída digital de áudio. Isso já foi um grande problema, quando comecei a pesquisar o assunto. Na época quando você conseguia encontrar uma placa-mãe com áudio digital, corria o risco de que ela fosse só PCM. Hoje eu admito que esse é um problema bem menor. Tem muita placa-mãe barata que já vem com conector SPDIF e suportando áudio 5.1.
    * Consumo. Considerando que um DivX player consome em torno de 15W, colocar um PC que pode passar dos 100W para rodar filmes para a meninada o dia inteiro pode provocar uma surpresa ruim na conta de energia.


Claro que cada caso é um caso. Se você fica satisfeito com a imagem de uma conexão S-Video e com o áudio MP3 stereo, além de assistir filmes de vez em quando ou está usando o PC para outras coisas enquanto o pessoal assiste, nada disso que eu apontei é um problema para você.

PCs estão custando mais barato a cada dia. E a coisa mais vagabunda que você encontra no mercado já deve ser capaz de rodar DivX SD sem problemas. Eu estou há muito tempo precisando escrever um artigo sobre isso no meu blog, mas sempre aparecem outras coisas para fazer.

Realmente, placas com saída vídeo componente são raras e caras. Mesmo a placa que pretendo comprar no meu próximo upgrade, uma Radeon HD3850 (vai demorar...), dispõe apenas de S-VHS.

Quanto a saída de áudio digital, mesmo que sua placa mãe não tenha suporte, já existem também no mercado boas placas externas de áudio à um preço relativamente barato.

O consumo é algo que não me preocupa neste caso. Desde que nos mudamos para esta casa, à dois anos, venho implementando diversas medidas para reduzí-lo, e consegui uma diminuição de 50% no valor nominal da conta. Como trabalho em casa, sempre com no mínimo dois computadores ligados, sei quanto deve ser a média diária de consumo de energia (faço a medição diariamente - podem me chamar de sistemático demais ou paranóico, mas assim não tenho surpresas quando chega a conta). Até algum tempo atrás, estas duas máquinas ficavam ligadas 24h, pois eu sempre estou baixando alguma coisa via P2P, mas nos últimos meses tenho desligado as máquinas ao ir dormir.
Portanto, mesmo que eu esteja na sala vendo TV, o computador vai estar ligado.

Antes de perder uma das minhas fontes de renda fixa (o que deixou tudo muito apertado, mas dá para tocar), fiz um belo upgrade na minha máquina, preocupado principalmente com o consumo. Instalei uma fonte Zalman, um cooler para processador também da Zalman e o gabinete da foto, que me indica as temperaturas internas de diversos componentes da máquina, permitindo que se gerencie a velocidade - e conseguentemente o consumo de energia - das ventoinhas, além de habilitar o cool'n'quiet do processador. Pode parecer pouco, mas consegui uma redução de 30KW no consumo mensal só com isso. Ou seja, os equipamentos que a primeira vista podem parecer caros, se pagam facilmente na conta de luz.

Pra dizer a verdade, não estou satisfeito nem com a imagem nem com o som desse sistema. Mas além da atual falta de dinheiro, o que me motivou foi exatamente a volatilidade destas novas tecnologias. Considerei que é muito mais útil guardar o dinheiro de um DivX que vai durar pouco ou ficar rapidamente desatualizado para investir em mais upgrade para o meu PC. Outro fator, é que a minha tv também já está velha, tem mais de 11 anos, e sei que logo terei que trocá-la. Pelo próprio tempo de uso dela, o tubo já apresenta sinais de fadiga. Quando quero ver algo com mais qualidade, uso o meu também já velhinho DVD player, mas muito bom Toshiba SD-3109. Ou seja, se um filme realmente valer a pena, posso alugar o DVD original, ou baixar um full DVD rip. Ele não lê DivX, mas aceita DVD-R.

Mas concordo que para muita gente esta não seria uma solução adequada, principalmente se você tiver outras pessoas que precisem utilizar o sistema. Deixar algum desavisado mexer em seu PC, principalmente se é a sua ferramenta de trabalho, como é o meu caso, é extremamente temerário.

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: DivX ou PC?
« Responder #3 Online: Janeiro 02, 2008, 05:40:35 pm »
Três monitores é um dos meus sonhos de consumo. Que placa ou placas você utiliza neste sistema?

Eu não me lembro mais com exatidão, porque não uso mais essa configuração há pelo menos dois anos. Mas se não me engano, era uma Radeon VE AGP Dual Head e uma placa PCI baseada em chip ATI Rage Mobility. Era a única combinação compatível com três monitores de que me recordo.

Você pode ver mais sobre isso aqui:
http://jefferson-ryan.blogspot.com/2007/04/multi-monitores-e-o-problema-da-minha.html

A tv e o monitor da direita na primeira foto estão com a imagem clonada ou é apenas a imagem de bakground?

Não há TV nas fotos. Se está falando do monitor do meio, é um modelo industrial de 17". O da esquerda é um LCD touchscreen rotacionado 90 graus.
Eu não uso clonagem porque não tem utilidade para mim. É a mesma imagem de background, mas cada monitor exibe um pedaço do desktop.

Ambos, dependendo da qualidade da fonte de sinal, mas principalmente ronco. Mas o idiota aqui estava com o volume do som wave de saída muito baixo, foi só aumentar que melhorou bastante. Vou brincar um pouco com as configurações do equalizador da placa de som (onboard) para ver se melhora mais. Se tiver alguma sugestão, é bem vinda.

Se não me engano, o problema pode ser provocado porque você está interconectando dois aparelhos que estão alimentados por tomadas bem diferentes. Seu PC está ligado a um estabilizador ou no-break? Se estiver, experimente fazer um teste ligando o PC direto na tomada para ver se muda alguma coisa.

Portanto, mesmo que eu esteja na sala vendo TV, o computador vai estar ligado.

Então é candidato perfeito para HTPC :)

Outro fator, é que a minha tv também já está velha, tem mais de 11 anos, e sei que logo terei que trocá-la. Pelo próprio tempo de uso dela, o tubo já apresenta sinais de fadiga.

Com essa idade, consertar não vale mais a pena, por melhor que seja o aparelho.
A qualidade da imagem do CRT já deve estar bem deteriorada.

Mas concordo que para muita gente esta não seria uma solução adequada, principalmente se você tiver outras pessoas que precisem utilizar o sistema. Deixar algum desavisado mexer em seu PC, principalmente se é a sua ferramenta de trabalho, como é o meu caso, é extremamente temerário.

HAHAHAHA. Eu certamente não deixo ninguém mexer nos meus. :)
« Última modificação: Janeiro 02, 2008, 05:45:45 pm por Jefferson »
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX ou PC?
« Responder #4 Online: Janeiro 02, 2008, 10:56:43 pm »
Três monitores é um dos meus sonhos de consumo. Que placa ou placas você utiliza neste sistema?

Eu não me lembro mais com exatidão, porque não uso mais essa configuração há pelo menos dois anos. Mas se não me engano, era uma Radeon VE AGP Dual Head e uma placa PCI baseada em chip ATI Rage Mobility. Era a única combinação compatível com três monitores de que me recordo.

Você pode ver mais sobre isso aqui:
http://jefferson-ryan.blogspot.com/2007/04/multi-monitores-e-o-problema-da-minha.html

A Matrox oferece soluções para três ou mais monitores (você deve conhecer, quem teve uma Matrox não esquece nunca), mas são muito caras, voltadas para o mercado de edição, em sua maioria placas externas. Você pode por exemplo ter 5 monitores ligados a um notebook. Dei uma olhada no link que você indicou, impressionante como já utilizamos sistemas parecidos. A minha G400 atualmente serve comodamente e sub-utilizada à minha esposa. Me foi útil por muito tempo. Aliás, vendo o seu post, fiquei em dúvida, mas conferindo as notas fiscais dos meus monitores antigos, eu utilizo o sistem dual-head desde 98, ou seja antes do 98SE ser lançado.

Não há TV nas fotos. Se está falando do monitor do meio, é um modelo industrial de 17". O da esquerda é um LCD touchscreen rotacionado 90 graus.
Eu não uso clonagem porque não tem utilidade para mim. É a mesma imagem de background, mas cada monitor exibe um pedaço do desktop.

Desculpe, foi falta de atenção minha, bati o olho na moldura preta do monitor LCD e achei que era uma tv. Burrice pura.

Se não me engano, o problema pode ser provocado porque você está interconectando dois aparelhos que estão alimentados por tomadas bem diferentes. Seu PC está ligado a um estabilizador ou no-break? Se estiver, experimente fazer um teste ligando o PC direto na tomada para ver se muda alguma coisa.

Vou tentar sua sugestão, que realmente pode ser a causa de uma parte dos ruídos. Mas me diga uma coisa, as tomadas da sala e do meu estúdio são alimentadas por dois disjuntores diferentes, de toda forma o problema da fonte de energia não vai continuar? Outro ponto é que nenhum dos dois cômodos está aterrado (eu sei do risco que corro em relação ao meu PC, mas a casa é alugada, é complicado investir em um aterramento na casa dos outros - além do que, a fonte Zalman me provou recentemente que é extremamente robusta).

Fora isso, tem muita coisa pendurada na mesma tomada aqui no estúdio (eu sei, eu sei... :dashhead1:). Além do PC, os dois monitores, uma caixa de som amplificada e um luminária para o teclado estão ligados permanentemente. Ainda tenho pendurados na mesma linha, mas com utilização esporádica, a multifuncional, meu inseparável toca-discos e um pré-amplificador para jogar o áudio dele para o PC e, finalmente, meu carregador de celular.

Então é candidato perfeito para HTPC  :)

Pois é, essa é a idéia  8)

Com essa idade, consertar não vale mais a pena, por melhor que seja o aparelho.
A qualidade da imagem do CRT já deve estar bem deteriorada.

Exato. Pretendemos investir no futuro em uma  TV LCD. Mas aqui em casa tem que ser tudo com dinheiro na mão, eu e minha esposa temos ojeriza à prestações, então... vai demorar.......

Mas concordo que para muita gente esta não seria uma solução adequada, principalmente se você tiver outras pessoas que precisem utilizar o sistema. Deixar algum desavisado mexer em seu PC, principalmente se é a sua ferramenta de trabalho, como é o meu caso, é extremamente temerário.

HAHAHAHA. Eu certamente não deixo ninguém mexer nos meus.  :)

O pior é que as vezes deixo alguns amigos com bom nível de conhecimento usarem minha máquina, e sempre me arrependo  :-[ :-[

Ela é muito "a minha cara", só não é nariguda, graças a Deus  :P

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: DivX ou PC?
« Responder #5 Online: Janeiro 03, 2008, 03:58:22 am »
Vou tentar sua sugestão, que realmente pode ser a causa de uma parte dos ruídos. Mas me diga uma coisa, as tomadas da sala e do meu estúdio são alimentadas por dois disjuntores diferentes, de toda forma o problema da fonte de energia não vai continuar?

É mais complicado (ou mais simples, dependendo do ponto de vista) do que isso.

O problema é causado por haver uma diferença de potencial entre os aparelhos que você está ligando. No momento em que você conecta um ao outro pelo cabo de áudio começa a circular uma corrente indesejável do aparelho que está com um potencial mais elevado para o que tem o potencial menos elevado e essa movimentação é captada pelo circuito de áudio como o ruído característico da captação da freqëncia de 60Hz da rede. E se me recordo bem, a blindagem só piora isso, porque é justamente por ela que a corrente está circulando.

Se eles estivessem ligados a tomadas eletricamente equivalentes, não haveria diferença de potencial. Pode bastar um mísero volt de diferença entre os potenciais do fio neutro das duas tomadas para provocar o problema.

O fato das tomadas estarem ligadas em disjuntores diferentes é pista, mas não é prova.

Mais algumas coisas que você pode fazer para trazer uma luz sobre o problema:

  • Inverter a tomada da TV
  • Se o cabo de áudio é blindado (não ficou claro isso no seu texto), experimente soltar a blindagem em uma das extremidades;
  • Conectar a carcaça do PC à carcaça da TV por um fio grosso. Isso vai dar um caminho mais fácil para a corrente e equilibrar o potencial dos dois aparelhos.

Fora isso, tem muita coisa pendurada na mesma tomada aqui no estúdio (eu sei, eu sei... :dashhead1:). Além do PC, os dois monitores, uma caixa de som amplificada e um luminária para o teclado estão ligados permanentemente. Ainda tenho pendurados na mesma linha, mas com utilização esporádica, a multifuncional, meu inseparável toca-discos e um pré-amplificador para jogar o áudio dele para o PC e, finalmente, meu carregador de celular.

Isso só contribui para acentuar uma possível diferença de potencial entre tomadas. Não é um problema por si.

Você precisa ter em mente que uma tomada residencial projetada dentro da norma da ABNT pode suportar fornecer 2200W sem problemas. O número de aparelhos conectados à ela, apesar da lenda, é irrelevante.

http://jefferson-ryan.blogspot.com/2006/08/o-jornal-da-band-de-hoje-exibiu-uma.html

A "lenda" de que você não pode pendurar muitas coisas em uma tomada equivale a uma daquelas lendas educativas infantis que visa manter a criança na linha, sem explicar a ela o verdadeiro motivo. É mais fácil dizer à população para não pendurar várias coisas na mesma tomada do que ensinar que devem usar interconexões de boa qualidade, não podem exceder a capacidade máxima da tomada e como calcular isso.

Já viu uma daquelas extensões elétricas desenroláveis com um aviso de que você precisa desenrolar tudo para usar a extensão? o princípio é o mesmo. Isso não é explicado, mas você pode usar a extensão enrolada desde que esteja usando apenas uma fração da potência nominal máxima. Se for usar a capacidade máxima, tem que desenrolar tudo, porque o aquecimento no fio enrolado pode levar ao derretimento.

Mas aqui em casa tem que ser tudo com dinheiro na mão, eu e minha esposa temos ojeriza à prestações, então... vai demorar.......

Também não faço crediário. A única coisa que comprei a prestação foi o carro.

Ela é muito "a minha cara", só não é nariguda, graças a Deus  :P

Ahhhh... "OxySucker"...
 ;D
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX ou PC?
« Responder #6 Online: Janeiro 03, 2008, 06:00:21 pm »
  • Inverter a tomada da TV
  • Se o cabo de áudio é blindado (não ficou claro isso no seu texto), experimente soltar a blindagem em uma das extremidades;
  • Conectar a carcaça do PC à carcaça da TV por um fio grosso. Isso vai dar um caminho mais fácil para a corrente e equilibrar o potencial dos dois aparelhos.

Vou tentar estas sugestões, o áudio melhorou bastante depois que mexi na setagem do PC, mas ainda da para melhorar. O cabo de áudio não é blindado.

Você precisa ter em mente que uma tomada residencial projetada dentro da norma da ABNT pode suportar fornecer 2200W sem problemas. O número de aparelhos conectados à ela, apesar da lenda, é irrelevante.

http://jefferson-ryan.blogspot.com/2006/08/o-jornal-da-band-de-hoje-exibiu-uma.html

A "lenda" de que você não pode pendurar muitas coisas em uma tomada equivale a uma daquelas lendas educativas infantis que visa manter a criança na linha, sem explicar a ela o verdadeiro motivo. É mais fácil dizer à população para não pendurar várias coisas na mesma tomada do que ensinar que devem usar interconexões de boa qualidade, não podem exceder a capacidade máxima da tomada e como calcular isso.

Já havia lido antes o post do seu blog que você indicou. Quando eu disse "eu sei, eu sei..." estava me referindo exatamente aos problemas que isso pode acarretar no áudio. O meu problema é que não tenho como ligar exclusivamente o PC na tomada aqui, eu não teria, por exemplo, como ligar os monitores, nem ao menos um. Mas vou fazer um teste puxando uma extensão para os monitores de outro lugar, e ligando apenas o PC na tomada.

Essa lenda é boa para evitar que algum idiota ligue a geladeira, o microondas e a torneira elétrica na mesma tomada e use tudo ao mesmo tempo, ao menos.  :P

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: DivX ou PC?
« Responder #7 Online: Janeiro 27, 2008, 09:03:23 am »
E então? Houve algum progresso na redução de ruído? Minhas dicas serviram para alguma coisa ou só falei besteira? :P
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX ou PC?
« Responder #8 Online: Janeiro 28, 2008, 03:06:31 am »
E então? Houve algum progresso na redução de ruído? Minhas dicas serviram para alguma coisa ou só falei besteira? :P

Opa, desculpa ter abandonado o tópico! Na verdade eu melhorei bastante o som apenas mexendo nas configuração e equalização da placa de som do PC. Ainda não está cem por cento (nem nunca vai ficar, dadas as circunstâncias), mas não vou conseguir melhorar mais. Meu HT pifou há alguma tempo atrás, e estou usando um microsystem velho da minha mulher ligado no DVD-player. Como ele só tem uma entrada auxiliar, liguei o som do PC direto na TV, que já não tem muita qualidade. Como o sinal de áudio do PC está igual ao sinal que da tv a cabo, me conformei e deixei assim mesmo.

Inverter a fase da tomada não surtiu nenhum efeito audível. Não tentei ligar as duas carcaças, pelos motivos expostos acima, achei que seria bobagem gastar qualquer que fosse o valor pra comprar um cabo.

De toda forma, temos usado bastante o sistema improvisado aqui, alguns filmes que peguei com mais qualidade (como por exemplo "xx xxxxxxxxx xxx xxxxx") ficaram realmente excelentes.

Ainda não fiz um teste que me ocorreu recentemente, que é pegar um DVD original (acho que a cena inicial de Gladiador vai se prestar bem pra isso) e assistir primeiro a partir do meu DVD-player, e depois tocando do PC, para ver a diferença e tentar analisar melhor o que pode ser melhorado.

Em todo caso, o trabalho pra montar essa traquitana já rendeu bons frutos: minha esposa adorou a idéia, e agora é ela está convencida de que a gente deve montar um HTPC!  :yahoo!:

Abçs,
« Última modificação: Janeiro 29, 2008, 02:49:48 pm por Jefferson »

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: DivX ou PC?
« Responder #9 Online: Fevereiro 04, 2008, 11:59:33 pm »
Depois eu posto algumas imagens aqui, mas descobri que através das configurações do drive Catalyst da minha placa de vídeo (ATI), eu posso manter os três monitores ligados e conectados ao mesmo tempo. Basicamente é possível clonar a imagem de um dos monitores na TV, mas a resolução fica limitada pela TV.

Essa descoberta abre algumas novas possibilidades, você não acha, Jefferson?

Abçs,
« Última modificação: Fevereiro 05, 2008, 09:21:41 pm por oxysucker »

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: DivX ou PC?
« Responder #9 Online: Fevereiro 04, 2008, 11:59:33 pm »