Autor Tópico: Upscale (ou upscaling) é um bom negócio?  (Lida 49627 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Upscale (ou upscaling) é um bom negócio?
« Responder #20 Online: Setembro 29, 2008, 05:49:30 pm »
Entretanto, IMHO, penso que a maioria das melhorias reportadas deve-se na verdade à ligação via HDMI do player à uma TV de LCD/Plasma (e não ao upscaling propriamente dito). Usando HDMI a imagem sai do DVD e vai até o display (LCD ou Plasma) sempre no dominio digital. Ou seja, eliminando-se a conversão digital->analógico->digital, melhora-se a qualidade.

Você precisa levar em conta que o upscaling não existe apenas para caminhos digitais. DVD players como o Proview DVP-858 também fazem upscaling por Video Componente. E mesmo com a passagem da imagem pelo domínio analógico os usuários reportam um ganho ao usar upscaling.

Na minha opinião, para quem tem um display HD de resolução fixa (LCD, plasma) o "ganho" (no caso acho melhor chamar de "recuperação de perda") percebido com o upscale é muito mais notável que a melhoria inerente ao uso de um caminho exclusivamente digital para o video, porque a resolução fixa superior do display "esculhamba prá valer" com a imagem de resolução padrão.

« Última modificação: Setembro 29, 2008, 05:52:41 pm por Jefferson »
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline drsouza

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 2
  • Aprovação: +0/-3
    • Ver Perfil
Re: Upscale (ou upscaling) é um bom negócio?
« Responder #21 Online: Outubro 11, 2008, 01:26:44 am »
Pode até ser...

Porém IMHO continuo achando que realmente depende que quem executa o melhor upscaling/deinterlacing/3:2 pulldown (que pode ser a TV ou o DVD player...).

No meu caso, possuo uma TV 42" LCD FullHD e um DVD player com upscaling até 1080p (ambos da LG) ligados via HDMI.

O upscaling da minha TV é inifinitamente superior ao upscaling do DVD (desconfio que minha TV tenha um chipset Faroudja). Se coloco o DVD em 1080p, o mesmo aplica um filtro "Soft" pesado para reduzir os macroblocks, porém com isso os detalhes da imagem vão embora juntos.

Encontrei a melhor qualidade de imagem deixando a saida do DVD em 480p (onde o DVD faz o deinterlacing/3:2 pulldown), e deixando para a TV fazer o upscaling para a resolução nativa do LCD (720x480p -> 1920 x 1080p).

Valeu!
« Última modificação: Outubro 11, 2008, 01:32:14 am por drsouza »

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Upscale (ou upscaling) é um bom negócio?
« Responder #21 Online: Outubro 11, 2008, 01:26:44 am »

Offline Malthus

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 5
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Upscale (ou upscaling) é um bom negócio?
« Responder #22 Online: Outubro 04, 2009, 10:21:06 pm »
Considerando que tenho muitos dvds, ter adquirido um HT da LG com upscaling ou upconvertion e entrada USB, foi excelente. A imagem de DVD, se for original ou com resolução plena, ao converter para 1080 linhas, visualmente fica muito parecida com a qualidade das 1080i da TV Globo/Band. Caso tenha menor resolução como um divx (vi em pendrive), fica boa, mas nem tanto (converteu até 720). Pessoalmente, acredito que cada vez mais utilizaremos o pendrive, com alta capacidade. Será que alguém já conseguiu gravar arquivo de blue ray em pendrive?

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Upscale (ou upscaling) é um bom negócio?
« Responder #22 Online: Outubro 04, 2009, 10:21:06 pm »